A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação de trabalhos acadêmicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação de trabalhos acadêmicos"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação de trabalhos acadêmicos
Unipac/uberlândia – mg Curso de educação física METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª Ms. Fernanda nasciutti Apresentação de trabalhos acadêmicos

2 formatação FORMATO TIPO DE PAPEL
Papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), digitados em cor preta (exceto ilustrações); DIGITAÇÃO fontes Arial ou Times New Roman; TAMAMHO DE LETRA 12 para o texto e 11 para citações longas com mais de três linhas, legendas de ilustrações, paginações, tabelas e gráficos.

3 formatação FORMATO MARGENS
3 cm a esquerda e superior e 2 cm direita e inferior; ESPACEJAMENTO 1,5 no texto corrido 1,0 (simples) em citações longas, notas, referências, legendas das ilustrações e tabelas, ficha catalográfica, folha de rosto. Títulos de subseções devem ser separados do texto que os precede ou os sucede por dois espaços de 1,5. Referências devem ser separadas entre si espaços simples.

4 formatação FORMATO PARÁGRAFO
Iniciar o texto com 2 cm de espaço (parágrafo) da margem esquerda, sempre que iniciar a linha de um novo parágrafo. INDICATIVOS DE TÍTULO Os títulos (introdução, desenvolvimento, considerações, metodologia, resultados, discussão) são digitados em maiúsculo e negrito, na margem esquerda, com exceção do resumo, referências, sumário, apêndice, anexo, são centralizados. Todos com a mesma letra do texto corrido. O título é redigido com espaço de uma linha (1,5 cm) do texto que o antecede ou sucede.

5 formatação PAGINAÇÃO A contagem das páginas deve ser feita a partir da folha de rosto, porém a numeração começa a aparecer apenas a partir da primeira página do texto, com algarismos arábicos, no canto superior direito da folha (2 cm do canto superior, e o último algarismo a 2cm da borda direita) Em obras que possuam apêndices e anexos, a contagem de páginas deve ser feita até o final do trabalho.

6 formatação ALINHAMENTO DO TEXTO
O alinhamento do texto é justificado, tanto na margem esquerda, como da direita. As referências são a única parte do trabalho que não se justifica, mantendo-se alinhadas à margem esquerda.

7 formatação CAPA Deve conter o nome da instituição, nome do autor, título e subtítulo do trabalho, local e ano. Espaçamento simples entre as linhas e letras maiúsculas. Nome da instituição: centralizado na primeira linha da folha com letra 12 em maiúscula e negrito. O nome do autor aparece seis linhas abaixo na mesma formatação. O título do trabalho deve estar centralizado e no centro da página, com a mesma formatação da instituição. O nome da cidade aparece na penúltima linha da página e o ano na última, todos centralizados.

8 Modelo capa

9 TEXTO 3 cm Margem Superior Letra 12 (Para texto) 3 cm 2 cm
= Margem esquerda 3 cm Margem Superior TEXTO Letra 12 (Para texto) 3 cm 2 cm Margem Direita Margem Esquerda Margem Inferior 2 cm Margem inferior = Margem direita

10 AULAS CRIATIVAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: Construindo novos modelos
FIGURA 1 – Capa de trabalho acadêmico Margem Superior    3 cm Nome Instituição (Letra 12) Centralizado Maiúscula e Negrito UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS 3 cm 2 cm MARCOS ROBERTO GONÇALVES Margem Esquerda Margem Direita Nome do autor (Letra 12) Centralizado Maiúscula e Negrito Título (Letra 12) Negrito Centralizado Maiúscula AULAS CRIATIVAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: Construindo novos modelos (Letra 12) Centralizado Maiúscula e Negrito UBERLÂNDIA 2012 Margem Inferior 2 cm

11 formatação SUMÁRIO Elemento obrigatório dos trabalhos, consiste na numeração das principais divisões, capítulos e outras partes do trabalho, na mesma grafia e ordem que aparecem, acompanhando o número e páginas, com margem única para os itens e margens diferenciadas para as seções e subseções. Itens: resumo, introdução, revisão de literatura, materiais e métodos, resultados e discussão, considerações finais, referências, apêndices ou anexos.

12 Modelo de Sumário

13 Modelo de referências

14 referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – apresentação. 3. ed. Rio de Janeiro: p. PINTO, A. R. et al. Manual de normalização de trabalhos acadêmicos. Viçosa, MG, p. Disponível em:< Acesso em: 27 jan SILVA, A.M.; FREITAS, M.S. de.; FRANÇA, M. N. Guia de normalização de trabalhos técnicos-científicos: projetos de pesquisa, trabalhos acadêmicos, dissertações e teses. 5. ed. rev. e ampl. Uberlândia: UFU, p. ROSSETTO JÚNIOR, A. J.; MATTOS, M. ; BLECHER, S. Metodologia da Pesquisa em Educação Física: construindo sua monografia, artigos e projetos. 3.ed. São Paulo: Phorte, p.


Carregar ppt "Apresentação de trabalhos acadêmicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google