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PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

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Apresentação em tema: "PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS Prof. Andréa Cristina dos Santos, Dr. Eng. Bloco Multidepartamental, Eng. de Produção, Sala 14.

2 TÓPICOS ABORDADOS NO CURSO
1° Encontro: 23/07/2010 TÓPICOS ABORDADOS, SISTEMA AVALIAÇAO, BIBLIOGRAFIA INTRODUÇÃO FASE DE PRÉ-DESENVOLVIMENTO 2° Encontro: 30/07/2010 PROJETO INFORMACIONAL 3° Encontro: 30/07/2010 PROJETO CONCEITUAL

3 Referencial Bibliográfico Principal
Projeto Informacional (Capítulo 6) Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini Daniel Capaldo Amaral José Carlos Toledo Sergio Luis da Silva Dário Henrique Alliprandini Régis Kovacs Scalice PI

4 Localização da Fase PI

5 Entradas e Saídas do PI PI

6 Objetivo do PI Desenvolver um conjunto de informações, o mais completo possível, chamado de especificações-meta do produto. A partir das informações levantadas no planejamento e em outras fontes. Finalidade das especificações-meta do produto Orientar a geração de soluções. Fornecer critérios para a avaliação e a tomada de decisão nas etapas posteriores do PDP. PI

7 Solução Correta para um PROBLEMA ERRADO
A definição inadequada das informações iniciais ou uma determinação imprópria de certos aspectos do problema, poderá causar uma seqüência de decisões que fará emergir uma solução para um problema diferente daquele que se deseja. Obter-se-á a solução de um problema definido erroneamente. Perda dos recursos investidos. PI

8 EXEMPLO DAS INFORMAÇÕES PROBLEMA ERRADO

9 SATISFAÇÃO DOS CLIENTES
As especificações-meta do produto devem refletir as características que o produto deverá ter para atender as necessidades dos clientes. PI

10 ATIVIDADES DO PI Definir os req. do produto.
Definir especificações-meta do produto. Monitorar a viabilidade econômica do produto. Avaliar a fase. Aprovar a fase. Documentar as decisões tomadas e lições aprendidas. Atualizar o plano da fase de projeto informacional. Revisar e atualizar o escopo do produto. Detalhar ciclo de vida do produto e definir seus clientes. Identificar os requisitos dos clientes do produto. PI

11 1. Atualização do Plano do PI
A atividade genérica na qual todas atividades da fase de planejamento são revisadas. Cuidado para não exagerar no nível de detalhamento do planejamento. Não se deve definir uma atividade para cada documento a ser gerado. Ter em mente que o plano visa auxiliar a distribuição das tarefas, sua previsão e controle. Como prever a duração das atividades da fase de projeto informacional? Dados históricos. Estudar quadro 5.4. PI / Atualizar o Plano da Fase de Projeto Informacional

12 ATIVIDADES DO PI Atualizar o plano da fase de projeto informacional.
Revisar e atualizar o escopo do produto. Detalhar ciclo de vida do produto e definir seus clientes. Identificar os requisitos dos clientes do produto. Definir os req. do produto. Definir especificações-meta do produto. Monitorar a viabilidade econômica do produto. Avaliar a fase. Aprovar a fase. Documentar as decisões tomadas e lições aprendidas. PI

13 2. REVISAR E ATUALIZAR O ESCOPO DO PRODUTO
Verifica-se se a Declaração do Escopo do Produto contém os objetivos e as restrições associadas. Além de uma série de informações necessárias à busca de novas e mais detalhadas informações para o DP. Objetiva o estudo do problema de projeto associado ao Escopo do Produto. Coletam-se e analisam-se informações que possam auxiliar no entendimento mais completo possível o problema de projeto. PI / Revisar e Atualizar o Escopo do Produto

14 PI / Revisar e Atualizar o Escopo do Produto

15 Análise do Problema de Projeto
Inicialmente busca-se a familiarização com o problema a ser resolvido. Busca-se o maior volume de informações possíveis sobre o mesmo. PI / Revisar e Atualizar o Escopo do Produto

16 Análise do Problema de Projeto
Deve-se informar com maior profundidade as informações já levantadas no Planej. Estratégico: Tipo de produto, de projeto e de produção. Volume planejado de fabricação. Desejos explícitos expostos pelos clientes. Restrições do projeto ou do produto. PI / Revisar e Atualizar o Escopo do Produto

17 Análise do Problema de Projeto
De um modo geral, além das informações técnicas e econômicas, deverão ser considerados aspectos relacionados aos... Componentes. Materiais. Parceiros e fornecedores. … que serão utilizados no projeto. PI / Revisar e Atualizar o Escopo do Produto

18 Demais Tarefas da Análise e Atualiz. do Escopo do Produto
Ainda como parte desta atividade tem-se a: Busca por tecnologias e métodos de fabricação disponíveis. Busca por patentes sobre o produto que vai ser projetado. Busca por informação sobre produtos similares. PI / Revisar e Atualizar o Escopo do Produto

19 TECNOLOGIAS E MÉTODOS DE FABRICAÇÃO
Reutilizar as informações levantadas durante o PE (vigilância tecnológica) Caso se julgue necessário, pode-se complementar ou aprofundar tais informações. O ideal, no entanto, é aproveitar ao máximo as informações já levantadas. PI / Revisar e Atualizar o Escopo do Produto

20 Tecnologias e Métodos de Fabricação
Meios mais comuns para a busca de informações sobre tecnologias e métodos de fabricação: Dicionários técnicos. Enciclopédias. Manuais. Livros texto. Livros técnicos. Revistas técnicas. Anais de congressos e eventos. Revistas científicas. Relatórios técnicos. Normas técnicas. Catálogos de empresas. PI / Revisar e Atualizar o Escopo do Produto

21 Tecnologias e Métodos de Fabricação
Também se deve: Consultar sites adequados na web: CIMM. How Stuff Works. Visitar centros de produção (onde os produtos serão fabricados): Conversar com os especialistas (fabricação, montagem, embalagem). No caso de reprojetos, buscar informações em: Produtos existentes. Produtos concorrentes. PI / Revisar e Atualizar o Escopo do Produto

22 Patentes Devem ser buscadas a fim de:
Evitar a utilização inadvertida de soluções já patenteadas. Buscar soluções já desenvolvidas e que podem ser utilizadas no projeto. PI / Revisar e Atualizar o Escopo do Produto

23 Patentes Para a busca por patentes, deve-se consultar:
Agências oficiais de patentes (c/ sites na web). INPI USPTO Agências privadas de busca por patentes (c/ sites na web). Delphion Revistas especializadas. Índices de classificação. PI / Revisar e Atualizar o Escopo do Produto

24 Produtos Similares Devem ser buscados em: Servem de:
Sites de fabricantes concorrentes com catálogos na web. Sites de agências privadas (catálogos industriais): Thomson. NEI. Servem de: Fonte de informações sobre tecnologias possíveis de serem utilizadas. Material para a realização de benchmarking. PI / Revisar e Atualizar o Escopo do Produto

25 Atividades do PI Atualizar o plano da fase de projeto informacional.
Revisar e atualizar o escopo do produto. Detalhar ciclo de vida do produto e definir seus clientes. Identificar os requisitos dos clientes do produto. Definir os req. do produto. Definir especificações-meta do produto. Monitorar a viabilidade econômica do produto. Avaliar a fase. Aprovar a fase. Documentar as decisões tomadas e lições aprendidas. PI

26 PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

27 Clientes do Projeto PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

28 Clientes do Projeto Tipos de clientes:
Todas as pessoas ou organizações que irão comprar para uso e consumo um dado produto, resultado de uma atividade de projeto, e também aquelas que estarão envolvidas direta ou indiretamente com o ciclo de vida do produto. Tipos de clientes: Externos. Intermediários. Internos PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

29 Clientes Externos Conjunto de pessoas (ou organizações) que irão usar ou consumir, manter, desativar ou retirar o produto do mercado. Não apenas os usuários do produto. Consumidores? PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

30 Clientes Externos Estes clientes desejam que os produtos contenham atributos tais como: Qualidade. Baixo preço de aquisição e manutenção. Eficiência. Segurança. Durabilidade. Confiabilidade. Fácil operação, manutenção e descarte. Visual atrativo. Incorporem as últimas tendências e desenvolvimentos tecnológicos. Sejam ecologicamente corretos e socialmente responsáveis. PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

31 Clientes Externos Os desejos destes clientes devem ser tratados com a máxima prioridade! Se o produto não atender as necessidades e requisitos destes clientes, o mesmo irá resultar em um fracasso em termos de vendas. PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

32 Clientes Intermediários
Pessoas (ou organizações) responsáveis pela distribuição, compras, vendas e marketing do produto. PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

33 Clientes Intermediários
Normalmente, estes clientes esperam que o produto: Satisfaça a todos os desejos e necessidades dos clientes externos, Seja fácil de embalar armazenar e transportar. Seja atrativo e possa ser adequadamente exposto para o público. O atendimento destas necessidades é um fator determinante para que o distribuidor tenha sucesso na venda do produto. PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

34 Clientes Internos Por clientes internos entende-se como sendo os fabricantes e o pessoal envolvido no projeto e na produção dos produtos. PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

35 Clientes Internos Esperam que o produto:
Contenha operações de fabricação, montagem, armazenamento e transporte fáceis e seguras. Utilize recursos disponíveis: Instalações. Equipamentos. Matéria-prima. Mão-de-obra. Utilize componentes padronizados. Utilize as facilidades existentes. Produza um mínimo de refugos e partes rejeitadas. PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

36 Modelos de Ciclo de Vida
Fornecem uma descrição gráfica da história do produto. Descrevendo os estágios pelos quais o produto passa. Início: primeiros esforços organizados e planejados para a criação do produto. PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

37 Modelos de Ciclo de Vida
O CV não se acaba quando a manufatura ou venda do produto é descontinuada. Existem produtos que são utilizados por muito tempo após as vendas terem sidos encerradas. Do ponto de vista da empresa, o CV de um produto somente se encerra com quando acaba o suporte pós-venda do produto. PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

38 Modelos de Ciclo de Vida
Existem diversos modelos de CV propostos na literatura. Seqüenciais. Hierárquicos. Em espiral. Um dos modelos muito utilizado é aquele que mostra a evolução do projeto/produto em termos recurso financeiros associados às fases da vida do produto. (mostrado a seguir) PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

39 CV Segundo a Evolução de Vendas do Produto
Lucros reduzidos ou prejuízos; declínio na participação do mercado; monitorar a maturidade para detectar o início do declínio; clientes fiéis. Receitas superam as despesas; participação no mercado quase no ápice; lucro mediano; clientes “pronto adotadores”. Taxa pequena de crescimento; maiores lucros; clientes imitadores. Taxa grande de crescimento; pequena participação no mercado; despesas maiores que receitas; clientes inovadores. PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

40 LPs, Fitas K7 e CDs (fonte: Recording Industry Association of America) PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

41 CV e Tipos de Consumidor
Maioria inicial (34%): liberais, vários contatos sociais Maioria tardia (34%): cético, nível social abaixo da média Inovadores (2,5%): empreendedores, alto nível educacional e costumam acessar múltiplas fontes de informações Retardatários (16%): temem se endividar, buscam se informar através de amigos e vizinhos Pronto adotadores (13,5%): líderes, nível educacional um pouco acima da média (fonte: UTD) PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

42 CV seg. as Atividades p/ quais passam o Produto e o Processo
PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

43 CV em Espiral Os atributos relacionados as diferentes fases do ciclo de vida auxiliam na definição das características físicas, de forma, de materiais, de uso, de fabricação, entre outras, do produto. Agregam valor ao produto. Onde o produto é utilizado. Onde o produto é comercializado. Adaptado de Fonseca (2000) PI / Detalhar Ciclo de Vida do Produto e Definir Seus Clientes

44 Atividades do PI Atualizar o plano da fase de projeto informacional.
Definir os req. do produto. Definir especificações-meta do produto. Monitorar a viabilidade econômica do produto. Avaliar a fase. Aprovar a fase. Documentar as decisões tomadas e lições aprendidas. Atualizar o plano da fase de projeto informacional. Revisar e atualizar o escopo do produto. Detalhar ciclo de vida do produto e definir seus clientes. Identificar os requisitos dos clientes do produto. PI

45 PI / Identificar os Requisitos dos Clientes do Produto

46 Coletar Necessidades dos Clientes por Fase do CV
Levantar as necessidades “brutas” (dados originais), por meio de observação direta, grupos focais, ... PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

47 Necessidades Humanas Parecem ser ilimitadas tanto em volume quanto em variedade. Os seres humanos são por natureza aquisitivos. Influenciadas por outras variáveis tais como a cultura predominante na sociedade, e o nível de tecnologia. PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

48 (Abraham Maslow – autor de “Uma Teoria da Motivação Humana” de 1943)
Pirâmide de Maslow Pirâmide de Maslow Sociais Auto-Realização (Abraham Maslow – autor de “Uma Teoria da Motivação Humana” de 1943) PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

49 Tipos de Necessidades Necessidades manifestas.
Necessidades reais. Necessidades latentes. Necessidades culturais. Necessidades atribuíveis a usos inesperados. Necessidades relativas à satisfação do produto. PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

50 Necessidades Manifestas e Reais
Os clientes normalmente manifestam suas necessidades segundo seus pontos de vista e de acordo com a sua linguagem. Os clientes externos, por exemplo, geralmente manifestam suas necessidades em termos dos bens que desejam comprar. Entretanto, suas necessidades reais são pelos serviços que tais bens podem proporcionar. PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

51 Necessidades Manifestas, Reais
O desejo de compra do cliente: O que realmente o cliente quer: Alimentos Nutrição e sabor agradável Automóvel Transporte, conforto e status Televisor a cores Entretenimento Casa Espaço para viver Pintura da casa Aparência e conservação PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

52 Necessidades por um Carro (Transporte)
PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

53 Necessidades por uma Casa (Moradia)
PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

54 Necessidades Latentes
“Os celulares no futuro terão a mesma qualidade e capacidade que têm hoje as câmeras digitais e os reprodutores de música e vídeo”. (Nokia) PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

55 Necessidades Culturais
As necessidades dos clientes vão além de produtos e processos. Auto-respeito. Respeito dos outros. Continuidade de padrões de hábitos. Padrão cultural. PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

56 Necessidades Culturais
Quando existe resistência cultural, as razões reais raramente são óbvias e os disfarces costumam ser sutis. Neste caso, deve-se olhar para além das razões declaradas... ... a fim de entender quais são as ameaças em potencial aos padrões culturais dos seres humanos envolvidos. PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

57 Necessidades Culturais
PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

58 Necessidades Culturais
PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

59 Necessidades Atribuíveis a Usos Inesperados
Necessidades decorrentes da possível utilização do produto de forma diferente daquela pretendida pelo fabricante. O produto é utilizado (ou operado) por pessoas sem o devido treinamento. O produto é sobrecarregado ou utilizado em demasia, sem respeito às programações de manutenção. PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

60 Necessidades Atribuíveis a Usos Inesperados
Estes aspectos muitas vezes são críticos e normalmente requerem a utilização de fatores de segurança. Tendem a elevar os custos do produto. No entanto, podem resultar num custo global ótimo. Ajudam a evitar custos maiores oriundos do uso real ou do mau uso. Deve-se sempre saber qual será o uso real (ou mau uso), quais os custos associados e quais as conseqüências das possíveis formas de utilização do produto. PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

61 Necessidades Atribuíveis a Usos Inesperados
PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

62 Necessidades Atribuíveis a Usos Inesperados
PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

63 Necessidades Relativas à Satisfação do Produto
A satisfação do cliente é, em geral, sinônima da satisfação com o produto. Possui influência decisiva sobre as vendas do produto. PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

64 Necessidades Relativas à Satisfação do Produto
Formas de deficiências relativas ao produto: Interrupção no fornecimento. Entregas fora de prazo. Produtos inoperáveis. Desconformidade com as especificações. Conseqüências possíveis: Retrabalho (custos). Publicidade desfavorável. Ações judiciais. PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

65 Como Descobrir as Necessidades
Clientes Projetistas Analisando e Ouvindo os Clientes... PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

66 Formas de Ouvir o Cliente
Contínuas Cartões de consulta Informações comerciais Noticias do setor Inform./reclam. clientes Periódicas Surveys Entrevistas Dados Originais PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

67 Técnicas de Pesquisa para o Levantamento de Informações
Observações diretas. Entrevistas. Questionários. Grupos Focais. PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

68 Observações Diretas Possibilita informações mais ricas e detalhadas.
Importante principalmente quando as características avaliadas são qualitativas. PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

69 Entrevistas Possibilita informações qualitativas e não estruturadas.
Geralmente é demorada e de mais alto custo. PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

70 Questionários Pode ser mais rápida e as informações mais generalizáveis. Menor riqueza de detalhes e necessidade de alta taxa de resposta para serem válidos. PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

71 Grupos Focais Possibilita informações muito ricas e detalhadas.
Necessita de infra-estrutura e profissionais especializados. Estilo de automóveis. PI / Identif. Req. dos Clientes / Coletar Necessidades

72 Agrupar e Classificar as Necessidades
Incluir as já detectadas no escopo do produto. Agrupar por fases do ciclo de vida. Agrupar por afinidades. Avaliar necessidades similares. Eliminar redundantes e pouco relevantes. PI / Identif. Req. dos Clientes / Agrupar e Classif. Necessidades

73 Agrupar Dados Originais
Ampla gama de opções de acabamento Possuir grampeador instalado onde preciso deles Imprimir trabalho s que estão na rede Pagariam de 10 a 20% a mais por uma melhor produtividade maior número de opções de acabamento possível Acabamento Automático Possibilidade de se ligar facilmente em Rede Não precisar de adaptadores ou cabos especiais para liga ma copiadora na rede Imprimir do meu micro ligado em rede Imprimir da mesma forma que minhas impressoras locais Capacidade de Imprimir Arquivos Post-Script Possibilidade de se ligar a um PC Inserir grampos aonde preciso deles Dados Originais PI / Identif. Req. dos Clientes / Agrupar e Classif. Necessidades

74 Eliminar Dados Redundantes
Dados Originais 1. Cada Pessoa fica com um grupo de Post-it 2. Em ordem, cada membro do grupo lê o Post-it 3. Cada membro que possui um Post-it de mesmo conteúdo o lê para o grupo. 4. Se há dois Post-its com idêntico conteúdo o grupo elimina um deles. 5. O grupo organiza por temas PI / Identif. Req. dos Clientes / Agrupar e Classif. Necessidades

75 Definir Requisitos dos Clientes
Converter necessidades em requisitos relacionados com vários aspectos: Desempenho funcional. Fatores humanos. Propriedades e espaço. Confiabilidade. Ciclo de vida. Recursos e manufatura (fabricação). Eliminar redundantes e classificar hierarquicamente. PI / Identif. Req. dos Clientes / Definir Req. Dos Clientes

76 Requisitos dos Clientes
Após o agrupamento, análise e classificação, as necessidades, inicialmente descritas segundo a linguagem dos clientes, devem ser reescritas na forma do que chamamos de requisitos dos clientes. Estes requisitos dos clientes estarão relacionados aos: Desempenho funcional. Fatores humanos. Propriedades. Espaço. Confiabilidade. Ciclo de vida. Recursos e manufatura. PI / Identif. Req. dos Clientes / Definir Req. Dos Clientes

77 MATRIZ DE APOIO AO LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES.

78 CLASSIFICAÇÃO RESUMO DOS ATRIBUTOS DO PRODUTO

79 Conversão dos Dados Originais em Req. dos Clientes
Matriz de Transformação de Dados Originais em Requisitos Dado Original Cenas Requisito PI / Identif. Req. dos Clientes / Definir Req. Dos Clientes

80 Conversão dos Dados Originais em Req. dos Clientes
Cena Operador que nunca havia operado o produto consegue instalar Dado Original Ser fácil de usar Requisito Procedimento simples para serviço rotineiro Requisitos PI / Identif. Req. dos Clientes / Definir Req. Dos Clientes

81 Classificar e Hierarquizar Requisitos dos Clientes
PI / Identif. Req. dos Clientes / Definir Req. Dos Clientes

82 Valorar Requisitos dos Clientes
Diagrama de Kano. Benchmarking. Diagrama de Mudge. Resultam nos requisitos = qualidade projetada. PI / Identif. Req. dos Clientes / Valorar Req. Dos Clientes

83 Diagrama de Kano O cliente não esperava, é surpreendido. Causam impacto. Quanto maior o desempenho, maior a satisfação O cliente não verbaliza, mas se faltar ele ficará insatisfeito (conhecido também como óbvio) PI / Identif. Req. dos Clientes / Valorar Req. Dos Clientes

84 Diagrama de Kano Básico: Esperado: Excitação: Falar
Exibir número de quem liga. Esperado: Leveza Beleza Excitação: Tirar fotos Servir como TV PI / Identif. Req. dos Clientes / Valorar Req. Dos Clientes

85 Benchmarking Os produtos dos concorrentes são avaliados.
Pede-se para o cliente para avaliar os produtos dos concorrentes ... ... e os produtos atuais da empresa (para verificar o quanto se deve melhorar – quando for o caso) Deve-se evitar a qualidade exagerada! PI / Identif. Req. dos Clientes / Valorar Req. Dos Clientes

86 DIAGRAMA DE MUDGE Os requisitos dos clientes são comparados aos pares.
Em cada comparação duas perguntas: Qual requisito é mais importante para o sucesso do produto? Quanto mais importante é este requisito? PI / Identif. Req. dos Clientes / Valorar Req. Dos Clientes

87 Diagrama de Mudge A = 5 B = 3 C = 1 Lista de Requisitos: Ser resistente Ser seguro Ter várias funcionalidades Ser bonito Ter baixo custo de aquisição Ter baixo custo de manutenção Ser confiável PI / Identif. Req. dos Clientes / Valorar Req. Dos Clientes

88 Requisito do cliente Exemplo A- Divertir o usuário;
B- Lançar o boneco; C- Receber o boneco; D- Girar os chapéus; E- Oferecer segurança ao usuário; F- Permitir troca de bateria; G- Ligar e desligar o brinquedo; H- Permitir transporte.

89 A- Divertir o usuário; B- Lançar o boneco; C- Receber o boneco; D- Girar os chapéus; E- Oferecer segurança ao usuário; F- Permitir troca de bateria; G- Ligar e desligar o brinquedo; H- Permitir transporte. (A)Divertir o usuário é um pouco mais importante (1) do que (D) Girar os chapéus (A)Divertir o usuário é (D) é mais relevante do que girar os chapéus muito mais importante do que a outra (valor: 5); mais importante do que a outra (valor: 3); pouco mais importante do que a outra (valor: 1) igual importância (valor: 0).

90 muito mais importante do que a outra (valor: 5);
A- Divertir o usuário; B- Lançar o boneco; C- Receber o boneco; D- Girar os chapéus; E- Oferecer segurança ao usuário; F- Permitir troca de bateria; G- Ligar e desligar o brinquedo; H- Permitir transporte. A = A = 21 muito mais importante do que a outra (valor: 5); mais importante do que a outra (valor: 3); pouco mais importante do que a outra (valor: 1) igual importância (valor: 0)

91 muito mais importante do que a outra (valor: 5);
A- Divertir o usuário; B- Lançar o boneco; C- Receber o boneco; D- Girar os chapéus; E- Oferecer segurança ao usuário; F- Permitir troca de bateria; G- Ligar e desligar o brinquedo; H- Permitir transporte. =0 D = D = 3 muito mais importante do que a outra (valor: 5); mais importante do que a outra (valor: 3); pouco mais importante do que a outra (valor: 1) igual importância (valor: 0).

92 GRÁFICO DE PARETO DOS REQUISITOS DOS CLIENTES

93 Aplicação na Casa da Qualidade
Os requisitos identificados podem ser registrados em uma tabela ou levados diretamente à primeira matriz do QFD. PI / Identificar os Requisitos dos Clientes do Produto

94 CQ de um Retroprojetor PI / Identificar os Requisitos dos Clientes do Produto

95 INTERVALO

96 QFD (Desdobramento da Função Qualidade)
É um método sistemático que auxilia na tradução das necessidades dos clientes em requisitos de projeto.

97 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Equipe multidisciplinar Favorece a aceitação interna e a probabilidade de sucesso. Faz com que as pessoas pensem juntas, em uma mesma direção. Envolve áreas não funcionais e a CS. Concisa! Sobretudo uma ferramenta de comunicação e estimulo ao trabalho multidisciplinar ao longo do projeto.

98 Mais usual Planej. do produto Projeto do produto Qualidade Exigida
Casa da Qualidade Requisitos Clientes Projeto do produto Qualidade Exigida Requisitos do Produto Planejam. Compo-nentes Requisitos do Produto Qualidade Planejada Planejam. Processos Características dos componentes Planejam. Controle Produção Características dos componentes Qualidade Projetada Processos-chave Processos-chave Controle das Operações de Produção

99 ABRANGÊNCIA A primeira matriz do método QFD é conhecida como Casa da Qualidade, é utilizada principal para tradução das necessidades dos clientes em requisitos de projeto do produto. Geralmente o QFD é tratado como a casa da qualidade (principalmente no projeto de produto), entretanto é importante ressaltar que o escopo do método é muito mais abrangente.

100 Matriz da Casa da Qualidade do QFD
Matriz de correção (7) Requisitos dos Produtos (4) (3) Requisitos dos clientes (2) Matriz de relacionamentos Benchmarking Competitivo (1) (3) (5) Importância Quantificação dos produtos (6)

101 REQUISITOS DOS CLIENTES
Definir quem são os clientes Identificar as necessidades dos clientes Converter as necessidades dos clientes em requisitos dos clientes.

102 Importância dos requisitos dos clientes
Ouvir a voz do cliente = mudge Exemplo de ponderação utilizada. Marque um X no número: 5 Para os itens que considera muito importante 4 Para os itens que considera importante 3 Para os itens que considera que têm alguma importância 2 Para os itens que considera que têm pouca importância 1 Para os itens que considera que têm nenhuma importância

103 BENCHMARKING COMPETITIVO
Ouvindo o cliente compara-se os requisitos em relação ao desempenho dos produtos existentes no mercado péssimo Ruim Regular Bom Ótimo MARCA X 1 2 3 4 5 MARCA Y 1 2 3 4 5 MARCA Z 1 2 3 4 5 MELHOR PIOR

104 REQUISITOS DE PROJETO Extração
Matriz de correção (7) Requisitos dos Produtos Os requisitos de clientes são extraídos em características técnicas possíveis de ser medidos por algum sensor. (4) Requisitos dos clientes (1) Extração

105 Requisitos de Projeto Exemplo do retroprojetor

106

107 Quantificação dos requisitos de projeto de produto
Valor de importância (-) Temperatura externa da carcaça (-) inexistência de cantos vivos (+) Conjunto de lentes adequado (-) peso limitado REQUISITOS DOS CLIENTES Baixo aquecimento 4 Baixo ruído 4 Conjunto de lentes adequado Foco homogêneo 5 Fácil ajuste de foco 3 Boa ampliação RP = 4X1 + 4X0 + 5X5 +3X3+5X5 RP = 63 5 Valor de importância 9 25 3 63 Classificação importância 3 2 4 1

108

109 Lista de Especificações-Meta

110 EXEMPLOS DA APLICAÇÃO DO PROJETO INFORMACIONAL

111 Mecanização em cultivos de ostras
EXEMPLO 1 Mecanização em cultivos de ostras

112 Importância econômica
Brasil é o maior produtor de moluscos marinhos da América Latina; Alternativa para pescadores artesanais;

113 A produção no Brasil está concentrada em Santa Catarina
ESTADO DE SANTA CATARINA As áreas de produção são pequenas e em baias abrigadas 1 Federação 13 associações mais de 700 produtores 63 ostreicultores Mais de empregos diretos Os Cultivos são de pequeno porte Os Produtores são na maioria pescadores artesanais

114 Principais locais de produção
Penha Santa Catarina Bombinhas Governador C. Ramos Florianópolis Palhoça Mexilhões Bombinhas Palhoça Governador C. Ramos Penha Florianópolis Ostras : Florianópolis (80%) Penha Bombinhas Palhoça Governador C. Ramos

115 Evolução da produção

116 Cultivo de ostras Upweller Intermediário Definitivo Berçário

117 Definição do problema Desenvolvimento de um conjunto de máquinas, aparelhos ou utensílios para mecanização do cultivo de ostras. (Forcellini) Desenvolvimento de uma ou mais máquinas para aumentar a produtividade no cultivo de ostras.

118 Clientes Principal Potenciais
Associações de produtores (63 ostreicultores)

119 Necessidades dos clientes
Lavar grande quantidade de ostras Baixo custo de aquisição Reduzir mão de obra Contar grande quantidade de ostras Classificar grande quantidade de ostras Resistentes às condições ambientais Fácil manuseio Fácil Transporte Reduzir esforços físicos Resistir ao uso continuo 11. Evitar choques 12. Evitar lesões 13. Baixo peso 14. Baixo ruído 15. Não ser poluente 16 . Ser reciclável 17. Fácil manutenção 18. Evitar danos às ostras 19. Fácil limpeza 20. Ser durável 21. Baixo consumo de água 22. Baixo consumo de energia

120 Requisitos do projeto

121 Casa da Qualidade

122 Especificações do Projeto

123 Cont. Especificações de Projeto

124 Cont. Especificações de Projeto

125 EXEMPLO 2

126 Projeto Conforto Térmico
Ana Paula Nogueira André Vieira Cardoso Flávio Reis João Batista Jorge Elias

127 Projeto Conforto Térmico
Título do Projeto Título: Conforto Térmico; Apelido: Projeto Pé Quente / Happy Feet; Código: PQ001;

128 Projeto Conforto Térmico
Mercado-Alvo Habitantes de locais frios; Idosos; Doentes (diabéticos, pessoas com problemas circulatório, etc); Pessoas que possuem uma maior sensibilidade ao frio; Para aqueles que possuem problemas de circulação.

129 Projeto Conforto Térmico
Descrição do Produto O produto deve:  Aquecer os pés e mantê-los aquecidos por um tempo satisfatório (material isolante térmico);  Suportar o mesmo peso que calçados suportam em geral.   Não causar alergias e irritações aos usuários;   Possível de ser reciclável;   Não ser inflamável ;   Questão estética apresentável (opção de cores, textura...)   Variedade de tamanhos desde infantil até adulto.   Produto fabricado com material flexível e resistente, mecânica e termicamente, para abranger vários tamanhos de pés.   Possível cobertura até o tornozelo.   Fácil fabricação   Ter valor competitivo de Mercado.

130 Projeto Conforto Térmico
Riscos Iniciais Baixa receptividade do mercado interno; Surgimento de empresas concorrentes; Altas vendas somente no período de inverno; Ser inviável para exportações; Complexidade produtiva; Custo inviável; Logística de distribuição inicial do produto.

131 Projeto Conforto Térmico

132 Projeto Conforto Térmico
Normas IEC Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares. Parte 2: Requisitos particulares para ferramentas móveis de aquecimento e aparelhos similares (IEC :1996, MOD) A norma NBR (ABNT) [2], que se refere a calçados, descreve o método para a determinação do comportamento da componente vertical da força de reação do solo. Este método de ensaio é realizado com o produto já finalizado, isto é, o calçado.

133 Etapas do ciclo de vida importantes para o projeto
Projeto Conforto Térmico Etapas do ciclo de vida importantes para o projeto Montagem dos componentes Funcionamento Distribuição Compras Uso Embalagem Armazenagem Vendas Assistência técnica Descarte

134 Projeto Conforto Térmico
Clientes Fornecedores das pantufas semi-acabadas Fornecedores dos componentes do sistema elétrico Consumidores em geral (idosos, moradores de regiões frias, doentes ...) Funcionários da empresa Prestadores de serviços (distribuidoras, lojas de vendas ...)

135 Necessidades dos Clientes Digrama de Mudge
Projeto Conforto Térmico Necessidades dos Clientes Digrama de Mudge

136 Principais Produtos Concorrentes
Projeto Pé-quente Principais Produtos Concorrentes Meias térmicas; Meias térmicas antiderrapantes; Conjunto com luvas e Meias térmicas; Bolsa térmica para os pés; Maneiras pouco convencionais.

137 Projeto Pé-quente Meias térmicas Composição: Lã e acrílico;
Reforçadas no calcanhar e na ponta; Produto importado; € 7,25 sem o frete.

138 Meias Térmicas Antiderrapantes
Projeto Pé-quente Meias Térmicas Antiderrapantes 100% Poliéster; Lavável a 30 C; Solado antiderrapante; Produto importado; € 6,90 sem o frete.

139 Conjunto de luvas com meias térmicas
Projeto Pé-quente Conjunto de luvas com meias térmicas Aquece mãos e pés; Composta de fibras sintéticas; (Lurex – Fibras metálicas) lavável a 30 C; Produto importado; € 7,90 o conjunto, sem o frete.

140 Maneiras pouco convencionais
Projeto Pé-quente Maneiras pouco convencionais

141 Maneiras pouco convencionais
Projeto Pé-quente Maneiras pouco convencionais

142 Maneiras pouco convencionais
Projeto Pé-quente Maneiras pouco convencionais

143 Projeto Pé-quente Requisitos de Projeto
Aquecer e manter os pés aquecidos ; Atender as mesmas solicitações mecânicas dos calçados em geral; Não deve causar alergias nem irritações; Ser reciclável; Não ser inflamável;

144 Projeto Pé-quente Ter apelo estético; Não provocar choques elétricos;
Abranger tamanhos do infantil ao adulto; Material flexível, porém, resistente; Possível cobertura do tornozelo; ser de fácil fabricação e uso; Ter valor competitivo de mercado.

145 Casa da Qualidade

146 Lista de Especificações de Projeto
Projeto Conforto Térmico Lista de Especificações de Projeto

147 F I M DO SEGUNDO ENCONTRO


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