A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMBRIOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMBRIOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 EMBRIOLOGIA

2 A embriologia estuda as modificações que ocorrem nos seres vivos
Introdução A embriologia estuda as modificações que ocorrem nos seres vivos desde a formação da célula ovo até a completa formação do embrião. O desenvolvimento embrionário é dividido em 3 etapas, são elas: * Segmentação * Gastrulação * Organogênese

3 Tipos de Óvulos São classificados de acordo com a quantidade e distribuição de vitelo. Mamíferos Anfíbios e Peixes

4 Segmentação ou Clivagem
São divisões celulares, sucessivas e rápidas, que ocorrem após a formação do zigoto e originam células chamadas blastômeros; o conjunto de blastômeros forma uma esfera maciça de células, a MÓRULA.

5 Tipos de Segmentação Segmentação total ou holoblástica
Segmentação parcial ou meroblástica OBS: O tipo de segmentação tem relação direta com a quantidade e a distribuição de vitelo.

6 Blastulação A mórula originará a blástula pela absorção de líquidos. O acúmulo destes líquidos irá gerar um afastamento dos blastômeros e a formação de uma cavidade mais central, a BLASTOCELE.

7 Gastrulação É o processo de transformação da blástula em gástrula, durante o qual as células continuam a se dividir e passa a ocorrer aumento do volume do embrião. Três outras características da gastrulação são muito importantes : • Formação dos folhetos embrionários; • Formação do arquêntero (intestino primitivo); • Formação do blastóporo (orifício de comunicação do arquêntero com o exterior). OBS: - Deuterostômios são animais cujo blastóporo dará origem ao ânus. Ex.: mamíferos - Protostômios são animais cujo blastóporo dará origem à boca. Ex.: minhocas

8 Neurulação

9 Nêurula

10 Desenvolvimento Embrionário
Segmentação: Gastrulação: Organogênese: . Zigoto . Mórula . Blástula . Gástrula . Nêurula

11 ORGANOGÊNESE O embrião atinge a fase de nêurula. Compreende a formação do mesoderma. A partir daí, o mesoderma induz a ectoderme a formar o tubo neural. Na nêurula, já se observa o celoma. A conclusão do desenvolvimento embrionário se dá com o processo organogenético, isto é, de formação de órgãos. DESTINO DOS FOLHETOS EMBRIONÁRIOS: ECTODERMA: sistema nervoso, epiderme e anexos (glândulas, pêlos e unhas), córnea, cristalino, mucosa bucal, nasal e anal. MESODERMA: esqueleto, músculos, cartilagens, sangue, derme, sistema geniturinário. ENDODERMA: epitélio de revestimento do tubo digestório (exceto oral e anal), glândulas anexas ao tubo digestório, sistema respiratório, tiróide e paratireóide, revestimento do sistema geniturinário.

12 ANEXOS EMBRIONÁRIOS 1- SACO VITELINO: Tem a função de nutrição, nos mamíferos ele se atrofia com o tempo, pois a placenta assume essa função. 2- ÂMNION: Tem a função de produção do líquido amniótico que protege o embrião contra choques mecânicos e dessecação, mantém a temperatura do corpo e permite a movimentação do embrião. 3- ALANTÓIDE: órgão de excreção, nos seres humanos ele se atrofia e a placenta desenvolve esta função, mas os seus vasos sanguíneos darão origem ao cordão umbilical (comunicação entre a placenta e o embrião). 4- CÓRION: isola o embrião da resposta imunológica da mãe e participa do processo de formação da placenta. PLACENTA: é responsável pelas trocas (nutrientes, água, anticorpos, hematose, hormônios) entre o feto e a mãe, sem que haja mistura de sangue.

13


Carregar ppt "EMBRIOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google