A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Primeira Guerra Mundial (1914–1918)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Primeira Guerra Mundial (1914–1918)"— Transcrição da apresentação:

1 A Primeira Guerra Mundial (1914–1918)

2 A Primeira Guerra Mundial
Ao iniciar o século XX, o avanço do capitalismo, agora na fase monopolista ou financeira, provocou uma desigualdade entre as nações europeias. A disputa por novas áreas, por novos mercados, pela hegemonia do continente acabou por causar uma grande guerra, que ficou conhecida como Primeira Guerra Mundial.

3 Imperialismo: Partilha da África
Professora Fernanda Hernandes

4 POR QUE ACONTECEU A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL?
a) Disputas económicas as grandes potências industrializadas buscavam dificultar a expansão dos países entre as nações industrais concorrentes. b) Disputa Colonial – Neocolonialismo: as potências industrializadas disputam por colónias na África e Ásia. c) Conflitos nacionalistas: em diversas regiões surgiram movimentos nacionalistas com objectivo de agrupar sob um mesmo Estado, povos considerados de mesmas raízes culturais. Entretanto, esses movimentos políticos também estavam vinculados interesses económicos

5 Principais movimentos nacionalistas
Pan-eslavismo- liderado pela Rússia e Sérvia, pregava a união de todos os povos eslavos da Europa. Pan-germanismo, liderado pela Alemanha, pregava a completa anexação de todos os povos germânicos da Europa. Revanchismo Francês – vontade de vingar sua derrota para os alemães na Guerra Franco-Prussiana ( ), recuperar seus territórios e reafirmar o orgulho francês.

6 POLÍTICA DE ALIANÇAS

7 PAZ ARMADA Desde o fim do século XIX até 1914, as nações europeias fortaleceram-se, aumentando o seu poderio bélico. Uma verdadeira corrida armamentista foi alimentando os países. Eles estavam em paz, mas ao mesmo tempo reforçando-se, armando-se para o grande conflito.

8 Momentos de crise antes da Guerra
Os Incidentes na África * 1881 França X Itália → região da Tunísia Os franceses venceram deixando os italianos ressentidos. * 1905 e 1911, França X Alemanha → Marrocos, no norte da África. Desde a guerra Franco- Prussiana, a rivalidade entre os dois países só aumentava.

9 Professora Fernanda Hernandes
Os Incidentes nos Bálcãs A Áustria anexou as províncias turcas da Bósnia e da Herzegovina, provocando reacção da Rússia e da Sérvia. Professora Fernanda Hernandes

10 Causa imediata (estopim)
O Assassinato do Príncipe Francisco Ferdinando (28/06/1914) – herdeiro do trono austríaco, por um fanático estudante da Bósnia, Gravilo Princip, na cidade de Sarajevo.

11 Alianças militares europeias em 1915
Alianças militares europeias em A Tríplice Aliança está representada em castanho, a Tríplice Entente em cinza e as nações neutras em amarelo

12 FASES DA GUERRA a) Guerra do Movimento (1914) – Rápida ofensiva das forças alemãs. Na batalha do Marne os alemães foram derrotados, obrigando-os a retroceder para Leste, depois de perderem milhares de soldados e armamentos. Essa batalha salvou momentaneamente a França. Mas os alemães, não podendo levar avante a investida inicial, firmaram-se no Nordeste da França, abrindo trincheiras, como o fizeram também os Franceses, os Ingleses e os Belgas.

13 Guerra de Trincheiras ( ) – Abriram-se trincheiras em toda a frente ocidental. O armamento e o aparelhamento aéreo despertaram um novo surto industrial acelerado. Novas armas apareceram.

14 Professora Fernanda Hernandes

15 De cima para baixo e da esquerda para a direita:
Trincheiras na Frente Ocidental; o avião bi-planador Sopwith Camel; um tanque britânico Mark I cruzando uma trincheira; uma metralhadora automática comandada por um soldado com uma máscara de gás; o afundamento do navio de guerra Real HMS Irresistible após bater numa mina.

16 1917 – o ano da mudança Saída da Rússia – Com o triunfo da Revolução Russa de 1917, onde os bolcheviques estabeleceram-se no poder, foi assinado um acordo com a Alemanha para oficializar sua retirada do grande conflito. Este acordo chamou-se Tratado de Brest-Litovsk, que impôs duras condições para a Rússia.

17 Entrada dos Estados Unidos – Os norte-americanos tinham muito investimentos nesta guerra com seus amigos aliados (Inglaterra e França). Era preciso garantir o recebimento de tais investimentos. Utilizou-se como pretexto o afundamento do navio "Lusitânia", que conduzia passageiros norte-americanos.

18 CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA
Perdas humanas e materiais dos países envolvidos Desmembramento do império Austro- Húngaro. A hegemonia do militarismo francês, em decorrência do desarmamento alemão. A Inglaterra dividiu sua hegemonia marítima com os Estados Unidos. O enriquecimento dos Estados Unidos. Surgimento da Sociedade das Nações

19 Tratado de Versalhes O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente. Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre o oceano e sobre o continente africano, e uma restrição ao tamanho do exército. A Alemanha também aceitou reconhecer a independência da Áustria. O tratado foi ratificado pela Liga das Nações.

20 Professora Fernanda Hernandes


Carregar ppt "A Primeira Guerra Mundial (1914–1918)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google