A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EPÍSTOLAS GERAIS Tiago

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EPÍSTOLAS GERAIS Tiago"— Transcrição da apresentação:

1 EPÍSTOLAS GERAIS Tiago

2 O QUE VOCÊ SABE A RESPEITO DA EPÍSTOLA DE TIAGO?

3 TIAGO O autor identifica-se somente como Tiago. O nome era bastante comum; e o NT enumera pelo menos cinco homens com este nome, dois dos quais eram discípulos de Jesus e um era seu irmão. A tradição atribui o livro ao irmão do Senhor, e não há motivos para questionamentos.

4 O autor assume uma posição de autoridade na igreja, que certamente corresponde a Tiago, o irmão do Senhor. O Tiago que era um líder na igreja de Jerusalém e que presidiu o Concílio de Jerusalém (At 15) é identificado em Gl 1.19 como “o irmão do Senhor”.

5 Foi considerado um dos pilares da igreja, juntamente com Pedro e João (Gl 2.9). O Novo Testamento cita Tiago como um dos filhos de Maria, mãe de Jesus (Mt 13.55; Mc 6.3). Tiago junto com seus irmãos foram céticos a respeito de Jesus durante seu ministério terrenal (Jo 7.5), mas foi convertido quando tornou-se uma testemunha ocular da ressurreição (I Co 15.7)

6 Vida piedosa O historiador da igreja primitiva Hegésipo identificou-o como “Tiago, o justo”, testificando de sua extraordinária piedade, seu zelo pela obediência à lei de Deus e sua singular devoção à oração. Foi dito que os joelhos de Tiago se tornaram tão calejados por causa da oração que pareciam joelhos de camelo.

7 O historiador Judeu Josefo indica que Tiago foi martirizado até a morte por volta de 62 dC; então, se ele é o autor, a carta foi escrita antes dessa data.

8 Ao invés de especular ou debater sobre teorias religiosas, Tiago direciona seus leitores para uma vida piedosa. Do Início ao fim, o tom desta carta é imperativo. Em 108 versos, são dados 54 mandamentos evidentes, e 7 vezes Tiago chama a atenção para suas declarações usando termos de natureza imperativa.

9 Esse “servo de Deus” (v.1) escreve como alguém supervisionando outros escravos. O resultado é uma declaração da ética cristã, que se iguala a ensinamentos semelhantes no NT

10 Começando no primeiro verso e continuando por toda a carta, Tiago reconhece a autoridade de Jesus, referindo-se como “servo”, ou escravo, do Senhor. O termo é aplicável a todos os cristãos, pois todos os verdadeiros discípulos de Cristo reconhecem sua soberania sobre suas vidas e se comprometem espontaneamente a seus serviços.

11 Martinho Lutero, que com voz impressionante conduziu o protestantismo durante a Reforma, descreveu o livro de Tiago como uma obra de menor valor. A ênfase da epístola na afirmação de que o crente é justificado pelas obras (2.24) se chocava com a sua convicção de que o crente é justificado pela fé.

12 DESTINATÁRIOS O endereçamento da Epístola de Tiago às “doze tribos que se encontram na Dispersão” (Tg 1.1) dá a entender que seus leitores eram cristãos judeus que viviam fora da Palestina. Muitos fatores confirmam essa o ideia. Primeiro, o termo “sinagoga” (2.2). A palavra não tem a ideia de que os leitores se reuniam numa sinagoga judaica, mas indica que os judeus cristãos usavam esse nome para descrever seu local de reunião.

13 Segundo, as afirmações em 5
Segundo, as afirmações em apresentam o retrato de crentes pobres sendo intimidados pelos ricos. Esses ricos podem ter frequentado as reuniões da igreja (2.1-3), mas a presença deles nas reuniões não é indício suficiente de sua conversão. Terceiro, o termo “Dispersão” (1.1) é a palavra grega que se refere aos judeus que viviam fora de sua terra natal.

14 Todos esses fatos implicam em que o irmão do Senhor dirige sua mensagem aos crentes judeus que tinham deixado sua terra natal, a Palestina.

15 TEMA A Epístola DE Tiago traz uma contribuição sem igual com sua forte ênfase ética. O ensino ético espalha-se através do livro. Tiago ensina claramente que uma fé sem obras é vazia, vã e inútil.

16 O uso frequente do modo imperativo por Tiago indica sua paixão e seu sentimento sobre as questões que ele estava enfrentando. Suas palavras fervorosas assemelham-se às de um profeta do Antigo Testamento. Ele compartilha mandamentos éticos que tocam tanto a moralidade pessoal como a justiça social.

17 PROPÓSITO E TEOLOGIA Tiago escreveu a cristãos judeus que enfrentavam provação e perseguição. Debaixo da ameaça de perseguição, os leitores começavam a pensar em abandonar seu compromisso cristão e estavam se acomodando ao mundo.

18 Tiago fala como pastor ao exortar seus amigos a desenvolver perseverança espiritual diante da perseguição. Fala também como profeta ao exortar aqueles que estavam pensando em abandonar a fé em vez de comprová-la.

19 Ele afirma a unicidade de Deus (2. 19;4. 12) e enfatiza a bondade (1
Ele afirma a unicidade de Deus (2.19;4.12) e enfatiza a bondade (1.17), a graça (4.6-8) e o juízo divinos (2.13). Ele frisa muito a volta de Cristo (5.7-11). Em , apresenta uma análise da tentação e do pecado, indicando que a cobiça humana é a fonte do pecado.

20 ESFORÇO DE TIAGO Grande parte do conteúdo de Tiago traduz seu esforço de chamar indivíduos e a igreja de volta ao pleno compromisso com Deus e a uma preocupação fraternal plena.

21 ESBOÇO Saudação 1.1 Como enfrentar a provação 1.2-28
A devida reação à Palavra de Deus Evitar a parcialidade As obras de misericórdia A prática de disciplina pessoal Evitar o mundo A demonstração de justiça 5.1-6

22 A prática da perseverança 5.7-12
A oração correta A recuperação de cristãos vacilantes

23 O VALOR TEOLÓGICO Tiago lembra-nos com franqueza que a fé subentende ação. Não basta servos ouvintes da palavra, precisamos ser praticantes. De nada adiante dizer apenas que somos crentes; devemos mostrar isso em nossa vida. Isso deve ficar claro pelo modo como controlamos a língua e pela maneira como nos relacionamos com os irmãos.

24 O rico deve repartir com o pobre
O rico deve repartir com o pobre. A comunidade Cristã precisa vivenciar sua fé pela demonstração do amor e de uma fé operante dentro e fora do corpo de Cristo.


Carregar ppt "EPÍSTOLAS GERAIS Tiago"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google