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MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO CIENTÍFICO

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Apresentação em tema: "MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO CIENTÍFICO
Prof. Armando Chafik

2 Estrutura Geral de um Trabalho Acadêmico
Um trabalho acadêmico é formado por elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, com elementos obrigatórios e/ou opcionais.

3 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Fazem parte dos elementos pré-textuais todos aqueles que antecedem o texto do trabalho. Não utilizar numeração de página nos elementos pré-textuais! Capa Dura Capa Folha de Rosto Folha de Aprovação Dedicatória Agradecimento Epígrafe Resumo em língua vernácula Resumo em língua estrangeira Sumário

4 CAPA DURA (Obrigatório apenas nos trabalhos de finalização de curso de graduação e pós-graduação)
Representa a proteção externa do trabalho e onde se imprimem as informações necessárias à sua identificação. A cor da capa deve ser padronizada, de modo a representar a área do conhecimento da qual faz parte, com letras em dourado e fonte tamanho 16.

5 CAPA DURA (Obrigatório apenas nos trabalhos de finalização de curso de graduação e pós-graduação)
Os elementos obrigatórios são: a) nome da instituição, faculdade e curso; b) nome do autor; c) título; d) subtítulo (quando houver); e) número de volume (se houver mais de um) f) local (cidade da instituição); g) ano da entrega.

6 CAPA (Obrigatório) Contém os mesmos elementos que a capa dura impressos no papel comum A4 Os elementos obrigatórios são: a) nome da instituição, faculdade e curso; b) nome do autor; c) título; d) subtítulo (quando houver, deve ser colocado após o título principal e precedido de dois pontos); e) local (cidade da instituição); f) ano da entrega.

7 CAPA (Obrigatório)

8 FOLHA DE ROSTO (Obrigatório)
Contém os seguintes elementos: a) nome do autor; b) título principal do trabalho; c) subtítulo (quando houver); d) natureza do trabalho (trabalho de conclusão de curso, dissertação, tese e outros); nome da instituição; área de concentração (nível de ensino, curso, programa e outros); nome do orientador e, se houver, do co-orientador; e) local (cidade) da instituição; f) ano de entrega.

9 FOLHA DE ROSTO (Obrigatório)

10 FOLHA DE ROSTO (Obrigatório)
Exemplos de textos para a Natureza do Trabalho: * Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Cidade de São Paulo, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Administração, sob orientação do Prof. Carlos Junior. * Trabalho apresentado à disciplina de Métodos e Técnicas de Estudo do curso de Pedagogia da Faculdade São Geraldo, sob a orientação do Prof. Armando Chafik. * Resenha apresentada para obtenção de nota parcial da disciplina de Filosofia da Educação do curso de Pedagogia da Faculdade São Geraldo, sob a orientação do Prof. Omar.

11 FOLHA DE APROVAÇÃO (Obrigatório apenas nos trabalhos de finalização de curso de graduação e pós-graduação) Apresenta os seguintes dados: Nome do autor, Título do trabalho e subtítulo, Natureza, objetivo, nome da instituição, Área de concentração, data da aprovação, Nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e da instituição a que pertencem.

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13 DEDICATÓRIA (Opcional)
Apresenta as homenagens feitas pelo autor, em seu trabalho, a outras pessoas. Exemplo: Ao João e a Inês, exemplos de vida, alicerce de sabedoria e conhecimento.

14 DEDICATÓRIA Título fonte 12 Caixa alta Texto fonte 12
Dedico este trabalho a vocês que sempre me fizeram acreditar na realização dos meus sonhos e trabalharam muito para que eu pudesse realizá-los, meus pais, Eunice e Douglas.

15 AGRADECIMENTO (Opcional)
Feito pelo autor, a todos que, de alguma forma, contribuíram para a elaboração do trabalho. Exemplo: À Prof.ª Claudete dos Anjos, pela inestimável orientação; A toda minha família que se fez presente e soube compreender a importância deste projeto em minha vida; Aos professores deste curso, pelo apoio, dedicação e por acreditarem em mim e a todos os meus colegas, que fizeram parte desta incrível jornada.

16 AGRADECIMENTOS Título fonte 12 Caixa alta Texto fonte 12
Agradeço a todos os que compartilharam o trilhar de mais esse caminho percorrido, contribuindo, direta e indiretamente, para que eu realizasse esta pesquisa. Minha gratidão, em primeiro lugar, a Deus, por estar comigo em todos os momentos e iluminando-me, sendo meu refúgio e fortaleza nos momentos mais difíceis. A ele, minha eterna gratidão. Agradeço, especialmente, à professora doutora Olgaíses Cabral Maués, minha “orientadora”, que possibilitou-me “aprendizagens únicas”, por meio do grande incentivo e orientação que me foram concedidos durante essa jornada. Aos colegas e professores do mestrado, por tudo o que com eles aprendi e por partilharem a construção do meu estudo. Em especial, às amigas Luizete, Célia Pena, Selma, Sandra, Odete, Dalva, Mariza: valeram os momentos de conversas, discussões e distrações. À minha amiga Diana, pela amizade que se enraizou no decorrer desses anos de luta. A todos, muito obrigada. Texto fonte 12

17 EPÍGRAFE (Opcional) Frase, pensamento ou até mesmo versos que o autor insere com a respectiva citação no corpo do trabalho. Estas epígrafes também poderão aparecer nas folhas iniciais dos capítulos ou seções. Esta folha não recebe título e o projeto gráfico fica a critério do autor. Exemplo: Um país se faz com homens e livros. Monteiro Lobato

18 Texto fonte 12 Ame as artes, sobretudo o teatro! As artes nos aproximam de Deus. Cacilda Becker

19 RESUMO EM LÍNGUA VERNÁCULA (Obrigatório apenas nos trabalhos de finalização de curso de graduação e pós-graduação) O resumo refere-se a uma sequência de frases que deve incluir de forma sucinta os objetivos do trabalho, a metodologia utilizada e os principais resultados obtidos. Deve ser elaborado somente após o término da pesquisa. O resumo, redigido em um único parágrafo, com extensão de no máximo 500 palavras.

20 RESUMO Título fonte 12 Caixa alta Texto fonte 12
Trata essa dissertação de um estudo de caso envolvendo o acompanhamento e descrição de oficinas produzidas e ministradas pelo pesquisador no ambiente escolar a partir dos conceitos de jogos teatrais de Spolin e de interação social de Vygotsky. Dezesseis crianças do 5º ano do Ensino Fundamental de uma única de sala de aula de uma escola da rede privada de ensino e sua professora foram os sujeitos da pesquisa. Posteriormente analisou o efeito dos jogos teatrais no indivíduo (enquanto ser social), no grupo e no ambiente escolar A maioria dos alunos foi capaz de interpretar, improvisar e aprender em grupo através da vivência no jogo. Palavras-Chave: Escola, teatro, jogos teatrais, socialização, interação, Texto fonte 12

21 RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (Obrigatório apenas nos trabalhos de finalização de curso de graduação e pós-graduação) Versão em língua estrangeira, preferencialmente, em língua inglesa. • Língua Inglesa: Abstract • Língua Espanhola: Resumén • Língua Francesa: Resume

22 ABSTRACT Título fonte 12 Caixa alta Texto fonte 12
This dissertation treats a case study involving follow-up and theatre workshops description produced and mastered by researcher (and taught by him) in the school environment., involving the concepts of theater games of Spolin and Vygotsky’s social interaction. Sixteen children from forth year of a single classroom of a private elementary school and their teacher were the subject of the research, which examined the effect theater games in individuals attitudes in the group and in the school’s environment. Most students were able to interpret, improvise and learn. Keywords: School, Theater, Theater Games, Socialization, Interaction, Texto fonte 12

23 SUMÁRIO (Obrigatório)
Enumeração das principais seções e demais elementos componentes do trabalho, na ordem e grafia em que aparecem e acompanhadas da respectiva paginação. O sumário é uma lista com os nomes das seções primárias e secundárias principais (capítulos e sub-capítulos), na ordem em que aparecem no texto, seguidos da sucessiva e respectiva paginação, com a indicação da primeira página onde se localizam. Não se deve usar a palavra “índice”. Os elementos pré-textuais não devem constar do sumário

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25 A numeração de página inicia-se a partir dos elementos textuais!
Início do texto propriamente dito, que é composto de três partes, a saber: Introdução, Desenvolvimento (ou Corpo do Trabalho) Conclusão. É nesta parte que o assunto é apresentado e desenvolvido. O texto pode ser dividido em seções e subseções, para dar maior clareza na apresentação do assunto. A numeração de página inicia-se a partir dos elementos textuais!

26 INTRODUÇÃO Na introdução o autor apresenta de forma sucinta o contexto em que o problema se situa e aponta o problema da pesquisa, os motivos da escolha, os objetivos, as hipóteses e/ou questões básicas a serem respondidas e a sua relevância acadêmica e social. A introdução não deve ser extensa. Deve servir para que o leitor possa ser esclarecido sobre o teor do trabalho. Em geral, é a última parte a ser finalizada, pois somente ao término do trabalho é que o autor terá a ideia do seu todo.

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28 DESENVOLVIMENTO (CORPO DO TRABALHO)
Consiste na parte principal do trabalho, que contém a exposição ordenada do assunto. Traz o conteúdo do estudo de modo lógico e claro, em forma de seções, (capítulos), subseções e itens. É a parte em que o assunto é estudado, discutido e analisado. Os resultados são coletados, apresentados, descritos, discutidos, analisados e interpretados.

29 CONCLUSÃO É a recapitulação sintética do trabalho, seus principais resultados e as respostas para as hipóteses ou questões levantadas. Na conclusão, faz a comparação entre os resultados obtidos e os objetivos estabelecidos inicialmente, verificando as hipóteses e/ou respondendo às questões básicas que se pretendia esclarecer. Assim, devem ser retomados e salientados os resultados principais obtidos pela pesquisa, evidenciando-se as principais conclusões.

30 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Esta seção primária compreende as informações que complementam o trabalho acadêmico. Referencia Bibliográfica, Apêndices, Anexos. Continua a numeração de página iniciada nos elementos textuais!

31 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA (Obrigatório)
Conjunto de elementos que permite a identificação, no todo ou em parte, do referencial teórico utilizado: Livros, revistas, artigos, referências eletrônicas, etc que foram registradas de forma explícita no trabalho. As referências deverão ser apresentadas em lista ordenada alfabeticamente por autor. Deve-se usar espaçamento simples entre linhas e duplo espaço entre as referências, alinhadas à esquerda. O título deve ser centralizado.

32 Espaçamento simples entre linhas
Título fonte 12 Caixa alta 125 Texto fonte 12 Espaçamento simples entre linhas Espaçamento duplo entre as referências

33 APÊNDICE (Opcional) Neste tópico (final do trabalho) são anexados os documentos elaborados pelo próprio autor com a finalidade de abonar ou documentar dados ou fatos citados no decorrer do trabalho. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas consecutivas do alfabeto, travessão e pelos respectivos títulos. Exemplo: APÊNDICE A - Avaliação numérica... APÊNDICE B - Avaliação de células...

34 ANEXOS (Opcional) Neste tópico (final do trabalho) são anexadas folhas com textos ou documentos não elaborados pelo autor, que complementam o tema tratado e que foram utilizados no trabalho. Os anexos podem ser formados por questionários, leis, documentos, etc. É indicado por letras maiúsculas consecutivas, travessão, seguido pelo respectivo título, em minúsculo. Exemplo: ANEXO A - Lei das patentes ANEXO B – Código de Defesa do Consumidor

35 Elementos Obrigatórios Elementos Opcionais Elementos Textuais
ANEXOS Elementos Obrigatórios Elementos Opcionais Elementos Textuais Para TCC, teses e Dissertações. APÊNDICE REFERÊNCIA CONCLUSÃO CORPO INTRODUÇÃO SUMÁRIO RESUMO EPÍGRAFE Elementos Pós-textuais AGRADECIMENTO DEDICATÓRIA FOLHA DE APROVAÇÃO Elementos Textuais FOLHA DE ROSTO CAPA CAPA DURA Elementos Pré-textuais

36 MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO CIENTÍFICO
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