Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Criatividade e Inovação profissional
Criando e inovando
2
AQUECIMENTO
3
Se você conseguir ler as primeiras palavras o cérebro decifrará automaticamente as outras...
4
3M UM D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45 8R1NC4ND0 N4 4R314. 3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314, C0M 70RR35, P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45. QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310 UM4 0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R PUM4.. 4CH31 QU3, D3P015 D3 74N70 35F0RC0 3 CU1D4D0, 45 CR14NC45 C41R14M N0 CH0R0, C0RR3R4M P3L4 PR414, FUG1ND0 D4 4GU4, R1ND0 D3 M405 D4D45 3 C0M3C4R4M 4 C0N57RU1R 0U7R0 C4573L0. C0MPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1D0 UM4 GR4ND3 L1C40; G4574M05 MU170 73MP0 D4 N0554 V1D4 C0N57RU1ND0 4LGUM4 C M415 C3D0 0U M415 74RD3, UM4 0ND4 P0D3R4 V1R 3 D357RU1R 7UD0 0 QU3 L3V4M05 74N70 73MP0 P4R4 C0N57RU1R. M45 QU4ND C0N73C3R 50M3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M405 D3 4LGU3M P4R4 53GUR4R, 53R4 C4P42 D3 50RR1R!! S0 0 QU3 P3RM4N3C M124D3, 0 4M0R 3 C4R1NH0. 0 R F3170 D3 4R314
5
Veajm como é intreessnate nsoso céerbro:
De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e utmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa!
6
Conceitos iniciais
7
“ A capacidade de ter novas idéias é crucial para o sucesso em qualquer empreendimento “
8
“... As idéias têm o poder de salvar,organizar e criar; podem tornar as coisas melhores ,mais baratas e úteis...”
9
Jack Foster- Como ter novas idéias
“Idéia não é nada além de uma nova combinação de informações velhas– informações que JÁ estão à nossa disposição.” Jack Foster- Como ter novas idéias
10
Desatando a criatividade
11
Exercício individual: Desenhe uma casa que você nunca viu
13
Una os pontos com quatro retas sem sobrepô-las e sem tirar a caneta do papel
* * * * * *
14
Faça um triângulo que passe por todos os pontos
15
Sem ferramenta, pregos ou parafusos
Fosso tábuas 2 X 2,0 m 2,5 m CASTELO Sem ferramenta, pregos ou parafusos
16
Mover 3 palitos para formar 3 quadrados
17
Tirar 4 palitos para formar 5 quadrados
18
TEXTOS
19
CONTINUANDO A DESATAR
20
Exercício da Classe da tia Suzy
23
Agora um pouco dos teóricos
24
James Webb Young 1- reunir matéria prima 2- mastigação desta matéria
3- Abandonar o assunto 4- a idéia surge do nada 5- leva a idéia para o mundo real
25
Helmholtz 1- investigação 2- incubação 3- iluminação
26
Moshe F . Rubinstein 1- preparação 2- incubação 3- inspiração
4- verificação
27
Charles S. Wakefield 1- concientização do problema
2- definição do problema 3- saturação do problema 4- período de incubação 5- explosão – o insight mental
28
Exercício Analisando o seu cotidiano, elenque dez produtos/serviços que facilitariam a sua vida ou a de outras pessoas indicando: a situação problema o produto/serviço como seria resolvido
29
Situação Problema/Oportunidade | Produto/ Serviço| Como vai funcionar
| |
30
brainstorm
31
Apresentação Apresente a melhor idéia para a turma
A turma vota qual foi a idéia mais criativa
32
CHIP e DAN HEATH IDÉIAS QUE COLAM 1- SIMPLES E ACESSÍVEL
Para que todos entendam com facilidade 2- INESPERADA Para provocar curiosidade, interesse 3- CONCRETA Para ser percebida sem ambigüidades, ou abstrações
33
Para ganhar crédito, evitando ceticismo 5- EMOCIONAL
4- CRÍVEL Para ganhar crédito, evitando ceticismo 5- EMOCIONAL Para sensibilizar e deixar uma lembrança forte 6- SER UMA BOA HISTÓRIA Tipos de enredo:
34
C) criatividade aguçada – relatos inspiradores ( maçã de Newton).
A) exemplo e desafio – luta contra uma situação desvantajosa (David e Golias) B) fortes conexões – um relacionamento sem barreiras ( Romeu e Julieta) C) criatividade aguçada – relatos inspiradores ( maçã de Newton).
35
DEVE SER ASSERTIVA O SUFICIENTE PARA CONTAMINAR TODOS AO SEU REDOR
36
VILÕES DAS IDÉIAS CRIATIVAS
1- EXCESSO DE INFORMAÇÃO 2- FOCO MAIOR NA APRESENTAÇÃO QUE NO CONTEÚDO 3- A PARALISIA DAS DECISÕES 4- MALDIÇÃO DO CONHECIMENTO- falta de linguagem acessível para se expressar
37
VAMOS PARA A PRÁTICA ENTÃO; ALGUNS EXEMPLOS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.