A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agricultura Olá! Eu sou o Sr. Joaquim, Engenheiro Agrícola, e vou ser o vosso guia nesta viagem!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agricultura Olá! Eu sou o Sr. Joaquim, Engenheiro Agrícola, e vou ser o vosso guia nesta viagem!"— Transcrição da apresentação:

1 Agricultura Olá! Eu sou o Sr. Joaquim, Engenheiro Agrícola, e vou ser o vosso guia nesta viagem!

2 Este trabalho divide-se em :
Introdução Factores condicionantes da produção agrícola; Agricultura Tradicional; Agricultura Moderna; Agricultura Biológica.

3 Introdução A Agricultura inclui-se no sector primário e depende de alguns factores naturais, como o clima e o relevo, que influencia a temperatura, a maior ou menor abundancia de água e a qualidade dos solos, e de factores humanos, como o desenvolvimento tecnológico e cientifico e os conflitos sociais e armados.

4 Factores condicionais da produção agrícola
Naturais: O Clima (tem mais influencia - temperatura e precipitação) O Relevo (pode provocar a necessidade de se praticar agricultura em socalcos) Solo Humanos: Nível Tecnológico Sistemas de cultura Hábitos alimentares Procura e oferta nos mercados externos e internos Instabilidade politica

5 Agricultura Tradicional
Este tipo de agricultura é predominante nos países em desenvolvimento. No sistema de produção destacam-se a agricultura itinerante, a agricultura camponesa de sequeiro e rizicultura intensiva tradicional. A agricultura tradicional é um tipo de agricultura praticada em minifúndio (ou seja numa pequena propriedade), pratica a policultura e apresenta varias características. A rega desta agricultura depende do armazenamento da água das chuvas e dos cursos de água. O estudo dos solos e o melhoramentos de sementes são praticamente inexistentes.

6 Tem um baixo rendimento e reduzidos níveis de produtividade agrícola.
Tem como objectivo de produção o autoconsumo ou subsistência das famílias que a praticam. Este tipo de agricultura apresenta um carácter rudimentar, tem fraca mecanização e utiliza técnicas e utensílios muito simples (a enxada, o arado, a charrua…). Ocupa grande parte da população activa, devido á elevada quantidade de mão de obra necessária para a execução das diferentes tarefas, as quais são muitas vezes realizadas com a ajuda dos animais. Utiliza fertilizantes Naturais normalmente não usa pesticidas e herbicidas. Tem um baixo rendimento e reduzidos níveis de produtividade agrícola. E é normalmente praticada em regime extensivo.

7 Agricultura Moderna A Agricultura Moderna predomina nos países desenvolvidos, mas também existem áreas consideráveis de modernização agrícola em alguns países em desenvolvimento, sobretudo na América Latina. Outra excepção é a agricultura de plantação que utiliza técnicas modernas e é praticada nos países com clima tropicais. A agricultura moderna surgiu após a 1ª fase da Revolução Industrial, com base na utilização da energia a vapor e também da electricidade. Ela é caracterizada pela maior regularização das safras e o aumento da produção agrícola devido à utilização de tractores, semeadeiras e alguns novos implementos agrícolas.

8 Esta agricultura tem como objectivo a produção em grandes quantidades para venda de produtos, no mercado e obtenção de lucros. Possui um elevado rendimento agrícola e altos valores de produtividade agrícola. É praticada um regime intensivo, adopta a monocultura e pratica explorações agrícolas de grande dimensão, resultando, da realização prévia politica de emparcelamento. Já se estuda os solos e seleccionam-se as melhores sementes, para espécies mais produtivas e resistentes. Devido á utilização de máquinas nas actividades agrícolas, a percentagem de população activa que ocupava baixou. Utilizam-se produtos químicos (fertilizantes, pesticidas, herbicidas) para aumentar e acelerar a produção e combater melhor as pragas.

9 Agricultura Biológica
Agricultura orgânica ou agricultura biológica é um termo frequentemente usado para a produção de alimentos e produtos animais e vegetais que não fazem uso de produtos químicos sintéticos ou alimentos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princípios de agricultura sustentável. A sua base é holística e põe ênfase no solo. Os seus proponentes acreditam que num solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos têm uma qualidade superior a alimentos convencionais. Tem como base o uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doênças. A agricultura orgânica está diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável.

10 Os alimentos orgânicos são tão seguros como qualquer outro tipo de alimentos. Como com toda a classe de frutos e vegetais, os consumidores devem lava-los antes de os consumir para assegurar sua máxima limpeza. Os agricultores biológicos trabalham terras sãs ao nutrirem o componente vivo da terra, os micróbios que libertam, transformam e transportam nutrientes. A matéria orgânica da terra contribue a uma boa estrutura terrestre e a sua capacidade de retenção de agua.

11 Trabalho realizado por:
Joaquim Susana Caneja Marisa Parente 9ºE


Carregar ppt "Agricultura Olá! Eu sou o Sr. Joaquim, Engenheiro Agrícola, e vou ser o vosso guia nesta viagem!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google