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Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.

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2 Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do

3 Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC 1. O QUE SÃO AS AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS Ações que viabilizam o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, conjugando estratégia de educação e proteção social:  As ações devem ser oferecidas por atividades programadas durante um mínimo de 4hrs diárias.  As ações devem apoiar a criança e o adolescente em seu processo de desenvolvimento, fortalecendo a auto-estima, em estreita relação com a família, a escola e a comunidade;

4 Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC 2. MODELO DE PROPOSTA DAS AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS  Suporte às atividades escolares  Arte, Educação, Esporte, Lazer  Cultura, Sociabilidade, Temas de Saúde  Meio Ambiente e Folclore Regional  Psicossocial  Protagonismo Juvenil

5 Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC 3. ATIVIDADES COM AS FAMÍLIAS DO PETI Em sua proposta, o Programa estabelece como diretriz o trabalho com as famílias das crianças e adolescentes:  Reuniões com os pais para acompanhamento dos filhos na escola e nas atividades das ações;  Incentivo ao aumento da escolaridade de todos os seus membros;  Promoção de ações de qualificação profissional: geração de trabalho e renda.

6 Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC 4. A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA LOCAL EM PARCERIA COM A EDUCAÇÃO DEVERÁ LEVAR EM CONSIDERAÇÃO ALGUNS CRITÉRIOS: 4. A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA LOCAL EM PARCERIA COM A EDUCAÇÃO DEVERÁ LEVAR EM CONSIDERAÇÃO ALGUNS CRITÉRIOS:  O Componente cultural na concepção de trabalho infantil;  Necessidade de considerar as diferentes compreensões teóricas conceituais que norteiam as atividades em sala de aula;  Diferentes vocações para as áreas: cultural, esportiva, lúdica e outras;  Discussão de temas transversais e atuais junto as crianças e adolescentes.

7 Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC 5. COMPETE AOS MONITORES:  Organizar planos semanais de atividades a serem desenvolvidas com as crianças e adolescentes;  Elaborar, executar e avaliar o plano de ensino das atividades, replanejando sempre que necessário.  Estabelecer um clima de segurança, confiança, incentivo, elogios e limites colocados de forma sincera, clara e efetiva no relacionamento com a criança e adolescentes.  Ser assíduo e pontual as atividades.  Oferecer conforto e segurança física e proteger sem cercear as oportunidades das crianças e dos adolescentes em explorar o ambiente e em conquistar novas habilidades;  Acompanhar e avaliar constantemente as atividades proporcionadas;  Participar das atividades de articulação dos núcleos com as famílias e a comunidade;  Proporcionar as crianças e adolescentes atividades onde elas possam agir, falar, experimentar e pensar de acordo com suas necessidades, interesses e potencialidades;  Planejar as atividades a serem desenvolvidas juntamente com toda equipe do núcleo;  Garantir a higiene e organização do espaço educativo.

8 Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC 6. AÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS  Trabalho sobre etnias indígenas;  Palestras com as famílias sobre temas transversais;  Danças folclóricas;  Capoeira;  Coral;  Atividades esportivas (torneio de futebol);  Oficinas sobre reciclagem;  Aulas de música ( com a formação de coral e orquestra);  Teatro (teatro de fantoches);  Artes plásticas;  Laboratório de informática;  Gincanas Educativas;  Atividades que promovam o protagonismo juvenil;

9 Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC 7. COORDENAÇÃO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO  Monitoramento e Avaliação das Ações Sócio - educativas;  Articulação da rede de Serviços sócio-assistências;  Elaboração do Plano de Ação;  Realização de reuniões periódicas com as equipes de monitores dos núcleos para planejamento e avaliação das ações;  Planejar as atividades a serem desenvolvidas nos núcleos;  Coordenar juntamente com as equipes dos núcleos as atividades com as famílias;  Acompanhar e avaliar a participação das famílias no programa;  Atualização cadastral das famílias do PETI;  Articulação com a Comissão de Avaliação do Trabalho Infantil;

10 JANAÍNA LUCÉLIA COORDENADORA DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL E-mail: janainalucelia@yahoo.com.br Fone: 3221-7126


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