A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cenáculos Oração Missionária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cenáculos Oração Missionária"— Transcrição da apresentação:

1 Cenáculos Oração Missionária
“PAI NOSSO…” Muitos irmãos, todos diferentes, a mesma herança de filhos COM…

2 Introdução Animador(a) – Irmãs e irmãos, é já a segunda vez que nos reunimos neste ano de 2015, como Cenáculo de Oração Missionária. O Senhor nos chama para nos fazer sentir seus filhos, oferecendo-nos a sua Palavra e o seu Espírito. Ele quer fazer de nós uma família missionária, a partir das primeiras palavras da oração do Pai Nosso: um único Pai para todos os povos. Sentimo-nos enviados a todas as pessoas do mundo inteiro, de qualquer raça, língua ou nação, para lhes comunicar a alegria de se tornarem, também eles, filhos de Deus, como nós, com direito à vida eterna, que é a herança do Pai.

3 Cântico

4 Saudação Animador(a) – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos – Ámen! Animador(a) – A graça e a paz de Deus, nosso Pai, que nos vêm pelo Coração aberto de Cristo, fonte do Espírito Santo, estejam connosco. Todos – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

5 Anúncio do Tema Pronunciamos muitas vezes as palavras: “Pai Nosso…”, mas poucas vezes as saboreamos, porque fazemos delas uma oração rotineira. Hoje, vamos deter-nos a meditar nestas primeiras palavras da oração que Jesus nos ensinou: «PAI NOSSO…». Certamente que, antes, outras religiões e em particular os antigos Profetas, já tinham comparado Deus com um Pai, mas nunca ninguém se tinha relacionado com Ele com tanta intimidade e confiança, a ponto de O tratar por «Abbá» (Pai querido, Paizinho ou Papá), como o fez Jesus de Nazaré. Dele recebemos a ousadia de, também nós, O podermos tratar assim. Abram-nos à ação do Espírito do Filho que nos dá a graça de nos abrirmos ao Amor do Pai, sem medo, e a ousadia de nos sentirmos filhos, a nós e todos os habitantes do mundo.

6 Invocação do Espirito sobre o Cenáculo
Animador(a) – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Animador(a) – Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma. Animador(a) – Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. \Animador(a) – Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para a cumprir com prontidão e generosidade.

7 Oremos Animador(a) - Bendito sejais, ó Pai do Céu, que no vosso Amor infinito, ao criar-nos, nos destes a vida. E mais ainda nos fizestes renascer, nas águas do Batismo, como vossos amados Filhos, por vosso Filho Jesus Cristo. Depois de O terdes ressuscitado de entre os mortos, com Ele nos destes o Santo Espírito pelo qual podemos rezar e dirigir-nos a Vós, chamando-vos com o doce nome de “Pai Nosso”. Fazei que todos os povos, de todas as raças e de todos os continentes, pelo anúncio do Evangelho, possam também receber o mesmo Espírito de filhos e a herança da vida eterna. Ámen. Todos – Ámen.

8 Leitura Bíblica: Lc 15, 11-32 11 E prosseguiu: «Um certo homem tinha dois filhos. 12 O mais novo pediu ao pai: “Pai, dá-me a parte da herança que me pertence.” E o pai repartiu os bens pelos dois filhos. 13 Poucos dias depois, o mais novo reuniu tudo o que era dele e partiu para uma terra muito distante, onde gastou o que possuía. 14 Depois de ter gasto tudo, e como houve muita fome naquela região, começou a ter necessidade. 15 Foi pedir trabalho a um homem da região que o mandou para os seus campos guardar porcos. 16 Desejava encher o estômago mesmo com as bolotas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. 17 Foi então que caiu em si e pensou: “Tantos trabalhadores do meu pai têm quanta comida querem e eu estou para aqui a morrer de fome! 18 Vou mas é ter com o meu pai e digo-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti. 19 Já nem mereço ser teu filho, mas aceita-me como um dos teus trabalhadores.”

9 Leitura Bíblica: Lc 15, 11-32 20 Levantou-se e voltou para o pai. Mas ainda ele vinha longe de casa e já o pai o tinha visto. Cheio de ternura, correu para ele, apertou-o nos braços e cobriu-o de beijos. 21 O filho disse-lhe: “Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já nem mereço ser teu filho.” 22 Mas o pai ordenou logo aos empregados: “Tragam depressa o melhor fato e vistam-lho. Ponham-lhe também um anel no dedo e sandálias nos pés. 23 Tragam o bezerro mais gordo e matem-no. Vamos fazer um banquete, 24 porque este meu filho estava morto e voltou a viver, estava perdido e apareceu.” E começaram com a festa. 25 Ora o filho mais velho estava no campo. Ao regressar, quando se aproximava de casa, ouviu a música e as danças. 26 Chamou um dos empregados e perguntou-lhe o que era aquilo. 27 E o empregado disse-lhe: “Foi o teu irmão que voltou e o teu pai matou o bezerro mais gordo, por ele ter chegado são e salvo.”

10 Leitura Bíblica: Lc 15, 11-32 28 Ao ouvir isto, ficou zangado e nem queria entrar. O pai saiu para o convencer. 29 Mas ele respondeu: “Sirvo-te há tantos anos, sem nunca ter desobedecido às tuas ordens, e não me deste sequer um cabrito para fazer uma festa com os meus amigos. 30 Vem agora este teu filho, que desperdiçou o teu dinheiro com prostitutas, e mataste logo o bezerro mais gordo.” 31 “Meu filho”, respondeu-lhe, “tu estás sempre comigo e tudo o que eu tenho é teu, 32 mas era preciso fazermos uma festa e alegrarmo-nos, porque o teu irmão estava morto e voltou a viver, estava perdido e reapareceu.”» Palavra do Senhor. (Silêncio)

11 Comentário Esta parábola, mais do que do filho pródigo, fala do Pai que ama infinitamente todos os seus filhos, bons e maus. Ao contá- la, cheio de emoção, Jesus quis-nos mostrar até que ponto pode chegar o amor de um Pai, amigo de todos, como é o nosso Deus: tal como aos dois filhos da parábola, Ele deu a toda a gente tudo o que cada um tem e é; criou-nos livres e respeita a nossa liberdade e as nossas opções; acolhe-nos sempre, mesmo depois de pecarmos; não nos castiga se O abandonamos: perdoa. Só quer a nossa felicidade e que compreendamos os erros uns dos outros. Nós adoramos a Deus, antes de mais porque é o Pai, o Criador, que se encarrega de nós, suas criaturas, seja nos momentos agradáveis, seja nas situações difíceis. Ele tem para cada pessoa um projeto maravilhoso de amor. Jesus fala com o Pai, tratando-O por “Abba” (papá), e convida- nos também a nós a termos a mesma ousadia, mantendo com Ele um trato familiar e de confiança, como a criança pequena tem com o seu pai ou com a sua mãe.

12 Comentário A parábola também mostra que Deus não se sente Pai só de alguns, os bons. Por isso Jesus não quer que a nossa oração seja egoísta. Não nos ensinou a dizer “Meu Pai”, mas “Pai Nosso”. Deste modo já estamos a ser convidados a pensar nos outros como irmãos, sobretudo aqueles a quem as circunstâncias da vida afastaram de Deus ou os que nunca ouviram falar d´Ele e, por isso, não conhecem o Seu amor. O Homem Novo, renascido das águas do Batismo, diz «Pai Nosso» porque já começou a experimentar a alegria de ser filho no Filho, irmão de tantos irmãos que receberam o mesmo Espírito. Mas não só: sente-se irmão também daqueles não conhecem o amor do Pai, mas aos quais Deus também quer fazer chegar o seu carinho paterno. Daí nasce o espírito missionário. O Homem Novo sente-se enviado por Deus, como Jesus, revestido do Espírito Santo, para anunciar, sobretudo aos mais pobres e necessitados de tudo, que Deus também lhes quer oferecer a mesma dignidade e o mesmo Espírito que os torna filhos, pela fé em Jesus.

13 Comentário No fundo, a missão de cada cristão é trabalhar para que todas as pessoas, em qualquer parte do mundo, possam dirigir-se a Deus, dizendo ‘Pai Nosso’ e sintam que, em qualquer parte do mundo, têm irmãos que as não esquecem, por terem o mesmo Pai, que os ensinou a amar.

14 Leitura missionária

15 Preces Animador(a) – Sentindo-nos uma só família, entre nós e com todos os povos, raças, línguas e nações da terra, dirijamo-nos a Deus, Pai de todos, e invoquemos o seu Espírito de paz, dizendo: Todos – Ouve-nos, ó Pai. – Pai, que nos enviaste o teu Filho para nos fazeres teus Filhos, ajuda-nos a viver de tal modo que nos sintamos todos irmãos, imitando-O em cada momento da nossa vida. Oremos: – Outras orações, feitas por cada um, de forma espontânea: – Ó Pai eu Te agradeço por….ou – Ó Pai, Te peço por… Pai Nosso…

16 Oração pelo mundo Animador(a) – Senhor, Vós sois grande e misericordioso Todos – Digno de louvor e de glória em tudo o que fazeis. Animador(a) – Vós destruís o poder do mal, que estraga o mundo e nos torna inimigos uns dos outros. Todos – Vós sois grande e poderoso! Animador(a) – Enviais os vossos servos e servas para anunciar e testemunhar a todos o Vosso grande amor! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre! Animador(a) – Do coração aberto do vosso Filho Jesus enviastes o Espírito Santo, que renova a terra! Todos – Mandai, Senhor, o vosso Espírito e renovai a terra! Animador(a) – Ele é o Fogo que devora aquilo que, no mundo, é contrário ao Teu Amor! Todos – Mandai, Senhor, o vosso Espírito e renovai a humanidade!

17 Oração pelo mundo Animador(a) – Ele é o Calor da santidade e da vida eterna, que se espalha pelo ministério dos vossos enviados! Todos – Mandai, Senhor, o vosso Espírito e renovai o nosso coração! Animador(a) – Ele é o Sopro criador dos novos céus e da nova terra, ativo no mundo, na palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros! Todos – Mandai, Senhor, o vosso Espírito e renovai a terra! Animador(a) – Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne em família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma! Todos – Mandai, Senhor, o vosso Espírito e enchei-nos com o Vosso Amor! Animador(a) – Pedimos o vosso Espírito para aqueles que Vos reconhecem como Pai e adoram a Cristo como Senhor, mas também para aqueles que não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam! Todos – Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o vosso Espírito e renovai a terra, para que sejais Adorado e Amado por todos os povos. Ámen!

18 Entrega do Cenáculo Animador(a) – Reunidos com Maria, para implorar e acolher o dom do Espírito Santo, confiemos-lhe todos os Cenáculos. Todos – Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos e, junto com as missionárias e os missionários santos, nós vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. Animador(a) – Fazei, deles, fogueiras do vosso Espírito. Palpite neles o amor filial e apostólico do vosso Coração de Bom Pastor. Todos – Inflamai-nos a todos com os dons do Espírito, que jorra do vosso Coração aberto, presente de forma viva e atuante na Eucaristia e fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta.

19 Entrega do Cenáculo Animador(a) – Uni-nos a Vós e fazei de nós uma oferenda permanente ao Pai. Todos – Fazei-nos crescer convosco, na obediência ao Pai. Dai-nos um coração semelhante ao vosso. Fazei de nós pessoas disponíveis para todo o serviço, a Vós e aos irmãos, particularmente aos mais carenciados de amor e de esperança. Animador(a) – Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da vossa graça. Todos – Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja um novo impulso de santidade e missão. Animador(a) – Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus… Todos – … Seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Ámen!

20 III Parte – Compromissos e Atividades
Leitura da Ata anterior, ofertório e avisos Revisão do compromisso anterior – Revisão do compromisso anterior: como o realizámos? Sugestão de novo compromisso: para nos sentirmos informados e mais em comunhão com os outros filhos de Deus que vivem noutras partes do mundo, cada qual procure angariar um novo assinante para as Revistas Missionárias Combonianas, a começar talvez por si mesmo. Deve-se escrever a direção completa de cada pessoa, com o telefone, receber a respetiva importância e enviar.

21 Oração Conclusiva Todos – Pai de Bondade, obrigado por terdes derramado também sobre nós o Espírito Santo, com o qual manifestastes Jesus como o vosso Filho muito amado, ao ser batizado no rio Jordão. Realizastes essa maravilha através da ferida do Seu Coração, na cruz, e através do Seu Sopro, após a ressurreição. Com essa maravilha nos declarastes a todos como Vossos filhos e introduzistes no mundo o Vosso Reino, para fazerdes da Humanidade de todos os tempos uma só Família. Ajudai-nos a tornar apetecível este dom aos que ainda o não receberam, por não terem o conhecimento que leva à fé. Ámen.

22 Cântico

23 Bênção e Despedida Animador(a) – Por intercessão de Nossa Senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Todos – Ámen. Animador(a) – Vamos em paz e que o Senhor, com Maria, sua Mãe, nos acompanhe! Todos – Graças a Deus!


Carregar ppt "Cenáculos Oração Missionária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google