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Diocese de Limeira atualização dos Presbíteros

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Apresentação em tema: "Diocese de Limeira atualização dos Presbíteros"— Transcrição da apresentação:

1 Diocese de Limeira atualização dos Presbíteros
ANIMAÇAO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL

2 1- O que entendemos por ABP? 2- O que queremos com a ABP?
ANIMAÇAO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL 1- O que entendemos por ABP? 2- O que queremos com a ABP? 3- Qual a meta que se deseja alcançar ?

3 ANIMAÇAO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL A Animação Bíblica da Pastoral “ constituí-se como um novo paradigma na Igreja” para entender o lugar da Sagrada Escritura na vida e missão da Igreja.

4 ANIMAÇAO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL A Biblia, como fundamento da fé cristã, deve ser a base de toda pastoral e a raíz de toda espiritualidade.

5 1- O que entendemos por ABP?
ANIMAÇAO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL 1- O que entendemos por ABP? À luz do Documento de Aparecida, é preciso perceber que o conceito “animação bíblica da Vida e da pastoral” não pode ser entendido redutivamente, como se fosse simplesmente uma pastoral entre outras.

6 1- O que entendemos por ABP?
ANIMAÇAO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL 1- O que entendemos por ABP? Por outro lado, a animação bíblica não se identifica com a “pastoral bíblica”, tampouco pode ser simplesmente confundida, devido ao termo ANIMAÇÃO, com uma movimentação pastoral, cujo estandarte seja a Sagrada Escritura.

7 1- O que entendemos por ABP?
ANIMAÇAO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL 1- O que entendemos por ABP? Daí a importância de tomar o termo “ANIMAÇÃO” em sua concepção originária de “ação ou efeito de dar alma ou vida”.

8 1- O que entendemos por ABP?
ANIMAÇAO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL 1- O que entendemos por ABP? A Animação Bíblica da Pastoral, segundo a DEI VERBUM, é todo o impulso, dinamismo e o trabalho que realiza a comunidade eclesial em torno da Sagrada Escritura: sua leitura, interpretação, celebração e vivência, de modo que a mesma seja sustento e vigor da Igreja, fortaleza de fé para seus filhos e alimento da alma, fonte pura e perene da vida espiritual (DV 21).

9 1- O que entendemos por ABP?
ANIMAÇAO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL 1- O que entendemos por ABP? Esta definição de caráter mais geral requer alguma pontualização que faremos mais adiante, fruto da evolução da própria ação pastoral e da comprensão acerca da presença da Escritura na vida e na missão da Igreja.

10 2- O que queremos com a ABP? 3- Qual a meta que se deseja alcançar ?
ANIMAÇAO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL 2- O que queremos com a ABP? 3- Qual a meta que se deseja alcançar ?

11 ANIMAÇAO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL
2- O que queremos com a ABP? No coração do anúncio está Jesus Cristo, professado e testemunhado. Evangelização que toque o coração do evangelizador e dos evangelizados . Transmitir a fé significa, no essencial, transmitir as Escrituras e, de um modo especial, o Evangelho que permite conhecer a Jesus, o Senhor.

12 ANIMAÇAO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL
2- O que queremos com a ABP? Com a celebração do Concílio Vaticano II a Igreja Católica redescobriu que esta transmissão da fé, entendida como encontro com Cristo, realiza-se mediante a Sagrada Escritura e a Tradição viva da Igreja, sob a orientação do Espírito Santo.

13 Acentuar a experiência do encontro com Jesus Cristo.
ANIMAÇAO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL 2- O que queremos com a ABP? Acentuar a experiência do encontro com Jesus Cristo. Um dos lugares do encontro com Jesus Cristo Vivo é “a Sagrada Escritura, lida na Igreja” (DA, 247).

14 ANIMAÇAO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL
3- Qual a meta que se deseja alcançar ? Objetivo Geral das DGAE “Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10, 10), rumo ao Reino definitivo

15 ANIMAÇAO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL 3- Qual a meta que se deseja alcançar? Que a Bíblia, Palavra de Deus e da Vida, seja a “alma”, a vitalidade e o dinamismo de toda Pastoral.

16 ETIMOLOGIA ANIMAR- BÍBLIA PASTORAL

17 ANIMAR Deriva de “anima” (em latim), isto é, “alma”.
E neste sentido, animar significa dotar de vida um organismo, enriquecê-lo de dinamismo, vivacidade, movimento, expressão.

18 ANIMAR Biblicamente falando, “anima” nos remete a expressão RUAH – Espírito de em Gn 1, 2, que aparece como a força vital, dinâmica e criativa que vai dando origem a todas as coisas. “Então o Senhor Deus formou o ser humano com o pó do solo, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida, e ele tornou-se um ser vivente” (Gn 2, 7).

19 ANIMAR A expressão hebraica RUAH aparece 378 vezes no Antigo Testamento. É traduzida para o termo grego PNEUMA e para o latim SPIRITUS. RUAH tem a relação com a expressão hebraica REWAH que significa amplidão, espaço aberto à vida das criaturas”.

20 ANIMAR RUAH traduzido como vento, isto é, o ar em movimento, ar que cria espaço e possibilita a vida, e com este sentido aparece em mais na metade do seu uso do AT. RUAH significa também o ar da respiração, frágil e vacilante, ar necessário para a vida e que sustenta e anima o corpo e sua massa.

21 ANIMAR RUAH é a energia em movimento , ela não apenas se move, mas põe outras coisas em movimento (Carlos Mesters) Outra propriedade da RUAH refere-se à força vital dinâmica e criativa.

22 ANIMAR Assim sendo, a Ruah é na verdade, “uma força divina que transforma personalidades humanas para torná-las aptas para a vida”. Tais gestos são sempre destinados a confirmar o povo na vocação, a fazer dele o servo e o parceiro de Deus. Com este sentido Ruah aparece 30 vezes no AT.

23 ANIMAR Partindo deste sentido mais do termo, ANIMAR a pastoral biblicamente, é dar um novo vigor as nossas pastorais. Revitalizar, dar vida e dinamismo aquilo que fazemos.

24 ANIMAR Podemos deduzir então do acima apresentado, que animação é a tarefa de injetar vida, alma, energia, força, entusiasmo, vibração em pessoas dedicadas, devotadas a uma tarefa ou missão.

25 BÍBLIA Sabemos que a biblioteca de 73 Livros Sagrados, ou Bíblia, traz para nós, que temos o dom da fé, a maravilhosa riqueza da experiência de Deus, caminhando com seu Povo e deste povo caminhando com Deus.

26 BÍBLIA Em 2 Tm 3, 16-17, lemos: Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda a boa obra (2Tm 3,16-17).

27 BÍBLIA Em Rm 15, 4 lemos: “Ora tudo o que se escreveu no passado é para nosso ensinamento que foi escrito, a fim de que, pela perseverança e pela consolação que nos proporcionam as Escrituras, tenhamos a esperança”

28 BÍBLIA Em 2 Pd 1, 20 lemos: “ Pois a profecia jamais veio por vontade humana, mas os homens impelidos pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus”.

29 BÍBLIA A Bíblia, como Palavra a ser transmitida de geração em geração:
“Apenas fica atento a ti mesmo! Presta atenção em tua vida, para não te esqueceres das coisas que teus olhos viram, e para que elas nunca se apartem do teu coração, em nenhum dia de tua vida. Ensina-as aos teus filhos e aos teus netos” (Dt 4,9)

30 BÍBLIA A Palavra está em tua boca e em teu coração:
“Porque este mandamento que hoje te ordeno não é excessivo para ti, nem está fora do teu alcance. Ele não está no céu... Sim, porque a Palavra está muito perto de ti: está em tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática” (Dt 29,11-14)

31 BÍBLIA Em Atos dos Apóstolos vemos o quanto a comunidade nascente encontrava na Tradição o fundamento de sua vida e missão. “Eles se mostravam-se assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações... E o Senhor acrescentava cada dia ao seu número os que seriam salvos” (At 2, 42-47).

32 BÍBLIA Desde o Antigo ao Novo Testamento se percebe a importância dada as Sagradas Escrituras na vida e missão do povo. Tanto Israel, como povo de Deus, quanto os primeiros cristãos, não falaram de animação bíblica da pastoral. Mas a sua prática pastoral era profundamente bíblica; inteiramente perpassada pelas experiências e revelações bíblicas.

33 BÍBLIA A Bíblia enquanto Livro revela a necessidade dos antepassados em colocar por escrito os ensinamentos, em função da fidelidade ao Deus da Promessa/Aliança. Esta biblioteca, escrita ao longo de mais de mil anos, é um texto cuja leitura depende de vários fatores: como é o caso do contexto que o envolve ,assim como os gêneros literários, as épocas, as culturas, as regiões, as pessoas que o redigiram, etc.

34 BÍBLIA Para anunciar a pessoa de Jesus Cristo, todas as esperanças do Antigo Testamento eram evocadas. E quando o anúncio do Evangelho recebeu sua formulação escrita, então quase tudo era matizado e confirmado pelas Escrituras expressas nas palavras dos evangelistas e dos apóstolos.

35 BÍBLIA A importancia decisiva da Sagrada Escritura na vida da Igreja e em concreto como fonte e base de sua doutrina e de sua fé é inquestionável desde os primeiros momentos da Igreja nascente.

36 BÍBLIA Basta pensar nos primeiros escritos catequéticos (Didaqué);
Nas reflexões de Orígenes, lançando as primeiras raízes da Lectio Divina; e também a fecunda teologia dos Santos Padres. Era a Bíblia, ou melhor, a Palavra, a conferir motivação, a dar ânimo, a suscitar força perseverante e transfigurar o sentido de suas vidas.

37 BÍBLIA Porque afinados com a Palavra, seu modo de pensar, de projetar, de realizar e de celebrar, era inteiramente impregnado da força transformadora gerada pelo encontro com o Senhor mediante a Palavra. Eram evangelizadores “biblicamente animados”.

38 BÍBLIA Neste sentido, penso que nosso maior desafio para a Animação bíblica da Pastoral passa pelo caminho da nossa valorização das Escrituras; Acentuar em nossa vida e missão, a Bíblia não somente enquanto Livro, mas enquanto Palavra, fonte primeira da evangelização.

39 PASTORAL

40 PASTORAL A palavra PASTORAL merece uma atenção especial, uma vez que abrange um amplo campo de significações;

41 PASTORAL O termo Pastoral é um termo eminentemente bíblico.
A palavra Pastoral procede da simbologia do Antigo Testamento. Seu aparecimento teve como trato dispensado pelos pastores aos rebanhos de ovelhas, que constituem importante fonte de subsistência de riqueza em Israel.

42 PASTORAL A utilização da ovelha no cotidiano como meio de subsistência, na liturgia como animal de sacrifícios, bem como, os cuidados do pastor para com o rebanho, foram elementos trabalhados pela imaginação israelita, no sentido de torná- los expressões simbólicas das relações entre o Senhor e o seu povo Eleito.

43 PASTORAL Daí originaram-se expressões de profundidade e beleza, a exemplo do Sl 23. A simbologia traz à tona duas atitudes básicas do Senhor para com Israel: autoridade e ternura.

44 PASTORAL A imagem do Pastor aparece referida a Deus (Sl 23, 1; Is 40, 11; Jr 31,9) ao rei messiânico (Sl 78, 70; Ez 37, 24) aos líderes de Israel (Jr 2, 8; 10, 21; 23, 1-8; Ez 34).

45 PASTORAL A imagem é atribuída a Jesus no Novo Testamento como o Bom Pastor, conhecedor de suas ovelhas, aquele que dá a vida pelas ovelhas e apascentam-lhes com cuidado (Jo 10).

46 PASTORAL Ao identificar-se com o Bom Pastor, Jesus Cristo elevou esta simbologia à sua plenitude de sentido. Nele, a autoridade e a ternura do Pastor atingem sua realização escatológica.

47 PASTORAL Neste capítulo 10 de São João há várias expressões primorosas: “Eu sou o bom pastor”, cuja característica é dar a própria vida em favor das ovelhas (vs ); sua relação com elas é de conhecimento recíproco (v. 14); elas conhecem a voz do pastor (vs. 4.16).

48 PASTORAL Pastoral, portanto, vem de pastor, que, por sua vez, está ligado a pastagem. E a tal da pastagem é dotada de uma grande força simbólica, associada à vida, à serenidade, à paz.

49 PASTORAL As expressões figurativas como “descansar em verdes prados”, “conduzir a águas tranquilas”, “restaurar forças”, “guiar pelo caminho certo”, “bastão e cajado” que dão segurança, “mesa farta”, “habitar na casa do Senhor”.

50 PASTORAL É este o linguajar do AT para falar de um bom pastoreio. É marcado por experiências ricas de esperanças (“restaurar forças”), de vida generosa e abundante (“verdes prados”), de paz (“descanso”, “águas tranquilas”). Resultam da gratuidade de Deus, que se volta atento para o seu escolhido.

51 PASTORAL Ora, se a palavra “pastoral” procede desta terminologia, isso quer dizer que a mesma “pastoral” não se volta apenas para a oferta de serviços religiosos.

52 PASTORAL Ainda que estes sejam feitos com generosidade, qualquer programa pastoral terá um caráter de pastoreio somente na medida em que as ovelhas puderem ouvir a voz amorosa do seu pastor e a Ele possam dar sua resposta.

53 PASTORAL E o Povo de Deus “tem radar”, isto é, percebe quando os homens e mulheres de Igreja falam do que “ouviram do Senhor” ou quando é apenas discurso religioso e ou ideológico.

54 PASTORAL Na verdade, a pastoral tem por objetivo ‘evangelizar’, ‘pastorear’, ‘ensinar os caminhos do Senhor’, ‘fazer meus discípulos’ (Mt 28,19) e dar vida. Ela requer, nos tempos atuais, uma dinâmica que atinja a pessoa na sua dimensão humana, na sua vida, em algo que significa e faz vibrar pelo Reino.

55 PASTORAL Finalmente, podemos dizer que o conceito Pastoral indica uma maneira de compreender o conjunto da fé e consequentemente, implica um modo de vivê-la.

56 PASTORAL O Papa Bento XVI, na V Conferência recordou que o encontro com Jesus é o ponto de partida fundamental da experiência cristã. E esclarece: “Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas através do encontro com um acontecimento, com uma pessoa, que dá um novo horizonte à vida, e com isso, uma orientação decisiva” (DAp 243).

57 PASTORAL A pastoral tem como base a Palavra de Deus, e não qualquer outra palavra; Uma pastoral que acolhe a Palavra, se deixa iluminar por ela e a põe em prática.

58 PASTORAL Pastoral serve para traduzir as atividades da Igreja, seja em seu interior, seja em relação ao mundo externo. Abrange o todo da Diocese, Paróquia e comunidades.

59 PASTORAL A Palavra não é apenas um conteúdo doutrinal a ser apreendido e memorizado, mas uma ‘prática’, uma experiência de vida, um estilo de vida. A Palavra ilumina a caminhada, corrige erros e desvios e cria esperança de muitos frutos.

60 Animação Bíblica da Pastoral
Unindo as Expressões Animação Bíblica da Pastoral

61 Animação Bíblica da Pastoral
Nos últimos tempos a Igreja em todos os continentes fala, quando faz referência à presença da Palavra de Deus na sua vida e missão, de Animação Bíblica da Pastoral (ABP). Trata-se de uma nova linguagem e uma nova compreensão.

62 Animação Bíblica da Pastoral
Uma Pastoral constantemente Animada pela Bíblia, é uma exigência que hoje se propõe a toda a comunidade na Igreja”. (Lineamenta em preparação ao Sínodo sobre a Palavra de Deus na vida e missão da Igreja no. 21).

63 Animação Bíblica da Pastoral
O Papa Bento XVI, com a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini, afirma enfaticamente: “Desejo indicar algumas linhas fundamentais para uma redescoberta, na vida da Igreja, da Palavra divina, fonte de constante renovação, com a esperança de que a mesma se torne cada vez mais o coração de toda a atividade eclesial” (VD 1).

64 Animação Bíblica da Pastoral
O Sínodo convidou a um esforço pastoral particular para que a Palavra de Deus apareça em lugar central na vida da Igreja, recomendando que se incremente a pastoral bíblica, não em justaposição com outras formas da pastoral mas como “Animação Bíblica da Pastoral inteira”.

65 Animação Bíblica da Pastoral
O momento agora, talvez seja o de indicar alguns elementos de compreensão para chegarmos a uma tentativa de conceituação. Sem esses elementos de compreensão e essa tentativa de conceituação corremos o risco de usar apenas uma nova linguagem e não chegamos a uma consequente nova compreensão.

66 Animação Bíblica da Pastoral
Trata-se de compreender que a Palavra de Deus é a alma (coração, segundo Bento XVI) de toda a pastoral, isto é, de toda a ação evangelizadora da Igreja.

67 Animação Bíblica da Pastoral
Estamos, pois, diante de um novo e desafiador, mas providencial, momento de um novo pentecostes ação evangelizadora da Igreja: a “Animação Bíblica da Pastoral”.

68 Animação Bíblica da Pastoral
Para isso devemos superar os limites, que ainda muitas vezes se fazem sentir, de uma “pastoral de cristandade” e implantarmos corajosamente uma pastoral de comunhão (de conjunto e orgânica) “renovada e vigorosa” que sirva “melhor às necessidades dos fieis” (cf. DAp 169 e 99g), procurando “uma resposta consciente e eficaz”, conforme as exigências do mundo de hoje (DAp 371; cf. 169).

69 Animação Bíblica da Pastoral
Ela é fundamento de significação da vida, de comunhão com Jesus e de ardor missionário: “Desconhecer a Sagrada Escritura é desconhecer a Cristo” (São Jerônimo). Aqui vale lembrar a palavra forte do Papa Bento XVI na Exortação Apostólica, Verbum Domini, nº 124: “Recordo a todos os cristãos que o nosso relacionamento pessoal e comunitário com Deus depende do incremento da nossa familiaridade com a Palavra divina”.

70 Animação Bíblica da Pastoral
A Palavra de Deus contida na Sagrada Escritura deve suscitar, formar e acompanhar a vocação e a missão do discípulo missionário de Jesus Cristo e dar conteúdo às ações organizadas da Igreja em sua missão de ir e fazer “discípulos a todos os povos” (Mt 28,19). Desta forma, além de ser “a alma da teologia” (DV 24), a Palavra de Deus está chamada a converter-se em “alma da ação evangelizadora da Igreja” (DAp ).

71 Animação Bíblica da Pastoral
A seguir, destacaremos o lugar da Bíblia na vida e missão da Igreja, nas etapas da história.

72 Animação Bíblica da Pastoral
Quais as provocações do nosso tempo, que exigem uma Pastoral Animada pela Bíblia?


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