A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÃO FRANCESA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO FRANCESA."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO FRANCESA

2 Revolução Francesa Conjunto de acontecimentos que, entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799 que alteraram o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 Brumário de Napoleão Bonaparte. Em causa estavam o Antigo Regime (Ancien Régime) e os privilégios do clero e da nobreza. influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776). Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.

3 A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" (Liberté, Egalité, Fraternité), frase de autoria de Jean-Jacques Rousseau. Para a França, abriu-se em 1789 o longo período de convulsões políticas do século XIX, fazendo-a passar por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios.

4 O MOMENTO: Maturidade da Burguesia; Queda do Absolutismo; Poder político da burguesia; Avanço do capitalismo; Burguesia francesa: já dominava as finanças, o comércio e as indústrias (atividades centrais do capitalismo); O que impedia o avanço do capitalismo? -obstáculos do feudalismo; -impostos, estruturas tradicionais; -servidão.

5 RAZÕES PRINCIPAIS DA REVOLUÇÃO:
Despotismo dos Bourbon: absolutismo, teoria do Direito Divino, nenhum limite à autoridade do Rei (Ex: Luis XIV, Luis XV e Luis XVI); Crise Financeira: desordem administrativa, desperdício, gastos com guerras (Guerra dos Sete Anos) – comprometeu as finanças; Mercantilismo: regulamentos, proibições e taxações do Estado Absoluto; Privilégios Feudais: burguesia não tinha influência política na corte e era marginalizada socialmente. A estrutura feudal impedia a expansão do mercado consumidor. Assim a sociedade francesa era ainda estamental: - Primeiro Estado – Clero; -Segundo Estado – Nobreza; -Terceiro Estado – a maioria da população (burguesia alta, média e baixa, artesãos, operários, sans-culottes, camponeses, servos). Pagavam impostos!!! Iluminismo/ Liberalismo: mostraram a inadequação da estrutura política do Estado Absolutista;

6 ETAPAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA
Fase da Assembléia Nacional : -Conhecida como fase burguesa – abolição dos privilégios feudais, Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – Igualdade e liberdade; - Assembléia passou para o Estado os Bens da Igreja – os padres passaram a ser funcionários do Estado – Constituição Civil do Clero 1790; - Papa Pio VI: condenou estas ações – o clero francês se dividiu em juramentado e refratário. - Luis XVI: 1791 – tentou fugir da França para tentar restaurar o Antigo Regime, mas foi detido na cidade de Varennes;

7 INÍCIO DA REVOLUÇÃO: 1786: situação financeira da França se agravou;
Concorrência com os produtos ingleses – os produtos entravam na França sem pagar impostos; Luis XVI: concessão aos Ingleses arruinou o comércio francês; Secas e Inundações comprometiam a agricultura; Ministro das Finanças: Calonne – convocou a nobreza e o clero para contribuírem com o fisco na chamada Assembléia dos Notáveis. Calonne se demitiu; O rei pediu apoio da burguesia que exigiu a nomeação de Necker para o Ministério das Finanças: Necker convocou os Estados Gerais (isso não acontecia desde 1614); 5 de maio de 1789: abriu-se a sessão dos Estados Gerais, no Palácio de Versalhes: -Interesses antagônicos entraram em choque; -Impossibilidade de conciliar as tendências; -Luís XVI: dissolução dos Estados Gerais; Terceiro Estado: rebelou-se – invadiu a sala do jogo da péla – Juramento do Jogo da Péla – Os membros do Terceiro Estado não se separariam enquanto a França não tivesse uma Constituição. 9 de julho – Assembléia Nacional Constituinte; Luís XVI ordenou que o clero e a nobreza participassem da Assembléia; 14 de Julho de 1789 – Tomada da Bastilha (uma fortaleza, símbolo do poder absoluto, onde eram encarcerados os inimigos da realeza); Foi criada uma Guarda Nacional – milícia burguesa comandada por Lafayette; Período do Terror – camponeses invadiram e incendiaram castelos e massacraram milhares de nobres;

8 FASE DA CONVENÇÃO NACIONAL 1792-1795:
Grandes Partidos: Girondinos: monopolizavam o governo, sentavam-se à direita; eram contrários aos sans-culottes, queriam consolidar as conquistas burguesas; Jacobinos: moderados no início; representavam a média burguesia empobrecida pelas crises; sentavam-se à esquerda, transformaram-se na ala Radical. Convenção Girondina: de setembro de 1792 a julho de 1793 – período em que Luis XVI foi executado Neste período países como Áustria, Prússia, Holanda, Espanha e Inglaterra organizaram a PRIMEIRA COLIGAÇÃO contra a França – tinham medo que o exemplo francês fosse seguido em seus países. 2 de julho de 1793: jacobinos tomaram a Convenção, prenderam os líderes girondinos, decretaram o sufrágio universal masculino e derrotaram o partido da Gironda; Jacobinos assumiram o poder, dando início à Convenção Montanhesa ( ).

9 PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS:
Introdução de um novo calendário (ano I = 1793); Elaboração da Constituição do Ano I; Básico gratuito e obrigatório; Abolição da escravidão nas colônias; Instalação do Terror: guilhotina!!!! Líderes Jacobinos: Robespierre, Danton, Marat; Marat foi assassinado por uma girondina; Danton guilhotinado a mando de Robespierre O Período do Terror deu espaço para que os Girondinos se reorganizassem para tomar o poder; Em 1794 os girondinos conseguiram depor e guilhotinar Robespierre; Reação Termidoriana (golpe do mês Termidor – correspondente a Julho, segundo o novo calendário em vigor); Iniciou a Convenção Termidoriana: fase de transição para a consolidação e predomínio da alta burguesia. 1795 – Nova Constituição que atendia os interesses desta nova configuração política.

10 FASE DO DIRETÓRIO 1795-1799 Nova Constituição;
Novo governo – alta burguesia; Instabilidade política e econômica; Levantes populares; 1796 – Conspiração dos Iguais, liderados por Babeuf; Governo incapaz de conter os problemas econômicos e de assegurar a pacificação; Golpe do 18 Brumário (9 de novembro) – Levou ao poder Napoleão Bonaparte.

11 A Liberdade Guiando o Povo, por Eugène Delacroix.


Carregar ppt "REVOLUÇÃO FRANCESA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google