A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Desenvolvimento da Antropologia social.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Desenvolvimento da Antropologia social."— Transcrição da apresentação:

1 O Desenvolvimento da Antropologia social.
Roberto Mosca JR

2 Sociologia Estudo da sociedade europeia.
Descoberta de leis gerai que visam regulamentar o comportamento social e as transformações da sociedade. Usa análises qualitativas e estudos estatísticos, para maior amplitude das descobertas. Possibilidade de um modelo teórico único que explicasse os diversos aspectos da sociedade capitalista(urbano x rural/ agrário x industrial). Buscavam a ordem e a similitudes.(positivistas) Não perceberam a diversidade que marcaria o séc. XX.

3 Antropologia Estudo dos povos colonizados na África e na Ásia e América. Método mais empirista e qualitativo, voltado para descoberta das particularidades das sociedades que estudava. Procuravam identificar de forma precisa o não europeu. Tinham uma falsa imagem da cultura europeia: homogênea e integrada. Não conseguiram captar as diferenças e conflitos entre as sociedades europeias e os não europeias.

4 Antropologia Definição: ciência da alteridade, isto é, a ciência que busca investigar o outro, aquele que é essencialmente diferente de mim. No início é descrição dos exóticos costumes dos povos. Aparência fisíca, culturas milenares, ínguas e costumes e rico legado cultural da antiguidade, geravam um amplitude de temas que precisava ser delimitado em subáreas.

5 Subáreas da antropologia
Arqueologia: estuda a evolução da espécie humana, da chamada pré-história e do passado das civilizações já desaparecidas da antiguidade. (Egípcios e Hebreus) Etnologia: estuda a diversidade da espécie humana, ou seja, a identificação das diversas etnias existentes e sua herança genética. Antropologia cultural: estuda as sociedades não europeias e povos sem escrita, para que fossem desvelado seus modelos de organização social e dinâmica.

6 O evolucionismo Europa se organizar num modelo econômico e político único, que julgava universal. (capitalista, industrial e nacionalista). Teorias evolucionistas: humanidade seria composta de diversas espécies e diferentes etapas de desenvolvimento do processo evolucionista. Mais atrasadas e simples às mais adiantadas, evoluídas e complexas.

7 O Evolucionismo na sociologia.
Complexidade da divisão social do trabalho Sociedades + simples (tarefas divididas por sexo e idade) Sociedades + complexas (diferenciação pelo grau de instrução e qualificação) Ferdinand Tönnies definiu duas espécies de formações sociais: A comunidade, em que as relações sociais entre indivíduos são mais próximas(vida familiar e relações comunitárias) A sociedade, em que já se desenvolve a vida urbana, há forte presença do Estado e menor coesão entre agentes sociais.

8 O Evolucionismo na sociologia.
As relações sociais não são de diferentes graus de evolução mais sim de complementaridade. As relações de dominação de um setor sobre o outro é que explicam a existência dessas diferenças e seu processo de transformação, que nada tem de natural ou inexorável. O marxismo faz a crítica do evolucionismo, pelo fato de explicar a vida social como totalidade integrada, cujas desigualdades entre as partes são consequências das relações que mantém entre si e não de sua natureza.

9 Malinowski e Radcliffe-Brown: a escola funcionalista
No séc. XX surgiu o funcionalismo sucedendo o evolucionismo, tentando responder as críticas que se fazia a ele por seu eurocentrismo e etnocentrismo. Eurocentrismo: tendência de julgar as sociedades não-europeias por a partir dos valores europeus. Etnocentrismo: é o princípio igualmente tendencioso de considerar o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade como padrão e modelo, ponto mais elevado atingido pela espécie humana.

10 escola funcionalista Sociedades não devem ser comparadas, mas estudadas em si mesmas de forma particular e isolada. Sociedades constituem uma totalidade integrada e composta de partes independentes e complementares, que tem a sociedade por função satisfazer as necessidades essenciais dos seus integrantes. Um traço cultural, dessa maneira, só pode ser entendido no contexto da cultural à qual pertence e não em relação a outra qualquer. A função que o traço ou costume desempenha é que justifica sua existência e sua permanência. Sua alteração vai depender, também, não de um processo evolutivo, mas da perda de sua função, razão de sua existência.

11 escola funcionalista Malinowski definiu o conceito de função inicialmente como resposta de uma cultura as necessidades básicas: alimentação, defesa e habitação. Mas como as necessidades humanas não se resumem a aspectos biológicos. A função social de determinados costumes e instituições deveriam responder a necessidades sociais do grupo. “ A função das relações conjugais e da paternidade é obviamente o processo de reprodução culturalmente definido”.

12 Observação participante
É um método de pesquisa caracterizado pelo longo processo de investigação que e convivência do Antropólogo com o grupo estudado. Substituí as informações superficiais e questionários inadequados pelo estudo sistemático das sociedades. O antropólogo mergulha na sociedade que quer conhecer, penetra na cultura, desvenda significados, guiado por suas informações e não por teorias externas à realidade estudada.

13 Bronislaw Malinowski (1884-1942)
Estudou os nativos das ilhas Trobriand (Nova Guiné). Foi o primeiro a organizar e sintetizar uma visão integrada e totalizante do modo de vida não-europeu. O trabalho deve iniciar-se com a observação de cada detalhe da vida social- mesmo aqueles aparentemente sem importância e incoerentes, tentando descobrir seu significados e inter-relações. Seleção daquilo que é mais importante e significativo para o entendimento da organização do todo integrado constituído pela sociedade. Contruir uma síntese na qual revele o quadro das grandes instituições sociais, conceito essencial do funcionalismo referente a núcleos ordenados da sociedade que compreendem um código, um grupo humano organizado, normas, valores e uma infraestrutura material e física.

14 Observação participante
Observar Escutar Escrever “o escrever” – forma de compreensão da realidade estudada.

15 Conceitos funcionalistas
Estudos funcionalistas: especificidades e contemporaneidade. Aculturação: processo pelo qual sociedades diferentes, entrando em contato, tendem a intercambiar traços culturais e costumes.

16 Sistema Sistema: indica organização dos fenômenos que se quer observar em partes interdependentes e ordenadas. Em relação à sociedade, o conceito pressupõe também uma integração, uma ordenação dos acontecimentos e uma interdependência das suas características, formando uma totalidade. Do ponto de vista empírico, o sistema é perceptível na sociedade por intermédio das relações constantes e repetitivas que o investigador é capaz de observar. Essas relações, porém, não se apresentam em forma de sistema: é a interpretação do cientista, desvendando e interpretando as interdependências, que organiza sob essa forma.

17 estrutura São as relações básicas das quais uma sociedade se define como tal e se organiza. A partir da estrutura as demais relações sociais se organizam e se tornam inteligíveis.

18 A polêmica gerada pelo funcionalismo
Se o funcionalismo por um lado nos legou o relativismo cultural- postura de tolerância e respeito em relação aos costumes e traços culturais diferentes do nosso. Por outro a ideia de defesa de uma neutralidade que ele defende diante da realidade está cada vez mais em desuso, em um mundo que se estreita e onde já se desenvolvem os princípios de uma ética mundial. Questão do sincronismo (no aqui e no agora)

19 Herança do funcionalismo
Método etnográfico Observação participante Observar, escutar, descrever e interpretar.


Carregar ppt "O Desenvolvimento da Antropologia social."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google