A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Determinantes Sociais da Saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Determinantes Sociais da Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Determinantes Sociais da Saúde
As Causas das Causas

2 Definições Desigualdades: diferenças sistemáticas na situação de saúde de grupos populacionais Iniqüidades: as desigualdades de saúde que além de sistemáticas e relevantes são também evitáveis, injustas e desnecessárias (Whitehead) Determinantes sociais de saúde (DSS) são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham ou "as características sociais dentro das quais a vida transcorre” (Tarlov,1996)

3 Determinantes da Saúde (Dahlgren e Whitehead)

4 Por que enfatizar os determinantes sociais?
Os determinantes sociais tem um impacto direto na saúde Os determinantes sociais estruturam outros determinantes da saúde São as ‘causas das causas’ There is no biological reason why the health of today’s poor countries should not equal the health of today’s rich. The same holds true for the disadvantaged within countries

5 Os 10 países com maiores desigualdades de renda
Países escandinavos = 25 Índice de Gini para concentração de renda x 100 PNUD 2005

6 Mortalidade infantil: taxas comparadas

7 Iniqüidades em saúde e renda

8 Iniqüidades em saúde e raça/cor

9 Epidemia moderna: as mortes violentas

10 A iniquidade faz mal à saúde de todos
A desigualdade na distribuição de renda não é prejudicial a saúde apenas dos grupos mais pobres, também é para a sociedade em seu conjunto. Grupos de renda média em um país com alto grau de inequidade de renda possuem situação de saúde pior que a de grupos de renda inferior que vivem em sociedades mais equitativas.

11 EXPECTATIVA DE VIDA Japão 81,6 anos É só o décimo terceiro país em investimento em saúde. E.U.A. é o segundo que mais investe em saúde, e a expectativa de vida é semelhante a de Costa Rica e Cuba.

12 Desgaste das relações interpessoais, ou seja, das relações de solidariedade e confiança entre pessoas e grupos(da mesma posição, grupos sociais distintos e postos de comando). A capacidade dos pobres de atuar em favor da sua saúde e da coletividade está bastante diminuída

13 1 Não Fume, se fumar pare 2 Siga uma dieta balanceada rica de frutas e vegetais Mantenha-se físicamente ativo Evite o Stress, marque hora para relaxar 5 Se você beber álcool, o faça moderadamente 6 Proteja-se do sol, use protetores solares. 7 Pratique sexo seguro Faça os “Screenings” para cancer Dirija com cuidado, respeite o código rodoviário 10 Aprenda técnicas de ressuscitação ABC– vias aéreas, respiração, circulação

14 Dez dicas para permanecer saudável
1-Não seja pobre. Se puder, pare de ser. Se não puder, tente não ser por muito tempo. 2-Não viva em áreas pobres, quando puder mude. 3-Tenha um carro. 4-Não tenha um emprego manual mal pago e estressante. 5-Não fique desempregado ou seja morador de rua. 6-Seja capaz de viajar nos feriados e tomar sol. 7-Não seja uma pessoa solitária, tenha uma família. 8-Desfrute de todos os benefícios a que tem direito seja por desemprego, por aposentadoria, por doença ou por invalidez. 9-Não viva perto de uma estrada muito movimentada ou de uma fábrica poluidora. 10-Use a educação para melhorar a sua posição sócio-econômica. in conclusion after seeing the evidence, a 'down to earth' list of how action around social determinants creates a healthier population Dave Gordon, 1999

15 Direito à Saúde “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” Constituição Federal, art.196

16 A dignidade está relacionada à autonomia do homem, à racionalidade de sua existência livre, para dar sentido à ação humana, está implícita a dignidade, extraída da autodeterminação e do livre arbítrio.A dignidade é atributo fundamental para conquista e preservação dos direitos humanos.

17 Hannah Arendt: “Os direitos humanos não são um dado, mas um construído, uma invenção humana, em constante processo de construção e reconstrução.”

18 Maria Helena Barros, coordenadora do (GDIHS).
"A saúde se tornou uma questão fundamental de direito constitucional e, para nós do GDHIS, está ligada à questão dos direitos humanos, da dignidade. Algumas questões que a segurança sanitária toca, como a questão ambiental, a poluição e a destruição em larga escala, ferem nossos direitos e trazem conseqüências drásticas, como o problema das mudanças climáticas."

19 Carlos Santiago Niño: “Os direitos humanos são uma construção consciente vocacionada a assegurar a dignidade humana e a evitar sofrimentos, em face da persistente brutalidade humana.”

20 Desafios dos Direitos Humanos e Saúde

21 1- Universalismo X Relativismo Cultural 2 - Laicidade estatal X fundamentalismos religiosos

22 3 – Direito ao Desenvolvimento X Assimetrias Proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais X Desafios da globalização econômica

23 5 - Respeito à diversidade X Intolerâncias 6 – Redução da Violência X Preservação de direitos e liberdades públicas

24 7-Direitos Individuais x Direitos Coletivos
Judicializaçaõ da Política de Saúde

25 Se os direitos humanos não são um dado, mas um construído, há que se ressaltar que as violações a estes direitos também o são. Isto é, as violações, as exclusões, as discriminações e as intolerâncias são um construído histórico, a ser urgentemente desconstruído. Há que se assumir o risco de romper com a cultura da “naturalização” e da “banalização” das desigualdades e das exclusões, que, enquanto construídos históricos, não compõem de forma inexorável o destino da humanidade.

26 Convenção de Genebra - Versão atual
§4- Prisioneiros de guerra devem ser tratados com humanidade e protegidos da violência. Não podem ser espancados ou utilizados com interesses propagandísticos. §6- As nações devem identificar os mortos e feridos e informar seus familiares. §7- É proibido matar alguém que tenha se rendido.

27 §8- Nas áreas de batalha, devem existir zonas demarcadas para onde os doentes e feridos possam ser transferidos e tratados. §12- Qualquer exército que tome o controle de um país deve providenciar comida para seus habitantes locais. §15- Um prisioneiro pode ser visitado por um representante de seu país. Eles têm o direito de conversar reservadamente, sem a presença do inimigo.

28 Não há, em absoluto, a ordem pública, o que tem levado a uma completa falta de segurança humana; a infra-estrutura física está em ruínas; o sistema de saúde é péssimo; o sistema de educação praticamente deixou de funcionar; há uma destruição colossal do ambiente e da ecologia;

29 Gostaria de lembrar o preâmbulo da Declaração Francesa dos Direitos de 1789: “A ignorância, o esquecimento ou desprezo dos direitos do homem são as únicas causas da infelicidade pública e da corrupção dos governos”.

30


Carregar ppt "Determinantes Sociais da Saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google