A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RETIRO CURSILHO CASA SÃO PAULO ARAÇATUBA – SP 13 /02 / 2011 FRATERNIDA E A VIDA NO PLANETA A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO-Rm 8,22.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RETIRO CURSILHO CASA SÃO PAULO ARAÇATUBA – SP 13 /02 / 2011 FRATERNIDA E A VIDA NO PLANETA A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO-Rm 8,22."— Transcrição da apresentação:

1 RETIRO CURSILHO CASA SÃO PAULO ARAÇATUBA – SP 13 /02 / 2011 FRATERNIDA E A VIDA NO PLANETA A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO-Rm 8,22

2 A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO 1)A REALIDADE QUE NOS INTERPELA: a)A Situação Sociocultural – fragmentação dos valores da vida humana. b)A Situação Econômica – os efeitos da Globalização o capital que regula o lucro, estimula a concorrência, a concentração do poder e da riqueza e mãos de poucos gerando a exclusão social.

3 c)A Situação Sociopolítica – enfraquecimento da política decorrente das mudanças culturais, grupos econômicos, individualismo. Desencanto e diminuição da confiança do povo na política, nas instituições e nos três poderes do Estado. d)A Situação Ecológica – Biodiversidade do Brasil, com seus diversos biomas: Amazônia, Pantanal, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas. e)A Situação religiosa – em vez de aprofundar os laços de fraternidade, enquanto filhos de um mesmo Pai, o individualismo tem tomado campo no terreno religioso.

4 2)ECOLOGIA E MISSÃO: a)O MUNDO - a partir do movimento, da contingência, da ordem e da beleza do mundo, pode –se conhecer a Deus como origem e fim do universo. b)O HOMEM – abertura á verdade e á beleza, com a moral, a ética, a liberdade, a consciência, deseja á felicidade, o homem se interage sobre a existência de Deus. O homem descobre como semente de eternidade que leva dentro de si.

5 c)A NATUREZA – as criaturas, todas elas, trazem em si uma certa semelhança com Deus. O homem criado á imagem e á semelhança de Deus. O que reflete a perfeição infinita de Deus nas criaturas ? Verdade, bondade, beleza, delicadeza, paz, amor, compaixão, misericórdia, confiança, paciência.

6 3)A SITUAÇÃO DO CLIMA E O AQUECIMENTO GLOBAL: Cronologia de Acordos Cronologia de Acordos Dezembro de 1997 – Protocolo de Kyoto, assinado no Japão por 84 países, estipula metas e redução de emissões até EUA, que emite quase por 20% do carbono no mundo, não participação da ratificação do documento. Dezembro de 2007 – no Ano de lançamento do IPCC – ( Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima ), que alarmou o mundo sobre o ritmo de aquecimento global, lideres políticos concordaram, em Bali, em cortar as emissões de carbono em 60% até 2050.

7 Dezembro de 2009 – a Conferencia do Clima de Copenhague na Dinamarca, foi considerada um fiasco tanto do ponto de vista da organização havia muito mais gente do que o esperado, o que causou tumulto, tanto em relação aos resultados. Não houve acordo entre ricos e pobres, e o documento gerado na reunião não teve adesão de todos os países. Outubro de 2010 – representantes de cerca de 200 nações fecharam um plano estratégico que prevê a proteção da biodiversidade em nível global. No acordo histórico, foram definidos 20 Objetivos para deter o ritmo alarmante de desaparecimento das espécies que vivem em terra quanto no mar. Novembro de 2010 – em Cancúm, mais de 190 países estarão reunidos na tentativa de formalizar um documento que adote temas de Copenhague, sem retrocessos, e que substitua Kyoto. Mas as expectativas são pessimistas. Muito dirigentes de países europeus não estarão presentes, o presidente Lula anunciou que também não estará por lá. ( Fonte F. De São Paulo, 29/11/2010 )

8 4)CINCO GRANDES ATOS ESTRUTURAM O TEATRO UNIVERSAL DO QUAL NÓS SOMOS CO – ATORES: 1-CÓSMICO – Big Bang inflação e explosão. 2-QUÍMICO – os corpos que se densificaram se formaram há pelo menos dez bilhões de anos ( oxigênio, carbono, silício, nitrogênio ). 3-BIOLÓGICO – auto- criação e auto organização 3,8 bilhões anos. 4-HUMANO – adaptar se a todos os ecossistemas, gélidos, trópicos, solo subsolo, no ar e fora de nosso planeta nas naves espaciais e na lua. 5-PLANETÁRIO – á casa comum, ao planeta Terra. A história da espécie humana unificada e interconectada com tudo e com todos. A força da internet e os meios de comunicação. ( Leonardo Boff. Ética, Eco – Espiritualidade pg 55 ).

9 5)MUDANÇAS CLIMÁTICAS PROCADAS PELO AGUECIMEMTO GLOBAL: -Não querem nem ouvir falar em mudanças já que isso atrapalha seus negócios e sues lucros. -Outros ainda entram em pânico, apavorados, ficam paralizados, sentido –se impotentes. -É preciso agir, fazer alguma coisa enquanto é tempo. -Aumento de gazes na atmosfera: Oxigênio metano ( animais, lagos ), Nitrogênio ( agricultura ), Gás Carbônico (gasolina, carvão, diesel ). -O que pode ocrrerer no futuro ? de 4 a 6 graus o aumento da temperatura da terra. -O Bioma Amazônia é o que vai sofrer mais. O Cerrado calor e diminuição das águas. Caatinga pode virar um deserto. - Desafios para a Humanidade mudanças radicais: modo de produzir e consumir, mexe também nas formas de como os seres humanos se relacionarem entre si, em termos de classes, etnias, gênero, gerações.

10 6) ENERGIA LIMPAS: Energia Solar ( Sol ) Energia Eóloca ( energia dos ventos) Água 97,4% da água do planeta é salgada e 26% é doce. Alimentos: a falta de água pode comprometer a produção de alimentos e aumentar a fome do mundo. Florestas: constitui uma civilização da floresta. Uma civilização que aproveita dela sem a destruir. Mudanças Cotidiano: Reduzir: usar menos ( água, luz, carro ), gaste menos, tenha como meta desperdício zero. Reutilizar: use até terminar seja o que for, de maneira diferente, use todos os lados. Reciclar: e quando algum objeto não puder ser usado mais, procure fazer a reciclagem.

11 7 ) ECONOMIA INFORMAÇÕES SOBRE O CLIMA: Matrizes energéticas mais impas do mundo 47% da energia é gerada por fontes renováveis. Veja o diz Rachel Biderman, coordenadora adjunta do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas: conciliar crescimento e preservação Governo Dilma.

12 A)A primeira são os impactos das obras do Programa de Aceleração do Crescimento PAC. Grandes obras, como estradas, hidreléticas e mineração, aumentam a pressão por ocupação ilegal em áreas sem regulamentação fundiária, exemplo derrubada da floresta na Amazônia. B)Novo Código Florestal. Será votado pelo Congresso no inicio do Ano de No entanto, não evitará o desmatamento. O Brasil necessita produzir mais grãos, legumes, frutas e carne. O crescimento vai exigir mais terras destinadas á agricultura. Segundo a Embrapa, as terras já desmatadas e subutilizadas ou abandonadas seriam suficientes. Desafios: rigor para entrar no mercado internacional e conciliar os interesses dos ruralistas com os dos ambientalistas.

13 C)Energia Limpa. Investir no desenvolvimento de tecnologias verdes. Substituir as termoelétricas, inclusive algumas movidas a carvão, mais poluidoras, para atender ao crescimento da demanda do mercado nacional. Investir na energia solar, eólica, no entanto, mais cara, mas que deverá se tornar viável em breve. D)Confira Mapa das Emissões de Gases no Planeta. Os países que mais contribuem para o aquecimento global em bilhões de toneladas de gases poluentes. Canadá 0,59, Alemanha 0,85, Rússia 1,59, Índia 1,01, Japão 1,21, China 7,4, EUA 7,3, Malásia 0,81, Indonésia 2,85, Brasil 2,19.

14 E)As Emissões Brasileiras. Um inventário mais recente do ministério da Ciência e Tecnologia mostra quanto o Brasil emite por setor em Desmatamento 61%, Agricultura 19%, Energia 15% Indústria 3 %, Tratamento de resíduos 2%. Total das emissões 2,192 bilhões de toneladas de gases poluentes. ( Fonte – Revista Época Novembro de 2010 ).

15 F)BAIXO CARBONO: O Brasil em decreto limite máximo de emissões de gazes do efeito estufa para 2020, agência reguladora será ideal para implantar nova política. Proposta é reduzir para 36,1% e 38%. Decreto regulador n , o governo anuncia fronteiras exatas, que não pretende ultrapassar: um total de 2,068 bilhões de toneladas de CO2, cifra correspondente ao corte mínimo de 36,1%. O Brasil é o primeiro país em desenvolvimento a fixar em legislação uma meta física. O dinheiro para o investimento sairá do Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima. Meta divida em 12 setores, de eletricidade, transportes, mineração, agropecuária. ( Fonte F. de São Paulo, 15 de dezembro de 2010).

16 G)A Profecia da terra: Jonas, 3,2 – 10. A Igreja dos seguidores de Jesus Cristo Lc 12,54 -57; 2 Cor 6,3; 2 Cor 5,19; Ap 7,3. H)Espiritualidade Ecológica: Criação Gn 1,1 – 31. Dilúvio Gn 6, 5- 9,17. João Jo 1,1 – 16. Romanos Rm 6,18 – 25. I)Algumas Pistas de ação: informar, refletir, conscientizar sobre o grito da terra e sua profecia. Política e matriz energética energia limpa. Uso da água e reciclagem. Meios de transportes. Alimentação e agricultura. Espiritualidade mística caminho de esperança.


Carregar ppt "RETIRO CURSILHO CASA SÃO PAULO ARAÇATUBA – SP 13 /02 / 2011 FRATERNIDA E A VIDA NO PLANETA A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO-Rm 8,22."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google