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Avaliação como ferramenta de mudança na rede de atenção a saúde

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Apresentação em tema: "Avaliação como ferramenta de mudança na rede de atenção a saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação como ferramenta de mudança na rede de atenção a saúde
Ana Lucia Ribeiro de Vasconcelos CPqAM / FIOCRUZ-PE

2 “Avaliar consiste fundamentalmente em fazer um julgamento de valor a respeito de uma intervenção, um serviço ou sobre qualquer um de seus componentes, com o objetivo de ajudar na tomada de decisão” (Contandriopoulos et al., 1997) “Avaliar nãe é provar se houve sucesso ou fracasso, mas sim melhorar cada vez mais o programa, um serviço, etc.” , um serviç (Kellogg Foundation, 1998)

3 Avaliação como ferramenta de mudança implementação de algo
Avaliar Explicar as relações entre intervenções e resultados / impactos. , um serviç

4 Monitoramento & Avaliação (M&A)
Como ferramenta de mudança de uma intervenção, um serviço, um programa, etc a avaliação deve ser pensada desde o momento de seu planejamento e executada de forma continua ao longo de toda a sua implementação. A imp Monitoramento & Avaliação (M&A)

5 Usos da Avaliação Melhoria do Programa
Compartilhamento de resultados com parceiros Prestação de Contas (Imputabilidade) (MS-PN DST/AIDS. Manual da oficina de capacitação em avaliação com foco na melhoria do programa, 2007)

6 Diagrama Guia para identificação de pontos críticos e programação.
SAÚDE GERÊNCIA RESULTADO ESTRUTURA PROCESSO Redução da TV do HIV e Controle da doença materna - O Programa está organizado / administrado de forma adequada? - Os recursos estão disponíveis aonde deveriam ? - As metas propostas são factíveis, epidemiologicamente falando? Os gestores e profissionais de saúde envolvidos estão motivados? Os obstáculos foram negociados? O Programa proposto para a Prevenção da TV do HIV e controle da doença materna é efetivo? Fonte: Tese de Doutorado Vasconcelos, A.L.R (2005) adaptado do modelo proposto por Ewart 1991, p. 488 Diagrama Guia para identificação de pontos críticos e programação.

7 Incorporar M&A na rotina
Usos da Avaliação e Promoção da Gestão e Desempenho dos Executores do programa Melhoria do Programa Busca de Eficiência Incorporar M&A na rotina

8 M&A Como Ferramenta de Mudança
Quem executa a ação é o primeiro elo de uma cadeia que gera, consolida e analisa os dados. Promoção da Gestão e Desempenho dos Executores do programa , um serviç Busca de Eficiência Melhoria do Programa

9 Modo de pensar avaliativo
Intervenção Planejada Executada Nível de implementação Existe uma diferença? Essa diferença é aceitável? Como explicar essa diferença? Efeitos na população alvo Planejados Alcançados Nível de desempenho Existe uma diferença? Essa diferença é aceitável? Como explicar essa diferença? (MS-PN DST/AIDS. Manual da oficina de capacitação em avaliação com foco na melhoria do programa, 2007)

10 Modo de pensar avaliativo
Existe uma diferença? (descrever + comparar) Essa diferença é aceitável? (comparar + negociar + julgar) Como explicar essa diferença? (descrever + analisar) (MS-PN DST/AIDS. Manual da oficina de capacitação em avaliação com foco na melhoria do programa, 2007)

11 Processo Avaliativo Descrição Comparação (padrão-ouro) Explicação Julgamento de mérito Recomendações

12 Institucionalização da Avaliação
e Dar começo a “uma pratica inerente as ações e as organizações de saúde, visando a qualificação dos processos”. . Uso da Avaliação como instrumentalização dos interesses dos atores Tanaka, 2006 Potvin e Gendron, 2006 Incorporação da avaliação ao sistema, possibilitando monitorar a capacidade dos serviços em responder as necessidades de saúde, Criar uma cultura de avaliação, permitindo que qualquer decisão seja tomada com base em evidencias comprovadas. Takeda e Talbot,, 2006 Contandriopoulos, 2006 Fonte: Samico, I et al., 2010

13 Institucionalização da Avaliação
“...capacidade de gerir informações buscando orientar as intervenções para objetivos claramente definidos, ao mesmo tempo em que permite subsidiar a formulação das políticas na busca pela garantia da efetividade, da eficiência, da responsabilidade, da democracia e da confiança da população nos serviços públicos (Gertler, 2007; Felisberto et al., 2008)”. Fonte: Samico, I et al., 2010

14 Mecanismos institucionais e Uso da Avaliação
Institucionalização da Avaliação Construção da Capacidade Avaliativa Formação profissional Uso da Avaliação Influencia Melhorias Sociais Fonte: Samico, I et al., 2010 adaptado de Hartz et al., 2008. Integralidade

15 OBRIGADA


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