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Agenda 1. Visão Geral 1 2. Crescimento da Base de Clientes 3

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Apresentação em tema: "Agenda 1. Visão Geral 1 2. Crescimento da Base de Clientes 3"— Transcrição da apresentação:

0 Apresentação Corporativa
Novembro

1 Agenda 1. Visão Geral 1 2. Crescimento da Base de Clientes 3
3. Resultado Operacional 4. Endividamento e Indicadores Financeiros

2 Visão Geral Região I Cobertura Nacional
= Concessão de telefonia fixa (Local/LD) = Licença para operação de telefonia móvel Empresa integrada de Telecom (Set/04) 15,2 milhões de linhas em serviço 5,7 milhão de assinantes na telefonia móvel 429 mil acessos ADSL (Velox) Área de Concessão - Serviço Local e SMP 65% do território brasileiro/ 93 milhões de habitantes 40% PIB Brasileiro Mais de 20 milhões de domicílios Líder nos serviços Local e Longa Distância Após apenas 2 anos de lançamento, a Oi já atingiu segunda posição na Região I Serviços de Dados, Corporativos Call Center (nacionalmente) Cobertura Nacional = Autorização para prestação de serviços de longa distância e transmissão de dados Ação de maior liquidez na Bovespa (TNLP4) ~ US$ 41 m / dia Forte liquidez do ADR na NYSE (TNE) ~ US$ 15 m / dia Free Float: 81% do total das ações Valor de Mercado: R$ 14 bilhões (Out/04)

3 Estrutura Acionária – TNL
BNDESPar - 25% Fiago – 19,9% AG Telecom – 10,28% Telemar Participações S.A. ASSECA Participações – 10,27% Lexpart Part. – 10,28% L.F. Tel - 10,27% 18,9% BrasilCap - 5% Tele Norte Leste Participações S.A. (TNL) Brasil Veículos - 5% Total de Ações: 387,9 milhões Circulação 79,5% / Tesouraria 1,6% Fundação SISTEL - 4% (TNL) 80,9% 100% Total de Ações: 241,7 milhões Circulação 18,7% / Tesouraria 0,4% Telefonia Fixa Contact Center 100% 100% Telefonia Móvel Transmissão de Dados

4 Expansão da Base de Clientes
milhões de clientes Principais Vetores de Crescimento: Habilidade de antecipar o potencial da telefonia móvel e conseguir manter elevado crescimento da base de clientes Capacidade de manter e aumentar o market share em um cenário de fortes mudanças tecnológicas e de mercado. CAGR (98-03) 19,7% ~22,4 21,3 19,2 16,5 Fixa Móvel ADSL

5 Linhas Fixas em Serviço
Milhões de linhas Principais investimentos para expansão da rede de telefonia fixa já realizados; Plataforma totalmente digitalizada em operação; Penetração de telefonia fixa é de ~50% dos domicílios na Região I; Com uma taxa de utilização de 88%, a empresa tem cerca de 2 milhões de linhas disponíveis; Desafio: Aumento da penetração das linhas fixas depende do crescimento sustentado do PIB e de mudanças regulatórias. CAGR (98-01) 23,8% Crescimento Manutenção

6 Mercado de Telefonia Fixa no Brasil
1998 2001 2002 2003 Set/04 LES (milhões)* 20,0 37,4 38,8 39,2 39,1 Telemar 33% 15,2 M Brasil Telecom 9,6 M 20% Região I Região II Linhas em Serviço = 39 mm % da Receita Bruta Total das Concessionárias de Telefonia Fixa (T= R$ 43,6 bi / 9M04) Telefonica 12,4 M 30% Embratel (LDN & LDI) 17% Região III Região IV * Inclui empresas espelhos e outras concessionárias (CTBC, Vesper, GVT e Sercomtel).

7 Mercado de Banda Larga (Broadband) no Brasil
Market Share Brasil* Dez/03 Set/04 Banda Larga no Brasil atingiu 1,9 milhões de acessos (Setembro/04); ADSL representa 85% dos acessos de banda larga no Brasil; Penetração de banda larga no Brasil estimada em 30% dos acessos de internet nos próximos cinco anos*; Desafio: Crescimento de serviços em banda larga a médio / longo prazo depende do aumento da penetração de computadores no país. *Fonte: Estimativas Teleco e Telemar Penetração de Computadores (% das residências) - Dez/03 Brasil * 2003 *Fonte: Pyramid Research

8 ADSL – Telemar (Velox) ADSL (mil acessos) Velox (o ADSL da Telemar) já está presente em 140 cidades da Região I (mais de dez vezes a cobertura das tecnologias alternativas); Velox alcançou 429 mil assinantes em Set/04, com penetração de 2,8% das linhas fixas em serviço; Receita acumulada do Velox em 2004 cresceu 254% em relação aos 9M03; Meta: Aumentar a penetração do Velox na Região I para fidelizar os clientes de telefonia fixa e ampliar a receita média por usuário (ARPU). 480 Receita Bruta (R$ milhões)

9 Mercado de Telefonia Móvel no Brasil
Market Share (Brasil v. Região I) – Set/04 Telefonia Móvel no país está crescendo a taxas superiores a 40% a.a.; Penetração de telefonia móvel no Brasil (33%) e especialmente na Região I (27%) ainda oferecem grande potencial de crescimento; O market share da Oi em sua região alcançou 23% em out/04; Desafio: Aumentar o número de clientes da Oi para 6,7 milhões (+72%) em 2004, com margem EBITDA positiva. Brasil Região I** *Inclui outros grupos: Opportunity ,Nextel, CTBC and Sercomtel. ** Base out/04. Penetração Telefonia Móvel (%) – 0ut/04 Brasil * *Fonte: Pyramid Research

10 Telefonia Móvel Base de Clientes (mil) ~6.700 Mesmo com o aumento da competição, a Oi vem mantendo a liderança em adições líquidas em sua região (~35% de market share no 3T04); O crescimento anual da Oi em set/04 foi de cerca de 2,9 milhões de clientes (+101% sobre set/03); A receita total no 3T04 subiu 60% em 12 meses, enquanto a receita de serviços (ex-venda de aparelhos) subiu 82%. 5.740 5.093 4.408 15% 3.893 15% 15% 85% 2.849 85% 17% 85% 20% 83% 80% Pré-pago Pós-pago Receita Bruta (R$ milhões)

11 Serviços de Call Center
Foco em lucratividade: EBITDA positivo desde o lançamento Posições de atendimento tiveram crescimento médio anual de 61% (01/03), em linha com o aumento da base de clientes e de receitas líquidas (70%) - A Contax tem importantes clientes de vários segmentos, como financeiro, serviços públicos, mídia e comércio varejista. Posições de Atendimento 15.952 12.907 7.337 4.947 Receita Bruta (R$ milhões) 500 459 240 159

12 Composição da Receita Bruta Consolidada – 9M04
Telefonia Fixa Dados & Corporativo Fixo – Móvel (VC1) Inter-Conexão Local Dados 58% Crescimento Moderado Crescimento Elevado Longa Distância (inclui VC2/3) Telefonia Móvel Longa Distância Outros(*) Móvel Crescimento Elevado Crescimento Elevado (*) Telefonia Pública, Voz Avançada, Valor Adicionado, Contax. As quatro principais linhas de negócio da Companhia combinam forte geração de caixa com novas oportunidades de crescimento.

13 Crescimento em Serviços de Longa Distância
Receita Bruta LD - R$ milhões LD como % do Total de Receitas* +26,8% * Inclui fixo-móvel (VC2/3). Telemar detém a liderança de mercado nos serviços de LD na Região I

14 Serviços de Comunicação de Dados
Receita de Dados (bruta) - R$ milhões +32% A Telemar vem conquistando importantes clientes corporativos e de governo desde 2003; O crescimento anual da receita de comunicação de dados vem superando os 30%; O serviço Velox (ADSL) representou 23% da receita de dados nos 9M04 (8% nos 9M03); Meta: Expandir a oferta e o market share de serviços de dados da Telemar no Brasil. Maiores clientes conquistados

15 Receita Bruta Consolidada de Telefonia Móvel
R$ milhões Crescimento anual acumulado (9M04) de 66%, liderado pela expansão das receitas de serviços (assinaturas, ligações efetuadas e SMS), superior a 85%; EBITDA recorrente positivo desde o 1T04; Meta: Manter expansão das receitas de serviços com margem EBITDA crescente. 875 1.454 Aparelhos Serviços 9M03 9M04

16 Receita Líquida Consolidada e EBITDA
R$ milhões Crescimento consistente de receita e de EBITDA apesar da forte expansão da base de clientes; Margens EBITDA continuam elevadas, apesar do maior crescimento relativo da telefonia móvel, cujas margens ainda são inferiores à média da empresa; Meta 2004: Manter margem EBITDA consolidada em torno de 43% no ano. 45% 43% Receita Líquida EBITDA Margem EBITDA

17 Lucro Líquido Consolidado
R$ milhões 1998 1999 2000 2001 2002 2003 9M03 9M04 Aumento no EBITDA e redução do endividamento, com menores despesas financeiras, contribuíram positivamente para o resultado acumulado de 2004.

18 CAPEX Consolidado R$ bilhões
10,1 Móvel CAPEX 2003: ~12% da receita líquida (17% em 2002); Investimentos consolidados desde 1998: R$ 22 bilhões; Meta: Estabilizar CAPEX abaixo dos 15% da receita líquida nos próximos anos. 2,2 7,9 2,8 2,5 2,2 2,0 2,0 1,7 40% 0,9 Fixo 0,6 1,1 0,4 1,1 1,1 60% 0,7 Metas da Anatel e Licença Móvel (R$ 1,1 bi)

19 Fluxo de Caixa Operacional Consolidado (após investimentos)
Slide 21 Telemar has a very strong and stable cash generation. Having undergone the largest part of our capital investments, Telemar should maintain very healthy free cash flows going forward. On this slide we show a simplified analysis of cash flow generation using only Ebitda less capex, but we can see that the most intense period of cash outflows has past. R$ milhões 9M03 9M04 1999 2000 2001 2002 2003 Tendo cumprido as metas de universalização da telefonia fixa e deslanchado a operação da Oi, a geração de caixa da empresa deve se manter forte.

20 TNL: Pagamento de Dividendos - 1999/2003
Slide 21 Telemar has a very strong and stable cash generation. Having undergone the largest part of our capital investments, Telemar should maintain very healthy free cash flows going forward. On this slide we show a simplified analysis of cash flow generation using only Ebitda less capex, but we can see that the most intense period of cash outflows has past. US$ milhões *Retorno dos Dividendos (“ yield”) Dividendos / JCP 1999 2000 2001 2002 2003 * Baseado em cotações TNLP4 em 29/10/04. Nosso objetivo é continuar mantendo elevado retorno para os nossos acionistas

21 Posição da Dívida e Cronograma de Amortização
R$ milhões Dívida Líquida - Set/04 Cronograma de Amortização da Dívida Bruta - Set/04 R$ milhões R$ milhões * * A este montante deve ser acrescido o valor total desembolsado ao longo do ano para fins do Programa de Recompra de Ações para tesouraria. 4,2 24,1 29,7 13,1 7,4 7,3 14,2 % do total Com a forte geração de caixa estimada, esperamos reduzir a dívida líquida para menos de 1x EBITDA ao final de 2004

22 Indicadores Financeiros
Dívida Líquida* / EBITDA Amortização*/ EBITDA * Final do período ** EBITDA 12 meses * Principal e juros CAPEX / EBITDA Dívida Líquida / EV (Valor da Empresa)* * Final do período.

23 Indicadores Financeiros e de “Valuation”
EV (Valor da Empresa)* / EBITDA Valor de Mercado* / EBITDA * Final do período ** EBITDA 12 meses * Final do período ** EBITDA 12 meses Dividendos / EBITDA EBITDA / Despesa Financeira Líquida

24 Aviso Importante As informações aqui disponíveis foram reunidas de maneira criteriosa dentro da atual conjuntura, baseada em trabalhos em andamento e respectivas estimativas. O uso de termos como “projeta”, “estima”, “antecipa”, “prevê”, “planeja”, “espera”, entre outros, objetiva sinalizar possíveis tendências que, evidentemente, envolvem incertezas e riscos, cujo resultados futuros podem diferir das expectativas atuais. A Telemar não se responsabiliza por operações ou decisões de investimento tomadas com base nas mesmas. Relações com Investidores Rua Humberto de Campos, 425 / 8º andar Leblon Rio de Janeiro -RJ Telefone: ( 55 21) /13/15/1316/1317 Fax: (55 21) Visite nosso website:


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