A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fungos Professora: IVAnéa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fungos Professora: IVAnéa"— Transcrição da apresentação:

1 Fungos Professora: IVAnéa

2 Reino Fungi (Fungos) Fabiana Carvalho Silva
Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sue parede celular, exceto alguns fungos aquáticos não armazenam amido como substância de reserva. Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores. Seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso. Fabiana Carvalho Silva

3 Características dos fungos
Assim como as bactérias sua identificação envolvem testes bioquímicos. E também características coloniais e espóricas. Estrutura vegetativa: são células envolvidas no catabolismo e no crescimento.

4 Eumicetos São fungos verdadeiros.
O corpo é formado por hifas filamentos pequenos e podem ser unicelulares ou pluricelulares, sendo dividido em:

5 Fungos filamentosos ou Carnosos
Possuem filamentos longos e células conectadas, as hifas. Curiosidade: em Michigan (USA), as hifas de um único fungo se estende por 40 acres e seu peso estimado e de 10 toneladas.

6 Micélio – emaranhado de hifas
Estrutura dos Fungos Hifas – filamento Micélio – emaranhado de hifas

7 Imagem de microscopia de varredura eletrônica Penicillium sp
Imagem de microscopia de varredura eletrônica Penicillium sp. (aumento de 1560 x). Micélio fúngico com as hifas (verde) esporângio (laranja) esporos (azul)

8 ESTRUTURA DOS FUNGOS Os fungos podem se desenvolver em meios de cultivo especiais formando colônias de dois tipos: - leveduriformes - filamentosas

9 Leveduras As colônias leveduriformes são pastosas ou cremosas, formadas por microrganismos unicelulares que cumprem as funções vegetativas e reprodutivas.

10 blastoconídios Os blastoconídios, também denominados gêmulas, são comuns nas leveduras e se derivam por brotamento da célula-mãe. As vezes, os blastoconídios permanecem ligados à célula-mãe, formando cadeias, as pseudo-hifas, cujo conjunto é o pseudomicélio.

11 Filamentoso  As colônias filamentosas podem ser algodonosas, aveludadas ou pulverulentas; São constituídas fundamentalmente por elementos multicelulares em forma de tubo - as hifas.

12 artroconídios Os artroconídios são formados por fragmentação das hifas em segmentos retangulares. São encontrados nos fungos do gênero Geotrichum, em Coccidioides immitis e em dermatófitos.

13 clamidoconídios Os clamidoconídios têm função de resistência, semelhante a dos esporos bacterianos. São células, geralmente arredondadas, de volume aumentado, com paredes duplas e espessas, se concentra o citoplasma. Sua localização no micélio pode ser apical ou intercalar. Formam-se em condições ambientais adversas, como escassez de nutrientes, de água e temperaturas não favoráveis ao desenvolvimento fúngico. Candida albicans

14 saprófitas (ou sapróbios)
Modo de Nutrição De acordo com a nutrição, os fungos são classificados em duas categorias: saprófitas (ou sapróbios) Os saprófitas se alimentam de matéria orgânica animal ou vegetal morta parasitas. Os parasitas vivem dentro de ou sobre organismos vivos (animais ou vegetais), deles retirando seus alimentos, absorvem nutrientes em vez de ingeri-los, secretando enzimas digestivas no substrato onde se desenvolvem. (RAVEM, 2001). Desenvolve-se geralmente em meios contendo um pH baixo, uma fonte de carbono uma fonte de nitrogênio orgânico ou inorgânico e alguns minerais. Alguns necessitam de vitaminas. (PELCZAR et al., 1996).

15 Os fungos se reproduzem em ciclos assexuais, sexuais e parassexuais
Reprodução Os fungos se reproduzem em ciclos assexuais, sexuais e parassexuais A reprodução assexuada ocorre através de brotamento, fragmentação e produção de conídios. A reprodução sexuada culmina na produção de basidiósporos, no caso de basidiomicetos. A reprodução parassexuada consiste na fusão de hifas e formação de um heterocarion que contém núcleos haplóides. Apesar de ser raro, o ciclo parassexual é importante na evolução de alguns fungos (PELCZAR et al.., 1996).

16 Metabolismo psicrófilas mesófilas termófilas.
Os fungos são microrganismos heterotróficos A maioria são aeróbios obrigatórios As leveduras fermentadoras são aeróbias facultativas, se desenvolvem em ambientes com pouco oxigênio ou mesmo na ausência deste elemento. A temperatura de crescimento abrange uma larga faixa, havendo espécies: psicrófilas mesófilas termófilas. Os fungos de importância médica, em geral, são mesófilos, apresentando temperatura ótima, entre 20° e 30°C

17 dimorfismo Os fungos podem ter morfologia diferente, segundo as condições nutricionais e a temperatura de seu desenvolvimento. O fenômeno de variação morfológica mais importante em micologia médica é o dimorfismo, que se expressa por um crescimento micelial entre 22° e 28°C e leveduriforme entre 35°C e 37°C.

18 pH O pH ótimo ao desenvolvimento dos fungos fica entre 5, 6 e 7
A maioria dos fungos tolera amplas variações de pH. Os fungos filamentosos podem crescer na faixa entre 1,5 e 11 As leveduras não toleram pH alcalino Muitas vezes, a pigmentação dos fungos está relacionada com o pH do substrato Os meios com pH entre 5 e 6, com elevadas concentrações de açúcar, alta pressão osmótica, tais como geléias, favorecem o desenvolvimento dos fungos nas porções em contato com o ar.

19 Crescimento Um vídeo!! No proximo Slide SEGUNDA AULA
O crescimento dos fungos é mais lento que o das bactérias e sues culturas precisam, em média, de 7 a 15 dias ou mais de incubação. Com a finalidade de evitar o desenvolvimento bacteriano, que pode inibir ou se sobrepor ao do fungo, é necessário incorporar aos meios de cultura, antibacterianos de largo espectro, como o cloranfenicol. Também pode-se acrescentar cicloheximida para diminuir o crescimento de fungos saprófitas contaminantes, de cultivos de fungos patogênicos. SEGUNDA AULA Um vídeo!! No proximo Slide

20


Carregar ppt "Fungos Professora: IVAnéa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google