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FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA
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Ciência da vida O que é a Ciência?
“É a experiência humana examinada e verificada, é a maneira organizada de estudar uma folha de goiabeira, um cão, um vírus ou mesmo o Universo inteiro. O que a move é a curiosidade humana!” Percebendo ou não, estamos a todo momento lidando com as ciências da vida, como por exemplo: No que comemos; Na atividade física; Nas doenças que nos afligem; No que vestimos; Nos combustíveis que utilizamos; Nas mudanças ambientais.
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A biologia na mídia Já há algum tempo, tornou-se comum ver temas relacionados à biologia estampados nas manchetes: Clonagem. Terapia gênica. Células-tronco. Impressão digital. DNA e alimentos geneticamente modificados. “uma vez que esses temas e tecnologia são amplamente divulgados pela mídia, nós, cidadãos, somos chamados a nos posicionar”. Qual sua opinião sobre esses assuntos? Combustíveis fósseis (carvão/gasolina). Gás carbônico (principal responsável pelo efeito estufa) e aumento da camada de ozônio. Uso de pesticidas nas plantações e alimentos transgênicos. Aborto. Podemos deixar de fora dessa discussão a religião, economia e a política?
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O conceito sobre “vida”
Afinal, o que é um ser vivo? E quando ele está morto, o que acontece? A despeito da sofisticação tecnológica e da quantidade de informações acumuladas a respeito dos seres vivos, os cientistas não são capazes de definir vida em apenas uma frase. Exemplo: Qual a diferença de um cavalo para uma motocicleta? Qual a diferença de uma folha para uma pedra? Ao contrário de representantes do mundo inanimado, os seres vivos mantêm uma complexa organização interna à custa do gasto de energia.
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Método científico Na busca de resposta para os mistérios da natureza, os cientistas, movidos pela curiosidade, adotaram um procedimento investigativo denominado método científico. Como podemos definir este método? Qual a diferença entre hipótese e fato? O método cientifico consiste em um conjunto ordenado de etapas que permitem ao cientista testar possíveis explicações para um determinado evento e chegar a uma conclusão coerente. Exemplo: No fim do século XIX, na Ásia,era comum entre os marinheiros uma doença denominada beribéri, caracterizada por fraqueza muscular e dificuldade respiratória.
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(galinhas tratadas com arroz polido desenvolvem beribéri).
Observação de um fato: (galinhas tratadas com arroz polido desenvolvem beribéri). Formulação de uma pergunta: (por que as galinhas ficaram doentes?). Realização de experimento controlado: Grupo-controle: galinhas tratadas com arroz com casca; Grupo experimental: galinhas tratadas com arroz polido). Criação de uma hipótese: (alguma substância existente no arroz com casca previne o beribéri). Comparação dos resultados: (galinha do grupo experimental desenvolveram beribéri, as do grupo-controle não). Conclusão: (a casca do arroz contém alguma substância capaz de prevenir o beribéri, ou seja, a hipótese está correta.
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A biodiversidade da vida
A palavra biodiversidade expressa a diversidade de tipos de seres vivos encontrados em um ambiente. Quanto maior a biodiversidade, maior o número de espécies e de relações que elas estabelecem entre si. O que é uma espécie? Como são classificados? Espécie – é um conjunto de seres vivos semelhantes que podem s cruzar na natureza, originando descendentes férteis. Classificação: Produtores: que transforma a energia luminosa em química. Consumidores: que dependem dos produtores, não sendo capazes de produzir seu próprio alimento. Decompositores: alimentam-se de restos de seres vivos, organismos mortos ou resíduos.
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“Apesar da notável diversidade entre os organismos, eles guardam importantes semelhanças entre si”. São as chamadas características químicas. Quais são elas? Água. Proteínas. Ácido nucleico.
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