A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exposição a Campos Eletromagnéticos e Leucemias na Infância: Análise Exploratória de sua Associação no Município de São Paulo Sergio Koifman Processo CNPq.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exposição a Campos Eletromagnéticos e Leucemias na Infância: Análise Exploratória de sua Associação no Município de São Paulo Sergio Koifman Processo CNPq."— Transcrição da apresentação:

1 Exposição a Campos Eletromagnéticos e Leucemias na Infância: Análise Exploratória de sua Associação no Município de São Paulo Sergio Koifman Processo CNPq / Escola Nacional de Saúde Pública Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, Rio de Janeiro

2 Objetivos Esta investigação teve como objetivo principal determinar a magnitude da associação entre a distribuição de leucemias na infância no Município de São Paulo e a exposição a campos eletromagnéticos.

3 Metodologia Foram comparadas as informações sobre as distribuições deste tipo de radiação não ionizante na exterior dos domicílios de óbitos infantis por leucemia com aquelas observadas em amostra de base populacional de óbitos infantis por causas não neoplásicas, ocorridas no mesmo período ( ) e área geográfica similar a de ocorrência dos óbitos por leucemias.

4 Metodologia A fonte de dados de casos (óbitos por leucemias em crianças de 0-14 anos) e controles (óbitos por causas não neoplásicas) empregada foi o Programa de Aprimoramento de Informações de Mortalidade (PROAIM) da Prefeitura do Município de São Paulo, obtendo- se para ambos os grupos as variáveis sexo, idade, endereço do domicílio, bairro, data do óbito, e a causa básica e associadas de morte.

5 Metodologia Em base a este banco de dados, foi organizada uma amostra aleatória de endereços referentes aos controles, sendo os mesmos visitados, aferidos os campos magnéticos no exterior das residências de forma pontual (pontos laterais), bem como identificados os equipamentos de configuração elétrica próximos aos domicílios (linhas de transmissão de alta tensão elétrica, transformadores e circuitos primários de distribuição).

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16 Discussão Em relação aos resultados obtidos com as determinações pontuais de campos magnéticos realizados no exterior das residências de crianças falecidas com leucemia e naquelas falecidas por outras causas, observa-se um perfil similar de distribuição de campos magnéticos em ambos grupos.

17 Discussão Por outro lado, a comparação do perfil de distribuição de equipamentos de alta tensão elétrica, sobretudo circuitos primários e transformadores elétricos entre os domicílios de ambos grupos, revela um importante excesso destes equipamentos nas proximidades das residências dos óbitos por leucemias.

18 Discussão Tem sido levantada a hipótese na literatura de que a configuração elétrica dos domicílios refletiria mais adequadamente um padrão de exposição contínuo no tempo aos campos eletromagnéticos de baixa frequencia, o que não seria aferido com acurácia através de medições pontuais, ou, medições cumulativas de curta ou média duração.

19 Discussão As residências dos óbitos por leucemias na infância, e aqueles ocorridos por outras causas na população geral, apresentam padrões distintos de exposição histórica aos campos eletromagnéticos, uma vez que o padrão de configuração elétrico no seu exterior é marcadamente distinto, como observado nesta investigação?

20 Discussão Conhecendo-se a localização dos circuitos primários e transformadores, bem como suas distâncias dos domicílios, seria factível realizar uma modelização do perfil de exposição contínua no tempo aos campos magnéticos de baixa frequencia originados pela rede elétrica, mediante a consulta aos registros de distribuição das empresas do setor elétrico no Município de São Paulo.

21 Discussão Enquanto a prevalência de exposição a campos magnéticos maiores que 2.0 mG é da ordem de 1,5% na Alemanha, a amostra estudada da população geral em São Paulo revelou que 36.7% dos domicílios (105 residências de um total de 289 inspecionados externamente) apresentaram níveis de exposição pontual de tal magnitude.

22 Discussão Do ponto de vista de planejamento urbano, e considerando-se o Princípio da Precaução, através do qual busca-se limitar a exposição desnecessária a agentes potencialmente danosos a saúde humana, os resultados no presente estudo apontam a necessidade de implementar medidas voltadas para a restrição de tais fontes de exposição a este tipo de radiação não ionizante.

23 Equipe de Pesquisa Roberto Moreno (CTEEP) Rosalina Jorge Koifman (Fiocruz) Marcelo Poirot Land (UFRJ) Sergio Koifman (Fiocruz)

24 Apoio Institucional CNPq CTEEP PROAIM/ Prefeitura São Paulo RCBP de São Paulo/USP FAPERJ FIOCRUZ


Carregar ppt "Exposição a Campos Eletromagnéticos e Leucemias na Infância: Análise Exploratória de sua Associação no Município de São Paulo Sergio Koifman Processo CNPq."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google