A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS I – AULA 3

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS I – AULA 3"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS I – AULA 3
SISTEMA ENDÓCRINO CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS I – AULA 3 EDUCAÇÃO FÍSICA PROF. PATRÍCIA COELHO 2012

2 O sistema endócrino, em conjunto com o SN, coordena e regula as diversas funções do organismo, tais como a reprodução, o metabolismo orgânico e o balanço energético, otimizando a distribuição de nutrientes e demais elementos para os diversos órgãos e tecidos que por sua vez é mediada por mensageiros químicos, os hormônios.

3 CONCEITOS: Sistema endócrino = conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios  são lançados na corrente sangüínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função. Os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelos hormônios são denominados órgãos-alvo.  Endócrino = secreção para o interior e exócrino = secreção para o exterior.

4 Hormônio = substâncias químicas sintetizadas por glândulas endócrinas e secretadas no sangue.
Atualmente = qualquer molécula sinalizadora capaz de gerar resposta em deter minada célula. CLASSIFICAÇÃO: Endócrinos: secretados por glândulas endócrinas e alcançam suas células-alvo pela circulação sanguínea; Parácrinos: atuam sobre células vizinhas a sua glândula ou órgão secretor (gastrointestinais); Autócrinos: agem sobre a própria célula secretora.

5 CONSTITUIÇÃO Os tecidos epiteliais de secreção ou epitélios glandulares formam as glândulas, que podem ser uni ou pluricelulares. As glândulas pluricelulares são na verdade órgãos definidos com arquitetura ordenada e estão envolvidas por uma cápsula conjuntiva que emite septos, dividindo-as em lobos. Vasos sangüíneos e nervos penetram nas glândulas, fornecendo alimento e estímulo nervoso para as suas funções.

6 HORMÔNIOS Os hormônios influenciam praticamente todas as funções dos demais sistemas corporais. Freqüentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos.

7 O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação, atuam na coordenação e regulação das funções corporais. Alguns dos principais órgãos produtores de hormônios no homem são a hipófise, o hipotálamo, a tireóide, as paratireóides, as supra-renais, o pâncreas e as gônadas. 

8 Tipos de Hormônios: 1) Hormônios locais = atuam em células da vizinhança; ex: acetilcolina; histamina; etc... 2) Hormônios gerais = atuam em diversas partes do corpo  Lançados por glândulas endócrinas específicas ex: hormônio do crescimento; tiroxina; etc...

9 Mecanismos de ação hormonal
2 mecanismos distintos de atuação: Ativação do AMP cíclico da célula alvo; Ativação dos genes síntese de enzimas indutoras de respostas celulares específicas ao hormônio; 1) Ativação do AMP cíclico depende: Combinação do hormônio com receptores especiais na membrana celular; Ativação da adenilciclase (transformação ATP em AMP cíclico)= mediador hormonal intracelular.

10 Principais atuações: Hormônio adrenocorticotrópico Hormônio tireoestimulante Hormônios gonadotrópicos Hormônio antidiurético Hormônio paratireoidiano Glucagon Epinefrina Fatores de liberação hipotalâmicos

11 2) Ativação Gênica: Combinação hormônio com receptores especiais no citoplasma celular; Hormônio + receptor (no núcleo) = ativação gênica; Principais atuações: Hormônios esteróides

12 Glândulas endócrinas: Funções
Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo; Regulação do organismo (homeostase); Hormônios = Substâncias químicas que são produzidas por glândulas que atuam no sentido de controlar ou auxiliar o controle de alguma função do corpo

13 Sistema Nervoso Central
HOMEOSTASIA Sistema Endócrino

14 Principais glândulas endócrinas:
        Hipotálamo (2 hormônios)  situado no diencéfalo; (não é glândula) Hipófise (8 hormônios) Situada cavidade óssea, abaixo do hipotálamo; Pineal  situada no diencéfalo; Tireóide (3 hormônios)Situada na parte anterior do pescoço, abaixo da laringe; Paratireóide (1 hormônio)Situada atrás da tireóide (muito pequena);

15 Timo  situado no tórax, região do mediastino;
 Supra-renais (4 hormônios) Situada acima de cada rim; Rins (2 hormônios)  arteríolas renais; (não é glândula) Pâncreas - Ilhotas de Langerhans(2 hormônios) Pâncreas localizado atrás e por baixo do estômago; Ovários (2 hormônios)situados na cavidade pélvica, ao lado do útero; Testículos (1 hormônio) Situados na bolsa escrotal.

16 PRINCIPAIS GLÂNDULAS

17 HIPOTÁLAMO Localizado no cérebro diretamente acima da hipófise, é conhecido por exercer controle sobre ela por meios de conexões neurais e substâncias semelhantes a hormônios chamados fatores desencadeadores (ou de liberação), o meio pelo qual o sistema nervoso controla o comportamento sexual via sistema endócrino.

18

19 O hipotálamo estimula a glândula hipófise a liberar os hormônios gonadotróficos (FSH e LH), que atuam sobre as gônadas, estimulando a liberação de hormônios gonadais na corrente sanguínea. Na mulher a glândula-alvo do hormônio gonadotrófico é o ovário; no homem, são os testículos. Os hormônios gonadais são detectados pela pituitária e pelo hipotálamo, inibindo a liberação de mais hormônio pituitário, por feed-back.

20 Como a hipófise secreta hormônios que controlam outras glândulas e está subordinada, por sua vez, ao sistema nervoso, pode-se dizer que o sistema endócrino é subordinado ao nervoso e que o hipotálamo é o mediador entre esses dois sistemas.

21

22 O hipotálamo também produz outros fatores de liberação que atuam sobre a adeno-hipófise, estimulando ou inibindo suas secreções. Produz também os hormônios ocitocina e ADH (antidiurético), armazenados e secretados pela neuro-hipófise.

23

24 HIPÓFISE OU PITUITÁRIA
Situa-se na base do encéfalo, em uma cavidade do osso esfenóide chamada tela túrcica. Nos seres humanos tem o tamanho aproximado de um grão de ervilha e possui duas partes: o lobo anterior (ou adeno-hipófise) e o lobo posterior (ou neuro-hipófise).

25 Regulação da hipófise anterior
- Hipotálamo secreta substâncias neurossecretoras (fatores hipotalâmicos de liberação e inibitórios) São 5 os fatores mais importantes para controle da secreção hipófise: 1) Fator liberador de tirotropina (FLT): promove secreção horm. Tireoestimulante.

26 2) Fator liberador de corticotropina (FLC): promove secreção horm
2) Fator liberador de corticotropina (FLC): promove secreção horm. Adrenocorticotrópico; 3) Fator liberador de hormônio do crescimento (FLS): promove a secreção do hormônio do crescimento; 4) Fator liberador de hormônio luteinizante (FLL): promove secreção do hormônio luteinizante e foliculoestimulante; 5) Fator inibitório da prolactina (FIP): inibe a secreção da prolactina.

27 Hipófise ou pituitária
                                                                                                                                                                            

28 Gonadotrópicos: atuam sobre as gônadas masculinas e femininas.
Além de exercerem efeitos sobre órgãos não-endócrinos, alguns hormônios, produzidos pela hipófise são denominados trópicos (ou tróficos) porque atuam sobre outras glândulas endócrinas, comandando a secreção de outros hormônios. São eles: Tireotrópicos: atuam sobre a glândula endócrina tireóide. Adrenocorticotrópicos: atuam sobre o córtex da glândula endócrina adrenal (supra-renal). Gonadotrópicos: atuam sobre as gônadas masculinas e femininas.

29 Somatotrófico: atua no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos e estimulando a síntese de proteínas e o desenvolvimento da massa muscular. - Também aumenta a utilização de gorduras e inibe a captação de glicose plasmática pelas células, aumentando a concentração de glicose no sangue (inibe a produção de insulina pelo pâncreas, predispondo ao diabetes).

30 HIPÓFISE ANTERIOR: Secreção de 6 hormônios
Hormônio crescimento; Hormônio tireoestimulante; Hormônio adrenocorticotrópico; Hormônio prolactina; Hormônio foliculoestimulante; Hormônio luteinizante;

31 Hipófise posterior ou neuro-hipófise
Armazenamento de 2 hormônios: Hormônio antidiurético; Hormônio ocitocina.

32                                                                                                                Imagem: AVANCINI & FAVARETTO. Biologia – Uma abordagem evolutiva e ecológica. Vol. 2. São Paulo, Ed. Moderna, 1997.

33 PINEAL Glândula pequena, com massa de cerca de 0,5g, localizada na superfície posterior do diencéfalo (epitálamo). Secreta a melatonina.

34 TIREÓIDE Localiza-se no pescoço, estando apoiada sobre as cartilagens da laringe e da traquéia. Seus dois hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), aumentam a velocidade dos processos de oxidação e de liberação de energia nas células do corpo, elevando a taxa metabólica e a geração de calor.

35 Estimulam ainda a produção de RNA e a síntese de proteínas, estando relacionados ao crescimento, maturação e desenvolvimento. A calcitonina, outro hormônio secretado pela tireóide, participa do controle da concentração sangüínea de cálcio, inibindo a remoção do cálcio dos ossos e a saída dele para o plasma sangüíneo, estimulando sua incorporação pelos ossos.

36

37 PARATIREÓIDE São pequenas glândulas, geralmente em número de quatro, localizadas na região posterior da tireóide. Secretam o paratormônio, que estimula a remoção de cálcio da matriz óssea (o qual passa para o plasma sangüíneo), a absorção de cálcio dos alimentos pelo intestino e a reabsorção de cálcio pelos túbulos renais, aumentando a concentração de cálcio no sangue. Neste contexto, o cálcio é importante na contração muscular, na coagulação sangüínea e na excitabilidade das células nervosas.

38 As glândulas endócrinas e o cálcio
                                                                                                                                                                                                                         As glândulas endócrinas e o cálcio                                                                                                                                                                                                                          As glândulas endócrinas e o cálcio

39 TIMO Massa irregular que fica localizada na porção ântero-superior da cavidade torácica, sendo posterior ao esterno; Limitado superiormente pela traquéia, artéria carótida comum e veia jugular interna; lateralmente pelos pulmões e como limite inferior-posterior o coração.

40 ADRENAIS OU SUPRA -RENAIS
São duas glândulas localizadas sobre os rins, divididas em duas partes independentes – medula e córtex - secretoras de hormônios diferentes, comportando-se como duas glândulas. Na medula as célula cromafínicas secretam as catecolaminas epinefrina (adrenalina) e norepinefrina (noradrenalina). O córtex secreta três tipos de hormônios: os glicocorticóides, os mineralocorticóides e os androgênicos.

41

42 GLÂNDULAS RENAIS São aglomerados de células especializadas que revestem as arteríolas renais  sintetizam e liberam no sangue renina e eritropoetina (medula óssea  produção de células vermelhas do sangue).

43 PÂNCREAS É uma glândula mista ou anfícrina – apresenta determinadas regiões endócrinas e determinadas regiões exócrinas (da porção secretora partem dutos que lançam as secreções para o interior da cavidade intestinal) ao mesmo tempo. As chamadas ilhotas de Langerhans são a porção endócrina, onde estão as células que secretam os dois hormônios: insulina e glucagon, que atuam no metabolismo da glicose.

44

45 OVÁRIOS São as gônadas femininas e se alojam na cavidade pélvica, um de cada lado do útero. Secretam os estrogênios e a progesterona

46 TESTÍCULOS São as gônadas masculinas e localizam-se na bolsa escrotal.
Secretam a testosterona.

47 GLÂNDULAS DO TRATO GASTROINTESTINAL
Espalhadas por toda a extensão do trato gastrointestinal, produzem diversos hormônios que vão atuar em vários pontos do aparelho digestivo e são relacionados com o processo de digestão e absorção dos nutrientes.

48 PRINCIPAIS HORMÔNIOS

49 Hormônio crescimento Pequeno polipeptídeo (191 aminoácidos);
Secretado pela hipófise anterior durante toda a vida; Funções: Adolescência = promover desenvolvimento e aumento de todos os tecidos corporais; Após Adolescência = síntese de proteínas e elementos celulares.

50 Crescimento para, exceto na mandíbula e nariz;
Aumenta síntese de proteínas; Diminui a utilização de carboidratos pelas células; Aumenta mobilização de gordura para energia; Diminuição causa nanismo; Aumento gigantismo;

51

52 Hormônio tireoestimulante (tirotropina)
Secretado pela hipófise anterior. Funções: Controle secreção glândula tireóide (aumento células tireoidianas); Controla de forma quase total a tireóide.

53 Hormônio adrenocorticotrópico (ACTH)
Secretado pela hipófise anterior. Funções: Controle secreção hormônios supra-renais (aumento células supra-renais); Controla atividade das supra-renais.

54 Hormônio Prolactina Secretado pela hipófise anterior (durante a gravidez e amamentação). Funções: Crescimento das mamas; Aumento da função secretora.

55 Hormônio foliculoestimulante
Secretado pela hipófise anterior Funções:  Sexo feminino: Desencadeia crescimento dos folículos nos ovários (desenvolvimento gametas) Secreção de estrogênio pelos ovários.  Sexo Masculino: Desencadeia crescimento dos testículos (desenvolvimento gametas).

56 Hormônio luteinizante
Secretado pela hipófise anterior Funções:  Sexo feminino: Desencadeia rompimento folículo (ovulação); Secreção de estrogênio e progesterona. Sexo Masculino: Desencadeia secreção de testosterona pelos testículos;

57 Hipófise posterior ou neuro-hipófise
Não é uma glândula (não produz nenhum hormônio); Serve apenas como depósito de hormônio; Armazena 2 hormônios: ADH (antidiurético)= Função no controle renal de excreção água; Ocitocina = Função estímulo contração muscular útero e mamas Estes hormônios são secretados pelo hipotálamo anterior.

58 Tireóide  Hormônio mais importante: Tiroxina:
Aumenta velocidade de quase todas as reações químicas nas células Mecanismo desconhecido Aumento de mitocôndrias Controlada pelo hipotálamo e hipófise anterior secreção de fator de liberação tirotrofina - hipófise anterior  produção do hormônio tireoestimulante = aumento de produção tiroxina

59 Hipotireoidismo (cretinismo) = diminuição ou ausência de tiroxina  Diminuição da atividade celular até cerca da metade Hipertireoidismo = aumento de tiroxina  Aumento da atividade celular até cerca do dobro do normal

60 CRETINISMO

61 HIPERTIROIDISMO

62 Paratireoide Secreção do hormônio paratireoidiano = Paratormônio:
Pequeno polipeptídeo (PM 9.500); Secretado pelas glândulas paratireóides; Ativa os osteoclastos nas cavidades dos ossos; Aumento da secreção do hormônio quando a concentração de cálcio cai abaixo do normal.

63 Tetania hipoparatireoidiana= perda das 4 glândulas paratireóides, levando a ausência do hormônio seguida de morte. Funções: Regulação da concentração de cálcio nos líquidos; Liberação dos sais de cálcio dos ossos; Absorção de cálcio pelo intestino e túbulos renais.

64 Glândulas Supra-renais
Localizada sobre o pólo de cada rim; Formada por 2 partes distintas: 1) Medula supra-renal: Parte central; Formada por células neuronais do SN Simpático; Secreção de epinefrina e norepinefrina; Atuação no SN Simpático.

65 2) Córtex supra-renal: Circunda a medula; Células grandes, gordurosas, com alta produção de colesterol; Secreta hormônios esteróides (semelhantes ao colesterol);

66 Secreção 2 hormônios importantes:
1) Aldosterona (mineralocorticóide) altera as concentrações de íons (minerais) no corpo (regulação) = Aumenta absorção de Na e secreção de K nos túbulos renais; Retenção de Na e perda de K; Excesso de aldosterona = retenção de Na e água no corpo e eliminação de K (aumento do débito cardíaco = hipertensão)

67 2)Cortisol (glicocorticóide):
Mobiliza a gordura e proteína dos tecidos; Utiliza estas substâncias para suprir parte da energia necessária ao metabolismo corporal; Diminui a utilização dos carboidratos para energia; Estabiliza a membrana dos lisossomos (evitando seu rompimento); Inibe doenças auto-imunes.  

68

69 Pâncreas - Ilhotas de Langerhans
Secreção 2 hormônios importantes: 1)Insulina: Aumento do transporte de glicose através da membrana celular Aumento da intensidade do metabolismo da glicose Ausência de insulina (diabetes) – células utilizam gorduras e proteínas para energia (aumento da concentração de glicose no sangue e ácidos graxos)

70 2) Glucagon: Aumento da concentração sanguínea de glicose através: Ação direta no fracionamento do glicogênio hepático em glicose e Conversão do aminoácido em glicose (glicogênese)

71 Testículos Secreção do Hormônio masculino = Testosterona.
Secreção pelas células intersticiais de Leydig. Controle pela hipófise anterior (FSH = espermatogênese) e (LH = testosterona). Funções: Desenvolvimento dos caracteres secundários masculinos; Diferenciação dos órgãos sexuais masculinos na gravidez.

72 Ovários Secreção do Hormônio feminino = estrogênio.
Folículo ovariano após ovulação (secreta progesterona); Regulação pelos hormônios hipofisários (FSH e LH). Funções: Desenvolvimento dos caracteres secundários femininos; Preparação do útero para a gravidez.


Carregar ppt "CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS I – AULA 3"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google