A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo

2 DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo
Um componente essencial do desenvolvimento humano: As pessoas devem ter acesso a iguais oportunidades, de modo que possam participar e se beneficiar dos frutos e das oportunidades criadas pelo processo de crescimento econômico.

3 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
A estratégia de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL visa a promover a harmonia entre os seres humanos e entre a humanidade e a natureza; É necessário assegurar às gerações futuras a oportunidade de usufruir, pelo menos, o mesmo nível de bem-estar hoje disponível.

4 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
A AMEAÇA À SOBREVIVÊNCIA HUMANA EM FACE DA DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS A extinção das espécies da fauna e flora; O aquecimento da temperatura devido à emissão de gases poluentes; A QUESTÃO AMBIENTAL OCUPAR UM LUGAR DE DESTAQUE NOS DEBATES INTERNACIONAIS.

5 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
A preocupação da comunidade internacional com os limites do desenvolvimento do planeta datam da década de 60; Quando começaram as discussões sobre os riscos da degradação do meio ambiente.

6 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
Tais discussões ganharam tanta intensidade que levaram a ONU a promover uma Conferência sobre o Meio Ambiente em Estocolmo (1972).

7 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
No mesmo ano, (1972) pesquisadores do “Clube de Roma” publicaram o estudo Limites do Crescimento; O estudo concluía que, mantidos os níveis de industrialização, poluição, produção de alimentos e exploração dos recursos naturais, o limite de desenvolvimento do planeta seria atingido, no máximo, em 100 anos.

8 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
PROVOCANDO UMA REPENTINA DIMINUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL E DA CAPACIDADE INDUSTRIAL.

9 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – A EXPRESSÃO ENTRA EM CENA Em 1983, a ONU cria a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento como um organismo independente.

10 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
“EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL” o relatório Nosso Futuro Comum (1987) define o desenvolvimento sustentável com sendo: “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades”

11 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
As cinco dimensões da sustentabilidade  ecológica cultural espacial sustentabilidade social econômico

12 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
A SUSTENTABILIDADE SOCIAL – que se entende como a criação de um processo de desenvolvimento sustentado por uma civilização com maior equidade na distribuição de renda e de bens, de modo a reduzir o abismo entre os padrões de vida dos ricos e dos pobres.

13 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA Que deve ser alcançada através do gerenciamento e alocação mais eficientes dos recursos e de um fluxo constante de investimentos públicos e privados.

14 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
A SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA – que pode ser alcançada através do aumento da capacidade de utilização dos recursos, limitação do consumo de combustíveis fósseis e de outros recursos e produtos que são facilmente esgotáveis, redução da geração de resíduos e de poluição, através da conservação de energia, de recursos e da reciclagem

15 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
A SUSTENTABILIDADE ESPACIAL – que deve ser dirigida para a obtenção de uma configuração rural-urbana mais equilibrada e uma melhor distribuição territorial dos assentamentos humanos e das atividades econômicas.

16 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
A SUSTENTABILIDADE CULTURAL Incluindo a procura por raízes endógenas de processos de modernização e de sistemas agrícolas integrados, que facilitem a geração de soluções específicas para o local, o ecossistema, a cultura e a área.

17 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
O BRASIL - como um país detentor da megadiversidade e ao mesmo com elevada taxa de desmatamento, possui um papel relevante na elaboração de políticas públicas ligadas a biodiversidade.

18 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
Em 1991 iniciaram-se as negociações formais entre os países, que culminaram com a realização, em 1992, da "Conferência da Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento", também conhecida como "Cúpula da Terra" ou RIO 92.

19 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
CONFERÊNCIA RIO 1992 FORAM ASSINADOS CINCO DOCUMENTOS Convenção sobre Biodiversidade (CDB); Convenção sobre Mudanças do Clima; Agenda 21; Princípios para Administração Sustentável das Florestas; Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

20 DESENVOLVIMENTO: Sustentado
A formação do arcabouço jurídico e normativo que trata dos recursos naturais brasileiros teve início no período da ditadura Vargas e Estado Novo (1930/46); Ocorreu avanços legais e normativos alcançados, notadamente o Capítulo de Meio Ambiente da Constituição Federal de 1988, MANTÉM-SE ATÉ HOJE.

21 DESENVOLVIMENTO: Participativo
Significa não apenas o desenvolvimento para as pessoas e desenvolvimento das pessoas, mas também pelas pessoas.

22 DESENVOLVIMENTO: Participativo
CONSULTA AOS SEGMENTOS DA COMUNIDADE Diretamente afetados, quando da concepção, elaboração, implementação e avaliação de programas e projetos específicos, relacionados com o desenvolvimento, como meio para assegurar sua eficiência e sustentabilidade.

23 DESENVOLVIMENTO: Participativo
É importante a vitalidade de uma sociedade civil atuante na vida pública para a boa governância e para o desenvolvimento participativo; A participação da sociedade civil é importante para assegurar a transparência das ações e para permitir o combate eficiente à corrupção no setor público.


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google