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O Uso da Bicicleta e o Planejamento Cicloviário

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Apresentação em tema: "O Uso da Bicicleta e o Planejamento Cicloviário"— Transcrição da apresentação:

1 O Uso da Bicicleta e o Planejamento Cicloviário
Boas Práticas para adaptação e Mitigação do Aquecimento Global Lisandro Frigerio Arquiteto e Urbanista São Sebastião Março de 2009

2 A Bicicleta, melhoramentos cicloviários, modos de
Sumário A Bicicleta, melhoramentos cicloviários, modos de transporte e o Aquecimento Global 2. Planejamento cicloviário em cidades da América Latina Bogotá, Colômbia Buenos Aires, Argentina Rio de Janeiro – RJ Porto Alegre – RS São Paulo – SP 3. Proposta de ciclovia em São Sebastião

3 Bicicleta: modo de transporte não motorizado –
A Bicicleta, melhoramentos cicloviários, modos de transporte e o Aquecimento Global Bicicleta: modo de transporte não motorizado – contribui na redução de gases do efeito estufa Nas cidades brasileiras de até 50 mil habitantes representa o principal modo de transporte. O Planejamento Cicloviário deve estar incorporado no planejamento urbano e no plano de mobilidade e transporte dos municípios. Uma questão fundamental para evitar a “sub-utilização” das infra-estruturas cicloviárias (e portanto reduzir as emissões), é a IDENTIFICAÇÃO DA DEMANDA, necessária para o planejamento adequado dos trajetos (pesquisas / questionários com ciclistas) Mudança de Paradigma – “cultura do automóvel” para “valorização do pedestre, espaço público e ciclista”

4  Infraestrutura física
Melhoramentos cicloviários  Infraestrutura física Ciclovia Ciclofaixa Tráfego compartilhado Percurso Atenção! O estacionamento é estratégico para o fomento do uso da bicicleta. Para ser possível usá-la como meio de transporte, o ciclista deve poder deixar a bicicleta em algum lugar Estacionamento Bicicletário Paraciclo  Gerenciamento de tráfego para a bicicleta  Educação de trânsito

5 Tipo de infraestrutura de percurso Via ciclável
Implantação física dos Melhoramentos cicloviários Ciclovia Ciclofaixa Tipo de infraestrutura de percurso Via ciclável Tráfego compartilhado (na calçada) Unidirecional Mão de direção Bidirecional Em cada lado da via/curso d’água Local na via para a implantação Em apenas um lado da via/curso d’água No canteiro central

6 Tráfego compartilhado
Tipo de infraestrutura de percurso Ciclovia É a via, fisicamente definida, destinada à circulação de bicicletas Ciclofaixa É a faixa de rolamento destinada à circulação de bicicletas Tráfego compartilhado É o uso da via por veículos e ciclistas juntos, sem separação de faixa de rolamento. Ou seja: Sinalização!

7 Projetos Funcional, Básico e Executivo
Fases do projeto cicloviário Projetos Funcional, Básico e Executivo Em uma ciclovia há, de modo geral, além do levantamento topográfico cadastral, pelo menos, os seguintes projetos em quase todas as fases: Geométrico Pavimentação Drenagem Sinalização Iluminação Paisagismo Variáveis a serem consideradas no projeto cicloviário ● disponibilidade física ● aptidão topográfica ● número de faixas de rolamento por sentido ● estacionamento permitido ou não ● limites de velocidade ● semaforização ● sinalização ● intensidade de tráfego ● acessibilidade ● presença e tipo de transporte coletivo ● tratamento de piso para ônibus ● pontos de ônibus, terminais, estações ● presença de caminhões ● pólos geradores de viagem ● tipo de pavimento e conservação ● tráfego de pedestres ● tipo e conservação das calçadas ● arborização ● barreiras visuais ● iluminação pública

8 Documentário sobre Aquecimento Global:
“Uma Verdade Inconveniente”, de Davis Guggenheim, com Al Gore (2005)

9 Comparativo entre modos de transporte
Número de pessoas que circulam por hora num espaço de 3,5 m de largura em meio urbano: Figura – Capacidade de transporte por espaço consumido, UITP, 2003

10 Comparativo entre modos de transporte
Tabela comparativa de diversos modos de transporte em relação ao automóvel individual desde o ponto de vista ecológico para igual deslocamento - pessoas/km Medidas máximas de concentracão de poluentes respirados em uma hora por ciclistas e automobilistas para um mesmo percurso e momento

11 Comparativo entre modos de transporte
GRÁFICO – Modo de transporte x tempo de viagem. Fonte: EUROPEAN COMISSION, 1999. O Manual de Planejamento Cicloviário do Ministério dos Transportes, publicado em 2001, aponta as seguintes possibilidades para o uso da bicicleta: ● alcance médio da viagem por bicicleta: 7,5 Km ● competitividade nas viagens urbanas frente a outros modos: 5 Km ● velocidade média: 15 Km/h

12 Planejamento cicloviário em cidades da Buenos Aires, Argentina
América Latina Bogotá, Colômbia Buenos Aires, Argentina Rio de Janeiro – RJ Porto Alegre – RS São Paulo – SP

13 Bogotá, Colômbia – Ciclovias – 300 km

14 Bogotá, Colômbia – Ciclovias

15 Bogotá, Colômbia – Transmilênio

16 Bogotá, Colômbia – Parque Simon Bolívar

17 Buenos Aires, Argentina –
Red de carriles para bicicleta / plan general / proyecto de transporte No motorizado

18 Buenos Aires, Argentina – Conflitos

19 Rio de Janeiro – Malha Cicloviária – 140 km

20 Rio de Janeiro – Ciclovia Orla Copacabana

21 Porto Alegre – Plano Cicloviário
Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre – Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) – Maio 2008 O projeto identifica 495 km de vias na cidade com possibilidade de abrigar ciclovias até 2022. 18 km prioritários.

22 Porto Alegre - Ciclovia
Obras da ciclovia da Avenida Diário de Notícias O arquiteto holandês Jaap Rijnsburger faz uma avaliação da ciclovia da Avenida Diário de Notícias: – Percebe-se o movimento dos políticos, dos empresários e dos ciclistas para implantação de ciclovias. É o primeiro passo. O mais importante é criar uma cultura que valorize as bicicletas – diz Rijnsburger, que evitou comentários técnicos.

23 São Paulo – Melhoramentos cicloviários em desenvolvimento
Pq. Linear Perus Perus Pq. Linear Bispo Pq. Linear Vermelho Inajar de Souza Itaim Paulista Expresso Tiradentes Ermelino Matarazzo Faria Lima Nova Radial Butantã Radial Leste Nova Bandeirantes Estrada do Iguatemi Paraisópolis Expresso Tiradentes (futuro) Marginal Pinheiros Campo Limpo Adutora do Rio Claro Campo Belo Jabaquara Santo Amaro Pq. Praia SP Pq. Linear Cocaia Pq. Linear Caulim Parelheiros

24 São Paulo – Ciclovia Radial Leste (Metrô Tatuapé - Itaquera)
Fases de Implantação

25 São Paulo – Ciclovia Radial Leste (Metrô Tatuapé - Itaquera)
Imagem inicial Situação futura Potencialidades Urbanas

26 São Paulo – Ciclovia Radial Leste (Metrô Tatuapé - Itaquera)
Tipologias

27 Projeto Pólo Institucional Itaquera – Vista panorâmica da área
panoramio.com/photo/ – Autor: André Bonacim

28 Projeto Pólo Institucional Itaquera – Plano Geral
1. Estação Corinthians Itaquera (METRO /CPTM) 2. Poupatempo Itaquera 3. Shopping Metrô Itaquera 4. Gleba PMSP: Cedida ao Corinthians 5. Antiga Pedreira: Empreendimento privado 6. Pátio de manobras do Metrô Ciclovia Itaquera - Guaianases 3 2 Ciclovia Tatuapé - Itaquera 1 Viário Novo Edifícios Propostos 4 Praças Passarelas 6 Massa Arbórea Áreas Verdes Propostas 5 Ciclovia Tatuapé - Itaquera Ciclovia Itaquera - Guaianases Ciclovia Itaquera - Pq. Do Carmo Ciclovia Itaquera Pq. Do Carmo

29 Proposta de ciclovia em São Sebastião

30 São Sebastião

31 Ciclovia na região central de São Sebastião

32 Ciclovia na região central de São Sebastião

33 Ciclovia na região central de São Sebastião

34 Grupo Pró-Ciclista da SVMA – PMSP André Luis G. Pina – SMDU – PMSP
Obrigado... Agradecimentos: Isabel Galvanese Eduardo Melchert Laura Lucia Vieira Ceneviva – Coord. do Grupo Pró-Ciclista da SVMA – PMSP Grupo Pró-Ciclista da SVMA – PMSP André Luis G. Pina – SMDU – PMSP Foto: Joannis Mihail Mouda,


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