A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diferenças no corpo: sistemas reprodutivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diferenças no corpo: sistemas reprodutivos"— Transcrição da apresentação:

1 Diferenças no corpo: sistemas reprodutivos
Disciplina Ano Professora Ciências 8° ano Kelly K. Tonhon Tema da Aula Digital Diferenças no corpo: sistemas reprodutivos

2 Somos todos iguais.... Somos todos da espécie humana. Somos diferenciados pelas características morfológicas (cor do cabelo, olhos, altura). Mas também nos diferenciamos pelo gênero (masculino ou feminino).

3 Características do sistema genital masculino.
A maioria dos órgãos esta localizados na parte externa do corpo. O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, epidídimo, ductos deferentes, vesícula seminal, próstata e pênis

4 Testículos: responsáveis pela produção de espermatozóides e também de testosterona (hormônio masculino). Epidídimo: pequeno ducto que coleta e armazena os espermatozóides produzidos pelos testículos. Ductos deferentes: canal muscular que conduz os espermatozóides do epidídimo até a uretra.

5 Uretra: utilizada pelos sistemas genital e urinário
Uretra: utilizada pelos sistemas genital e urinário. Conduz os espermatozóides e a urina até o meio externo. Próstata: é uma glândula que produz um liquido leitoso, esta localizada próxima a bexiga. Pênis: órgão muscular, cavernoso, capaz de sofrer dilatação (ereção). Em cada ejaculação são expelidos cerca de 100 milhões de espermatozóides.

6

7 Sistema genital feminino
A maioria dos órgãos estão localizados na parte interna do corpo. Responsável pela produção de células sexuais (ovócitos) e hormônios. É formado por ovários, tubas uterinas, útero, vagina, vulva.

8 Os ovários São duas glândulas responsáveis pela produção de gametas e hormônios. Tem forma oval e se localizam um de cada lado do útero. Os hormônios produzidos pelos ovários são Estrógeno e Progesterona.

9 As tubas uterinas e o útero
Também conhecidas como trompas de falópio, conduzem o ovócito até o útero. Tem paredes musculares e internamente é dotada de cílios. O útero é um órgão oco, muscular e tem a forma e o tamanha de uma pêra invertida. É no útero que o embrião se desenvolve.

10 A vagina é o canal que vai desde o colo do útero até o meio exterior
A vagina é o canal que vai desde o colo do útero até o meio exterior. Apresenta uma grande elasticidade. A vulva ou pudendo feminino são dobras de pele que protegem a entrada da vagina. São chamados grandes lábios e pequenos lábios.

11

12

13 Bom estudo!

14 Métodos contraceptivos.
Disciplina Ano Professora Ciências 8° ano Kelly K. Tonhon Tema da Aula Digital Métodos contraceptivos.

15 Métodos de barreira Impedem a chegada do espermatozoide no ovócito. Previnem as doenças sexualmente transmissíveis. Camisinha feminina, masculina e diafragma.

16

17 Pílulas anticoncepcionais:
Muito usada atualmente, é produzida com hormônios sintéticos. Apresenta vantagens e desvantagens no seu uso. Não previne doenças sexualmente transmissíveis. Já existem muitos tipos de pílulas anticoncepcionais.

18

19

20 São métodos considerados irreversíveis: Ligadura de tubas uterinas: cirurgia onde as tubas uterinas são amarradas e cortadas.

21 Vasectomia: cirurgia que consiste no corte dos ductos deferentes, impedindo a eliminação dos espermatozoides.

22 Métodos endoceptivos Utilizado no interior do corpo. Impede que o embrião se implante no útero. É uma peça de cobre que pode permanecer no corpo da mulher por até 10 anos.

23


Carregar ppt "Diferenças no corpo: sistemas reprodutivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google