A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO TEXTO ÁUREO b b “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO TEXTO ÁUREO b b “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde."— Transcrição da apresentação:

1 1 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO TEXTO ÁUREO b b “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece”. 1Co 13.4 VERDADE APLICADA b b As pessoas que mais amamos, muitas vezes, são as que mais nos decepcionam, pois achamos serem perfeitas e esquecemos que são humanas.

2 2 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO OBJETIVOS DA LIÇÃO b b Ressaltar que o perdão é a mais importantes das vitórias; b b Saber como anda a nossa capacidade de amar e perdoar; b b Alertar que a vingança nos torna iguais ao inimigo; o perdão faz-nos superiores a ele. TEXTO DE REFERÊNCIA b b 1Co 13.1-7

3 3 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO I N T R O D U Ç Ã O b QUAL SERÁ A MAIS DIFÍCIL LIÇÃO DO CRISTIANISMO? O AMOR... b POR ISSO DEVEMOS TER O CUIDADO EM APRENDÊ-LA. b NÃO SÃO MUITOS OS QUE ESTÃO DISPOSTOS A ISSO. b OS INCRÉDULOS SÓ SABERÃO O SIGNIFICADO DO AMOR, QUANDO NÓS, CRISTÃOS, ESTIVERMOS VIVENDO EM AMOR.

4 4 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO 1. O MUNDO COBRA O AMOR POR PARTE DA IGREJA a. O AMOR É O TESTEMUNHO DA IGREJA (Gl 5.22,23) b Se alguém disser que é cristão e não possuir amor... b Estará enganando a si mesmo. b A falta de amor da igreja tem sido motivo de críticas. b Aos olhos do mundo a igreja tem falhado em amar. b Nosso dramas internos prejudicam o testemunho. b Nas igreja primitivas isto era difícil de acontecer: Davam mais atenção ao fruto do Espírito.Davam mais atenção ao fruto do Espírito.

5 5 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO 1. O MUNDO COBRA O AMOR POR PARTE DA IGREJA a1. O AMOR É O TESTEMUNHO DA IGREJA (Gl 5.22,23) b Muitas vezes o obreiro é consagrado: Pelo carisma pessoal.Pelo carisma pessoal. Obreiro “talentoso” e não “piedoso”.Obreiro “talentoso” e não “piedoso”. b Devemos procurar pela unção em sua vida. b É preciso que possua as marcas de Cristo: Amor, Perdão, Sofrimento, Consagração, etc.Amor, Perdão, Sofrimento, Consagração, etc.

6 6 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO 1. O MUNDO COBRA O AMOR POR PARTE DA IGREJA b. O AMOR DE MUITOS ESTÁ ESFRIANDO (Mt 24.12) b Vivemos crise de integridade: A igreja vem dizendo para o mundo:A igreja vem dizendo para o mundo: –Reconheça seu pecado, arrependa-se e creia no evangelho. Hoje o mundo tem dito à igreja:Hoje o mundo tem dito à igreja: –Enfrente o seu pecado, arrependa-se e –Comece a ser a igreja desse evangelho. b A verdadeira igreja aprendeu a amar como Jesus. b O mundo cobra esse amor que tem esfriado, Na vida de muitos.Na vida de muitos.  Haverá o dia em que Deus cobrará esse AMOR. (1 Pe 4.17)

7 7 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO 1. O MUNDO COBRA O AMOR POR PARTE DA IGREJA c. A MAIS DIFÍCIL LIÇÃO DO CRISTIANISMO (Lc 6.27; Jo 13.1) b “Amai vossos inimigos, fazei o bem a quem vos odeia”. b Sonho de um idealista que não conhece o homem?. b Não! Frase de quem o conhece muito bem. b Jesus conhece a natureza caída do homem. b Assim mesmo decidiu nos amar até o fim: Ele sabe que os homens são maus (Mt 7.11)Ele sabe que os homens são maus (Mt 7.11) Cristo penetra através do véu da aparência.Cristo penetra através do véu da aparência. Conhece todo o meio ambiente em que vivemos.Conhece todo o meio ambiente em que vivemos. Por isso proíbe qualquer condenação ou juízo.Por isso proíbe qualquer condenação ou juízo. Pecador não julga pecador...ALELUIA!!Pecador não julga pecador...ALELUIA!!

8 8 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO 2. A PEDAGOGIA DIVINA ENSINA A LIDAR COM CRÍTICAS a. O AMOR TRANSFORMA OS INIMIGOS (1Jo 2.1) b Quando agirem injustamente contra nós: Devemos ter misericórdia ao invés de ódio,Devemos ter misericórdia ao invés de ódio, Não precisamos de ter medo das ofensas,Não precisamos de ter medo das ofensas, Não será necessário defesas ou explicações.Não será necessário defesas ou explicações. “Viva de tal maneira que ninguém acreditará nas calúnias”.“Viva de tal maneira que ninguém acreditará nas calúnias”. A defesa convincente é a integridade silenciosa do nosso caráter.A defesa convincente é a integridade silenciosa do nosso caráter. b Tens um inimigo...? Poderás fazer amigo! b O Senhor é o nosso advogado e nos defende. b Corremos o risco de nos igualarmos aos que nos ofendem e pecarmos.

9 9 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO 2. A PEDAGOGIA DIVINA ENSINA A LIDAR COM CRÍTICAS b. LIDANDO COM CRÍTICAS DE MODO POSITIVO (Pv 26.4) b Quando nos sentirmos ofendidos por críticas: Não devemos fazer críticas aos nossos adversários.Não devemos fazer críticas aos nossos adversários. Nem saturarmos a mente com pensamentos de vingança.Nem saturarmos a mente com pensamentos de vingança. Se nos irritamos reconhecemos que foram merecidas.Se nos irritamos reconhecemos que foram merecidas. “Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia, para que também te não faças igual a ele”. (Pv 26.4)“Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia, para que também te não faças igual a ele”. (Pv 26.4) b Admitir a crítica nem sempre é ingenuidade. b Reconhecer a crítica pode ser oportunidade de aprendizado. b Já ouviram falar em crítica construtiva? b Essa deve ser ouvida com humildade.

10 10 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO 2. A PEDAGOGIA DIVINA ENSINA A LIDAR COM CRÍTICAS c. IGNORANDO CRÍTICAS DESTRUTIVAS E CALÚNIAS (Pv 29.9) b As críticas destrutivas são insensíveis e grosseiras. b O prudente releva a afronta. b Alimentar ódio contra os críticos prejudica a espiritualidade. b Progredir na fé é antagônico ao ressentimento. b Devemos evitar que a mágoa e o rancor, Corroam nossa vida espiritual.Corroam nossa vida espiritual. b É preciso entregar ao Senhor os sentimentos negativos. b Levar a Deus as críticas e calúnias para: Crescermos em intimidade com Ele.Crescermos em intimidade com Ele. Darmos oportunidade dEle agir em favor de quem nos ofendeu.Darmos oportunidade dEle agir em favor de quem nos ofendeu.

11 11 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO 3. A CALÚNIA É PIOR QUE AS ARMAS DE GUERRA a. TODOS ESTAMOS SUJEITOS À CALUNIA (Rm 8.28,29) b O mundo está cheio de pessoas que: Se julgam superiores às outras.Se julgam superiores às outras. Criticam e põem palavras em nossa boca.Criticam e põem palavras em nossa boca. Têm mente doentia e não dormem sem fazer o mal.Têm mente doentia e não dormem sem fazer o mal. b Não devemos nos deixar levar pela calúnia. b Não devemos revidar, seria descer ao mesmo nível. b Devemos cultivar a tolerância e conviver bem. b As pessoas que nos caluniam: Tornam-se instrumentos de Deus para :Tornam-se instrumentos de Deus para : –Moldar nosso caráter (alma e espírito). –Forjar em nós uma personalidade espiritual mais forte.

12 12 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO 3. A CALÚNIA É PIOR QUE AS ARMAS DE GUERRA b. PESSOAS FALSAS E INVEJOSAS TERÃO SUA RECOMPENSA (Gl 6.7) b Através das mentiras temos oportunidade de: Corrigir certas atitudes no nosso comportamento.Corrigir certas atitudes no nosso comportamento. Reconhecer quem são os verdadeiros amigos.Reconhecer quem são os verdadeiros amigos. b Lei universal da qual ninguém escapa: Tudo o que vai, volta.(lei da causa e efeito) (Ob 15)Tudo o que vai, volta.(lei da causa e efeito) (Ob 15) Atiramos uma flecha, amanhã somos atingidos por ela.Atiramos uma flecha, amanhã somos atingidos por ela. Quem semeia ventos colhe tempestade.Quem semeia ventos colhe tempestade. “...tudo que o homem semear... ele ceifará”.“...tudo que o homem semear... ele ceifará”. –(Deus não se deixa escarnecer, dEle não se zomba) Aleluia!

13 13 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO 3. A CALÚNIA É PIOR QUE AS ARMAS DE GUERRA c. REALISTAS SÃO CRÍTICOS RECALCADOS (Is 50.4; Pv 25.11) b O realista pode ser um crítico covarde. b O importante para o realista é falar a verdade...a sua. b Nem sempre falar a verdade é uma virtude. É preciso saber o motivo pelo qual ela é falada.É preciso saber o motivo pelo qual ela é falada. Devem-se observar outros fatores importantes:Devem-se observar outros fatores importantes: –O tempo apropriado, o modo certo. A verdade não deve ser despejada,A verdade não deve ser despejada, Mas sabiamente pronunciada para a edificação.Mas sabiamente pronunciada para a edificação. b As três peneiras de Sócrates: 1) Verdade, 2) Bondade, 3) Necessidade.1) Verdade, 2) Bondade, 3) Necessidade. Se passar pelas 3 peneiras fale, caso contrário...Se passar pelas 3 peneiras fale, caso contrário...

14 14 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO 4. O PERDÃO NÃO MUDA A OFENSA, REVELA A VITÓRIA a. JOSÉ TEVE GRANDE CAPACIDADE DE PERDOAR (Gn 37 a 47 ) b É preciso aceitar o fato de Deus usar as pessoas: Para moldar e trabalhar o nosso caráter.Para moldar e trabalhar o nosso caráter. b A história de José é o melhor exemplo deste fato: Foi vítima do pecado dos seus irmãos.Foi vítima do pecado dos seus irmãos. Movidos pela inveja o venderam como escravo ao Egito.Movidos pela inveja o venderam como escravo ao Egito. Enganaram seu velho pai, fizeram crer que estava morto.Enganaram seu velho pai, fizeram crer que estava morto. Passou a trabalhar na casa de Potifar.Passou a trabalhar na casa de Potifar. Alcançou posição privilegiada pelo seu bom desempenho.Alcançou posição privilegiada pelo seu bom desempenho. Sempre teve um relacionamento íntegro com Deus.(Gn 39.2,3)Sempre teve um relacionamento íntegro com Deus.(Gn 39.2,3) b O Senhor usou José para preservar o seu povo.

15 15 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO 4. O PERDÃO NÃO MUDA A OFENSA, REVELA A VITÓRIA b. COM O PERDÃO SUPERA-SE O DESEJO DE VINGANÇA (Gn 50.20). b A história de José AINDA como o melhor exemplo: Teve experiências sombrias como:Teve experiências sombrias como: –Decepção, maus tratos, rejeição, medo, escravidão e abandono. Terminou a vida como vencedor por compreender o agir de Deus.Terminou a vida como vencedor por compreender o agir de Deus. “...intentaste o mal...Deus tornou em bem...conservar o povo...”“...intentaste o mal...Deus tornou em bem...conservar o povo...” O plano de conservação de alimentos valeu para seu povo.O plano de conservação de alimentos valeu para seu povo. Vítima das atitudes hostis dos irmãos, nunca se vingou.Vítima das atitudes hostis dos irmãos, nunca se vingou. Quando teve oportunidade de puni-los os perdoou.Quando teve oportunidade de puni-los os perdoou. O direito do cristão é o de abrir mão dos seus direitos e...O direito do cristão é o de abrir mão dos seus direitos e... Entregá-los a Deus... Aleluia!!Entregá-los a Deus... Aleluia!!

16 16 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO C O N C L U S Ã O b A Bíblia tem receita para a falta de perdão: “Irai-vos e não pequeis. Não se ponha o sol...” (Ef 4.26)“Irai-vos e não pequeis. Não se ponha o sol...” (Ef 4.26) “ Amai os vossos inimigos; bendizei.. Fazei o bem” (Mt 5.44).“ Amai os vossos inimigos; bendizei.. Fazei o bem” (Mt 5.44). “Não permitamos a raiz de amargura” (Hb 12.15).“Não permitamos a raiz de amargura” (Hb 12.15). b Os resultados do perdão são maravilhosos: Sara as feridas da alma e saúde psicofísica.Sara as feridas da alma e saúde psicofísica. Promove o perfeito equilíbrio entre o homem e o meio.Promove o perfeito equilíbrio entre o homem e o meio. Resulta em maior fervor espiritual.Resulta em maior fervor espiritual. b Deus é glorificado e o diabo derrotado, aleluia!!


Carregar ppt "1 Igreja Evangélica S.O.S Jesus E B LIÇÃO 11 - 16/05/2011 PEDAGOGIA DO AMOR E DO PERDÃO TEXTO ÁUREO b b “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google