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F ISCALIZAÇÃO DE T RÂNSITO NA CIDADE DE C URITIBA Cap. QOPM Omar Bail.

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1 F ISCALIZAÇÃO DE T RÂNSITO NA CIDADE DE C URITIBA Cap. QOPM Omar Bail

2 2 Os locais escolhidos para a realização das blitzes, ficam atrelados a levantamentos realizados pelo setor de inteligência local, que realiza monitoramento dos diversos pontos de aglomerações de pessoas e veículos. O RGANIZAÇÃO DA B LITZ

3 3 São analisados as vias de acesso a esses pontos de reuniões, sendo escolhido a via de maior fluxo de veículos. Deve-se observar qual a melhor modalidade de blitz a ser aplicada na ação de fiscalização a ser desenvolvida:

4 O RGANIZAÇÃO DA B LITZ 4 “Funil” – em vias de apenas um sentido do fluxo de veículos; “S” – vias via de sentido duplo; “Divisão de Pistas” – vias de sentido duplo, contudo, visa-se abordar apenas um dos lados; “Pinçamento” – utilizado em locais, onde o fator surpresa é primordial.

5 O RGANIZAÇÃO DA B LITZ 5 Sempre a blitz será comandada por um oficial. Quanto ao efetivo, hoje temos atuado com um grupo em média de quinze policiais. Contudo, sempre é analisado o local, número e o grupo de pessoas que iremos abordar.

6 O RGANIZAÇÃO DA B LITZ 6 Nossas operações de fiscalização normalmente são realizadas com apenas o efetivo do BPTran, entretanto, sempre que acordado, contamos com a presença de outros órgãos: Federal, Estadual e Municipal.

7 O RGANIZAÇÃO DA B LITZ Como exemplos citamos a Operação Nhapecani (ave símbolo do Escudo do Estado do Paraná e Da Polícia Militar) e também o projeto Vida no Trânsito.

8 O RGANIZAÇÃO DA B LITZ 8 Com a metodologia aplicada pelo Ten-Cel. QOPM Valterlei, temos sempre uma equipe pronta para a realização de fiscalização, não somente, pelas companhias especializadas em blitzes, mas também, pelas viaturas de atendimento de acidentes, quando estas não estão em atendimento.

9 O RGANIZAÇÃO DA B LITZ 9 Junto ao setor de informática do Estado, foi disponibilizado o acesso à Internet e Intranet, onde podemos verificar: ۩se o condutor e/ou pessoas abordadas possuem mandado de prisão expedido e válido; ۩situação real e atual do condutor junto ao DETRAN;

10 O RGANIZAÇÃO DA B LITZ 10 ۩situação do veículo quanto a pendências e suas características; ۩possibilidade de envio imediato de relatório após cada finalização da blitz.

11 E VOLUÇÃO NA F ISCALIZAÇÃO 11 Seguindo orientações do Governo do Estado, da SESP e determinações de nosso Comandante Geral da PMPR, para intensificarmos as operações de trânsito, percebemos uma evolução considerável, pois, aliado à mobilidade de realização de dois pontos de blitzes, foi possível aumentar o número de abordagens.

12 E VOLUÇÃO NA F ISCALIZAÇÃO 12 Como aumentou a fiscalização em condutores/ veículos / documentação e a realização de exames etilométricos, estamos conquistando o apoio da comunidade. Como aumentou a fiscalização em condutores/ veículos / documentação e a realização de exames etilométricos, estamos conquistando o apoio da comunidade. Sendo fácil de entender após visualizar os dados referentes ao período de JAN a OUT dos anos de 2011 a 2013:

13 E XAME E TILOMÉTRICOS 13

14 N OTIFICAÇÕES PELO A RTIGO 165 CTB 14 93,57% 83,03%

15 P RISÕES PELO A RTIGO 306 CTB 15

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