A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vida no campo: o agronegócio e as lutas sociais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vida no campo: o agronegócio e as lutas sociais."— Transcrição da apresentação:

1 Vida no campo: o agronegócio e as lutas sociais.
Intensivo Pró - ENEM Vida no campo: o agronegócio e as lutas sociais.

2 Intensivo Pró- ENEM A agricultura é tida como a chave para entender o início das civilizações. Tudo começou nesse momento que conhecemos como pré-história, quando nossos antepassados conseguiram domesticar as primeiras espécies vegetais. Isto teria ocorrido entre 12 e 14 mil anos. O surgimento da agricultura teve um impacto evidente: pela primeira vez, era possível influir na disponibilidade dos alimentos. As conseqüências desta descoberta foram revolucionárias: apareceram as primeiras aldeias, os colhedores nômades transformaram-se em camponeses sedentários. A atividade agrícola foi predominante para as economias por milhares de anos antes da revolução industrial. Sua importância não diminui nem mesmo com o surgimento de fábricas nem com a proclamada chegada de uma era digital. Depois de tudo, trata-se de produzir alimentos. E sem alimentos a vida não é possível.

3 Intensivo Pró- ENEM Nesse momento ímpar, estavam os condicionantes para o surgimento de uma vida social, estruturada em comunidades. Sem a necessidade de deslocamento em busca de alimento, vão surgindo as primeiras comunidades coesas, agora com maior disponibilidade para criar seus códigos de comunicação, valores comuns, entre outras coisas.

4 Intensivo Pró- ENEM Extraída de

5 Intensivo Pró- ENEM Possuir um suprimento constante de alimento era fundamental, tanto para se lançar à novas conquistas territoriais, como para manter a tranquilidade dentro do próprio tecido social. Há indícios históricos que várias civilizações pereceram devido à falta de condições de produzir alimentos, como algumas civilizações pré-colombianas.

6 Intensivo Pró- ENEM Com o passar do tempo, a atividade agrícola adquire status privilegiado dentro do modo de produção capitalista. Deixa de exercer apenas o papel de garantir a subsistência do ponto de vista alimentar, tornando-se uma atividade plenamente capitalista, visando o lucro. Daí, com sua interligação á industria, surgem os complexos agroindustriais, originando o agronegócio.

7 Intensivo Pró- ENEM Voltando no tempo, a agricultura sempre esteve ligado a produção industrial, como podemos perceber na produção de cana-de-açúcar para sua transformação no açúcar, enviado ao mercado externo, desde o início da colonização. Porém, o conceito de agronegócio ou agribusiness é algo mais recente, que podemos marcar como algo entre a virada do século XIX para o XX.

8 Intensivo Pró- ENEM A corrida para o Oeste dos EUA em meados do século, com o surgimento das grandes fazendas de gado, aliadas ao frigoríficos do Meio-Oeste e a infraestrutura consequente, como as ferrovias, pode ser um bom marco histórico como referência para o conceito de agribusiness.

9 Aberdeen Angus – Típico do Oeste dos EUA
Fonte:

10 Intensivo Pró- ENEM No Brasil, o agronegócio é impulsionado pela política desenvolvimentista adotado a partir do Governo Vargas. A partir de então, com o estímulo a produção para o mercado interno (‘”substituição de importações”),é acelerado o surgimento dos CAIs – Complexos Agroindustriais.

11 Intensivo Pró- ENEM A estrutura agrária brasileira, concentradora de terras, aliada a montagem de uma infraestrutura estatal, como construção de rodovias, hidrelétricas, aliadas ao financiamento para aquisição de equipamentos e insumos, propiciou, notadamente, a partir dos anos 1950, o surgimento de grandes Complexos Agro Industriais.

12 Intensivo Pró- ENEM Um exemplo de CAI

13 Intensivo Pró- ENEM Com os incentivos governamentais (crédito, subsídios, criação de órgãos específicos, entre outros), aliado a excessiva concentração de terra, lutas sociais no campo pela posse de terra e reforma agrária surgem, especialmente a partir dos anos de 1980. Destaca-se como movimento social no campo o MST. (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

14 Intensivo Pró- ENEM O MST, entre outros grupos, argumenta lutar por uma justa distribuição das terras, principalmente, nas consideradas “terras improdutivas”, que, não cumpririam sua função social de produzir. Não cabe argumentar sobre a validade dos argumentos do MST, nem de seu principal oponente, a UDR (União Democrática Ruralista), defensora dos latifundiários.

15 MST x UDR Extraída de e

16 Intensivo Pró- ENEM A região mais conflituosa do Brasil em termos agrários – O “Bico do Papagaio”

17 Para reflexão Funeral de um lavrador – Morte e vida Severina – Chico Buarque Esta cova em que estás Com palmos medida É a conta menor que tiraste em vida É de bom tamanho Nem largo nem fundo É a parte que te cabe Deste latifúndio Não é cova grande É cova medida É a terra que querias Ver dividida É uma cova grande Para teu pouco defunto Mas estarás mais ancho Que estava no mundo É a conta menor que tiraste em vida É a parte que te cabe Deste latifúndio É a terra que querias ver dividida Estarás mais ancho que estava no mundo Mas a terra dada Não se abre a boca É uma cova grande Pra teu defunto parco Porém mais que no mundo Te sentirás largo É uma cova grande pra tua carne pouca Mas terra dada não se abre a boca.

18 Exercício ENEM

19 Resolução Gabarito: A – Houve acentuado aumento na produção, devido à mecanização.

20 Exercício ENEM 2004

21 GABARITO Alternativa A – A produção de alimentos básicos aumentou pouco, em comparação às culturas de exportação.


Carregar ppt "Vida no campo: o agronegócio e as lutas sociais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google