A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução dos cravos 25 abril (1974)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução dos cravos 25 abril (1974)"— Transcrição da apresentação:

1 Revolução dos cravos 25 abril (1974)
Gema Rivero Mangas y Laura Pérez Pérez

2 Introdução * A Revolução dos Cravos é o nome dado ao golpe de estado militar que derribou, num só dia, sem grande resistência das forças leais ao governo -que cederam perante a revolta das forças armadas- o régime político que vigorava em Portugal desde 1926, era um régime conservador, antidemocrático e represivo.

3 Antecedentes * O Estado Novo (nombre do régime político autóritario e corporativista que vigorou em Portugal durante 41 anos até a aprovação da nova Constitução) possuía uma polícia política, a PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado) que perseguia aos opositores do régime. Portugal manteve uma política de força, tendo sido obrigado, a partir do início dos anos 60, a defender militarmente as colónias contra os grupos independentistas em Angola, Guiné e Moçambique. O país permaneceu pobre até à década de 1960.

4 António de Oliveira Salazar Político e economista português, que gobernou Portugal como presidente do Conselho de Ministros, num régime dictatorial. Foi substituído por Marcelo Caetano al padecer uma enfermedad. Morreu no ano 1970

5 * Marcelo Caetano Político português, presidente do Conselho de Ministros, vencido pela denominada Revolucão dos Cravos, no dia 25 de abril de 1974. Morreu no ano 1980.

6 * A PIDE (Polícia Internacional de Defensa ao Estado)
* Foi a polícia política do régime fascista do Estado Novo em Portugal. Os origens da PIDE remontam-se ao ano 1933, baixo a direção do Salazar. O final da PIDE coincidiu com um dos sucessos mais dramáticos da Revolução dos Cravos, agentes secretos abrierom fogo e morrerom quatro pessoas.

7 Preparação do 25 de Abril (1974)
* Numa reunião de capitães, em 9 de Setembro de 1973 dá origem ao Movimento das Forças Armadas (MFA) No dia 14 de Março o governo demite os generais Spínola e Costa Gomes dos cargos de Vice-Chefe e Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, por estes se terem recusado a participar numa cerimónia de apoio ao regime. No dia 24 de Março a última reunião clandestina decide o derrube do regime pela força.

8 * Salgueiro Maia: foi um dos distintos capitães do Exército Português que liderou as forças revolucionárias durante a Revolução dos Cravos, que marcou o final da ditadura em Portugal.

9 General Spínola: Militar e político português
* General Spínola: Militar e político português. Foi o primer presidente da República después da Revolução dos cravos.

10 O espiritú do povo lisboeta era um espiritú de esperança
* O espiritú do povo lisboeta era um espiritú de esperança. As pessoas começaram a juntar-se nas ruas apoiando aos soldados revoltosos. Alguém começou a distribuir cravos vermelhos pelos soldados que os colocaram nos canos das espingardas.

11 Música e Poesía * A música que anunciou o início da Revolução dos Cravos foi a canção “Grândola, Vila Morena”, a canção sonou na rádio para dar a sinal do començo da Revolução.

12 Grândola, vila morena terra da fraternidade o povo é quem mais ordena dentro de ti ó cidade. Dentro de ti ó cidade o povo é quem mais ordena terra da fraternitate Grândola, vila morena. Em cada esquina um amigo, em cada rosto igualdade Grândola, vila morena terra da fraternidade Grândola, vila morena em cada rosto igualdade o povo é quem mais ordena dentro de ti ó cidade. A sombra duma azinheira que ja não sabia a idade jurei ter por companheira Grândola, vila morena. Grândola a tua vontade jurei ter por companheira a sombra duma azinheira que ja não sabia idade.

13 Poema de Sophia de Mello Breyner:
Esta é a madrugada que eu esperava O dia inicial inteiro e limpo Onde emergimos da noite e do silêncio E livres habitamos a substância do tempo

14 Consequências * A extinção da polícia política (PIDE/DGS) e da Censura. *No dia 25 de Abril de 1975 realizaram-se as primeiras eleições livres, para a Assembleia Constituinte. *A guerra colonial acabou e as colónias africanas e Timor-Leste tornaram-se independentes.

15 * Foi elaborada uma nova Constituição e estabelecida uma democracia parlamentar.
A constituição foi aprovada em 1976

16 Portugal hoje * Portugal continua a ser uma Republica e um pais democrático. Os portugueses estão orgulhosos desta Revolução já que tornou a vida dos portugueses em muitos aspectos, a vida portuguesa ía ser melhor a partir desse momento.

17 Conclução e valoração pessoal
* Nós pensamos que a Revolução dos Cravos foi um raio de esperança para os outros países que viviam uma dictadura (Espanha, por exemplo) que mais tarde lograrom uma victoria e aprendiendo dos erros dos outros. Nós também pensamos que a Espanha devería ter uma República também, como Portugal.

18


Carregar ppt "Revolução dos cravos 25 abril (1974)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google