A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA ENDÓCRINO. TODAS AS FUNÇÕES E ATIVIDADES DO NOSSO CORPO SÃO COORDENADAS E INTEGRADAS PELO SISTEMA NERVOSO E PELO SISTEMA ENDÓCRINO (HORMONAL).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA ENDÓCRINO. TODAS AS FUNÇÕES E ATIVIDADES DO NOSSO CORPO SÃO COORDENADAS E INTEGRADAS PELO SISTEMA NERVOSO E PELO SISTEMA ENDÓCRINO (HORMONAL)."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA ENDÓCRINO

2 TODAS AS FUNÇÕES E ATIVIDADES DO NOSSO CORPO SÃO COORDENADAS E INTEGRADAS PELO SISTEMA NERVOSO E PELO SISTEMA ENDÓCRINO (HORMONAL). O SISTEMA ENDÓCRINO É COMPOSTO DE VÁRIAS GLÂNDULAS QUE SE SITUAM EM DIFERENTES PONTOS DO NOSSO CORPO.

3 GLÂNDULA ESTRUTURAS QUE PRODUZEM SUBSTÂNCIAS QUE TÊM DETERMINADA FUNÇÃO NO NOSSO CORPO.

4 GLÂNDULAS ENDÓCRINAS AS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS PRODUZEM E LANÇAM NO SANGUE SUBSTÂNCIAS REGULADORAS DENOMINADAS HORMÔNIOS; OS HORMÔNIOS, AO SEREM LANÇADOS NO SANGUE, PERCORREM O CORPO ATÉ CHEGAR AOS ÓRGÃOS- ALVO SOBRE OS QUAIS ATUAM.

5 HORMÔNIOS ENTRE AS AÇÕES DOS HORMÔNIOS, DESTACAM-SE: -MANUTENÇÃO DO METABOLISMO; -CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO; -REPRODUÇÃO; -RESPOSTA AO ESTRESSE.

6 GLÂNDULAS ENDÓCRINAS

7 TIPOS DE GLÂNDULAS EXÓCRINAS: LANÇAM SEUS PRODUTOS (SECREÇÕES) PARA FORA DO CORPO. EXEMPLO: GLÂNDULAS SUDORÍPARAS. ENDÓCRINAS: LANÇAM SEUS PRODUTOS (HORMÔNIOS) DIRETAMENTE NO SANGUE. EXEMPLO: GLÂNDULA TIREÓIDEA.

8 COMO ATUAM AS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS? A FABRICAÇÃO DE UM HORMÔNIO É CONTÍNUA E A SUA SECREÇÃO OCORRE QUANDO A GLÂNDULA ENDÓCRINA CORRESPONDENTE RECEBE UM IMPULSO NERVOSO OU UMA DETERMINADA INFORMAÇÃO QUÍMICA.

9 HIPOTÁLAMO EXISTEM GLÂNDULAS ENDÓCRINAS QUE PODEM COMEÇAR A PRODUZIR HORMÔNIOS A PARTIR DE UM ESTÍMULO DO SISTEMA NERVOSO. É O CASO DA HIPÓFISE. ESSA GLÂNDULA É CONTROLADA PELO HIPOTÁLAMO E AMBOS ESTÃO LOCALIZADOS NA BASE DO CÉREBRO.

10 HIPOTÁLAMO O HIPOTÁLAMO RECEBE MENSAGENS TRAZIDAS PELOS NERVOS E POR HORMÔNIOS DO CORPO. A PARTIR DESSES ESTÍMULOS O HIPOTÁLAMO REALIZA O CONTROLE DA HIPÓFISE.

11

12 HIPÓFISE PODE SER CONSIDERADA A “GLÂNDULA-MESTRE” DO NOSSO CORPO. PRODUZ VÁRIOS HORMÔNIOS QUE ESTIMULAM O FUNCIONAMENTO DE OUTRAS GLÂNDULAS, COMO A TIREÓIDE, AS SUPRA-RENAIS E GLÂNDULAS SEXUAIS (OVÁRIOS E TESTÍCULOS).

13 HIPÓFISE O HORMÔNIO DO CRESCIMENTO É PRODUZIDO PELA HIPÓFISE. O EXCESSO DO HORMÔNIO DE CRESCIMENTO PROVOCA UMA DOENÇA DENOMINADA “GIGANTISMO” E A FALTA DELE PROVOCA O “NANISMO”, OU SEJA, A FALTA DE CRESCIMENTO DO CORPO.

14 NANISMO

15 GIGANTISMO

16 HIPÓFISE O ADH (ANTIDIURÉTICO) É UM HORMÔNIO PRODUZIDO PELA HIPÓFISE. ESSA SUBSTÂNCIA PERMITE AO CORPO ECONOMIZAR ÁGUA NA EXCREÇÃO (FORMAÇÃO DA URINA).

17 TIREÓIDE A TIREÓIDE SECRETA DOIS HORMÔNIOS: A TIROXINA (T4) E A TRIIODOTIRONINA (T3), QUE REGULAM O METABOLISMO CELULAR, O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DO ORGANISMO, A MANUTENÇÃO DO PESO E DO CALOR CORPORAL E O RITMO CARDÍACO.

18

19 HIPERTIREOIDISMO É O FUNCIONAMENTO EXAGERADO DA TIREÓIDE. DESSA MANEIRA, TODO O METABOLISMO FICA ACELERADO: O CORAÇÃO BATE MAIS RAPIDAMENTE E A TEMPERATURA DO CORPO FICA MAIS ALTA DO QUE O NORMAL. ESSE QUADRO PROVOCA O APARECIMENTO DE DOENÇAS CARDÍACAS E VASCULARES, POIS O SANGUE PASSA A CIRCULAR COM MAIOR PRESSÃO.

20 HIPERTIREOIDISMO PODE OCORRER O BÓCIO, OU SEJA, UM “PAPO” CAUSADO PELO CRESCIMENTO EXAGERADO DA TIREÓIDE. TAMBÉM PODE APARECER A EXOFTALMIA, ISTO É, OS OLHOS FICAM “SALTADOS”

21 EXOFTALMIA

22 BÓCIO

23 BÓCIO

24 HIPOTIREOIDISMO É A BAIXA ATIVIDADE DA TIREÓIDE. O METABOLISMO SE TORNA MAIS LENTO: ALGUMAS REGIÕES DO CORPO FICAM INCHADAS, O CORAÇÃO BATE MAIS VAGAROSAMENTE, O SANGUE CIRCULA MAIS LENTAMENTE, A PESSOA GASTA MENOS ENERGIA, TORNANDO-SE MAIS PROPENSA À OBESIDADE.

25 HIPOTIREOIDISMO UMA DAS POSSÍVEIS CAUSAS DESSA DOENÇA É A INSUFICIÊNCIA DE IODO NA ALIMENTAÇÃO, JÁ QUE O IODO É UM ELEMENTO PRESENTE NA COMPOSIÇÃO DA TIROXINA.

26 PARATIREÓIDES AS PARATIREÓIDES SÃO QUATRO GLÂNDULAS LOCALIZADAS EM VOLTA DA TIREÓIDE. ELAS PRODUZEM O PARATORMÔNIO, HORMÔNIO QUE REGULA A QUANTIDADE DE CÁLCIO E FÓSFORO NO SANGUE.

27 SUPRA-RENAIS AS SUPRA-RENAIS, SÃO DUAS GLÂNDULAS QUE SE SITUAM ACIMA DOS RINS, PRODUZEM ADRENALINA, TAMBÉM CONHECIDA COMO O HORMÔNIO DAS “SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA”. A ADRENALINA PREPARA O CORPO PARA A AÇÃO, OU SEJA, EM TERMOS BIOLÓGICOS, PARA ATACAR OU FUGIR.

28

29 GLÂNDULA SUPRA-RENAL

30 EFEITOS DA ADRENALINA TAQUICARDIA; AUMENTO DA FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA E DA TAXA DE GLICOSE NO SANGUE; CONTRAÇÃO DOS VASOS SANGUÍNEOS DA PELE - POR ESSA RAZÃO FICAMOS PÁLIDOS DE SUSTO.

31 PÂNCREAS PRODUZ DOIS HORMÔNIOS: INSULINA: FACILITA A ENTRADA DA GLICOSE NAS CÉLULAS (PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA) E RETIRA O EXCESSO DE GLICOSE DO SANGUE. A FALTA OU BAIXA PRODUÇÃO DE INSULINA PROVOCA O DIABETES – EXCESSO DE GLICOSE NO SANGUE (HIPERGLICEMIA).

32 PÂNCREAS GLUCAGON: FUNCIONA DE MANEIRA OPOSTA À INSULINA. QUANDO O ORGANISMO FICA MUITAS HORAS SEM SE ALIMENTAR, A TAXA DE AÇÚCAR NO SANGUE CAI MUITO E A PESSOA PODE TER HIPOGLICEMIA.

33 GLÂNDULAS SEXUAIS SÃO OS OVÁRIOS (FEMININOS) E OS TESTÍCULOS (MASCULINOS). OS OVÁRIOS E OS TESTÍCULOS SÃO ESTIMULADOS POR HORMÔNIOS PRODUZIDOS PELA HIPÓFISE. OS OVÁRIOS PRODUZEM ESTROGÊNIO E PROGESTERONA. OS TESTÍCULOS PRODUZEM TESTOSTERONA.


Carregar ppt "SISTEMA ENDÓCRINO. TODAS AS FUNÇÕES E ATIVIDADES DO NOSSO CORPO SÃO COORDENADAS E INTEGRADAS PELO SISTEMA NERVOSO E PELO SISTEMA ENDÓCRINO (HORMONAL)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google