A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMPREGO DE CERTAS PALAVRAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMPREGO DE CERTAS PALAVRAS"— Transcrição da apresentação:

1 EMPREGO DE CERTAS PALAVRAS

2 POR QUE / POR QUÊ/ PORQUE / PORQUÊ
Significando “por que motivo”, no início ou nomeio da frase: Por que a casa está suja? (por que motivo a casa está suja?) Não sei por que a casa está suja. (Não sei por que motivo a casa está suja).

3 Significando “pelo qual” e flexões
Significando “pelo qual” e flexões. É o pronome relativo que antecedido da preposição por, que o verbo exige: A causa por que lutávamos era justa. (A causa pela qual lutávamos era justa). Quando a oração começada pelo que pode ser substituída por isto: Ansiava por que todos se entendessem. (Ansiava por isto).

4 2. Por quê Significando “por que motivo” e colocado no final da frase: A casa está suja por quê? (A casa está suja por que motivo?) 3. Porque Significando “pois”: Acertou todas as questões porque é muito inteligente. (Acertou todas as questões pois é muito inteligente).

5 Volte cedo, porque vai chover. (Volte cedo, pois vai chover).
Significando “para que”: Procurou ajuda porque o vizinho fosse salvo. (Procurou ajuda para que o vizinho fosse salvo). 4. Porquê Quando vem antecedido por um determinante, geralmente o artigo: Esse é o porquê da questão.

6 A CERCA DE/ A CERCA DE/ HÁ CERCA DE
Quando equivale a “a respeito de”: Não conversavam acerca de religião. (Não conversavam a respeito de religião). 2. A cerca de Quando significa “a aproximadamente”: O homem ficou a cerca de duzentos metros. ( o homem ficou a aproximadamente duzentos metros).

7 3. Há cerca de Equivalente “há aproximadamente”, sendo esse há o verbo haver indicando tempo ou significando existir: Não o vejo há cerca de dois meses. (Não o vejo há aproximadamente dois meses). Aqui há cerca de cem pessoas. (Aqui há, ou seja, existem aproximadamente cem pessoas).

8 TAMPOUCO/ TÃO POUCO 1. Tampouco Equivale a “ também não, nem”:
Não canta, tampouco faz poesia. (Não canta, também não faz poesia). 2. Tão pouco Trata-se do advérbio tão mais o advérbio ou pronome pouco: Estudo tão pouco que nada aprendeu.

9 MAU / MAL 1. Mau O contrário de bom:
Era um mau negócio.(Era um bom negócio). 2. Mal Em todos os outros casos. Antônimo de bem: Ela canta mal. (Ela canta bem).

10 Sinônimo de assim que: Mal começou a chuva, eles entraram. (Assim que começou a chuva, eles entraram). Sinônimo de quase não: Está tão fraco que mal dá para ficar em pé. (Está tão fraco que quase não dá para ficar em pé).


Carregar ppt "EMPREGO DE CERTAS PALAVRAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google