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EXPO ABIÓPTICA 2010 Maio / 2010.

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Apresentação em tema: "EXPO ABIÓPTICA 2010 Maio / 2010."— Transcrição da apresentação:

1 EXPO ABIÓPTICA 2010 Maio / 2010

2 Índice  Perfil do visitante  Perfil da empresa que trabalha
 Objetivos  Metodologia VISITANTES DO RAMO ÓPTICO QUE TRABALHAM EM ÓPTICA E LABORATÓRIO  Perfil do visitante  Perfil da empresa que trabalha  Avaliação da Expo Abióptica 2010  Congresso Opticon  Cenário atual EXPOSITORES  Perfil do expositor  Abióptica – Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos PRINCIPAIS RESULTADOS

3 Objetivos  Obter avaliação da EXPO 2010 e da ABIÓPTICA,
 Conhecer o perfil dos visitantes e expositores,  Comparar, sempre que possível, os resultados atuais com os obtidos nos levantamentos realizados em 2009 e 2008*. * O Datafolha realiza este estudo todos os anos, desde 2006.

4 Metodologia  Técnica  Amostra e Margem de erro  Checagem
Pesquisa quantitativa com abordagem pessoal dos visitantes e expositores que compareceram à Expo Abióptica 2010, realizada entre os dias 14 e 17 de abril de 2010, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo. As entrevistas foram realizadas com aplicação de questionário estruturado com cerca de 10 minutos de duração.  Amostra e Margem de erro Foram realizadas 202 entrevistas com visitantes que trabalham no ramo ótico em laboratório ou óptica e 37 com expositores. As primeiras foram distribuídas proporcionalmente entre os quatro dias e entre as oito horas de duração do evento, e as últimas foram distribuídas entre os dois últimos dias da Expo.  A margem de erro máxima para o segmento visitantes é de 7 p.p, e para expositores é de 11 p.p., para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Para conhecer a proporção de participantes que trabalham ou não trabalham no ramo ótico, foram efetuadas 292 arrolamentos.  Checagem A checagem ocorreu simultaneamente à aplicação dos questionários, pela presença “in loco” de um supervisor de campo durante todo o trabalho de coleta de dados e posteriormente, via telefone.

5 Metodologia  Observações
Os resultados significativos encontram-se destacados num círculo em linha contínua , enquanto que os tendenciais (dentro da margem de erro) em linha pontilhada Os dados, principalmente do segmento expositor, cujas bases apresentam número insuficiente para análise estatística (menos de 30 casos) encontram-se identificados com asterisco e deverão ser observados com cautela. Nas escalas utilizadas neste estudo, números baixos significam a pior avaliação (zero, afetou muito) e números altos, a melhor avaliação (dez, não afetou nada). Citações inferiores a 0,5% estão representadas nas tabelas por “0” e nenhuma citação por “_”. Em alguns gráficos e tabelas os resultados não somam exatamente 100%, podendo variar de 99% a 101%, devido a arredondamentos efetuados. Nos gráficos e tabelas, os resultados estão em percentual e as bases em números absolutos.

6 PERFIL DO PÚBLICO VISITANTE

7 Perfil do público visitante
(Em %) 2010 2009 2008 Público visitante  Sete de cada dez visitantes da Expo Abióptica 2010 trabalham, direta ou indiretamente, no ramo óptico. De 2008 para 2010 não ocorreram grandes alterações nos percentuais. *Inclui expositor Base – 292 / 2009 – 599 / 2008 – 635 arrolamentos

8 Área do segmento óptico que trabalha*
Perfil do público visitante (Em%) 2010 2009 2008 Área do segmento óptico que trabalha* (estimulada e única) Cargo que ocupa (espontânea e única) - 9 p.p. 54% 62% - 11 p.p. 65% + 10 p.p. ** Consultor ótico, representante comercial, balconista/ atendente, assistente/ auxiliar administrativo, estoquista e recepcionista.  Dos que atuam no ramo óptico, a maior parte trabalha em óptica e cerca de metade ocupa cargos superiores, de decisão. De 2008 para 2010 há, tendencialmente, queda na presença de cargos de chefia, sendo mais intensa no último ano. * Pergunta modificada em 2009 Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 / 2009 – 208 / 2008 – 200 questionários

9 Perfil do público visitante
(Em%) 2010 2009 2008 Sexo Idade + 12 p.p. 75% 77% 76%  Entre o público visitante há predominância do sexo masculino, e da faixa etária até 44 anos. De 2008 para 2010, há crescimento de 12 pontos percentuais na presença masculina. Média 36 anos 35 anos Base. Questionários + arrolamentos: 2010 – 531 / 2009 – 807 / 2008 – 835 abordagens

10 Perfil do público visitante
(Em%) 2010 2009 2008 Região geográfica - 11 p.p.  A maior parte é procedente da região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo. De 2008 para 2010 cai a presença de participantes da região metropolitana de SP. Base. Questionários + arrolamentos: 2010 – 531 / 2009 – 807 / 2008 – 835 abordagens

11 VISITANTES - PERFIL DA EMPRESA

12 Visitantes - Perfil da empresa (Espontânea e única, em %)
2010 2009 2008 Número de unidades Número de empregados 40% 36% 44% Média Média 5,7 9,3 4,0 56 empregados 76 empregados 46 empregados  Os visitantes que trabalham no setor óptico, atuam em empresas que possuem em média 6 unidades e 56 empregados. Esses dois resultados de 2010, aproximam-se dos obtidos em 2008. Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 / 2009 – 208 / 2008 – 200 entrevistas

13 AVALIAÇÃO DA EXPO ABIÓPTICA

14 Maneira que tomou conhecimento da Expo Abióptica
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Estimulada e múltipla, em %) Maneira que tomou conhecimento da Expo Abióptica 2010 2009 + 18 p.p. - 25 p.p.  A divulgação da Expo 2010, entre o público técnico, foi efetuada principalmente através de três meios: convite via marketing, convite impresso e folder, ambos via correio. De 2009 para 2010 houve crescimento de convite via e de folder e queda de convite impresso via correio. * Citações espontâneas Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 / 2009 – 208 / 2008 – 200 entrevistas P4. De que maneira o(a) Sr.(a) tomou conhecimento da EXPO ABIÓPTICA 2010: ___________. Alguma outra maneira?

15 Maneira que tomou conhecimento da Expo Abióptica
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Estimulada e múltipla, em %) Maneira que tomou conhecimento da Expo Abióptica * Citações espontâneas Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P4. De que maneira o(a) Sr.(a) tomou conhecimento da EXPO ABIÓPTICA 2010: ___________. Alguma outra maneira?

16 Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica
(Espontânea e múltipla, em %) Citou pontos positivos 92% Citou pontos negativos 58% Lançamentos de produtos, novidades, tendências, variedades: 33% Boa organização: 29% Estandes (organização, diferenciais): 27% Bom atendimento (atendentes são atenciosos, educados, prestativos): 21% Não tem ponto positivo: 2% Faltam grandes expositores: 14% Organização ruim: 14% Localização: 12% Expo está menor do que outros anos, há menor quantidade de estandes: 9% Não tem ponto negativo: 36% Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P5. Na sua opinião, quais são os três pontos negativos da EXPO ABIÓPTICA 2010? P6. Quais são os três pontos positivos da EXPO ABIÓPTICA 2010?

17 Pontos positivos da Expo Abióptica
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Espontânea e múltipla, em %) 2010 Pontos positivos da Expo Abióptica  A possibilidade de conhecer lançamentos, tendências, a boa organização da feira, estandes bem distribuídos/ que dão visibilidade aos produtos diferenciados e bom atendimento aos visitantes são os pontos fortes da Expo Abióptica. Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P6. Quais são os três pontos positivos da EXPO ABIÓPTICA 2010?

18 Pontos positivos da Expo Abióptica
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Espontânea e múltipla, em %) Pontos positivos da Expo Abióptica Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P6. Quais são os três pontos positivos da EXPO ABIÓPTICA 2010? Citações até 2%

19 Pontos positivos da Expo Abióptica
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Espontânea e múltipla, em %) Pontos positivos da Expo Abióptica Citações até 2% Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P6. Quais são os três pontos positivos da EXPO ABIÓPTICA 2010?

20 Pontos negativos da Expo Abióptica
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Espontânea e múltipla, em %) Pontos negativos da Expo Abióptica 2010  Um pouco mais de um terço dos frequentadores não identifica ponto negativo na Expo. Porém, há algumas críticas em relação à ausência de grandes marcas, à localização do pavilhão, organização, ao tamanho reduzido da feira e às datas/ horários de funcionamento. Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P5. Na sua opinião, quais são os três pontos negativos da EXPO ABIÓPTICA 2010?

21 Pontos negativos da Expo Abióptica
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Espontânea e múltipla, em %) Pontos negativos da Expo Abióptica Citações até 2% Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P5. Na sua opinião, quais são os três pontos negativos da EXPO ABIÓPTICA 2010?

22 Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica
(Estimulada e única, em %) Escala de 0 a 10 Avaliação geral da Expo Abióptica - Evolutivo Escala reduzida Grau de importância da Expo Abióptica para a empresa - Evolutivo Escala reduzida Obs: Em 2006 foi usada outra escala de avaliação (ótimo, bom, regular, ruim, péssimo) Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 / 2009 – 208 / 2008 – 200 / 2007 – 205 entrevistas P7. Pensando em uma escala de zero a dez, em que zero significa péssimo e dez significa excelente, que nota o(a) Sr.(a) dá para a EXPO ABIÓPTICA 2010, de um modo geral? P13. Agora, de zero a dez, em que zero significa nada importante e dez totalmente importante, que nota o(a) Sr.(a) atribui à importância da EXPO ABIÓPTICA para você e para sua empresa?

23 Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica
(Estimulada e única, em %) Escala de 0 a 10 Grau de importância da Expo Abióptica para a empresa 2010 2009 2008 Avaliação geral da Expo Abióptica + 12 p.p. 78% 75% 74% 84% 86% - 15 p.p. Média Média 8,3 8,2 8,9 8,8  Cerca de oito de cada dez visitantes aprovam a Expo Abióptica 2010, e reconhecem a importância do evento para a empresa que trabalham, em ambos casos, atribuindo notas entre oito e dez. De um ano para outro, existem pequenas alterações nas notas oito, nove e dez nas duas avaliações. De 2009 para 2010 cresce, indicativamente, a avaliação geral da Expo. Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 / 2009 – 208 / 2008 – 200 entrevistas P7. Pensando em uma escala de zero a dez, em que zero significa péssimo e dez significa excelente, que nota o(a) Sr.(a) dá para a EXPO ABIÓPTICA 2010, de um modo geral? P13. Agora, de zero a dez, em que zero significa nada importante e dez totalmente importante, que nota o(a) Sr.(a) atribui à importância da EXPO ABIÓPTICA para você e para sua empresa?

24 Avaliação geral da Expo Abióptica
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Estimulada e única, em %) Escala de 0 a 10 Avaliação geral da Expo Abióptica Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P7. Pensando em uma escala de zero a dez, em que zero significa péssimo e dez significa excelente, que nota o(a) Sr.(a) dá para a EXPO ABIÓPTICA 2010, de um modo geral?

25 Grau de importância da Expo Abióptica para a empresa
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Estimulada e única, em %) Escala de 0 a 10 Grau de importância da Expo Abióptica para a empresa Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P13. Agora, de zero a dez, em que zero significa nada importante e dez totalmente importante, que nota o(a) Sr.(a) atribui à importância da EXPO ABIÓPTICA para você e para sua empresa?

26 Avaliação de alguns aspectos da Expo Abióptica – Em média
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Estimulada e única por aspecto, em %) Escala de 0 a 10 2010 2009 2008 Avaliação de alguns aspectos da Expo Abióptica – Em média (Média dos 5 grupos anteriores) (Pergunta 7)  As médias tanto da satisfação geral, quanto de 20 itens específicos agrupados em cinco grandes aspectos (organização, instalações, atendimento, atrações e outros serviços) são expressivas, 8,2 e 8,7 respectivamente, o que sinaliza aprovação da feira. A organização recebe a maior nota média. De um ano para outro ocorrem pequenas oscilações nas médias. Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico e souberam responder ou utilizaram os serviços/ atrações P8. Agora, eu gostaria que o(a) o(a) Sr.(a) avaliasse alguns aspectos da EXPO ABIÓPTICA Utilizando novamente uma escala de zero a dez, em que zero significa péssimo e dez significa excelente, que nota o(a) Sr.(a) dá para o(s)/a(s) ______? P9. Considerando aspectos como comodidade, segurança, pontualidade, limpeza e tempo de transporte e utilizando uma escala de zero a dez, que nota o(a) Sr.(a) dá para os/ as ______?

27 Avaliação de alguns aspectos da Expo Abióptica
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Estimulada e única por aspecto, em %) Escala de 0 a 10 Avaliação de alguns aspectos da Expo Abióptica Média geral: 8,7 Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico e souberam responder ou utilizaram os serviços/ atrações. P8. Agora, eu gostaria que o(a) o(a) Sr.(a) avaliasse alguns aspectos da EXPO ABIÓPTICA Utilizando novamente uma escala de zero a dez, em que zero significa péssimo e dez significa excelente, que nota o(a) Sr.(a) dá para o(s)/a(s) ______? P9. Considerando aspectos como comodidade, segurança, pontualidade, limpeza e tempo de transporte e utilizando uma escala de zero a dez, que nota o(a) Sr.(a) dá para os/ as ______?

28 Estandes que considera importantes visitar na EXPO ABIÓPTICA 2010
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Espontânea e múltipla, em %) 2010 2009 Estandes que considera importantes visitar na EXPO ABIÓPTICA 2010 1º lugar + 14 p.p. 2º lugar - 9 p.p. - 11 p.p. 3º lugar  Os estandes da Essilor e Transitions foram considerados importantes de serem visitados na Expo de Além desses dois expositores, destacam-se também General Optical, Carl Zeiss Vision e Optotal Hoya. De 2009 para 2010 há aumento das menções à General Optical e queda para Optotal Hoya e Mormaii . Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 / 2009 – 208 / 2008 – 200 entrevistas P10. Por favor, cite até seis stands que o(a) Sr.(a) considera importantes visitar na EXPO ABIÓPTICA 2010? Citações até 3%

29 Estandes que considera importantes visitar na EXPO ABIÓPTICA 2010
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Espontânea e múltipla, em %) Estandes que considera importantes visitar na EXPO ABIÓPTICA 2010 Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P10. Por favor, cite até seis stands que o(a) Sr.(a) considera importantes visitar na EXPO ABIÓPTICA 2010? Citações até 2%

30 Estandes que considera importantes visitar na EXPO ABIÓPTICA 2010
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Espontânea e múltipla, em %) Estandes que considera importantes visitar na EXPO ABIÓPTICA 2010 Citações até 2% Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P10. Por favor, cite até seis stands que o(a) Sr.(a) considera importantes visitar na EXPO ABIÓPTICA 2010?

31 O que julga ser realmente importante no estande do expositor
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Espontânea e múltipla, em %) O que julga ser realmente importante no estande do expositor 2010 2009 + 7 p.p. - 7 p.p.  Na opinião do visitante do ramo óptico, o que conta na visita a um estande é, principalmente, um bom atendimento (com conhecimento técnico, educação, atenção, demonstração de produtos). Em seguida, vem o fato do expositor oferecer produtos que sejam novidades, lançamentos, variedades e apresentá-los bem, com visibilidade, permitindo o manuseio. De 2009 para 2010 há, tendencialmente, aumento nas menções de bom atendimento e diminuição nas de boa exposição dos produtos. Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P11. O que o(a) Sr.(a) julga ser realmente importante no stand do expositor? O que mais?

32 O que julga ser realmente importante no estande do expositor
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Espontânea e múltipla, em %) O que julga ser realmente importante no estande do expositor Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P11. O que o(a) Sr.(a) julga ser realmente importante no stand do expositor? O que mais?

33 O que julga ser realmente importante no estande do expositor
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Espontânea e múltipla, em %) O que julga ser realmente importante no estande do expositor Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P11. O que o(a) Sr.(a) julga ser realmente importante no stand do expositor? O que mais?

34 Mês preferido para realização da Expo Abióptica
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Estimulada e única, em %) 2010 2009 Mês preferido para realização da Expo Abióptica  Dentre quatro meses estimulados, possíveis para a ocorrência da Expo, o mês de abril continua como o preferido para cerca de um pouco mais da metade dos visitantes. De 2009 para 2010 a preferência pelo mês de abril manteve-se praticamente inalterada. Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 / 2009 – 208 entrevistas P12. Em que mês do ano o(a) Sr.(a) prefere que a EXPO ABIÓPTICA seja realizada: em abril, maio, junho ou julho?

35 Mês preferido para realização da Expo Abióptica
Visitantes - Avaliação da Expo Abióptica (Estimulada e única, em %) Mês preferido para realização da Expo Abióptica Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P12. Em que mês do ano o(a) Sr.(a) prefere que a EXPO ABIÓPTICA seja realizada: em abril, maio, junho ou julho?

36 VISITANTES - CONGRESSO OPTICON

37 Visitantes - Congresso Opticon
(Estimulada e única, em %) 2010 2009 2008 Participação no Congresso Opticon Avaliação do Opticon, notas de 0 a 10 (em números absolutos) O aumento do conhecimento não gerou incremento de participação. 11 entrevistas 5 entrevistas 6 entrevistas Dez 13 entrevistas 5 entrevistas 11 entrevistas Oito e nove 3 entrevistas 2 entrevistas Dois a sete 8,6 8,7 Média Base: Entrevistados participantes do Congresso Opticon – 2010, 27*/ 2009, 13*/ 2008, 19* entrevistas 87% 94% 91% *Base insuficiente para análise estatística Baixo conhecimento em 2008.  Cerca de um em cada dez visitantes participou do Opticon 2010, Congresso realizado concomitante com a Expo. Os que tomaram parte, avaliam-no positivamente, atribuindo nota média igual a 8,6. A participação ao Opticon em 2010 assemelha-se à de 2008. Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 / 2009 – 208 / 2008 – 200 entrevistas P14. O(A) Sr.(a) participou/ está participando do Congresso Opticon desta Expo? P15. E, de zero a dez, em que zero significa péssimo e dez significa excelente, que nota o (a) Sr.(a) dá para o Congresso Opticon, para o setor?

38 Participação no Congresso Opticon
Visitantes - Congresso Opticon (Estimulada e única, em %) Participação no Congresso Opticon Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P14. O(A) Sr.(a) participou/ está participando do Congresso Opticon desta Expo?

39 VISITANTES - ABIÓPTICA

40 Nota atribuída à atuação da associação local ou SINDÓPTICA REGIONAL
Visitantes - Abióptica (Estimulada e única, em %) Escala de 0 a 10 2010 2009 Nota atribuída à atuação da associação local ou SINDÓPTICA REGIONAL 33% 40% + 15 p.p. - 13 p.p. Média 6,6 6,0  Apenas três de cada dez frequentadores da Expo Abióptica 2010 avaliam positivamente (notas 8, 9 ou 10) a atuação da associação local ou Sindóptica regional. Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 / 2009 – 208 entrevistas P16. E, de zero a dez, em que zero significa péssimo e dez significa excelente, que nota o (a) Sr.(a) dá para a atuação da associação local ou SINDÓPTICA REGIONAL?

41 Nota atribuída à atuação da associação local ou SINDÓPTICA REGIONAL
Visitantes - Abióptica (Estimulada e única, em %) Escala de 0 a 10 Nota atribuída à atuação da associação local ou SINDÓPTICA REGIONAL Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P16. E, de zero a dez, em que zero significa péssimo e dez significa excelente, que nota o (a) Sr.(a) dá para a atuação da associação local ou SINDÓPTICA REGIONAL?

42 Importância dos projetos da Abióptica
Visitantes - Abióptica (Estimulada, em %) Importância dos projetos da Abióptica 2010 2009 2008 1º lugar (Única) 1º + 2º + 3º lugares (Múltipla)  O combate à pirataria e o treinamento do varejo são os projetos desenvolvidos pela Associação Abióptica apontados como os mais importantes, considerando-se até três opções. Em seguida aparece a Certificação do INMETRO. Com a inserção do projeto Portal Abióptica de Ensino a Distância, o comparativo com os anos anteriores deve ser analisado com cautela. * Projeto avaliado apenas em 2010 Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 / 2009 – 208 / 2008 – 200 entrevistas P18. A ABIÓPTICA desenvolve vários projetos, descritos neste cartão Dentre estes projetos, qual o(a) Sr.(a) considera o mais importante, em primeiro lugar? E em 2º lugar? E em 3º lugar?

43 Importância dos projetos da Abióptica
Visitantes - Abióptica (Estimulada, em %) Importância dos projetos da Abióptica 1º + 2º + 3º lugares (Múltipla) * Projeto avaliado apenas em 2010 Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P17. A ABIÓPTICA desenvolve vários projetos, descritos neste cartão Dentre estes projetos, qual o(a) Sr.(a) considera o mais importante, em primeiro lugar? E em 2º lugar? E em 3º lugar?

44 Dificuldades que as empresas sofrem atualmente
Visitantes - Abióptica (Espontânea e múltipla, em %) Dificuldades que as empresas sofrem atualmente 2010  Atualmente, segundo opinião espontânea dos visitantes, as maiores dificuldades que as empresas do ramo óptico enfrentam são a concorrência, a pirataria e a falta de qualificação dos profissionais. 29% não percebem dificuldades. Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P17. Atualmente quais dificuldades o(a) Sr.(a) ou sua empresa sofrem? Quais outras? Mais alguma?

45 Dificuldades que as empresas sofrem atualmente
Visitantes - Abióptica (Espontânea e múltipla, em %) Dificuldades que as empresas sofrem atualmente Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P20. Atualmente quais dificuldades o(a) Sr.(a) ou sua empresa sofrem? Quais outras? Mais alguma?

46 Principais fontes de informação
Visitantes - Abióptica (Estimulada, em %) Principais fontes de informação  A principal fonte de informação utilizada pelos visitantes que trabalham no setor óptico são as revistas técnicas, especialmente Ótica Revista e Revista View. São utilizados também, os eventos/ feiras/ exposições e o site da OpticaNet. Em 2010, não sabe 1% Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 / 2009 – 208 / 2008 – 200 entrevistas P21. Para finalizar, gostaria de saber qual das fontes listadas neste cartão, o(a) Sr.(a) ou sua empresa utiliza, com mais freqüência, para se atualizar sobre o que acontece no setor óptico, ou para obter informações úteis ao seu negócio? Quais outras?

47 Fontes de informação - Total
Visitantes - Abióptica (Estimulada, em %) Fontes de informação - Total Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P21. Para finalizar, gostaria de saber qual das fontes listadas neste cartão, o(a) Sr.(a) ou sua empresa utiliza, com mais freqüência, para se atualizar sobre o que acontece no setor óptico, ou para obter informações úteis ao seu negócio? Quais outras?

48 Volume de negócios do ano 2009* Expectativa do setor para 2010
Visitantes - Abióptica (Estimulada e única, em %) 2010 2009 Volume de negócios do ano 2009* Expectativa do setor para 2010 + 29 p.p.  A maioria dos visitantes está otimista: afirma que em 2009 o setor óptico ampliou o volume de negócios, e acredita que ampliará também em De 2009 para 2010, há expressivo aumento de 29 p.p. nas menções de ampliação dos negócios. * Pergunta incluída em 2010 Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 / 2009 – 208 / 2008 – 200 entrevistas P19. Pensando no segmento óptico em geral, o(a) Sr.(a) diria que no ano de 2009: P20. Ainda pensando no segmento óptico em geral, suas expectativas para o ano de 2010 são de que

49 Volume de negócios do ano 2009*
Visitantes - Abióptica (Estimulada e única, em %) Volume de negócios do ano 2009* * Pergunta incluída em 2010 Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P19. Pensando no segmento óptico em geral, o(a) Sr.(a) diria que no ano de 2009:

50 Expectativa do setor para 2010
Visitantes - Abióptica (Estimulada e única, em %) Expectativa do setor para 2010 Base. Visitantes que trabalham no ramo óptico: 2010 – 202 entrevistas P20. Ainda pensando no segmento óptico em geral, suas expectativas para o ano de 2010 são de que

51 Avaliação dos canais de comunicação da Abióptica
Visitantes - Abióptica (Estimulada e única, em %) 2010 Avaliação dos canais de comunicação da Abióptica Conhece o canal 71% 49% 43% 41%  Apenas os visitantes que conhecem os canais de comunicação da Abióptica foram convidados a avaliá-los: de modo geral mostram-se satisfeitos, atribuindo nota média próxima a 8,5, numa escala que pode variar de zero a dez. Base. Visitantes que conhecem os canais de comunicação da Abióptica e souberam avaliar P22. Neste cartão estão relacionados os canais de comunicação da Abióptica. De zero a dez, em que zero significa péssimo e dez significa excelente, que nota o (a) Sr.(a) dá para ________

52 Expositor

53 PERFIL DO EXPOSITOR

54 Perfil do expositor Sexo Idade Região
(Em %) 2010 2009 2008 Sexo Idade Média 41anos 37 anos 38 anos Região  O perfil dos expositores de 2010, aponta que há equilíbrio entre o sexo masculino e feminino. A maioria é procedente da região Sudeste e possui em média 41 anos. De 2008 para 2010 há aumento na média de idade: de 38 para 41 anos. Base. Expositores: 2010 – 37 / 2009 – 40 / 2008 – 35 entrevistas

55 Perfil do expositor (Em %) 2010 2009 Porte da empresa - 9 p.p. - 15 p.p. + 23 p.p.  Em 2010 há preponderância do porte Z. De 2009 para 2010 há aumento de 23 pontos percentuais no porte Z e queda de 15 p.p. no C e 11 p.p. no B. Base. Expositores: 2010 – 37 / 2009 – 40 entrevistas

56 Área do segmento óptico que trabalha
Perfil do expositor (Em %) 2010 2009 2008 Área do segmento óptico que trabalha + 11 p.p. - 19 p.p.  A maior parte dos expositores é composta por empresas das áreas fabril e de distribuição. De 2008 para 2010 há aumento, tendencial, da presença de fabricantes e diminuição da de importadores. Base. Expositores: 2010 – 37 / 2009 – 40 / 2008 – 35 entrevistas P1c. Considerando a área do segmento óptico em que o(a) Sr.(a) trabalha, o(a) Sr.(a) é:

57 EXPOSITOR - AVALIAÇÃO DA EXPO ABIÓPTICA

58 Expositor - Avaliação da Expo Abióptica
(Estimulada e única, em %) Escala de 10 pontos Avaliação geral da Expo Abióptica - Evolutivo Escala reduzida Grau de importância da Expo Abióptica para a empresa - Evolutivo Escala reduzida Obs: Em 2006 foi usada outra escala de avaliação (ótimo, bom, regular, ruim, péssimo) Base. Expositores: 2010 – 37 / 2009 – 40 / 2008 – 35 entrevistas P7. Pensando em uma escala de zero a dez, em que zero significa péssimo e dez significa excelente, que nota o(a) Sr.(a) dá para a EXPO ABIÓPTICA 2010, de um modo geral? P13. Agora, de zero a dez, em que zero significa nada importante e dez totalmente importante, que nota o(a) Sr.(a) atribui a importância da EXPO ABIÓPTICA para sua empresa?

59 Expositor - Avaliação da Expo Abióptica
(Estimulada e única, em %) Escala de 10 pontos Grau de importância da Expo Abióptica para a empresa 2010 2009 2008 Avaliação geral da Expo Abióptica - 18 p.p. 51% 57% 46% 68% 64% 63% + 9 p.p. + 22 p.p. + 10 p.p. - 10 p.p. Média Média 7,3 7,4 7,7 7,9  Cerca de metade dos expositores e aproximadamente sete de cada dez avaliam positivamente a Expo 2010: tanto de modo geral (51%) quanto em relação à importância dela para a empresa (68%), atribuindo médias 7,3 e 7,7, respectivamente. De 2009 para 2010 há, indicativamente, aumento das notas 8 e 9 e queda na nota 10, nesses dois quesitos. Base. Expositores: 2010 – 37 / 2009 – 40 / 2008 – 35 entrevistas P7. Pensando em uma escala de zero a dez, em que zero significa péssimo e dez significa excelente, que nota o(a) Sr.(a) dá para a EXPO ABIÓPTICA 2010, de um modo geral? P13. Agora, de zero a dez, em que zero significa nada importante e dez totalmente importante, que nota o(a) Sr.(a) atribui a importância da EXPO ABIÓPTICA para sua empresa?

60 Avaliação de alguns aspectos da Expo Abióptica – Em média
Expositor - Avaliação da Expo Abióptica (Estimulada e única, em %) Escala de 10 pontos 2010 2009 2008 Avaliação de alguns aspectos da Expo Abióptica – Em média (Média dos 5 grupos anteriores) (Pergunta 7)  19 aspectos da Expo 2010, classificados em cinco grupos, foram avaliados. Três agrupamentos, recebem nota média acima ou igual à média geral, de 7,5: organização, instalações e atrações, enquanto atendimento e outros serviços (catálogo, restaurantes, agência de turismo, Cyber Point, Espaço Jovem Criança e transfer) recebem nota média igual a 7,4. De um ano para o outro, os resultados sofrem pequenas flutuações. Base. Expositores: 2010 – 37 / 2009 – 40 / 2008 – 35 entrevistas P8. Agora, eu gostaria que o(a) o(a) Sr.(a) avaliasse alguns aspectos da EXPO ABIÓPTICA Utilizando novamente uma escala de zero a dez, em que zero significa péssimo e dez significa excelente, que nota o(a) Sr.(a) dá para o(s)/a(s) ______? P9. Considerando aspectos como comodidade, segurança, pontualidade, limpeza e tempo de transporte e utilizando uma escala de zero a dez, que nota o(a) Sr.(a) dá para os/ as ______?

61 Avaliação de alguns aspectos da Expo Abióptica – Em média
Expositor - Avaliação da Expo Abióptica (Estimulada e única, em %) Escala de 10 pontos Avaliação de alguns aspectos da Expo Abióptica – Em média Média geral: 7,5 *Base insuficiente para análise estatística  Limpeza dos banheiros e restaurantes são aspectos que merecem maior atenção por parte da organização da EXPO. Base. Expositores que souberam avaliar P8. Agora, eu gostaria que o(a) o(a) Sr.(a) avaliasse alguns aspectos da EXPO ABIÓPTICA Utilizando novamente uma escala de zero a dez, em que zero significa péssimo e dez significa excelente, que nota o(a) Sr.(a) dá para o(s)/a(s) ______? P9. Considerando aspectos como comodidade, segurança, pontualidade, limpeza e tempo de transporte e utilizando uma escala de zero a dez, que nota o(a) Sr.(a) dá para o ______?

62 Expositor - Avaliação da Expo Abióptica
(Espontânea e múltipla, em %) 2010 2009 2008 Razão da nota dada à importância da Expo Abióptica 2010 pra a sua empresa Razões positivas Razões negativas  A divulgação da marca e seus produtos e a possibilidade de estabelecer contato direto com outras empresas/ fornecedores/ clientes são as razões principais da importância da feira para os expositores. De 2008 para 2010 há aumento na oportunidade de divulgação da marca e produtos e diminuição da possibilidade de conhecer tendências. Base. Expositores: 2010 – 37 / 2009 – 40 / 2008 – 35 entrevistas P23. Por quais razões a EXPO ABIÓPTICA tem nota _____ de importância para sua empresa? Alguma outra razão? Quais mais?

63 Sugestões para a melhoria da Expo Abióptica
Expositor - Avaliação da Expo Abióptica (Espontânea e múltipla, em %) Sugestões para a melhoria da Expo Abióptica 2010 2009 2008 + 12 p.p. - 11 p.p.  Algumas sugestões foram verbalizadas visando a melhoria da próxima edição: alterações nos expositores (aumentar o número, diminuir o custo dos estandes, colocar publicações próximas à área de descanso), na divulgação (aumentar e difundir para o público em geral), na organização (contratar artistas, ter eventos paralelos à feira, melhorar o apoio aos expositores, aumentar o espaço interno da feira e aumentar o tempo de montagem do stand), na periodicidade/data (mudar a data, o mês, o horário), no acesso/localização (voltar para o Center Norte, local mais centralizado). De 2009 para 2010 há crescimento de 20 p.p. na sugestão de melhoria aos expositores e diminuição de 14 p.p. na organização e 11 p.p. na alteração da periodicidade/data. Base. Expositores: 2010 – 37 / 2009 – 40 / 2008 – 35 entrevistas P24. Na sua opinião, o que precisa ser melhorado na EXPO ABIÓPTICA, isto é, o que o(a) Sr.(a) acha que os organizadores deveriam fazer para tornar o evento melhor, mais completo para o(a) Sr.(a)? O que precisa ser criado ou modificado? Algo mais?

64 EXPOSITOR - ABIÓPTICA

65 Importância dos projetos da Abióptica
Expositor - Abióptica (Estimulada, em %) Importância dos projetos da Abióptica 2010 2009 2008 1º lugar (Única) 1º + 2º + 3º lugares (Múltipla)  Dentre sete projetos desenvolvidos pela Abióptica, e estimulados aos expositores, o considerado mais importante é o Combate à Pirataria. Em seguida, aparecem o Treinamento do Varejo, Opticon, Fundação Abiótica, Certificação INMETRO, Eyewear Fashion e por último Portal Abióptica de Ensino a Distância. Com a inserção deste último projeto em 2010, o comparativo deverá ser realizado com cautela. * Projeto avaliado apenas em 2010. Base. Expositores: 2010 – 37 / 2009 – 40 / 2008 – 35 entrevistas P18. A ABIÓPTICA desenvolve vários projetos, descritos neste cartão Dentre estes projetos, qual o(a) Sr.(a) considera o mais importante, em primeiro lugar? E em 2º lugar? E em 3º lugar?

66 EXPOSITOR - CENÁRIO ATUAL

67 Dificuldades que os visitantes/ empresas sofrem atualmente
Expositor - Cenário atual (Espontânea e múltipla, em %) Dificuldades que os visitantes/ empresas sofrem atualmente 2010 2009 + 33 p.p. - 15 p.p. - 13 p.p. + 20 p.p.  Os expositores declaram, de forma espontânea, que as principais dificuldades que as empresas sofrem são principalmente tributação alta, pirataria, produtos de baixa qualidade e concorrência das grandes redes, dos camelôs. Vale ressaltar que cerca de um terço não visualiza problema algum. De 2009 para 2010 aumentaram significativamente as reclamações sobre aumento de impostos e diminuíram as relativas à pirataria e sonegação de impostos. Base. Expositores: 2010 – 37 / 2009 – 40 entrevistas P17. Atualmente quais dificuldades o(a) Sr.(a) ou sua empresa sofrem? Quais outras? Mais alguma? Citações até 3%

68 Volume de negócios do ano 2009* Expectativa do setor para 2010
Expositor - Cenário atual (Estimulada e única, em %) 2010 2009 2008 Volume de negócios do ano 2009* Expectativa do setor para 2010 + 37 p.p. - 32 p.p.  Diferente do ocorrido no ano passado, quando a maior parte dos expositores enxergou que o setor óptico manteve ou ampliou o volume de negócios, para o ano de 2010 há otimismo: maioria prevê que o setor vai crescer. De 2009 para 2010, há um aumento significativo de 37 p.p. nas menções de ampliação dos negócios. * Pergunta incluída em 2010 Base. Expositores: 2010 – 37 / 2009 – 40 / 2008 – 35 entrevistas P19. Pensando no segmento óptico em geral, o(a) Sr.(a) diria que no ano de 2009: P20. Ainda pensando no segmento óptico em geral, suas expectativas para o ano de 2010 são de que

69 Principais fontes de informação
Expositor - Cenário atual (Estimulada, em %) Principais fontes de informação 2010 Principal fonte Total de fontes  Os expositores se informam principalmente por meio de revistas técnicas (recorrendo aos cinco veículos com a mesma intensidade), feiras/ exposições/ eventos e pelo site da OpticaNet. Base. Expositores: 2010 – 37 entrevistas P21. Gostaria de saber qual das fontes listadas neste cartão, o(a) Sr.(a) ou sua empresa utiliza, com mais freqüência, para se atualizar sobre o que acontece no setor óptico, ou para obter informações úteis ao seu negócio? (ESTIMULADA E ÚNICA) Quais outras?

70 Avaliação dos canais de comunicação da Abióptica
Expositor - Cenário atual (Estimulada e única, em %) 2010 Avaliação dos canais de comunicação da Abióptica Conhece o canal 73% 40% 43% 27%  Os quatro canais de comunicação da Abióptica não são conhecidos pela maioria dos expositores. E, apenas os empresários que os conhecem puderam avaliá-los: de modo geral recebem nota média igual a sete, numa escala que pode variar de zero a dez ( a leitura das avaliações deve ser realizada com cautela em função das bases reduzidas). *Base insuficiente para análise estatística Base. Expositores que conhecem os canais de comunicação da Abióptica e souberam avaliar P22. Neste cartão estão relacionados os canais de comunicação da Abióptica. De zero a dez, em que zero significa péssimo e dez significa excelente, que nota o (a) Sr.(a) dá para ________

71 PRINCIPAIS RESULTADOS

72 Principais resultados - Expo
A Expo Abióptica 2010 é avaliada positivamente por 78% dos visitantes. Parcela equivalente, 84%, valoriza o evento.  De maneira geral os expositores 2010 são mais críticos que os visitantes que trabalham no ramo óptico. Menor número de expositores avalia positivamente tanto a Expo (51%) quanto a importância dela para a empresa (68%). Saldo (visitantes menos expositores) Visitantes técnicos Expositores Notas 8,9 ou 10 84% 68% - 16 p.p. Grau de importância do evento para a empresa Nota média 8,1 7,6 - 0,5 Os expositores são mais críticos na avaliação geral, que na importância do evento. Avaliação geral da Expo Abióptica 2010 Notas 8, 9 ou 10 78% 51% - 27 p.p. Nota média 8,3 7,3 - 1,0 De 2008 para 2010 há aumento indicativo no grau de importância do evento para a empresa  de 64% para 68%. Nos últimos três anos há aumento tendencial na avaliação geral da Expo  de 74% para 78%.

73 Saldo (visitantes menos expositores) Aspectos da Expo Abióptica 2010
Principais resultados - Expo A Expo Abióptica 2010 também atende às expectativas dos visitantes em aspectos relacionados à organização, estrutura e atendimento.  Comportamento semelhante ocorre quando da avaliação dos aspectos da feira, reunidos em cinco grupos: os expositores atribuem nota média igual a 7,5, enquanto os visitantes, 8,7.  Os empresários dão nota mais baixa que os visitantes em todos os aspectos, mas principalmente nos itens: limpeza dos banheiros, segurança, instalações, projeto “Eu quero ser Vip na Abióptica”, Concurso de Design, catálogo oficial e restaurantes. Saldo (visitantes menos expositores) Aspectos da Expo Abióptica 2010 Visitantes técnicos Expositores ORGANIZAÇÃO 9,2 7,7 - 1,5 Sinalização interna 8,9 8,1 - 0,8 Limpeza em geral 9,4 8,0 - 1,4 Limpeza dos banheiros 9,1 6,7 - 2,4 Segurança 9,4 7,9 - 1,5 INSTALAÇÕES 8,7 7,7 - 1,0 Transamérica Expo-Center 8,9 8,1 - 0,8 Instalações em geral 9,4 8,0 - 1,4 ATENDIMENTO 8,4 7,4 - 1,0 Divulgação 7,9 7,3 - 0,6 Recepção 8,8 7,6 - 1,2 ATRAÇÕES 8,7 7,5 - 1,2 Eu quero ser Vip na Abióptica 8,6 7,3 - 1,3 Concurso de Design 9,0 7,3 -1,7 Opticon, Congresso Óptico 8,6 7,7 - 0,9 Rota Premiada 8,5 7,7 - 0,8 OUTROS SERVIÇOS 8,5 7,4 - 1,1 Restaurantes obtêm avaliação mais baixa nos dois públicos.. Catálogo oficial 8,9 7,6 - 1,3 Restaurantes 7,4 5,5 - 1,9 Pacotes turísticos 8,1 7,1 - 1,0 Atendimento da agência de turismo 8,3 7,7 - 0,6 Cyber Point 8,8 7,9 - 0,9 Espaço Jovem Criança 9,2 8,4 - 0,8 Transfer, efetuado pelas vans 8,6 7,6 - 1,0 MÉDIA GERAL 8,7 7,5 - 1,2

74 Pontos positivos / Razão da importância da Expo
Principais resultados - Expo O bom atendimento nos estandes dos expositores é o aspecto mais valorizado pelos visitantes.  Os pontos positivos da Expo para os visitantes diferem um pouco da razão da importância da feira para os expositores. Visitantes técnicos Expositores Lançamentos de produtos: 33% Pontos positivos / Razão da importância da Expo Boa organização: 29% Divulgação da marca e dos produtos: 57% Estandes (organização, diferenciais): 27% Contatos: 38% Bom atendimento nos estandes: 21% Nenhum ponto positivo: 2% Faltam grandes expositores: 14% Feira está elitizada, produtos caros: 3% Pontos negativos Organização: 14% Estandes caros: 3% Localização: 12% Data da Expo dificulta as negociações: 3% Expo está menor que outros anos: 9% Expo não gera negócios 3% Nenhum ponto negativo: 36%  Os frequentadores apontaram os estandes da Essilor/ Varilux e da Trasitions como os mais importantes da Expo 2010 e destacam o bom atendimento (atendentes com conhecimento técnico, educados e atenciosos) como fator fundamental, que deve estar presente, na feira. Produto, seja novidades ou sua exposição, também são mencionados, porém com menor intensidade. Cresce a importância deste aspecto no último ano.

75 Principais resultados - Abióptica
O Site da Abióptica é o canal de comunicação mais conhecido entre os dois públicos.  Os dois públicos elegem (entre alguns itens estimulados) como o principal projeto da Abióptica o combate à pirataria. Os visitantes também indicam o treinamento do varejo. Visitantes técnicos Expositores Projetos importantes da Abióptica 1º + 2º + 3º lugares Combate à pirataria: 77% Combate à pirataria: 70% Treinamento do varejo: 64%  Tanto os expositores quanto os visitantes que conhecem os canais de comunicação da Abióptica, emitem avaliação positiva, porém novamente os expositores são mais críticos. Visitantes técnicos Expositores Conhece Conhece 71% Site: 8,6 73% Site: 7,6 Avaliação dos canais de comunicação da Abióptica 49% marketing: 8,6 40% marketing: 7,1 43% Newsletter: 8,4 43% Newsletter: 6,9 41% Clipping de notícias: 8,2 27% Clipping de notícias: 6,8

76 Dificuldades que as empresas sofrem Principal fonte de informação
Principais resultados - Mercado Pirataria e concorrência são apontados como as maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas do setor.  Os dois públicos sinalizam a pirataria e a concorrência como as principais dificuldades que as empresas sofrem. Os visitantes também citam a falta de qualificação dos profissionais, enquanto os expositores destacam a tributação alta e os produtos de baixa qualidade. Visitantes técnicos Expositores Concorrência: 24% Tributação alta: 35% Dificuldades que as empresas sofrem Pirataria: 21% Pirataria: 22% Falta de qualificação dos profissionais: 12% Produtos de baixa qualidade: 16% Concorrência: 16%  Tanto os expositores quanto os visitantes informam-se sobre o mercado principalmente por meio de revistas técnicas. Visitantes técnicos Expositores Principal fonte de informação Revistas: 56% Revistas: 65% - Ótica Revista e Revista View Ótica Revista, Revista View, Revista Convergência, Revista Mundo da Óptica, Revista 20/20.

77 Principais resultados - Mercado
Nos dois públicos, há otimismo quanto ao volume de negócios para 2010.  Os dois segmentos aproximam-se quando opinam sobre as expectativas para 2010  ambos são muito otimistas e acreditam que o volume dos negócios vai ser ampliado. Esta postura difere da de 2009, ano de crise, quando as previsões eram mais conservadoras. Visitantes técnicos Expositores 2010  Vai ampliar o volume dos negócios: 82% Vai ampliar o volume dos negócios: 87% Expectativas para o ano 2009  Vai ampliar o volume dos negócios:53% Vai ampliar o volume dos negócios: 50%

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