A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretariado de Exames

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretariado de Exames"— Transcrição da apresentação:

1 Secretariado de Exames 2007-08
Informações

2 EXAMES NACIONAIS

3 DESTINATÁRIOS E PROCEDIMENTOS
Os Exames Nacionais realizam-se nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e destinam-se a todos os alunos que pretendam concluir o 3º ciclo. Os alunos do 9º ano do ensino regular são automaticamente inscritos para os exames de Língua Portuguesa e de Matemática, desde que satisfaçam as condições de admissão.

4 ALUNOS NÃO ADMITIDOS Tenham obtido no final do 3º período classificação de nível 1 a Língua Portuguesa e Matemática; Tenham obtido no final do 3º período classificação de frequência inferior a 3 em três disciplinas (excepto se alguma delas for Língua Portuguesa e/ou Matemática e nelas tiver obtido nível implica que o aluno obtenha nível superior a 3 no exame). Nota: Não Satisfaz a Área de Projecto corresponde a classificação inferior a 3 numa disciplina.

5 CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO
O aluno obtém a menção de Não Aprovado se obtiver classificação inferior a 3: A Língua Portuguesa e Matemática; OU Em três disciplinas; Em duas disciplinas e menção de Não Satisfaz a Área de Projecto.

6 NOVIDADES  Nos Exames Nacionais vai haver uma tolerância de 30 minutos, quer no exame de Língua Portuguesa, quer no de Matemática; Os alunos ou saem ao fim do tempo regulamentar ou ao fim da tolerância!

7 NOVIDADES  O exame de Língua Portuguesa é realizado em folha de resposta separada, enquanto que o de Matemática é realizado no próprio enunciado;  Na 2ª fase, os alunos autopropostos do 9º ano não realizam a prova oral de Língua Portuguesa;

8 CALENDÁRIO DAS PROVAS 1ª chamada 2ª chamada
Os exames nacionais de Língua Portuguesa e Matemática realizam-se numa fase única, com duas chamadas, tendo a 1ª chamada carácter obrigatório. A 2ª chamada destina-se a situações excepcionais (doença,…). Têm a duração de 90 minutos + 30 de tolerância. 1ª chamada 2ª chamada Língua Portuguesa 18 de Junho (9.00) 26 de Junho (9.00) Matemática 20 de Junho (9.00) 27 de Junho (9.00)

9 A não realização de um dos exames implica a não aprovação no 3º ciclo.
PROVAS A não realização de um dos exames implica a não aprovação no 3º ciclo.

10 EXAMES DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

11 CONDIÇÕES DE ADMISSÃO Os alunos candidatam-se como autopropostos para realizar exame, para obter uma certificação de conclusão de ciclo, nas seguintes situações: Alunos com 15 anos ou que os completem até 31/08 e que frequentam um estabelecimento de ensino - alunos internos - (ou que não estão matriculados - alunos externos), que reprovem no final do 3.º período em resultado da avaliação sumativa (9º ano ou 6º ano);

12 CALENDÁRIO Realizam-se a nível de escola, com vista a uma certificação de conclusão de ciclo, em duas fases: Nota: Não há exames de equivalência à frequência a Língua Portuguesa e a Matemática do 3º ciclo, mas somente exame nacional (1ª fase). A 1ª fase da época de exames termina a 8 de Agosto. 1ª fase 2º ciclo De 25 de Junho a 7 de Julho 3º ciclo De 18 de Junho a 4 de Julho 2ª fase 2º e 3º ciclo De 1 a 5 de Setembro

13 REALIZAÇÃO DE PROVAS Os alunos do 6º ano realizam os exames de equivalência em todas as disciplinas do ciclo na 1ª fase de exames (Junho/Julho). Na 2ª fase (Setembro), realizam só os exames nas disciplinas em que não obtiveram aprovação na 1ª fase.

14 REALIZAÇÃO DE PROVAS Na 1ª fase, os alunos do 9º ano realizam estes exames só às disciplinas em que não obtiveram aprovação e realizam como autopropostos os exames nacionais (de LP e MAT); Na 2ª fase, realizam só os exames nas disciplinas em que não obtiveram aprovação na 1ª fase.

15 MODALIDADES DAS PROVAS
As provas de exame podem ser escritas, práticas e orais. Nos exames de Língua Portuguesa (9º ano – 1ª fase; 6º ano – 1ª e 2ª fases) e Línguas Estrangeiras (6º e 9º anos – 1ª e 2ª fases), é obrigatória a realização da prova escrita e oral, sendo esta última aberta à assistência ao público, e a sua duração não pode ultrapassar os 15 minutos.

16 NOVIDADES  A prova de Educação Física é prática (os 45 minutos previstos para a realização da prova correspondem ao tempo total, que pode ser repartido em turnos, no caso de haver um número elevado de alunos).

17 PROVAS As provas incidem sobre as aprendizagens e competências definidas para o final dos 2º e 3º ciclos; O enunciado da prova deve conter as cotações de todas as questões (no final). Separadamente devem ser entregues na Secretaria, em simultâneo com as provas, os critérios de classificação.

18 PROVAS As provas (escritas, orais e práticas) são cotadas na escala percentual de 0 a 100, sendo a classificação final expressa na escala de 1 a 5, conforme a seguinte tabela: PERCENTAGEM NÍVEL 0 a 19 1 20 a 49 2 50 a 69 3 70 a 89 4 90 a 100 5

19 PROVAS Nas disciplinas com prova escrita e oral/prática, a classificação de exame corresponde à média aritmética, arredondada às unidades, das duas provas, convertida depois na escala de níveis; A não realização de exame em qualquer disciplina ou componente implica a retenção do aluno - não há lugar a qualquer classificação.

20 PROVAS O calendário das provas é definido em cada estabelecimento de ensino e é afixado até ao dia 15 de Maio. A correcção/classificação destas provas compete aos professores que integram os grupos de docência para cada disciplina.

21 PROVAS Os docentes deverão decidir se as provas são realizadas no enunciado ou em folha de resposta; Nos dois casos, devem ser elaboradas no modelo de prova criado para o efeito que se encontra na plataforma da escola;

22 CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO
Considera-se Não Aprovado o aluno que obtenha classificação inferior a 3: A Língua Portuguesa e Matemática; OU Em três disciplinas; Em duas disciplinas e menção de Não Satisfaz na Área de projecto.

23 DURAÇÃO DAS PROVAS – 2º CICLO
Disciplina Tipo de prova Duração (min.) Língua Portuguesa Escrita e Oral 90 / 15 (no máx.) Língua Estrangeira História e Geografia de Portugal Escrita 90 Matemática Ciências da Natureza Ed. Visual e Tecnológica Prática (tolerância) Ed. Musical

24 DURAÇÃO DAS PROVAS – 3º CICLO
Disciplina Tipo de prova Duração (min.) Língua Estrangeira I e II Escrita e Oral 90 / 15 (no máx.) História Escrita 90 Geografia Ciências Naturais Físico-Química Ed. Visual Prática (tolerância) Ed. Tecnológica (tolerância)

25 DURAÇÃO DAS PROVAS – 3º CICLO
Disciplina Tipo de prova Duração (min.) Introdução às TIC Prática 90 Dança (oferta de escola) tolerância Educação Física 45 Área de Projecto Oral 30 a 45

26 NOTAS FINAIS O prazo limite para a entrega das provas é 15 dias antes da realização da mesma; Aceitam-se propostas de permutas/ alterações às vigilâncias constantes no calendário dos exames só até ao dia 11 de Junho (uma semana antes do início da época de exames);

27 NOTAS FINAIS Os critérios de classificação devem contemplar uma proposta de resolução da prova; As provas devem corresponder à matriz;  Este PowerPoint poderá ser consultado na plataforma Moodle.

28 Secretariado de Exames
2007/2008


Carregar ppt "Secretariado de Exames"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google