A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Núcleo de Gestão em Agronegócio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo de Gestão em Agronegócio"— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo de Gestão em Agronegócio
APRESENTAÇÃO

2 A Fundação Dom Cabral é um centro de desenvolvimento de executivos e organizações públicas e privadas, com 35 anos de atividades, posicionada no Ranking 2011 de Educação Executiva do jornal Financial Times como a 5ª melhor escola de negócios do mundo, sendo a primeira entre as latino-americanas. A FDC ainda ocupa a 1ª posição em 2010 no ranking de melhores escolas de negócio da América Latina, segundo a revista AmericaEconomia. Mantém certificações internacionais de qualidade como Equis, da EFMD (European Foundation for Management Development) e AMBA (Association of MBAs).

3 Números de 2010 1.517 Em 2010, mais de empresas desenvolveram, com a FDC, soluções educacionais. 29.698 Nesse mesmo período, a FDC recebeu quase 30 mil executivos em seus programas. A FDC trabalha com empresas brasileiras e com multinacionais de diversos países.

4 Núcleos de Desenvolvimento do Conhecimento
Como parte de sua missão de levar o desenvolvimento sustentável à sociedade por meio da educação de executivos e organizações, a FDC tem investido fortemente em geração de conhecimento através de núcleos de competências diversas, como governança corporativa, infraestrutura e logística, inovação, gestão empresarial, liderança, sustentabilidade, entre outras.

5 Núcleos de Desenvolvimento do Conhecimento
Núcleo de Gestão em Agronegócio Núcleo CCR de Infraestrutura e Logística Núcleo de Gestão Pública Núcleo de Estratégia e Gestão Empresarial Núcleo de Empreendedorismo Núcleo de Governança Corporativa Núcleo Vale de Desenvolvimento de Liderança Núcleo de Inovação Núcleo Petrobras de Sustentabilidade Núcleo de Negócios Internacionais Núcleo de Gestão Estratégica em Marketing B2B Núcleo de Gestão em Saúde

6 Núcleo de Gestão em Agronegócio
MISSÃO VISÃO Desenvolver e disseminar conhecimentos e soluções gerenciais com vistas à melhoria da competitividade e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro e a subsidiar políticas públicas. VISÃO Ser referência nacional e internacional na gestão do agronegócio e fórum reconhecido para subsidiar políticas públicas.

7 Núcleo de Gestão em Agronegócio
Objetivos Gerar, difundir e aplicar conhecimentos na área de Gestão em Agronegócio. Solucionar as questões consideradas críticas e estratégicas visando o desenvolvimento sustentável do agronegócio. Desenvolver estudos de casos e outros produtos para uso educacional e apresentação em fóruns de empresas, instituições de fomento e financiamento, e fundos de capital de risco. Elaborar artigos e textos técnicos para congressos, cadernos técnicos da FDC, periódicos e veículos de comunicação no Brasil e no exterior.

8 Núcleo de Gestão em Agronegócio
CAMPO DE ATUAÇÃO

9 Núcleo de Gestão em Agronegócio
Modelo conceitual Estudos e Pesquisas Metodologias Subsídios a Políticas Práticas de Gestão Estudos de Casos Artigos Técnicos e Científicos Indicadores Redes de Geração de Conhecimentos com Centros e pesquisadores referência no tema, em nível Nacional e Internacional. Pesquisas e estudos multi-institucionais. Cursos (programas) Workshops “Seminários” Reuniões Sites, blogs redes Palestras Artigos, Entrevistas Congressos Sites, blogs redes

10 Núcleo de Gestão em Agronegócio
LINHAS DE PESQUISA As seguintes linhas de pesquisa já foram identificadas para compor o quadro de estudos do Núcleo: Inteligência de mercado: acesso a mercado, gestão dos interesses do setor no mercado internacional e posicionamento no mercado futuro Agronegócio, meio ambiente, economia verde Consolidação da legislação: análise e propostas para pontos críticos Modelos de gestão de conflitos para fortalecimento da relação cliente/fornecedor Análise da percepção da imagem e posicionamento dentro e fora do país Gerenciamento de riscos: seguro agrícola, câmbio, operações financeiras Segurança alimentar x segurança nutricional, rastreabilidade, certificação, padrões de qualidade

11 Núcleo de Gestão em Agronegócio
Estratégia de funcionamento - BUREAU DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA; OBSERVATÓRIO DE ESPECIALISTAS; - CENTRO DE REFERÊNCIA AGRONEGÓCIO DO FUTURO. O Núcleo tem no Bureau de Inteligência Competitiva um mecanismo fundamental para acessar, processar, organizar e analisar informações e conhecimento, que permitem identificar ameaças e oportunidades, visualizar tendências e cenários, constituindo subsídio importante para as discussões do “Observatório de Especialistas” e as decisões do membros do “Centro de Referência Agronegócio do Futuro”.

12 CENTRO DE REFERÊNCIA “AGRONEGÓCIO DO FUTURO”
Propósito Ser ambiente de discussão e estudos, constituído por representantes de empresas e outras organizações interessadas em questões estratégicas relacionadas ao futuro do agronegócio brasileiro. Objetivos Desenvolver novos conhecimentos em gestão: identificar, discutir e desenvolver estudos e projetos sobre temas estratégicos para a gestão do agronegócio do futuro. Capacitar em gestão: apoiar a capacitação de empresas, líderes, empresários e produtores para gestão do agronegócio do futuro. Participantes Empresas privadas com interesses no agronegócio e organizações que apoiam o setor.

13 CENTRO DE REFERÊNCIA “AGRONEGÓCIO DO FUTURO”
Facilidades disponibilizadas aos participantes Ambiente de discussão presencial e virtual sobre temas considerados estratégicos para o agronegócio do futuro e acesso privilegiado aos resultados das discussões e dos estudos realizados. Acesso às informações por meio do Bureau de Inteligência Competitiva. Acesso às análises realizadas pelo Observatório de Especialistas sobre temas de interesse. Participação em seminários promovidos pela FDC. Assessoramento e suporte aos representantes da empresa ou organização participante nos programas de capacitação oferecidos pela FDC.

14 OBSERVATÓRIO DE ESPECIALISTAS
Para apoiar o funcionamento do Núcleo de Gestão em Agronegócio e o Centro de Referência “Agronegócio do Futuro”, foi criado o Observatório de Especialistas, fórum de especialistas com conhecimentos sobre o setor, oriundos da academia e de instituições públicas e privadas ligadas ao agronegócio, reunidos com a finalidade de assessorar na identificação de questões estratégicas relacionadas ao desenvolvimento do agronegócio nacional e no desenho e encaminhamento das respectivas soluções.

15 MEMBROS DO OBSERVATÓRIO DE ESPECIALISTAS
ALEXANDRE MENDONÇA DE BARROS ALYSSON PAULINELLI ANTONIO CARLOS PRADO BATISTA COSTA CÉLIO BROVINO PORTO DÉCIO ZYLBERSZTAJN EDUARDO DELGADO ASSAD ELISIO CONTINI GREGORY HONCZAR IVAN WEDEKIN JOSÉ EUSTÁQUIO RIBEIRO VIEIRA FILHO LEILA LUCCATO OLIVA LEONARDO AUGUSTO E PINTO SÁ LUÍS CARLOS GUEDES PINTO MARC0S FAVA NEVES MAURÍCIO ANTÔNIO LOPES ROBERTO RODRIGUES

16 BUREAU DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
O Bureau de Inteligência Competitiva tem  por objetivo responder aos desafios de acessar, processar e incorporar o conhecimento competitivo com velocidade, qualidade e baixo custo. Utilizando dados disponíveis na internet de forma sistematizada, o Bureau emprega uma metodologia em conjunto com ferramentas digitais para coletar, organizar, analisar e disseminar informações com alto valor agregado, apoiado por uma rede de especialistas setorial. O conhecimento resultante subsidia o estabelecimento de agendas, as análises e a tomada de decisões da equipe do Núcleo, dos membros do Observatório de Especialistas e do Centro de Referência e de outros parceiros, quanto à sua estratégia competitiva. Sob a ótica do agronegócio, o Bureau de Inteligência Competitiva está estruturado em áreas chave para o setor, sendo elas: Ambiente Legal & Institucional, Capital, Infraestrutura e Logística, Mercado, Recursos Humanos e Tecnologia & Inovação. 

17 EQUIPE Alberto Duque Portugal Antonio Fernandino de Castro Bahia Filho
Engenheiro Agrônomo, PHD em Sistemas Agrícolas pela Universidade de Reading – Inglaterra. Presidente da Embrapa (1995/2003). Diretor Executivo do Conselho Nacional do Café, Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007/2010). Autor de vários artigos e trabalhos sobre desenvolvimento rural, tecnologia e inovação. Antonio Fernandino de Castro Bahia Filho Engenheiro Agrônomo, DSc em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa, Chefe Geral da Embrapa Milho e Sorgo em dois períodos( e ).Pesquisador na área vegetal e relações planta/ estresses ambientais. Inovação na área de licenciamento em genética vegetal. Período sabático na Fundação Dom Cabral ( ). Reitor e Professor do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM. Professor Associado da FDC Luiz Gomes de Souza Engenheiro Agrônomo, MSc em Desenvolvimento Rural pelo Instituto Agronômico do Mediterrâneo, Montpellier – França. Pesquisador na área de economia e gestor de áreas de desenvolvimento institucional e transferência tecnológica na Embrapa (1975/2010). Diretor de Programas e Secretário Executivo do Ministério da Agricultura (2004/2007).

18 Participação no Centro de Referência “Agronegócio do Futuro”
Núcleo de Gestão em Agronegócio OPORTUNIDADES Parceria Master Participação no Centro de Referência “Agronegócio do Futuro”

19 Núcleo de Gestão em Agronegócio
BENEFÍCIOS (Parceria Master) Inclusão da marca da parceira como apoiadora em todas as comunicações institucionais da FDC: Portal Web ( visitas únicas por mês); Folder institucional impresso – Mínimo de 2000 exemplares em português e 500 em inglês; Apresentação institucional eletrônica; Relatório anual – 100 exemplares para distribuição segmentada; VT institucional (versões em português, inglês e espanhol).

20 Núcleo de Gestão em Agronegócio
BENEFÍCIOS (Parceria Master) Divulgação da parceria e das produções do Núcleo através de ações na imprensa nacional e na especializada. Realização de seminários na área de Agronegócio, mediante planejamento de trabalho e orçamento específico. Lançamento formal da parceria em evento. Direito de divulgação da parceria por meio de campanha de comunicação da parceira, previamente aprovada pela FDC.

21 Núcleo de Gestão em Agronegócio
BENEFÍCIOS (Participação no Centro de Referência) Estudos e trabalhos relacionados à Gestão em Agronegócio Grupos temáticos de discussão Eventos (seminários, encontros e workshops) Acesso a análises feitas pelo Bureau de Inteligência Competitiva e Observatório de Especialistas

22


Carregar ppt "Núcleo de Gestão em Agronegócio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google