A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faro do Alentejo A minha aldeia Faro do Alentejo, foi fundada em 1616, na herdade de S. Luís de Jacentes ( hoje Assentes ), pertença de D. Estêvão de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faro do Alentejo A minha aldeia Faro do Alentejo, foi fundada em 1616, na herdade de S. Luís de Jacentes ( hoje Assentes ), pertença de D. Estêvão de."— Transcrição da apresentação:

1

2 Faro do Alentejo

3 A minha aldeia Faro do Alentejo, foi fundada em 1616, na herdade de S. Luís de Jacentes ( hoje Assentes ), pertença de D. Estêvão de Faro - Conde de Faro e comendador de S. Salvador de Jones. Pertenceu ainda a D. Diniz de Faro, foi o segundo e último Conde de Faro e a D. Juliana de Faro que foi Condessa de Faro. Foi Vila, designada antigamente por Farinho, terra muito fértil especialmente de cereais. Em 1775, o donatário da povoação era o D. José Luís de Vasconcelos e Sousa, 6.º Conde de Pombeiro e 1.º Marquês de Belas. O seu pároco era da apresentação da Mitra. Em 1772, era pároco de Faro do Alentejo o padre Silvestre Asario, de trinta e dois anos de idade. Em 1774, o pároco recebia anualmente 150 alqueires de trigo e, em 1775, diz receber de côngruas 10 quarteiros de trigo, que, vendidos ao preço ordinário, rendiam cerca de 36 mil réis. Em 1734, tinha 78 fogos e 264 almas, e em 1767, 60 fogos; em 1874, 90 fogos e 320 moradores. O censo de 1970 dava-lhe 687 habitantes.

4 Símbolos heráldicos Brasão · Escudo de ouro, aspa de vermelho acompanhada de quatro espigas de trigo de verde, postas em pala.· Coroa mural de prata de três torres.· Listel branco, com a legenda a negro: " FARO DO ALENTEJO Bandeira · Verde· Cordão e borlas de ouro e verde. · Haste e lança de ouro Brasão  E s c u d o d e o u r o, a s p a d e v e r m e l h o a c o m p a n h a d a d e q u a t r o e s p i g a s d e t r i g o d e v e r d e, p o s t a s e m p a l a.  C o r o a m u r a l d e p r a t a d e t r ê s t o r r e s.  L i s t e l b r a n c o, c o m a l e g e n d a a n e g r o : " F A R O D O A L E N T E J O Bandeira  Verde Cordão e borlas de ouro e verde.  Haste e lança de ouro Verde Cordão e borlas de ouro e verde.  Haste e lança de ouro

5 São Luís de Faro O templo, construído na segunda década do século XVII, está situado num pequeno adro limitado por um muro baixo e cruzeiro de pedra. A fachada muito sóbria, de empena triangular rematada por acrótério com cruz, apresenta óculo aberto e sotoposto, portal emoldurado adintelado. O campanário tem dois olhais de volta perfeita, aletas laterais e remate de enrolamento centrado por pináculos. Dois sinos de bronze datados de 1846, ostentando o maior a seguinte inscrição: J.H.S. Maria. Joze. Francisco de Oliveira me fez. No menor vê-se uma cruz em relevo. A escadaria de acesso ao campanário é exterior e adossada ao alçado norte. Sobre a nave, telhado de duas águas. A cabeceira é coberta por cúpula rematada com lanternim. Envolvendo a zona da cabeceira encontram-se as casas da sacristia. A Igreja de planta rectangular, é coberta por abóboda de berço dividida em três tramos, assente numa cornija bastante saliente. Na parede do lado do Envangelho abre-se uma pequena capela baptismal, de arco redondo, com pia de pedra e em cuja parede fundeira se pode ver ingénua pintura a fresco, de motivos florais. Na mesma parede, pode ver-se pulpito de madeira torneada, do século XVII. As paredes laterais do arco de triunfo são totalmente cobertas por pinturas a fresco, de belo colorido, da época de seiscentos, atribuidos a um mestre desconhecido do ciclo tardo-maneirista (c.ª de 1620-1630),bejense ou eborense. Na parede do lado do Envangelho, existem, na parede superior, cinco painéis com figuras de S. Jerónimo, S. Barnabé, Sta. Maria Madalena, S. Francisco. A parede testeira é coberta por pintura a fresco bastante mutiladas. O arco de triunfo apresenta, na parte superior, motivos florais e na parte inferior, um alto lambril imitando azulejo de padrão da capela-mor. Na parte superior das paredes desta reconhecem-se os Quatro Evangelistas e Anjos Músicos. Altar-mor de talha polícroma, barroca, com nicho envidraçado onde se venera Cristo Crucificado, imagem em madeira do século XVII, tal como outras que se expõem sobre a banqueta.

6 Trabalho elaborado por: João Gonçalves Nº14 9ºA E.B.I Fialho de Almeida, Cuba


Carregar ppt "Faro do Alentejo A minha aldeia Faro do Alentejo, foi fundada em 1616, na herdade de S. Luís de Jacentes ( hoje Assentes ), pertença de D. Estêvão de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google