A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO - VLADIMIR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO - VLADIMIR"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO - VLADIMIR
1 – OBJETIVO 2 – DOCUMENTAÇÃO 3 – SIGLAS 4 – DEFINIÇÕES 5 – MECANISMO DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE 6 – ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO* 7 – TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES 8 – SELO DE IDENTIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE

2 9 – AUTORIZAÇÃO PARA O USO DO SELO DE IDENTIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE
10 – RESPONSABILIDADES E OBRIGAÇÕES 11 – PENALIDADES 12 – USO DE LABORATÓRIO DE ENSAIO 13 – ATIVIDADES EXECUTADAS POR OCP ESTRANGEIROS ANEXO A – AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DO PROCESSO PRODUTIVO DO FABRICANTE ANEXO B – SELO DE IDENTIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE

3 6 – ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO*
1. MÉTODO Nº1 – PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO REALIZADO POR MEIO DE ENSAIOS INICIAIS, AVALIAÇÕES INICIAL E PERIÓDICAS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DA FABRICAÇÃO E AUDITORIAS DE ACOMPANHAMENTO. 2. MÉTODO Nº2 – PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO REALIZADO POR MEIO DO LOTE DE FORNECIMENTO, ONDE A AUTORIZAÇÃO PARA O USO DO SELO DE IDENTIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE ESTARÁ SOMENTE VINCULADA AO LOTE DE FORNECIMENTO AVALIADO. NESTE CASO, NÃO SERÃO PERMITIDOS PROCESSOS PARA MANUTENÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DO USO DO REFERIDO SELO.

4 MÉTODO 1 ENSAIOS INICIAIS – O ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO – (OCP) COLETA A AMOSTRA DE CAPACETES NA EXPEDIÇÃO DA FÁBRICA DE UM MESMO LOTE DE FABRICAÇÃO E ENCAMINHA AO LABORATÓRIO CREDITADO PELO INMETRO PARA REALIZAÇÃO DE TODOS OS ENSAIOS DA NBR8221, SENDO 09 CAPACETES EX. BRANCO E MAIS 02 DAS OUTRAS CORES E NO CASO DA COR AZUL MAIS 05 AMOSTRA DE CADA TONALIDADE DE AZUL. OBS1. SERÃO UTILIZADAS AMOSTRAS EM TRIPLICATA. OBS2. CASO HAJA REPROVAÇÃO, SERÁ UTILIZADA A CONTRAPROVA. OBS3. QUALQUER ITEM NÃO ATENDIDO SERÁ CONSIDERADO REPROVADO.

5 MÉTODO 1 AUDITORIA INICIAL- O OCP ANALISARÁ AS CÓPIAS DOS RELATÓRIOS DAS AUDITORIAS DO SISTEMA EMITIDO PELO ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE – OCS; REGISTROS DE AÇÕES CORRETIVAS APONTADAS PELA OCS; REGISTROS DE CONTROLE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO; REGISTROS DE INSPEÇÃO E RECEBIMENTO DE MATÉRIAS PRIMAS; REGISTROS DE INSPEÇÃO E ENSAIOS, DURANTE E AO FINAL DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO. OBS. O OCP PODERÁ SOLICITAR OUTROS DOCUMENTOS CASO NECESSÁRIO.

6 MÉTODO 1 EMISSÃO DO ATESTADO DE CONFORMIDADE- APÓS A APROVAÇÃO EM TODAS AS ETAPAS O OCP COM BASE NO PARECER DA COMISSÃO DE CERTIFCAÇÃO E ASSINATURA DO CONTRATO ENTRE O OCP E O SOLICITANTE, O OCP EMITE O ATESTADO DE CONFORMIDADE ONDE AUTORIZA O USO DO SELO DE IDENTIFICAÇÃO, SENDO ESSA ATESTADO PRÉ-REQUISITO PARA A OBTENÇÃO DO CA JUNTO AO MTE.

7 MÉTODO 1 ENSAIOS DE MANUTENÇÃO – O OCP DEVE PROGRAMAR UMA AUDITORIA POR ANO NO MÍNIMO E AS AMOSTRAS SERÃO COLETADAS NO MERCADO EM QUANTIDADE NECESSÁRIAS PARA A REALIZAÇÃO COMPLETA DOS ENSAIOS (EM TRIPLICATA). “CASO OCORRA REPROVAÇÃO DO PRODUTO”, NOS ENSAIOS DE MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO, O OCP SUSPENDERÁ A AUTORIZAÇÃO DO USO DO SELO, QUE PODERÁ SER SOMENTE PARA O MODELO REPROVADO; O FABRICANTE DEVERÁ TOMAR AÇÕES QUE IMPEÇAM QUE OS LOTES REPROVADOS CONTINUEM SENDO ENVIADOS AO MERCADO E DEVE APRESENTAR AÇÕES PARA A RETIRADA DOS LOTES QUE JÁ ESTEJAM NO MERCADO.

8 MÉTODO 1 “CASO OCORRA REPROVAÇÃO DO PRODUTO”, O FABRICANTE TERÁ 30 DIAS PARA APRESENTAR AÇÕES CORRETIVAS. SE O FABRICANTE NÃO ATENDER AO PRAZO ESTABELECIDO, O USO DO SELO SERÁ CANCELADO O QUE TAMBÉM ACARRETARÁ NO CANCELAMENTO DO CA EMITIDO PELO MTE.

9 REALIZADO POR MEIO DA AVALIAÇÃO DO LOTE DE FORNECIMENTO
MÉTODO 2 REALIZADO POR MEIO DA AVALIAÇÃO DO LOTE DE FORNECIMENTO SOLICITAÇÃO DE INÍCIO DO PROCESSO – SERÁ FEITA UMA SOLICITAÇÃO FORMAL AO OCP ESPECIFICANDO O PRODUTO, A QUANTIA E A IDENTIFICAÇÃO DO(S) MODELO(S) E DOS LOTES DE FABRICAÇÃO E EM ANEXO O MEMORIAL DESCRITIVO E SE IMPORTADO A LICENÇA DE IMPORTAÇÃO. ENSAIOS INICIAIS – O OCP COLETA A AMOSTRA DE CAPACETES, CONFORME O PLANO DE AMOSTRAGEM DA NBR5426:1985, E ENCAMINHA AO LABORATÓRIO CREDITADO PELO INMETRO PARA REALIZAÇÃO DE TODOS OS ENSAIOS DA NBR8221.

10 MÉTODO 2 “CASO OCORRA REPROVAÇÃO DE ALGUM MODELO ENSAIADO”– O LOTE DE FABRICAÇÃO DO QUAL FORAM RETIRADAS AS AMOSTRAS SERÁ CONSIDERADO REPROVADO E NÃO DEVE SER LIBERADO PARA COMERCIALIZAÇÃO. OS CAPACETES DO MESMO MODELO E LOTE DEVEM SER DESTRUIDOS, COM O ACOMPANHAMENTO DO OCP E NO CASO DOS CAPACETES IMPORTADOS DEVERÁ SER APRESENTADO AO OCP DOCUMENTOS QUE COMPROVEM A DEVOLUÇÃO AO PAÍS DE ORIGEM .

11 MÉTODO 2 EMISSÃO DO ATESTADO DE CONFORMIDADE- CUMPRIDOS TODOS OS REQUISITOS O OCP COM BASE NO PARECER DA COMISSÃO DE CERTIFCAÇÃO E ASSINATURA DO CONTRATO ENTRE O OCP E O SOLICITANTE, O OCP EMITE O ATESTADO DE CONFORMIDADE ONDE AUTORIZA O USO DO SELO DE IDENTIFICAÇÃO, SENDO ESSA ATESTADO PRÉ-REQUISITO PARA A OBTENÇÃO DO CA JUNTO AO MTE.

12 MÉTODO 2 PRODUTOS NÃO CONFORMES NO MERCADO- O OCP NOTIFICA IMEDIATAMENTE AO FABRICANTE OU IMPORTADOR PARA O RECOLHIMENTO DO PRODUTO NÃO-CONFORME NO MERCADO, ESTIPULANDO UM PRAZO NÃO SUPERIOR A 5 (CINCO) DIAS ÚTEIS. A COMERCIALIZAÇÃO DO MODELO NÃO-CONFORME SERÁ INTERROMPIDA ATÉ QUE NOVOS ENSAIOS E/OU VERIFICAÇOES COMPROVEM AS AÇÕES CORRETIVAS IMPLANTADAS. O NÃO CUMPRIMENTO DAS NOTICIAÇÕES DO OCP A AUTORIZAÇÃO DO USO DO SELO SERÁ SUSPENSA E O OCP IRÁ COMUNICAR AO INMETRO PARA QUE SEJA FEITA A FISCALIZAÇÃO DO PRODUTO.

13 UTILIZAÇÃO DO SELO DE IDENTIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE
O SELO SERÁ APOSTO NA EMBALAGEM DOS CAPACETES E NO PRÓPRIO CAPACETE, SENDO VISÍVEL, LEGÍVEL E INDELÉVEL DEVE SER GRAVADO NA PARTE INTERNA FRONTAL DA ABA (TIPOS 1 E 2) OU NA PARTE INTERNA NA ALTURA DA TESTA (TIPO 3), PORÉM NUNCA DEVE ESTAR ENCOBERTO PELA CARNEIRA.

14 OBRIGADO!!!!!!!!!!! VLADIMIR


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO - VLADIMIR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google