A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oração do Terço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oração do Terço."— Transcrição da apresentação:

1 Oração do Terço

2 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus;
DOUTRINA IGREJA Bem-aventurados os que usam de misericórdia, porque alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus; Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que padecem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino do Céu.

3 Ano C- XXXIII Domingo do Tempo Comum
Silêncio

4 NÓS SOMOS AS PEDRAS VIVAS DO TEMPLO DO SENHOR
POVO SACERDOTAL, IGREJA SANTA DE DEUS

5 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen!
A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

6 Confessemos os nossos pecados:
Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

7 SENHOR TEM PIEDADE DE NÓS,
SOMOS O TEU POVO PECADOR TOMA A NOSSA VIDA DE PECADO E DOR, ENCHE O NOSSO ESPIRITO DE AMOR CRISTO TEM PIEDADE DE NÓS, SOMOS O TEU POVO PECADOR ……………. SENHOR TEM PIEDADE DE NÓS……………

8 Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.

9 Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo;

10 só Vós, o Senhor; só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Ámen

11 ORAÇÃO COLECTA Senhor nosso Deus, concedei-nos a graça de encontrar sempre a alegria no vosso serviço, porque é uma felicidade duradoira e profunda ser fiel ao autor de todos os bens. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

12 «Para vós nascerá o sol de justiça»
1ª Leitura «Para vós nascerá o sol de justiça» Mal 3, 19-20a

13 Leitura da Profecia de Malaquias
LEITURA I Mal 3, 19-20ª Leitura da Profecia de Malaquias Há-de vir o dia do Senhor, ardente como uma fornalha; e serão como a palha todos os soberbos e malfeitores. O dia que há-de vir os abrasará – diz o Senhor do Universo – e não lhes deixará raiz nem ramos.

14 LEITURA I Mal 3, 19-20ª Mas para vós que temeis o meu nome, nascerá o sol de justiça, trazendo nos seus raios a salvação. Palavra do Senhor Graças a Deus

15 Salmo

16 O SENHOR VIRÁ GOVERNAR COM JUSTIÇA
Salmo 97 (98), 5-9 (R. cf. 9) Refrão: O SENHOR VIRÁ GOVERNAR COM JUSTIÇA

17 «Quem não quer trabalhar, também não deve comer»
2ª Leitura «Quem não quer trabalhar, também não deve comer» 2 Tes 3, 7-12

18 Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses
LEITURA II Tes 3, 7-12 Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses Irmãos: Vós sabeis como deveis imitar-nos, pois não vivemos entre vós na ociosidade, nem comemos de graça o pão de ninguém. Trabalhámos dia e noite, com esforço e fadiga, para não sermos pesados a nenhum de vós.

19 LEITURA II Tes 3, 7-12 Não é que não tivéssemos esse direito, mas quisemos ser para vós exemplo a imitar. Quando ainda estávamos convosco, já vos dávamos esta ordem: quem não quer trabalhar, também não deve comer. Ouvimos dizer que alguns de vós vivem na ociosidade, sem fazerem trabalho algum, mas ocupados em futilidades. A esses ordenamos e recomendamos,

20 LEITURA II Tes 3, 7-12 em nome do Senhor Jesus Cristo, que trabalhem tranquilamente, para ganharem o pão que comem. Palavra do Senhor. Graças a Deus

21 ERGUEI-VOS E LEVANTAI A CABEÇA, PORQUE A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ PRÓXIMA
Aclamação Aleluia. ERGUEI-VOS E LEVANTAI A CABEÇA, PORQUE A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ PRÓXIMA

22 «Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas»
Evangelho «Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas» Lc 21, 5-19

23 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós.
EVANGELHO Lc 21, 5-19 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas Gloria a Vós, Senhor!

24 EVANGELHO Lc 21, 5-19 Naquele tempo, comentavam alguns que o templo estava ornado com belas pedras e piedosas ofertas. Jesus disse-lhes: «Dias virão em que, de tudo o que estais a ver, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído». Eles perguntaram-Lhe: «Mestre, quando sucederá isto? Que sinal haverá de que está para acontecer?». Jesus respondeu:

25 EVANGELHO Lc 21, 5-19 «Tende cuidado; não vos deixeis enganar, pois muitos virão em meu nome e dirão: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis: é preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim». Disse-lhes ainda: «Há-de erguer-se povo contra povo e reino contra reino.

26 EVANGELHO Lc 21, 5-19 Haverá grandes terramotos e, em diversos lugares, fomes e epidemias. Haverá fenómenos espantosos e grandes sinais no céu. Mas antes de tudo isto, deitar-vos-ão as mãos e hão-de perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e às prisões, conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Assim tereis ocasião de dar testemunho.

27 EVANGELHO Lc 21, 5-19 Tende presente em vossos corações que não deveis preparar a vossa defesa. Eu vos darei língua e sabedoria a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer. Sereis entregues até pelos vossos pais, irmãos, parentes e amigos. Causarão a morte a alguns de vós e todos vos odiarão por causa do meu nome; mas nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá.

28 Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas».
EVANGELHO Lc 21, 5-19 Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas». Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

29

30 Ao olhar o magnífico templo, construído originalmente pelo rei Salomão, destruído pelos Babilónios, reconstruído por Esdras e ampliado pelo rei Herodes, Jesus profetizou a destruição do templo aos seus quatro companheiros. Pedro, André, Tiago e João, que estavam com Ele, não aceitaram a terrível profecia, porque o Templo era o lugar de encontro de Deus com os homens. Passados alguns dias, Jesus foi crucificado e os apóstolos e os discípulos foram expulsos da sinagoga

31 e de Jerusalém. Perante as perseguições, os cristãos rezavam “Maranata” “Vem Senhor Jesus”. Alguns estavam convencidos de que o regresso de Cristo estava iminente, e por isso não valia a pena continuar a trabalhar. Viviam à custa dos outros lançando os crentes no descrédito e no ridículo. São Paulo corrige-os dizendo: “Nunca foi peso para ninguém: anunciei o Evangelho gratuitamente e não aceitei esmolas”.

32 Tiago foi o primeiro a ser morto
Tiago foi o primeiro a ser morto. Pedro e André foram crucificados de cabeça para baixo em Roma no ano 67. São João foi metido num caldeirão de óleo a ferver, mas a vida dele foi milagrosamente poupada. É surpreendente que, tendo sido um perseguidor, foi São Paulo quem mais sofreu pela fé. Levou trinta e nove chicotadas por cinco vezes, foi flagelado três vezes com varas, foi apedrejado uma vez, naufragou três vezes, passou uma noite e um dia no alto-mar,

33 sofreu assaltos e perigos entre falsos irmãos
sofreu assaltos e perigos entre falsos irmãos. Finalmente foi decapitado em Roma com Pedro. A profecia de Jesus foi realizada no ano 70, quando os soldados de Roma deitaram fogo ao Templo, matando mais de um milhão de habitantes incluindo os sacerdotes do templo e prendendo noventa e sete mil pessoas. Já passaram 2000 anos e ainda não conseguiram reconstruir o templo. Como Jesus profetizou não ficou uma pedra em cima de outra.

34 São Lucas escreveu o trecho no ano 85 em resposta a várias perguntas
São Lucas escreveu o trecho no ano 85 em resposta a várias perguntas. Houve guerras, revoluções políticas, catástrofes, destruição do templo e os cristãos foram vítimas das injustiças e perseguições. Para explicar isso ele recorreu à palavra do Mestre. Tudo foi previsto. A perseguição aos Seus seguidores começou com o imperador Nero, e continuou por quase duzentos anos, matando dois milhões de cristãos.

35 Hoje a situação é diferente. Vivemos numa cultura antirreligiosa
Hoje a situação é diferente. Vivemos numa cultura antirreligiosa. Anualmente em Portugal, só são ordenados quarenta e quatro padres enquanto oitenta e oito sacerdotes idosos morrem e alguns abandonam o sacerdócio. Muitos católicos não batizam os filhos. Os jovens vivem juntos e afastam-se do sacramento do matrimónio. Muitos vivem como ‘católicos não praticantes’. Tudo isto aumenta o sofrimento de Cristo, da Igreja e dos crentes.

36 Porque é que suportamos tanto sofrimento e tantos sacrifícios
Porque é que suportamos tanto sofrimento e tantos sacrifícios? Os ímpios continuam sempre a prosperar, a cometer violências, a levar a melhor sobre os justos. Mas Jesus insiste que “não deveis preparar a defesa”. Perante o sofrimento mantenhamos a calma e confiemos n’Ele porque nos prometeu:

37 “Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas”
“Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas”. O nosso mestre, Jesus, mostrou-nos o caminhão verdadeiro, sofrendo. Como discípulos d’Ele o sofrimento é a nossa herança. Assim Seja!

38 «Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas»

39 Credo

40 Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação

41 desceu dos céus (Faz-se inclinação) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

42 De novo há-de vir em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

43 Creio na Igreja una, santa,
católica e apostólica. Professo um só batismo Para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Ámen.

44 Oração Universal

45 Irmãs e irmãos: Voltemos o nosso olhar para o Senhor e, como já recebemos em herança
a fé no mundo que há-de vir, peçamos-Lhe, confiadamente: Concedei-nos, Senhor, a vossa graça. Pelos pastores e fiéis da santa Igreja, perseguidos por causa do nome de Jesus, para que o Espírito lhes dê palavras de sabedoria, oremos ao Senhor.

46 Pelos que sofrem a injustiça de outros homens
e pelas vítimas de flagelos naturais, para que Deus os ampare na provação, oremos ao Senhor. Concedei-nos, Senhor, a vossa graça. Pelos que trabalham dia e noite com esforço e por todos os que estão desempregados, para que a ninguém falte o pão de cada dia, oremos ao Senhor.

47 Concedei-nos, Senhor, a vossa graça.
Pelos homens angustiados pelo futuro ou tentados pelos muitos messianismos, para que Jesus Se lhes revele e lhes dê paz, oremos ao Senhor. Concedei-nos, Senhor, a vossa graça. Por todos os cristãos desta Paróquia e pelos que se reúnem cada domingo em assembleia, para que o Espírito lhes renove os corações, oremos ao Senhor. (Outras intenções: factos relevantes da vida paroquial; defuntos das nossas famílias ...).

48 Senhor, Pai Santo, concedei a todos os homens e mulheres a graça de saberem que são vossos filhos e de construírem na terra as suas vidas, na esperança de Vos contemplar no Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

49 Ofertório

50 É CRISTO A ABRAÇAR O MUNDO,
É CRISTO RENOVAÇÃO É O ESPÍRITO DE DEUS, DE UMA NOVA CRIAÇÃO

51 Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

52 ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
(Todos de pé) ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS Concedei-nos, Senhor, que os dons oferecidos para glória do vosso nome nos obtenham a graça de Vos servirmos fielmente e nos alcancem a posse da felicidade eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

53 Prefácio V. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós.
V. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

54 Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte, Para manifestar o esplendor da vossa glória, viestes em auxílio da fragilidade humana com o poder da vossa divindade: da nossa condição mortal tirastes o remédio para vencer a morte e da nossa ruína abristes o caminho da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

55 Por Ele, com multidão dos Anjos, que adoram a vossa majestade e se alegram eternamente na vossa presença, proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz..

56 Santo

57 SANTO SANTO SANTO É O SENHOR DEUS DO UNIVERSO O CÉU E TODA A TERRA PROCLAMAM PARA SEMPRE A VOSSA GLÓRIA – SANTO……… HOSSANA NAS ALTURAS BENDITO AQUELE QUE VEM EM NOME DO SENHOR - SANTO………

58 Sac. Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo, sois a fonte de toda a santidade.
Reunidos na vossa presença, em comunhão com toda a igreja, ao celebrarmos o dia santíssimo em que o Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho Unigénito, colocou à direita da vossa glória a nossa frágil natureza humana unida á sua divindade, humildemente vos suplicamos: Santificai estes dons, derramando sobre eles o Vosso Espírito, de modo a que se convertam para nós, no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

59 que será entregue por vós.
(Todos ajoelham) Na hora em que Ele se entregava, para voluntariamente sofrer a morte, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós.

60 este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança,
De igual modo, no fim da Ceia, tomou o cálice e, dando graças, deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.

61 Mistério da Fé! Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

62 Sac. Celebrando agora, Senhor,
o memorial da morte e ressurreição de vosso Filho nós Vos oferecemos o pão da vida e o cálice da salvação e Vos damos graças porque nos admitistes à vossa presença para Vos servir nestes santos mistérios. Humildemente Vos suplicamos que, participando no Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Espírito Santo, num só corpo.

63 Lembrai-Vos, Senhor, da vossa Igreja, dispersa por toda a terra, e tornai-a perfeita na caridade em comunhão com o Papa Francisco, e o nosso Patriarca D. Manuel Clemente, os bispos auxiliares e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo. Lembrai-Vos também dos nossos irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição, e de todos aqueles que na vossa misericórdia partiram deste mundo:

64 admiti-os na luz da vossa presença.
Tende misericórdia de nós, Senhor, e dai-nos a graça de participar na vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José seu esposo, os bem-aventurados Apóstolos e todos os Santos que desde o princípio do mundo viveram na vossa amizade, para cantarmos os vossos louvores, por Jesus Cristo, vosso Filho.

65 Por Cristo, com Cristo, em Cristo,
a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre… Ámen.

66 Pai Nosso

67 Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome
Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

68 Sac. Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

69 Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos
Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à Fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz, segundo a Vossa vontade. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amem. A paz do Senhor esteja sempre convosco. O amor de Cristo nos uniu. Sac. Saudai-vos na paz de Cristo.

70 Paz

71 CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO
CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO. TENDE PIEDADE DE NÓS, DAI-NOS A PAZ,

72 Sac. Felizes os convidados
para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo

73 Comunhão

74 O SENHOR ALIMENTOU-NOS COM A FLOR DA FARINHA
E SACIOU-NOS COM O MEL DOS ROCHEDOS E SACIOU-NOS COM O MEL DOS ROCHEDOS ENTOAI CANTICOS AO SOM DO TAMBORIL, DA CÍTARA HARMONIOSA E DA LIRA FAZEI RESSOAR A TROMBETA NA LUA NOVA, E NA LUA CHEIA DIA DA NOSSA FESTA

75 Ação de graças

76 AMOR TÃO GRANDE, PROFUNDO E SUBLIME ESTE É O AMOR DO MEU CRIADOR
NÃO HÁ NADA NO MUNDO, QUE POSSA IGUALAR-SE AO TERNO AMOR DO MEU BOM JESUS DEUS DE AMOR, ( DEUS DE AMOR ) Ó DEUS DE AMOR ( Ó DEUS DE AMOR ) TU ÉS O ÚNICO ( TU ÉS O ÚNICO ) NÃO HÁ OUTRO DEUS ( NÃO NÃO HÁ ) FORA DE TI ( FORA DE TI ) FORA DE TI ( PARA MIM ) PARA MIM ( PARA MIM ) NÃO HÁ AMOR

77 Oração depois da comunhão
Depois de recebermos estes dons sagrados, humildemente Vos pedimos, Senhor: o sacramento que o vosso Filho nos mandou celebrar em sua memória aumente sempre a nossa caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

78 Avisos

79 Sac. O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós. Sac. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Ámen. Sac. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

80 GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM, GRAÇAS AO SENHOR PORQUE ELE É BOM
PORQUE É ETERNO O SEU AMOR DIGA ISRAEL, ALELUIA, DIGA ISRAEL ALELUIA, DIGA ISRAEL ALELUIA

81 «Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas»

82 Ficha técnica: Eucaristia Celebrada por: Fr.Jacob Puthiyaparampil Animada por: Grupo Coral Dominical Projeção : Joshua Oliveira Realização : A. Alberto Sousa Imagens recolhidas: Via Google Projeção disponível :


Carregar ppt "Oração do Terço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google