A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Morfologia do Relevo - Grandes estruturas: Os registros de fósseis descobertos nos Andes, revelam que as Cordilheiras emergiam de oceanos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Morfologia do Relevo - Grandes estruturas: Os registros de fósseis descobertos nos Andes, revelam que as Cordilheiras emergiam de oceanos."— Transcrição da apresentação:

1 Morfologia do Relevo - Grandes estruturas: Os registros de fósseis descobertos nos Andes, revelam que as Cordilheiras emergiam de oceanos.

2 Morfologia do Relevo - Escudos Cristalinos: Camada de rochas ígneas (fogo) de formação antiga(magmáticas). No Brasil são 36% da área total.

3 Morfologia do Relevo Bacias sedimentares: Depressão de terreno, preenchida por detritos oriundos de terras altas. 64% da área total do Brasil.

4 Morfologia do Relevo Dobramentos modernos: Estruturas formadas por rochas magmáticas e sedimentos sem resistência.

5 Morfologia do Relevo Dorsais submarinas: Cordilheiras montanhosas profundas. Fossas abissais: Partes mais profundas e menos conhecidas dos oceanos. 3% do fundo do mar apenas (Ásia e oceano pacífico)

6 Morfologia do Relevo Rochas sedimentares inorgânicas: Arenito e calcário. Rochas sedimentares orgânicas: Hulha e Petróleo

7 Bases geológicas do Brasil
- Am. Sul: Plataforma sul-americana onde o Brasil está inserido. Está fora das faixas de encontro das placas. Apresenta tectonismo epirogenético. - Cordilheira dos Andes: É a mais extensa do mundo. Se estende por 7.500km, desde o norte da Venezuela até o extremo sul (terra do fogo). Em alguns pontos, são cobertas por florestas e existem vulcões( Tolima, Chimborazo e Cotopaxi)

8 Patagônia Ao sul da Cordilheira dos Andes. Grande parque natural que se divide entre a Argentina e Chile. Parte chilena: Chove muito e as montanhas ficam cobertas de neve todo o ano. Parte argentina: Grandes campos de grama(pampas)onde venta muito.

9 O escudo brasileiro Formado por intensa atividade tectônica criando extensões de rochas metamórficas(resultado de uma mistura de pressão e temperatura). Vale fluvial do Amazonas: Presença de sedimentos antigos(paleozóica). Bacia do Paraná: Abrange em torno de 1,6 milhão de Km2 entre a Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Parcialmente atingida pela glaciação, derrames vulcânicos originando solos vermelho escuros de grande fertilidade(terra roxa)

10 O Modelado da Superfície
A Terra: 149 milhões de Km2 por terras emersas e361 milhões de Km2 por oceanos e mares (70,8%). Pico do Everest: Ponto mais alto do planeta, na cadeia do Himalaia, com m acima do nível do mar. Oceano pacífico: Com m de profundidade. A profundidade média dos oceanos é de3.800m

11 O Modelado da Superfície
O Vulcanismo: Derramamento na superfície da Crosta de magma através de fendas oriundos dos assoalhos oceânicos. Círculo de fogo: Área vulcânica da Terra acerca do pacífico. É onde acontece atividades vulcânicas com frequência.

12 Epicentro Ponto vertical da superfície ao foco do terremoto.

13 Intemperismo Fenômenos que transformam as rochas.
Ação dos ventos: Erosão, transporte de materiais. Variação de temperatura: Os minerais sofrem dilatação e se quebram, deixando a água passar. Cristalização: O sal trazido pela maresia, se cristaliza nas fraturas. Erosão: desgaste da superfície provocado por vento e água. Podem ser eólica ou marinha.

14 Intemperismo Deltas: Foz de um rio em forma de leque.
Recifes: Grupo de rochas a flor da água. Restingas: terreno arenoso próximo ao mar. Laguna: Depressão formada por água salgada. Fiordes: Entrada do mar envolta das montahas.


Carregar ppt "Morfologia do Relevo - Grandes estruturas: Os registros de fósseis descobertos nos Andes, revelam que as Cordilheiras emergiam de oceanos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google