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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

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Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Médio, 2º Ano Linguagem e temas da poesia romântica.

2 Você se considera uma pessoa romântica?
Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio Linguagem e temas da poesia romântica Você se considera uma pessoa romântica? A palavra romântico é frequentemente associada ao conjunto de comportamentos como dar e receber flores; gostar de poesias e histórias de amor; se emocionar facilmente; ser gentil e educado com a pessoa amada. (1) (1) pt.scribd.com/doc/ /Romantismo Imagem:sharayah Sherry/Creative Commons Attribution 2.0 Generic , njkkl

3 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica Esse tipo de romantismo, porém, é diferente do romantismo da arte. Esse também está relacionado aos sentimentos, mas foi muito mais do que isso.(2) Foi um movimento artístico do século XIX e representou os anseios da burguesia que acabara de chegar ao poder. (2) pt.scribd.com/doc/ /Romantismo Imagem: Autor Desconhecido/United States Public Domain

4 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica No Brasil, surge pouco depois da nossa independência política. Por isso, os nossos primeiros artistas românticos se mostram empenhados em definir um perfil cultural brasileiro, no qual o nacionalismo torna-se o traço principal. Imagem:Martins, Lincoln. Pedro Américo: pintor universal. Brasília, Federal District: Fundação Banco do Brasil, 1994/Public Domain Imagem: Scan from MP/Safra catalogue/United States Public Domain0

5 Atualizando as linguagens!
Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio Linguagem e temas da poesia romântica Atualizando as linguagens! O compositor Vander Lee expressa sua visão dos românticos: vamos conhecer? Românticos Românticos são poucos... Românticos são loucos desvairados... Que querem ser o outro; Que pensam que o outro; é o paraíso... Românticos são lindos Românticos são limpos E pirados Que choram com baladas Que amam sem vergonha E sem juízo... Romântico É uma espécie em extinção! Romântico É uma espécie em extinção!

6 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica São tipos populares que vivem pelos bares E mesmo certos Vão pedir perdão Que passam a noite em claro Conhecem o gosto raro De amar sem medo De outra desilusão... Romântico É uma espécie em extinção! Romântico É uma espécie em extinção! Românticos são poucos Românticos são loucos Como eu! Românticos são loucos Românticos são poucos Como eu! Como eu! LEE, Vander. In Português Linguagens, 2005 p.14

7 O ROMANTISMO Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica O ROMANTISMO O movimento Romântico foi mais que um programa de ação de um grupo de poetas, romancistas, filósofos ou músicos. Tratou-se de um movimento onde se abrigaram o conservador e o libertário, a inovação e a repetição de fórmulas que deram certo.(3) Liberdade, paixão e emoção são as bases do romantismo. A partir do apoio de D. Pedro II aos intelectuais e artistas, o Romantismo no Brasil se transformou em projeto oficial, expressando sua ligação com a política. Para valorizar as origens da nacionalidade escolheu-se o indígena, visto como parte integrante e como fundador da nação brasileira.(4) (3) (4)portalmultirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo02/indianismo.html Imagem: GNU Free Documentation License

8 POESIA ROMÂNTICA - PORTUGAL
Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio Linguagem e temas da poesia romântica POESIA ROMÂNTICA - PORTUGAL Camões dizia que o amor é fogo que arde sem ser ver, é ferida que dói e não se sente. Esse medo de amar, essa angústia é retratada no poema “Este Inferno de amar” de Almeida Garret que veremos agora: Este Inferno de amar Este inferno de amar — como eu amo! Quem mo pôs aqui n’alma… quem foi? Esta chama que alenta e consome, Que é a vida — e que a vida destrói — Como é que se veio a atear, Quando — ai quando se há-de ela apagar?

9 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica Eu não sei, não me lembra; o passado, A outra vida que dantes vivi Era um sonho talvez… — foi um sonho — Em que paz tão serena a dormi! Oh! que doce era aquele sonhar… Quem me veio, ai de mim! despertar? Só me lembra que um dia formoso Eu passei… dava o Sol tanta luz! E os meus olhos, que vagos giravam, Que fez ela? Eu que fiz? — Não no sei Mas nessa hora a viver comecei… Almeida Garrett – In Português Novas palavras p. 118

10 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica Conhecendo o autor João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett nasceu em 1799 no Porto e faleceu em Lisboa em 1854. É provavelmente o escritor português mais completo de todo o século XIX, porquanto nos deixou obras-primas na poesia, no teatro e na prosa, inovando a escrita e a composição em cada um destes gêneros literários.(5) (5) Imagem: Autor Desconhecido/United States Public Domain

11 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica Atuou intensamente na política e na vida cultural de Portugal. Com 22 anos casou-se com uma moça de 14, Luisa Midosi. O casamento acabou tumultuado pela traição da esposa. Em 1841, ele teve um caso com Adelaide Devile, com quem teve uma filha. Seu grande amor surgiu na velhice quando se apaixonou pela viscondessa Rosa de Montufar, que era casada.(6) (6) AGORA PENSE: Que episódio da vida do autor pode estar associado ao poema lido? O eu-lírico evoca o tempo em que o amor era apenas um sonho. Olhos de uma mulher despertaram-no. Qual a diferença entre o sonho e a realidade do amor?

12 Poesia romântica - Brasil
Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio Linguagem e temas da poesia romântica Poesia romântica - Brasil A formação de uma identidade nacional A pátria, amada, cantada por poetas e exaltada por grandes escritores não poderia deixar de ser a razão do poema Canção do Exílio de Gonçalves Dias que implantou e solidificou a poesia romântica em nossa literatura. A linguagem simples do poema escrito há mais de 150 anos dialoga com o leitor de hoje. (7) (7) emanoeleducacao.blogspot.com/2012/06/roteiro-do-sarau.html

13 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica Canção do exílio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. (...) Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar – sozinho, à noite Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que disfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.  Gonçalves Dias. In Port. Novas Palavras, 2003 p.131.

14 Agora pense! CONHECENDO O AUTOR
Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio Linguagem e temas da poesia romântica Agora pense! CONHECENDO O AUTOR Qual das estrofes é lembrada no Hino Nacional? A distância no poema é marcada por dois advérbios. Quais são eles e o que cada um representa? Dois elementos da natureza são destacados no poema como símbolo da pátria. Identifique-os. Imagem: Édouard ( ??)/United Stated Public Domain

15 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica Gonçalves Dias Nasceu no Maranhão, filho de um comerciante português e uma cafuza, estudou Direito em Coimbra, Portugal, entre 1840 e 1844; lá ocorreu sua estreia literária, em 1841, com o poema dedicado à coroação do Imperador D. Pedro II no Brasil. Em 1843, escreveu o famoso poema Canção do Exílio. De volta ao Brasil, foi nomeado Professor de Latim e secretário do Liceu de Niterói, e iniciou atividades no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Nos anos seguintes, aliou a intensa produção literária com o trabalho como colaborador de vários periódicos, professor e pesquisador que o levou a fazer várias viagens pelo interior do Brasil e para a Europa. Em 1846, a publicação de Primeiros Cantos o consagraria como poeta. Considerado o principal poeta da primeira geração do Romantismo brasileiro, Gonçalves Dias ajudou a formar, com José de Alencar, uma literatura de feição nacional, principalmente com seus poemas de temática indigenista e patriótica. (8) (8)

16 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica ULTRARROMANTISMO A segunda geração romântica brasileira é acometida pela crise existencial da geração ultrarromântica. Um emocionalismo excessivo, a melancolia, o desespero são as marcas dessas poesias.(9) (9) A atitude mórbida do ultrarromantismo é chamada de “mal do século”. Os principais escritores dessa época no Brasil foram Junqueira Freire, Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo.

17 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica No poema a seguir veremos alguns dos temas mais recorrentes da poesia de Álvares de Azevedo: o amor e a mulher idealizados, o isolamento, a solidão, o pessimismo, o ambiente noturno e a morte como saída. Lembrança de Morrer (Fragmentos) Quando em meu peito rebentar-se a fibra, Que o espírito enlaça à dor vivente, Não derramem por mim nenhuma lágrima Em pálpebra demente. E nem desfolhem na matéria impura A flor do vale que adormece ao vento: Não quero que uma nota de alegria Se cale por meu triste passamento.

18 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica Eu deixo a vida como deixa o tédio Do deserto, o poento caminheiro, ... Como as horas de um longo pesadelo Que se desfaz ao dobre de um sineiro; Como o desterro de minh’alma errante, Onde fogo insensato a consumia: Só levo uma saudade... é desses tempos Que amorosa ilusão embelecia. (...) Só levo uma saudade... é dessas sombras Que eu sentia velar nas noites minhas... De ti, ó minha mãe, pobre coitada, Que por minha tristeza te definhas!

19 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica Se uma lágrima as pálpebras me inunda, Se um suspiro nos seios treme ainda, É pela virgem que sonhei... que nunca Aos lábios me encostou a face linda! Imagem:HeinzLW/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Descansem o meu leito solitário Na floresta dos homens esquecida, À sombra de uma cruz, e escrevam nela: Foi poeta - sonhou - e amou na vida. Álvares de Azevedo. In: Português Linguagens, 2005 p. 85

20 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica AGORA PENSE: No poema, estão sintetizados os temas do escapismo da vida, do amor febril pela virgem angelical e das angústias que consomem a existência do poeta. Que outras características do ultrarromantismo encontramos nele? Explique por que Álvares de Azevedo é tido como a “Antítese personificada”. Imagem: Pufacz/ public domain

21 Conhecendo o autor Álvares de Azevedo
Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio Linguagem e temas da poesia romântica Conhecendo o autor Álvares de Azevedo É a principal expressão da geração ultrarromântica de nossa poesia. Nasceu em São Paulo, fez os estudos básicos no Rio de Janeiro. Escreveu poesias, prosa e teatro enquanto era estudante universitário em São Paulo. A contradição é a marca característica de sua obra. (10) (10) Imagem: Autor Desconhecido/ Domínio público

22 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica A poesia Condoreira Antes usada para cantar o amor, a poesia romântica passa a servir de elemento de defesa do Nacionalismo e propaga a ideia de que cada povo é único e criativo, e expressa seu gênio na linguagem, na literatura, nos monumentos e tradições populares. Além disso, a poesia romântica na 3ª geração passa a ser chamada condoreira. O Condoreirismo é uma parte do Romantismo marcada pela temática social e pela defesa de ideias igualitárias.(11) (11)emanoeleducacao.blogspot.com/2012/06/roteiro-do-sarau.html Imagem: Martin Jambon/Creative Commons Attribution 2.0 Generic

23 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica Fugindo um pouco do egocentrismo dos ultrarromânticos os condoreiros desenvolveram uma poesia comprometida com a causa abolicionista. São poemas cuja finalidade é convencer o leitor-ouvinte e conquistá-lo para a causa defendida. (12) (12) Imagens: Jean-Baptiste Debret(1768–1848)/public domain

24 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica O maior representante da poesia condoreira foi Castro Alves. O jovem baiano, simpático e gentil, apesar de possuir gosto sofisticado para roupas e de levar uma vida relativamente confortável, foi capaz de compreender as dificuldades dos negros escravizados. Manifestou toda sua sensibilidade escrevendo versos de protesto contra a situação a qual os negros eram submetidos. Este seu estilo contestador o tornou conhecido como o “Poeta dos Escravos”. (13) (13)

25 Antônio de Castro Alves
Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio Linguagem e temas da poesia romântica O poeta dos escravos Antônio de Castro Alves Nasceu na Bahia e estudou Direito em Recife e em São Paulo. Três temas dominaram sua obra: a natureza, o amor e a problemática social. “O navio negreiro” tornou-se o mais forte grito de indignação usado pela campanha abolicionista. Imagem:Alberto henschel (1827–1882)/ public domain

26 O navio negreiro (Excerto)
Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio Linguagem e temas da poesia romântica O navio negreiro (Excerto) (...)  Senhor Deus dos desgraçados!  Dizei-me vós, Senhor Deus!  Se é loucura... se é verdade  Tanto horror perante os céus?!  Ó mar, por que não apagas  Co'a esponja de tuas vagas  De teu manto este borrão?...  Astros! noites! tempestades!  Rolai das imensidades!  Varrei os mares, tufão!  Quem são estes desgraçados  Que não encontram em vós  Mais que o rir calmo da turba  Que excita a fúria do algoz?  Quem são?   Se a estrela se cala,  Se a vaga à pressa resvala  Como um cúmplice fugaz,  Perante a noite confusa...  Dize-o tu, severa Musa,  Musa libérrima, audaz!... 

27 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica São os filhos do deserto,  Onde a terra esposa a luz.  Onde vive em campo aberto  A tribo dos homens nus...  São os guerreiros ousados  Que com os tigres mosqueados  Combatem na solidão.  Ontem simples, fortes, bravos.  Hoje míseros escravos,  Sem luz, sem ar, sem razão. . . São mulheres desgraçadas,  Como Agar o foi também.  Que sedentas, alquebradas,  De longe... bem longe vêm...  Trazendo com tíbios passos,  Filhos e algemas nos braços,  N'alma — lágrimas e fel...  Como Agar sofrendo tanto,  Que nem o leite de pranto  Têm que dar para Ismael. 

28 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica Ontem a Serra Leoa,  A guerra, a caça ao leão,  O sono dormido à toa  Sob as tendas d'amplidão!  Hoje... o porão negro, fundo,  Infecto, apertado, imundo,  Tendo a peste por jaguar...  E o sono sempre cortado  Pelo arranco de um finado,  E o baque de um corpo ao mar...  Ontem plena liberdade,  A vontade por poder...  Hoje... cúm'lo de maldade,  Nem são livres p'ra morrer. .  Prende-os a mesma corrente  — Férrea, lúgubre serpente —  Nas roscas da escravidão.  E assim zombando da morte,  Dança a lúgubre coorte  Ao som do açoute... Irrisão!... Castro Alves. In: Port Novas Palavras, 2003 p. 140

29 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica AGORA PENSE Na segunda estrofe, a pergunta retórica “Quem são estes desgraçados?” que introduz as informações sobre os escravos que virão nas estrofes seguintes. A quem é dirigida a pergunta? Que figura de linguagem é utilizada nessa passagem? Qual a acusação que a voz poética faz a esses interlocutores? Qual deve ser a função da poesia sugerida pela leitura do poema? Imagens: Jean-Baptiste Debret(1768–1848)/public domain

30 Em dia com o vestibular e o ENEM
Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio Linguagem e temas da poesia romântica Em dia com o vestibular e o ENEM QUESTÃO 1 (FUVEST) Cantei o monge, porque ele é escravo, não da cruz, mas do arbítrio de outro homem. Cantei o monge, porque não há ninguém que se ocupe de cantá-lo. E por isso que cantei o monge, cantei também a morte. É ela o epílogo mais belo de sua vida: e seu único triunfo. O autor do trecho acima é um poeta da segunda geração romântica brasileira. Pelo fato de não utilizar frequentemente um tipo de linguagem própria da geração em que se encaixa, oscila, muitas vezes, entre a tradição clássica e o pessimismo. Trata-se de: a) Castro Alves. b) Junqueira Freire. c) Gonçalves Dias. d) Casimiro de Abreu.

31 c) a idealização da mulher. d) o confessionalismo.
Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio Linguagem e temas da poesia romântica QUESTÃO 2 (...) Se uma lágrima as pálpebras me inunda, Se um suspiro nos seios treme ainda. É pela virgem que sonhei... que nunca Aos lábios me encostou a face linda! (...) (Álvares de Azevedo) A característica do Romantismo mais evidente desta quadra é: a) o espiritualismo. b) o pessimismo. c) a idealização da mulher. d) o confessionalismo. e) a presença do sonho.

32 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica QUESTÃO 3 (FUVEST)   (...) Teu romantismo bebo, ó minha lua, A teus raios divinos me abandono, Torno-me vaporoso... e só de ver-te Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.(...)    Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a:   a) ironia romântica. b) tendência romântica. c) melancolia romântica. d) aversão dos românticos à natureza. e) fuga romântica para o sonho.

33 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica QUESTÃO 4 ENEM (2010) Soneto Já da morte o palor me cobre o rosto, Nos lábios meus o alento desfalece, Surda agonia o coração fenece, E devora meu ser mortal desgosto! Do leito embalde no macio encosto Tento o sono reter!... já esmorece O corpo exausto que o repouso esquece... Eis o estado em que a mágoa me tem posto! O adeus, o teu adeus, minha saudade, Fazem que insano do viver me prive E tenha os olhos meus na escuridade. Dá-me a esperança com que o ser mantive! Volve ao amante os olhos por piedade, Olhos por quem viveu quem já não vive!  AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000

34 b) A melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio Linguagem e temas da poesia romântica O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é: a) A angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte. b) A melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda. c) O descontrole das emoções provocado pela autopiedade. d) O desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa. e) O gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.

35 Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica Cruzando linguagens O cantor Caetano Veloso em 1998 criou uma música para o poema “Navio Negreiro” em estilo de rap. Pesquise na internet, ouça e observe os problemas sociais da época, fazendo uma comparação com os de hoje.

36 Respostas e sugestões Questão 1 = b Questão 2 = c Questão 3 = a
Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio Linguagem e temas da poesia romântica Respostas e sugestões Questão 1 = b Questão 2 = c Questão 3 = a Questão 4 = b Filme: “A Moreninha” baseado na obra de Joaquim Manuel de Macedo. Sarau de artes e literatura = que tal organizar uma Sarau com as poesias estudadas aqui e outras?

37 Bibliografia Língua Portuguesa – 2º ano do Ensino Médio
Linguagem e temas da poesia romântica Bibliografia CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Tereza Cochar. Português Linguagens. São Paulo: Atual, 2005. AMARAL, Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo, ANTÔNIO, Severino. Novas Palavras – Português Ensino Médio. São Paulo: FTD, 2003. acesso em 20/06/2012 acesso em 20/06/2012 acesso em 20/06/2012 acesso em 20/06/2012 acesso em 20/06/2012

38 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 harayah Sherry/Creative Commons Attribution 2.0 Generic 03/09/2012 3 Autor Desconhecido/United States Public Domain 4a Martins, Lincoln. Pedro Américo: pintor universal. Brasília, Federal District: Fundação Banco do Brasil, 1994/Public Domain 4b Scan from MP/Safra catalogue/United States Public Domain 7 GNU Free Documentation License 10 14 : Édouard ( ??)/United Stated Public Domain 19 HeinzLW/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 20 Pufacz/ public domain

39 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 21 Autor Desconhecido/ Domínio público 03/09/2012 22 Martin Jambon/Creative Commons Attribution 2.0 Generic 23 Jean-Baptiste Debret(1768–1848)/public domain 25 Alberto henschel (1827–1882)/ public domain 29


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