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Universidade Federal do Rio de Janeiro
Arquitetura Naval II Estabilidade Inicial Por: Felipe Essinger Carneiro Mário de Luna Barbosa
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Conceito de Equilíbrio
Príncipio de Arquimedes: F=0 M=0 Peso = Empuxo P = E =
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Forças e Momentos Atuantes
G = Centro de Gravidade B = Centro de Carena Inclinações: retirada ou colocação de pesos. Deslocamento de Pesos a bordo Ação do Vento nas regiões expostas.
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Forças e Momentos Atuantes
Inclinação devido à interferência de ondas
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Tipos de Equilíbrio Equilíbrio Estável: Equilíbrio Indiferente:
Equilíbrio Instável:
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Tipos de Estabilidade Transversal Inicial Longitudinal Intacta
Grandes Ângulos Estabilidade Longitudinal Em avaria
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Estabilidade Transversal Inicial
Considerações: - Pequenos ângulos de Inclinação - Metacentro Fixo Metacentro: Centro geométrico da curva definida pela movimentação do centro de Carena.
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Estabilidade Transversal Inicial
Cálculo do Metacentro: GM = KM – KG KM = BM + KB BM= IT / Onde: KB = coordenada vertical do Centro de Carena IT= Momento de Inércia Transversal Ñ = Volume Submerso.
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Momento de Restauração
GZ = d = GM . sen MR = . GZ Onde: -GZ = braço do momento - MR = momento restaurador
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Análise da Estabilidade através do GM
Estabilidade Negativa: GM<0 Equilíbrio Instável
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Análide da Estabilidade através do GM
Estabilidade Nula: GM=0 Equilíbrio Indiferente
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Análise da Estabilidade através do GM
Estabilidade Positiva: GM > 0 Equilíbrio Estável
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Análise da Estabilidade através do GM
GM <0 – Estabilidade Negativa GM =0 – Estabilidade Nula GM >0 – Estabilidade Positiva
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Critérios para o GM Definidos pelos órgãos reguladores
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Bibliografia · Apostila de Oficiais de Náutica – CIAGA
· Notas de aula de Arquitetura Naval II, Prof. José Márcio. · Apostila de Arquitetura Naval do Prof. Protássio.
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