A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Papel das associações no desenvolvimento sustentável do setor da engenharia, construção e montagem industrial Renata Baruzzi Lopes, Presidente CE-EPC Antonio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Papel das associações no desenvolvimento sustentável do setor da engenharia, construção e montagem industrial Renata Baruzzi Lopes, Presidente CE-EPC Antonio."— Transcrição da apresentação:

1 Papel das associações no desenvolvimento sustentável do setor da engenharia, construção e montagem industrial Renata Baruzzi Lopes, Presidente CE-EPC Antonio E. F. Muller, Presidente ABEMI

2 Caraterísticas principais das associações
Nasce da necessidade de obter força pela representatividade; Promove o profissionalismo entre as partes integrantes; Relações com objetivos e propósitos específicos; Pluralidade de indivíduos mais em convergência de ideias; Identidade de fins (finalidade comum) e interação (ação recíproca de um indivíduo sob os outros) desempenhando diferentes papéis;

3 Fatores chave na criação e desenvolvimento das associações
Motivação: Comportamentos do grupo visando um objetivo; Caráter Coletivo: Exceder Interesses e Capacidades Individuais; Organização: Esforços conjuntos e articulados em torno a objetivos comuns; Institucionalização: legitimidade e reconhecimento pelos seus integrantes; Voluntariado Desprendimento: Isenção:

4 BENEFICIOS Gerais: Fortalecimento das Redes de Relacionamento
Um imediato benefício apresentado pelas associações profissionais é a oportunidade de estabelecer uma rede de contatos profissional. Este tipo de contatos, além de representar oportunidades ímpar na Gestão de Negócios, permite compartilhar ideias, estratégias, táticas e tendências.

5 BENEFíCIOS Gerais: Criação de Lideranças
Como membro ativo de uma organização profissional se abrem uma série de oportunidades de assumir posições de liderança pelos representantes. Graças ao caráter de voluntariado e não hierárquico presente na maioria das associações, existe um meio favorável ao exercício das competências e habilidades de liderança assim como outros aspectos da gestão corporativa.

6 BENEFíCIOS Gerais: Contribuem para a valorização e conhecimento do setor empresarial que representam: Participação em Congressos Especializados; Seminários Técnicos; Cursos de longa duração .

7 BENEFíCIOS Gerais: Ações de sensibilização perante as entidades públicas das necessidades das empresas Permite um maior conhecimento das ações necessárias para o desenvolvimento das partes envolvidas, complementando ações desenvolvidas pelas entidades de classe.

8 Associações referência nas atividades de engenharia, Construção e montagem industrial

9 Centro de Excelência em Engenharia, Procurement e Construção

10 O que é o CE-EPC? Instituição sem fins lucrativos;
Foca na busca de soluções aos desafios da indústria da Cadeia EPC; Mercado alvo: Execução de projetos de investimento no segmento de O&G; Integra Operadoras, Fornecedores da cadeia de EPC; Criado em 2008, inicialmente focado em E&P e posteriormente em toda a Cadeia de Petróleo e Gás.

11 Fundado em 1983, por 28 empresas Hoje conta com mais de 110 empresas
Inspirado no CII – Construction Industry Institute Fundado em 1983, por 28 empresas Hoje conta com mais de 110 empresas

12 Quem faz parte do CE-EPC?
Operadoras: Petrobras * Shell * Statoil * Empresas da cadeia de EPC CNEC Construcap EBSE * Engevix Forship Galvão Genpro Heating Cooling IESA Keppel Fels Mendes Junior Multitek OAS Odebrecht * Orteng OTZ Potencial Projectus Promon * Saipen SGS Suport Techint Technip Toyo-Setal * Tridimensional Usiminas UTC Entidades de Classe ABCE ABDIB ABEMI * ABENDI ABIMAQ ABINEE ABITAM Clube de Engenharia FBTS Sistema FIEMIG Sistema FINDES Sistema FIRJAN IBP * ONIP * Sebrae/RJ FIERGS Sinaval Sinicon * Membros da Diretoria Atual

13 Quem faz parte do CE-EPC?
Ensino e Pesquisa CII CEFET-RS FAETEC COPPE – UFRJ * FDTE FURG IFF IPT PUC-Rio UERJ Fapex UFES UFF * Fundep UFPe UFRGS Unicamp UCS Universidade Estácio de Sá UTFPr * Membros da Diretoria Atual

14 CE-EPC: Benefícios para envolvidos

15 Planejamento Estratégico
Nossa Visão: Ser considerado o principal fórum da indústria brasileira associado à cadeia produtiva de EPC, sendo referência nacional e internacional na gestão tecnológica e empresarial Nossa Missão: Tornar a indústria brasileira associada à cadeia produtiva de EPC do segmento de óleo, gás e energia, competitiva e sustentável em termos mundiais

16 Planejamento Estratégico
Foco Estratégico: Alcançar padrões mundiais de excelência em EPC; Aumentar a participação dos seus associados no mercado global de EPC; Deter e Gerar conhecimento no âmbito da cadeia de EPC; Ser referência como entidade detentora das “melhores práticas” da indústria EPC.

17 Linhas de Atuação (2010-2012) Desenvolvimento de
Projetos em Parceria com a Industria EPCista (Carteira de Projetos) Treinamento e Capacitação. Disseminação de “Melhores Práticas” Articulação de iniciativas com outras entidades e “Networking” Macroprocessos de Apoio a Gestão

18 Atividades do CE-EPC realizadas no período 2011-2012
Carteira de Projetos ( ) P&D002: Maior e Melhor integração da Engenharia nos projetos de EPC: Geração das proposições de valor; Desdobramento de ações futuras. P&D003: MERC Modelo “EPCista” de Risco Consensuado: Modelo de contrato padrão (Cláusulas) ; Notas explicativas das cláusulas geradas. P&D005: Guia de Gestão da Engenharia (GGE): Detalhamento de doze (12) processos associados a Gestão de Empreendimentos; Geração do sistema informatizado GGE, acesso via WEB. Entrega do material (Folder) final, descrevendo procedimentos relativos aos processos analisados. P&D006: Desafios no atendimento ao Conteúdo Local: Alinhamento com a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis); Detalhamento do escopo e caso de estudo.

19 Atividades do CE-EPC realizadas no período 2011-2012
Capacitação e Treinamento IV Ciclo do Curso “Melhores Práticas do CII na Gestão dos Projetos de Investimentos” . Prof. Carlos Caldas (CII- Texas University) (Abril 2011); Melhores práticas sob Comissionamento. Modelo ABEMI - Petrobras. Eng. Alexandre Guimarães. TECNA Consultoria. Forship. (Abril 2011) ; Gerenciamento de Grandes Empreendimentos SNC-Lavalin. Maio 2011) ; Uso da Tecnologia da Informação na prática do Comissionamento Industrial. (Forship - Dezembro 2011); Melhores Práticas na Gestão de Grandes Empreendimentos EPC” .- Independent Project Analysis (IPA). (Maio 2012); Curso de “Análise e Percepção do Risco nos Empreendimentos do setor de O&G”.- Houston University. (Junho 2012); Estratégias de contratação diferenciais na prática do Comissionamento dos Empreendimentos EPC (Caso de Estudo SGS-UTC Engenharia). (Julho 2012); Comissionamento em Grandes Empreendimentos. (Turmas I, II, III, IV, V). Eng. Maurini Brito. Petrobras. (Março 2011-Setembro 2012)

20 Atividades do CE-EPC realizadas no período 2011-2012
Treinamento On-Line : “EPC em prática” “Robótica aplicada à Soldagem Industrial” - Eng. André Potemik. Setembro 2011 “Comportamento da corrosão em Aços Duplex e Superduplex” - Eng. José Pardal. Novembro 2011 “Coberturas Industriais e sua aplicabilidade em grandes empreendimentos”. Casos Práticos. (03 sessões: Pistelli, Náutica Coberturas , Gerdau Estruturas Industrias – Março-Abril 2012) “Acessibilidade em alturas. Andaimes Industriais”. Aplicabilidade em grandes empreendimentos. (04 sessões: Rohr, Mills, Mecan, Solaris – Junho-Julho 2012) Uso de materiais inovadores na Construção de Plataformas Offshore (Em preparação)

21 Atividades do CE-EPC realizadas no período 2011-2012
Atividades de Articulação Núcleos de Inovação. Projeto em parceria FBTS/ABEMI/ABENDI Núcleo de Competitividade ONIP Programa de Competitividade de ABEMI Comitê Setorial do PROMINP Comitê de Globalização do Construction Industry Institute (CII) Comitê de Sustentabilidade do Construction Industry Institute (CII) Performance Improvement Workshop (CII) e CII Annual Conference Workshop Produtividade em Ação CE-EPC/CII. (PIW Brasil)

22 Desenvolvimento Sustentável do ambiente Económico e Social do Pais
Reúne empresas Contratantes e Contratadas dos serviços de Engenharia, Construção e Montagem Industrial assim como Centros de Ensino e Pesquisa. Baseada na disseminação do conhecimento e boas praticas mundialmente reconhecidas Empresas de Engenharia, Construção e Montagem Industrial Entidade de classe, representação institucional perante os órgãos públicos Promoção de praticas, procedimentos e tecnologias que contribuam ao aumento da produtividade do setor Aumento da Competitividade Global (Contratadas e Contratantes) Desenvolvimento Sustentável do ambiente Económico e Social do Pais

23 Associação Brasileira de Engenharia Industrial

24 História Associação Brasileira de Engenharia Industrial
Entidade civil sem fins lucrativos. Origem Associação de empresas de montagem industrial. Fundação Maio de 1964. Objetivo Representar as empresas de engenharia de projeto, construção civil, montagem, fabricantes de bens de capital e de manutenção. Resultados Participação das empresas brasileiras em todas as fases de um empreendimento.

25 Receitas Operacionais
Empresas associadas 140 empresas 447 mil colaboradores US$ 37,8 Bilhões Receitas Operacionais

26 Principais segmentos de Engenharia representados
Fabricação 4%

27 Visão Ser reconhecida como instituição com prestígio e representatividade nacional na defesa dos interesses de seus associados e da engenharia nacional. Missão Congregar e representar as empresas de engenharia associadas, exercendo a defesa dos interesses coletivos o relacionamento com clientes, na representação institucional perante órgãos públicos, e na reunião de conhecimentos na busca da competitividade do setor, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do pais.

28 Organograma Conselho de Administração Presidente Diretores Diretores
Vice-Presidente Diretores de Segmentos Econômicos Vice-Presidente Executivo Diretores Nomeados Diretores de Serviços Relações Institucionais Comunicação Feiras e Eventos Energia Petróleo e Gás Mineração e Siderurgia Química e Petroquímica Papel e Celulose Infraestrutura em Geral Engenharia Construção Civil Montagem e Manutenção Fabricação Sistemas de Gestão Serviços Complementares Diretor Executivo Funcional Finanças Administração Jurídico

29 Estrutura Organizacional ABEMI (2012-2014)
Diretoria (Gestão ) Conselho de Administração Conselho Vitalício Estrutura Organizacional ABEMI ( )

30 Engenharia de Segurança Ocupacional, Saúde e Meio Ambiente
Comissões Permanentes Assuntos Jurídicos Pareceres Jurídicos sobre os mais relevantes temas, elaborados em conjunto pelos departamentos jurídicos das empresas associadas. Recursos Humanos Troca de informações e experiências sobre salários, políticas de benefícios, dissídios coletivos e políticas de pessoal em geral. Qualidade Promoção de palestras técnicas e workshops, visando a melhoria da Qualidade nas empresas associadas. Competitividade Para implementação de programas de produtividade nas empresas visando o aumento da Competitividade pelas empresas associadas. Engenharia de Segurança Ocupacional, Saúde e Meio Ambiente Suporte na troca de informações em reuniões e workshops, visando a disseminação das melhores práticas entre as associadas.

31 Conquistas e Realizações
Programas de Qualificação de Recursos Humanos: FGV – Curso MBA para Gestores de Empreendimentos. Ministério das Minas e Energia - PROMINP - Programa Nacional de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo, em 2013 vamos completar 10 anos de participação. PNQP – Programa Nacional de Qualificação Profissional A ABEMI coordenou a 1ª fase do PNQP. Resultados: Nível nacional, qualificou profissionais em 195 modalidades. FBTS – Curso para Formação de Inspetores. SENAI–Petrobras – Curso de Projetos Industriais em Maquete Eletrônica. Acordo ABEMI-NCCER-PEARSON-SENAI – Certificação de profissionais de construção e montagem (em implantação). ABEMI - CNI – Desoneração da Folha de Pagamento. Estas duas últimas realizações serão apresentadas ao Comitê Diretivo do PROMINP.

32 Conquistas e Realizações
Publicações Técnicas: Livro: “Melhoria da Produtividade industrial tubulação” A publicação foi desenvolvida por um grupo de profissionais experientes das empresas associadas a ABEMI. Entrevistas em campo em três dos principais canteiros de obras ativos e uma oficina com equipes de campo foi parte do esforço. Resumo: Uma Análise dos principais problemas relativos à produtividade de tubulações em campo que são diretamente atribuídas à equipe de construção e montagem, as causas e as soluções sugeridas.

33 Conquistas e realizações
Grupo de Trabalho PETROBRAS-ABEMI-ABCE: Criado em 2002 pela PETROBRAS e ABEMI para adequação das condições contratuais (105 reuniões realizadas); Neste período foram publicados 123 comunicados conjuntos com força de resolução; Procedimentos de Construção e Montagem para a Indústria de Petróleo e Gás. => Resultados: 80 comunicados de procedimentos até o momento (em andamento). Diretrizes de Procedimentos de Execução para projetos de engenharia de plantas de Processo.

34 Projetos em desenvolvimento
Métricas de Produtividade para instalações industriais de Petróleo & Gás “Onshore”. Atualização de “mão-de-obra”: - Profissionais que ocupam cargos de campo-chave de capataz para baixo. - Profissionais em posições-chave do projeto de engenharia , do gerente de projeto de engenharia até chefes de disciplinas de engenharia.

35 Associação com outras organizações
Co-fundador e membro ativo das seguintes organizações privadas sem fins lucrativos: CE-EPC Centro de Excelência em EPC FBTS Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem IBQN Instituto Brasileiro de Qualidade Nuclear ONIP Organização Nacional da Indústria de Óleo e Gás

36 I Encontro ABEMI de Competitividade - 2010
O I Encontro ABEMI de Competitividade “Mário Aurélio Cunha Pinto” foi realizado em Buenos Aires em Dezembro de 2010, quando foram abordados os seguintes temas: Engenharia de Projetos; Produtividade na Construção e Montagem; Gestão e Liderança; Índices de Produtividade Métricas ; Categorias Multifunção.

37 II Encontro ABEMI de Competitividade - 2011
O II Encontro ABEMI de Competitividade foi realizado em São Paulo, em Dezembro de 2011, quando foram discutidos os temas: GT Engenharia Procedimento de Projeto Cursos de Job Leader e Coordenador de Projeto GT Gestão e Liderança Cursos MBA Gestão de Empreendimentos GT Métricas GT Qualificação e Certificação de Profissionais

38 III Encontro ABEMI de Competitividade - 2013
O III Encontro ABEMI de Competitividade foi realizado em São Paulo, em Março de 2013, quando foram realizadas apresentações: Plano de Negócios e Gestão e Aumento da Competitividade de Empresas Brasileiras na Indústria de Óleo e Gás, sob a percepção da Petrobras; Desoneração de Encargos Trabalhistas para a Indústria Nacional de Petróleo; Modularização; Crise Financeira no Mundo – Perspectivas para o Brasil no Segmento de Engenharia Industrial - O Brasil de Ouro que só os Estrangeiros Vêem; Engenharia em Contratos EPC; Construtibilidade; Produtividade - Experiência do Grupo GERDAU.

39 Orientação Estratégica Biênio 2012-2014
Engº Antonio E. F. Müller Presidente

40 Plano de Ação ABEMI (2012-2014) Objetivos

41 Maior presença institucional com governos federal e estaduais;
Aumento do quadro de Associadas através do convite a empresas do setor; Defesa dos interesses coletivos das Associadas; Participação do maior número possível de Associadas nas ações da ABEMI; Fortalecimento das empresas pela sinergia, e disseminação das melhorias conseguidas; Valorização da imagem da Associação através de ações institucionais, bem como a promoção de eventos, apresentações e workshops; Treinamento e aperfeiçoamento dos recursos humanos das Associadas; Criação e operação de sistema de informações e a comunicação eficaz.

42 Sede Avenida Paulista, 2006 – 15º andar Bela Vista CEP: São Paulo – SP Fone: (11) | Fax: (11) | Site: Escritório Regional Avenida Rio Branco, º andar Sala 1302 – Centro - Rio de Janeiro-RJ Fone: (21)


Carregar ppt "Papel das associações no desenvolvimento sustentável do setor da engenharia, construção e montagem industrial Renata Baruzzi Lopes, Presidente CE-EPC Antonio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google