A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Abertos e Ambientes Heterogêneos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Abertos e Ambientes Heterogêneos"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Abertos e Ambientes Heterogêneos
Protocolos de Comunicação Sistemas Abertos e Ambientes Heterogêneos Maria Alessandra Dubowski Nascimento

2 Conceitos de Sistemas Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo seja o foco de atenção.

3 Exemplificando Sistemas
um grupo de corpos que interagem entre si sob a influência de forças relacionadas (gravitacional); um grupo de órgãos do corpo que desempenham, em conjunto, uma ou mais funções vitais (digestivo); um grupo de dispositivos ou uma organização em rede, que relacionam-se entre si principalmente para a distribuição de algum produto ou servindo a um propósito comum (telefônico, rodoviário, processamento de dados).

4 Sistemas Abertos Um sistema aberto tem como objetivo o processamento e a transformação de determinados insumos em artigos de interesse do sistema maior onde encontra-se inserido. É imprescindível a compreensão do fato de que os sistemas abertos caracterizam-se pela relação que têm com outros sistemas e pela dependência que mantêm com esses sistemas, no que tange à importação e exportação de energia.

5 Particularidades Um sistema aberto não existe a partir de si próprio;
Ele precisa ser alimentado com insumos e fontes de energia, oriundos do sistema maior, no qual está inserido; Um sistema aberto não existe em função de si próprio. O interesse num sistema aberto está em que ele cumpra o seu papel, fornecendo os artigos que dele esperam os sistemas que estão a sua volta.

6 Sistemas Abertos em Informática
Resumidamente, sistemas abertos são implementações proprietárias de especificações públicas.

7 Características O sistema obedece a especificações bem definidas e disponíveis para a indústria; As especificações são seguidas por produtos de diversos fabricantes de computadores independentes (concorrentes); As especificações não são controladas por um grupo pequeno de fabricantes; As especificações não estão restritas à arquitetura ou tecnologia de um computador específico.

8 Origem da Necessidade de Sistemas Abertos
Na década de 60 foram criados os primeiros protocolos de comunicação: BSC-1: para transmissão de informações remotas em lote; BSC-3: que permitia a interação do usuário com o sistema através de terminais. O avanço seguinte foi a criação das arquiteturas de rede que além da conectividade, proporcionavam um certo grau de interoperação entre os sistemas distintos de um mesmo fornecedor de tecnologia.

9 Origem da Necessidade de Sistemas Abertos
Entre as várias arquiteturas de redes utilizadas, destacaram-se o SNA (IBM), o XNS (XEROX) e a DECNET (Digital), criadas por seus fornecedores e incompatíveis entre si. Quando as corporações necessitaram conectar seus diferentes sistemas, perceberam que estavam limitadas aos seus fornecedores de tecnologia de Sistemas Proprietários. Razões para projetos proprietários: os fornecedores garantiam que seus softwares funcionariam e alcançariam a performance esperada. Os sistemas proprietários garantiam parte do mercado e lucro contínuo para o fornecedor daquele sistema de computação completo. Iniciou-se a busca de sistemas abertos para resolver os problemas de conexão, integração de aplicações e transparência no acesso às informações.

10 Detalhes de Sistemas Abertos
Os sistemas abertos são nada mais que definições públicas e consensuais de interfaces. O usuário tem à sua disposição diversas opções em sistema operacional, arquitetura de rede, protocolo de comunicação, hardware, meios físicos de transmissão de dados, interface gráfica, banco de dados ou outros componentes que, obedecendo a padrões, garantem portabilidade de suas aplicações para diferentes plataformas.

11 Vantagens e Desvantagens
O maior benefício dos sistemas abertos é a liberdade de escolha de plataformas de hardware e software. Dessa forma, o cliente pode concentrar mais sua atenção às aplicações críticas para seu negócio, sem estar limitado à oferta de um único fornecedor. Sistemas de groupware (aplicativos destinados a auxiliar grupos de usuários que trabalham juntos em rede ou de forma corporativa) baseados em padrões proprietários tendem a ter maior funcionalidade e ser mais estáveis que os sistemas baseados em padrões abertos.

12 Mitos do Sistema Aberto
Mito 1: O atrativo é o preço; Mito 2: A economia não é real; Mito 3: Não existe suporte; Mito 4: Não há licenças a serem respeitadas; Mito 5: Sistema aberto não é para aplicações de missão crítica; Mito 6: Sistema aberto não está pronto para o desktop.

13 Quem Pode/Deve Usar Sistemas Abertos?
Empresas com um foco externo, acostumadas a trabalhar em colaboração com outras organizações e talvez já usuárias de tecnologias colaborativas, estão posicionadas para usufruir muito mais de ambientes abertos do que empresas com um foco interno, que vêem a tecnologia em termos de economia de custo.

14 Ambientes Heterogêneos
Para atender uma demanda crescente do comércio eletrônico o uso de um ambiente heterogêneo torna-se caga vez mais comum. Um ambiente heterogêneo pode conter sistemas operacionais, redes e aplicações diferentes que precisam operar conjuntamente para satisfazer as necessidades dos clientes.

15 Ambientes de Redes No início da utilização de ambientes baseados em redes, as dificuldades existentes não foram levadas em conta: Os usuários administravam suas próprias máquinas como se fossem computadores pessoais; Havia desperdício de recursos, inconsistência e redundância de dados, insegurança.

16 Evolução para Ambientes Heterogêneos
Com a evolução da computação centralizada para a computação distribuída, a administração de sistemas tornou-se responsável pela manutenção e interoperabilidade de redes compostas por máquinas dos mais diversos fabricantes e sistemas operacionais. A administração destes ambientes heterogêneos baseados na filosofia de sistemas abertos é, portanto, uma tarefa bem mais complexa que a administração dos ambientes de mainframes.

17 Bibliografia (ALVAREZ, 1990, p.17);
Pajari, G., "Just what is an Open System", UnixWorld, Nov.89; Computerworld/EUA Negócios São Paulo, 28 de Abril de 2004); Facets of Systems Science; KLIR, George J.; Springer Verlag; 1994; Introdução à Teoria Geral da Administração; CHIAVENATO, Idalberto; Ed. Makron Books; Teoria Geral dos Sistemas; BERTALANFFY, Ludwig Von.; Ed. Vozes;1975; The Web of Life; CAPRA, Fritjof; Anchor; 1997;


Carregar ppt "Sistemas Abertos e Ambientes Heterogêneos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google