A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Edley www.professoredley.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Edley www.professoredley.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Edley

2 O Mundo Árabe e o Islamismo

3 A Península Arábica A península Arábica era tradicionalmente habitada por clãs e tribos que viviam do pastoreio e do comércio A cidade de Meca era um dos maiores centros comerciais e religiosos da península Arábica

4 Os Árabes eram comerciantes por tradição.
viajavam em caravanas comerciais por regiões longínquas. ... fundaram povoados ao redor de oásis que se transformaram em cidades. Os árabes encontravam pessoas de diferentes regiões nas cidades, com quem realizavam o comércio e a troca de ideias. intermediaram o comércio entre a Ásia e a Europa e obtiveram muito lucro com ele.

5 Os Árabes Características da península Arábica até o século VII:
não havia unidade política entre os clãs; as populações eram politeístas; havia peregrinação religiosa para Meca. Na Caaba, eram cultuados diversos deuses. Peregrinos ao redor da Caaba, Ainda hoje há peregrinação para a Caaba, mas os motivos religiosos e a representação do templo são diferentes.

6 Maomé e o Islamismo A partir de 613, o comerciante árabe Maomé desafiou a cultura tradicional ao condenar o politeísmo. Semelhante aos cristãos e judeus, Maomé acreditava na existência de um único Deus, a quem chamou de Alá. A doutrina criada por Maomé foi chamada de islã, que significa ‘submissão a Deus’, por isso a religião surgida de seus seguidores é denominada islamismo. Após a morte de Maomé, os ensinamentos dele foram reunidos no Corão, o livro sagrado dos muçulmanos.

7 Maomé e o Islamismo Maomé vivia em Meca. Porém, como suas ideias e doutrina não estavam de acordo com o politeísmo local, ele e seus seguidores foram perseguidos e migraram para o povoado de Yatreb, que passou a se chamar Medina (cidade do profeta). Essa emigração é conhecida como hégira e marca o início do calendário islâmico. Calendário cristão 622 2013 Calendário islâmico 1434 Hégira Hoje

8 Maomé e o Islamismo Jihad
esforço dos muçulmanos para divulgar a religião e converter as pessoas Pacífica: por meio da palavra Não pacífica: por meio da guerra

9 Maomé e o Islamismo Identidade fundamentada no islamismo Modo de vida
Costumes Idioma Critérios de herança e propriedade Preceitos religiosos Regras de organização social Casamento

10 A Expansão Islâmica

11 O Esplendor de Bagdá Importante centro de difusão do conhecimento e da religião islâmica; Tinha museus, bibliotecas e observatórios astronômicos; Recebia estudiosos de diversas localidades, o que possibilitou o contato com diversas formas de conhecimento e o desenvolvimento de instrumentos (como o astrolábio) e de teorias (como os algorítmos); Recebeu diferentes culturas e tinha em seu acervo traduções em árabe de textos gregos, latinos, persas, hindus, etc.

12 O Legado da Civilização Islâmica
O contato entre culturas propiciado pelo comércio possibilitou a difusão de conhecimento e tecnologias como: moinhos movidos a água; rotatividade de colheitas; utilização de canais subterrâneos; domínio e produção de alimentos como a cana-de-açúcar, o algodão, a berinjela, a laranja e o limão. Farmacêuticos muçulmanos plantando ervas medicinais.

13 O Legado da Civilização Islâmica
Astronomia Definir as datas com exatidão Saber a direção exata de Meca para as orações diárias Astrologia Surgiu dos estudos astronômicos Guiava os líderes em importantes decisões do governo

14 O Legado da Civilização Islâmica
Importância da higiene para prevenção de doenças Primeiros estudos sobre doenças infecciosas e formas de contágio Medicina Garantir boa saúde para evitar enfermidades

15 Manipulação e comercialização de ervas medicinais.
Separação Entre Medicina e Farmacologia Conhecimento das propriedades das plantas; Desenvolvimento de medicamentos até então desconhecidos; Invenção das vacinas. Manipulação e comercialização de ervas medicinais.

16 Interior da Mesquita Azul, em Istambul (Turquia), coberta por tapetes.
Influência Islâmica nas Artes Nas artes, a influência islâmica é bastante atuante nos objetos decorativos e na tapeçaria, item muito presente nas mesquitas. Interior da Mesquita Azul, em Istambul (Turquia), coberta por tapetes.

17 Mosaicos na parede do Museu do Palácio Topkapi, em Istambul (Turquia).
Influência Islâmica nas Artes A arquitetura é marcada por: muitas colunas que sustentam arcos; torres finas e altas; mensagens do Corão escritas em caligrafia árabe; desenhos geométricos coloridos. Mosaicos na parede do Museu do Palácio Topkapi, em Istambul (Turquia).

18 Referência Bibliográfica
Projeto Teláris: História / Gislane Campos de Azevedo, Reinaldo Seriacopi. – 1ª Edição – São Paulo: Ática, 2012.

19 Professor Edley


Carregar ppt "Professor Edley www.professoredley.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google