A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EPÍSTOLAS GERAIS Tiago. O QUE VOCÊ SABE A RESPEITO DA EPÍSTOLA DE TIAGO?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EPÍSTOLAS GERAIS Tiago. O QUE VOCÊ SABE A RESPEITO DA EPÍSTOLA DE TIAGO?"— Transcrição da apresentação:

1 EPÍSTOLAS GERAIS Tiago

2 O QUE VOCÊ SABE A RESPEITO DA EPÍSTOLA DE TIAGO?

3 TIAGO O autor identifica-se somente como Tiago. O nome era bastante comum; e o NT enumera pelo menos cinco homens com este nome, dois dos quais eram discípulos de Jesus e um era seu irmão. A tradição atribui o livro ao irmão do Senhor, e não há motivos para questionamentos.

4 O autor assume uma posição de autoridade na igreja, que certamente corresponde a Tiago, o irmão do Senhor. O Tiago que era um líder na igreja de Jerusalém e que presidiu o Concílio de Jerusalém (At 15) é identificado em Gl 1.19 como o irmão do Senhor.

5 Foi considerado um dos pilares da igreja, juntamente com Pedro e João (Gl 2.9). O Novo Testamento cita Tiago como um dos filhos de Maria, mãe de Jesus (Mt 13.55; Mc 6.3). Tiago junto com seus irmãos foram céticos a respeito de Jesus durante seu ministério terrenal (Jo 7.5), mas foi convertido quando tornou-se uma testemunha ocular da ressurreição (I Co 15.7)

6 Vida piedosa O historiador da igreja primitiva Hegésipo identificou-o como Tiago, o justo, testificando de sua extraordinária piedade, seu zelo pela obediência à lei de Deus e sua singular devoção à oração. Foi dito que os joelhos de Tiago se tornaram tão calejados por causa da oração que pareciam joelhos de camelo.

7 O historiador Judeu Josefo indica que Tiago foi martirizado até a morte por volta de 62 dC; então, se ele é o autor, a carta foi escrita antes dessa data.

8 Ao invés de especular ou debater sobre teorias religiosas, Tiago direciona seus leitores para uma vida piedosa. Do Início ao fim, o tom desta carta é imperativo. Em 108 versos, são dados 54 mandamentos evidentes, e 7 vezes Tiago chama a atenção para suas declarações usando termos de natureza imperativa.

9 Esse servo de Deus (v.1) escreve como alguém supervisionando outros escravos. O resultado é uma declaração da ética cristã, que se iguala a ensinamentos semelhantes no NT

10 Começando no primeiro verso e continuando por toda a carta, Tiago reconhece a autoridade de Jesus, referindo- se como servo, ou escravo, do Senhor. O termo é aplicável a todos os cristãos, pois todos os verdadeiros discípulos de Cristo reconhecem sua soberania sobre suas vidas e se comprometem espontaneamente a seus serviços.

11 Martinho Lutero, que com voz impressionante conduziu o protestantismo durante a Reforma, descreveu o livro de Tiago como uma obra de menor valor. A ênfase da epístola na afirmação de que o crente é justificado pelas obras (2.24) se chocava com a sua convicção de que o crente é justificado pela fé.

12 DESTINATÁRIOS O endereçamento da Epístola de Tiago às doze tribos que se encontram na Dispersão (Tg 1.1) dá a entender que seus leitores eram cristãos judeus que viviam fora da Palestina. Muitos fatores confirmam essa o ideia. Primeiro, o termo sinagoga (2.2). A palavra não tem a ideia de que os leitores se reuniam numa sinagoga judaica, mas indica que os judeus cristãos usavam esse nome para descrever seu local de reunião.

13 Segundo, as afirmações em apresentam o retrato de crentes pobres sendo intimidados pelos ricos. Esses ricos podem ter frequentado as reuniões da igreja (2.1-3), mas a presença deles nas reuniões não é indício suficiente de sua conversão. Terceiro, o termo Dispersão (1.1) é a palavra grega que se refere aos judeus que viviam fora de sua terra natal.

14 Todos esses fatos implicam em que o irmão do Senhor dirige sua mensagem aos crentes judeus que tinham deixado sua terra natal, a Palestina.

15 TEMA A Epístola DE Tiago traz uma contribuição sem igual com sua forte ênfase ética. O ensino ético espalha-se através do livro. Tiago ensina claramente que uma fé sem obras é vazia, vã e inútil.

16 O uso frequente do modo imperativo por Tiago indica sua paixão e seu sentimento sobre as questões que ele estava enfrentando. Suas palavras fervorosas assemelham-se às de um profeta do Antigo Testamento. Ele compartilha mandamentos éticos que tocam tanto a moralidade pessoal como a justiça social.

17 PROPÓSITO E TEOLOGIA Tiago escreveu a cristãos judeus que enfrentavam provação e perseguição. Debaixo da ameaça de perseguição, os leitores começavam a pensar em abandonar seu compromisso cristão e estavam se acomodando ao mundo.

18 Tiago fala como pastor ao exortar seus amigos a desenvolver perseverança espiritual diante da perseguição. Fala também como profeta ao exortar aqueles que estavam pensando em abandonar a fé em vez de comprová-la.

19 Ele afirma a unicidade de Deus (2.19;4.12) e enfatiza a bondade (1.17), a graça (4.6-8) e o juízo divinos (2.13). Ele frisa muito a volta de Cristo (5.7-11). Em , apresenta uma análise da tentação e do pecado, indicando que a cobiça humana é a fonte do pecado.

20 ESFORÇO DE TIAGO Grande parte do conteúdo de Tiago traduz seu esforço de chamar indivíduos e a igreja de volta ao pleno compromisso com Deus e a uma preocupação fraternal plena.

21 ESBOÇO Saudação 1.1 Como enfrentar a provação A devida reação à Palavra de Deus Evitar a parcialidade As obras de misericórdia A prática de disciplina pessoal Evitar o mundo A demonstração de justiça 5.1-6

22 A prática da perseverança A oração correta A recuperação de cristãos vacilantes

23 O VALOR TEOLÓGICO Tiago lembra-nos com franqueza que a fé subentende ação. Não basta servos ouvintes da palavra, precisamos ser praticantes. De nada adiante dizer apenas que somos crentes; devemos mostrar isso em nossa vida. Isso deve ficar claro pelo modo como controlamos a língua e pela maneira como nos relacionamos com os irmãos.

24 O rico deve repartir com o pobre. A comunidade Cristã precisa vivenciar sua fé pela demonstração do amor e de uma fé operante dentro e fora do corpo de Cristo.


Carregar ppt "EPÍSTOLAS GERAIS Tiago. O QUE VOCÊ SABE A RESPEITO DA EPÍSTOLA DE TIAGO?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google