A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As mulheres da Casa do Caminho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As mulheres da Casa do Caminho"— Transcrição da apresentação:

1 As mulheres da Casa do Caminho

2 Jesus __ O Caminho A vinda de Jesus em missão de amor à terra e seus filhos teve a presença marcante das mulheres que o escutavam com o coração, para então dedicarem-se ao serviço de anunciar a Boa Nova. Maria, mãe zeloza e dedicada que enfrentou os desafios com amor e coragem, auxiliando-o em sua tarefa com compreensão, sabendo ouvir, esperar, agir com prudência, participando ativamente da seara bendita de luz, semeando esperança e amor nos corações aflitos.

3 Jesus Cristo veio modificar os velhos conceitos da supremacia do homem sobre a mulher, ao estabelecer no seio do Cristianismo, condições de igualdade, relembrando o 1º mandamento. Foi assim que aquelas sociedades cristãs primitivas viram emergir em seu próprio ambiente, as associações de mulheres piedosas, cujas principais atividades eram as de serviços de amor ao próximo.

4 As Seguidoras de Jesus A primeira dessas congregações surgiu na Galiléia, e era composta principalmente de mulheres oprimidas : simples, do povo: adúlteras, ou de vida duvidosa, viúvas, escravas... Essas associações de mulheres acompanhavam Jesus em seus deslocamentos, e davam-lhe suporte assistencial nas vezes em que as aglomerações de pessoas se tornavam imensas. Nesses momentos elas atendiam os mendigos, pedintes, coxos, aleijados, com auxílios de amparo e de solidariedade.

5 Na crise do Calvário, que culminou na morte de Jesus, as mulheres galiléias tiveram posição destacada, e estiveram presentes em todos os seus lances, amenizando o quanto possível a crueza daqueles momentos. Ao descerem o corpo de Jesus da cruz, foram elas que primeiramente o receberam em seus braços. Fora também elas que ataviaram com linhos brancos o sepulcro onde depositaram o corpo do Mestre.

6 (Lc. 23, 55-56).As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, lideradas por Maria Madalena, seguindo-o, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então se retiraram para preparar aromas e bálsamos.

7 O testemunho daquele punhado de mulheres piedosas da Galiléia exemplificou publicamente, e determinou para sempre, naquela hora, a consciência de amor ao próximo, que foi o fulcro de todo o ensinamento que Jesus Cristo deixou aos homens, e ajudou a decidir, com certeza, sobre o futuro vitorioso do Cristianismo. Quando Jesus percebeu que seus discípulos já estavam possuídos de uma fé sincera e ativa, partiu para sua esfera de onde continua o seu labor em prol de nosso crescimento espiritual.

8 Seu Mestre tornara-as livres
Seu Mestre tornara-as livres. E essa liberdade elas haveriam de preservar e testemunhar contra as injunções do mundo. (Atos 6,1).

9 Testemunhas do Amor Em Jerusalém, as mulheres organizavam- se, faziam reuniões em suas próprias casas As instituições de socorro ao próximo, como a Casa do Caminho, fundada por Pedro e outros discípulos de Jesus, contou com a colaboração valiosa de valorosas companheiras de ideal, que ele apoiou e incentivou, e que lutaram bravamente ao seu lado para levar em frente a bandeira do Cristo.

10 A Casa do Caminho Primeira comunidade cristã na história da humanidade.Tendo em Pedro o seu fundador auxiliado por Natanael, Bartolomeu,Thiago, Filipe, João... E muitas mulheres que amando e servindo a Jesus dedicaram-se a socorrer e amparar outros irmãos que como elas tiveram no Mestre, o Libertador de suas dores, nova razão de ser. Inicialmente era um telheiro de paredes frágeis, sem conforto....Em anexo construíram uma casa para oração e pregar o Evangelho. Conheciam o segredos das plantas e faziam xaropes, unguentos, cataplasmas... Serviam caldo fumegante e nutritivo (sopa fraterna).

11 As portas estavam sempre abertas para acolher.
De toda parte chegavam “homens esfarrapados, mulheres leprosas,enfermos, escravos, loucos... Curavam enfermos do corpo e da alma, promoviam aconchego,auto-estima e bom ânimo. Sem descurar do bom combate: construir no coração do sofredor um sentimento novo, de renovação e mudança, uma nova visão da vida em que o amor é o ponto culminante para um mundo melhor. Paulo: “Poderemos atender a muitos doentes, ofertar um leito de repouso aos infelizes, mas a iluminação do Espírito deve estar em 1º lugar”. Se o homem trouxesse o Cristo no íntimo o quadro de necessidades seria inteiramente modificado. Mais tarde com a sugestão de Lucas para que se chamassem Cristãos,surgia,então, o Cristianismo que sofria a perseguição do Judaísmo dominante.

12 Servidoras do Senhor Maria, mãe de Jesus Lídia, mãe de Silas
Maria e sua irmã Marta Suzana Salomé Maria Cleopas Maria, mãe de João Marcos Maria de Magdala Joana de Cusa Loíde e Eunice, avó e mãe de Timóteo Priscila, esposa de Áquila Lídia,viúva digna e generosa

13 Maria de Magdala Depois de assistir a um dos Sermões de Jesus, abandonou sua vida desregrada , renovando-se por amor a Jesus e sua missão de levar a Boa Nova pelo testemunho. Acompanhou-o nos momentos de sofrimento, enquanto todos fugiam e se escondiam... Jesus, ao vencer a morte homenageia a antiga cortesã de Cafarnaum. Ninguém como ela assimilara tão rapidamente seus ensinos. Ninguém melhor soube se desvencilhar dos vícios e desprender-se das coisas deste mundo.

14 Joana de Cusa Lucas cap 8:2, 3, relata que Joana foi uma das mulheres seguidoras de Jesus. Lucas cap. 24:10, Joana é mencionada entre as mulheres que na manhã de Páscoa encontraram vazio o sepulcro de Jesus. Joana era esposa de Cusa, procurador de Herodes Ântipas, o Tetrarca, governador da Galiléia nos tempos de Jesus. Seu esposo não compartilhava de sua fé naquele Homem especial, e portanto, tornou-se fonte de infortúnios e sofrimentos para Joana.

15 Joana de Cusa Buscou no Mestre orientações de como proceder frente a seu embate doméstico, ao que ouviu que, ao invés de segui-lO, deverira servi-lO dentro do próprio lar, tornando-se um exemplo de vivência cristã, no atendimento àquele a quem a Providência Divina lhe concedeu a oportunidade de compartilhar a existência terrena: seu esposo.  Mais tarde, tornou-se mãe. Com o passar do tempo, as atribuições foram se avolumando. O esposo, após uma vida tumultuada e inditosa, faleceu, deixando Joana sem recursos e com o filho para criar. Corajosa, buscou trabalhar.

16 Joana de Cusa  Esquecendo o conforto da nobreza material, dedicou-se aos filhos de outras mães, ocupou-se com os mais subalternos afazeres domésticos, para que seu filhinho tivesse pão. Trabalhou até a velhice. Já idosa, com os cabelos embranquecidos, foi levada ao circo dos martírios, juntamente com o filho moço, para testemunhar o amor por Jesus, o Mestre que havia iluminado a sua vida acenando-lhe com esperanças de um amanhã feliz. Foi imolada em Roma, no Coliseu, a 27 de Agosto do ano de 68, por não renunciar à sua fé em Jesus, sendo então sacrificada numa fogueira junto a seu filho.

17 Dentre todas as encarnações de Joanna de Ângelis, foram permitidas a divulgação aqui em nosso plano de apenas quatro, todas marcadas pelo seu exemplo de pungente de humildade e heroísmo: Joana de Cusa, nos tempos de Cristo; nome ainda desconhecido, Itália nos tempos de Francisco de Assis; Sóror Juana Inés de La Cruz, México do século XVII ; Joana Angélica de Jesus, Brasil do século XIX.

18 Joanna de Ângelis integrou a equipe do Espírito de Verdade quando do trabalho de implantação da Doutrina Consoladora em nosso plano. No livro "Após a Tempestade", em sua última mensagem, Joanna faz uma referência a esta tarefa nos seguintes termos: "Quando se preparavam os dias da Codificação Espírita, quando se convocavam trabalhadores dispostos à luta, quando se anunciavam as horas preditas, quando se arregimentavam seareiros para Terra, escutamos o convite celeste e nos apressamos a oferecer nossas parcas forças, quanto nós mesmos, a fim de servir, na ínfima condição de sulcadores do solo onde deveriam cair as sementes de luz do Evangelho do Reino."

19     Após a compilação e organização magistralmente elaborada por Allan Kardec, chegaram à edição final de O Evangelho Segundo o Espiritismo duas mensagens de Joanna de Ângelis, modestamente assinadas como "Um Espírito Amigo": No Cap. IX, item 7, intitulada "A Paciência", psicografada em Havre, 1862; No Cap. XVIII, itens 13 e 15, intitulada "Dar-se-á Àquele que Tem", na cidade de Bordéus, também em 1862.     

20 “ O trabalho da mulher é sempre a missão do amor, estendendo-se ao infinito.
André Luiz, Conduta Espírita

21 A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria
A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração. Madre Tereza de Calcutá

22 Observando o testemunho de tantas mulheres e homens que vivenciaram os ensinamentos do Cristo com fidelidade: _Será que Jesus entrou em nossos corações ? Presença de Jesus nos torna: _ doces e suaves; _ simples e fortes; _ mansos e humildes; _ tolerantes e compreensivos; _ fraternos e amorosos...

23 “ Filhos,mesmo entre lágrimas, prossigamos servindo, para que o Reino dos Céus se instale em nossas almas, já que a Boa nova é a mensagem definitiva em nossas vidas e Jesus é o nosso Sublime Pastor, descido do Mais Alto, para chamar-nos ao sacerdócio da ternura”. Maria de Nazaré

24 No Plano Espiritual Madalena, Suzana, Joana de Cusa, e tantos outros corações femininos que serviam a Jesus, ajustaram-se ao coração maternal da Santíssima e, até agora, no escoar dos milênios, atendem as súplicas de amparo de todos os corações que se deixam martirizar, no calvário da maternidade e nos embates das sombras contra as Luzes!

25 “Será ainda à mulher que buscaremos confiar a missão mais sublime na construção evangélica dentro dos corações, no supremo esforço de iluminar o mundo.” Jesus (Livro Boa Nova_cap22)


Carregar ppt "As mulheres da Casa do Caminho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google