A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

subdesenvolvidos e IDH

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "subdesenvolvidos e IDH"— Transcrição da apresentação:

1 subdesenvolvidos e IDH
Países desenvolvidos, subdesenvolvidos e IDH Prof. Jefferson

2 Países desenvolvidos O desenvolvimento de um país ocorre quando há um crescimento de sua economia, isto é,um aumento a produção de bens e serviços,acompanhado de melhoria no padrão de vida de sua população. Em relação aos indicadores econômicos: as características mais relevantes referem-se ao grau de industrialização e à dependência econômica externa.Assim,os países desenvolvidos são bastante industrializados e não possuem dependência financeira.

3

4

5

6

7

8 Países subdesenvolvidos
O subdesenvolvimento de um país, por sua vez, ocorre, quando ele é: Predominantemente agrícola, Geralmente com baixo nível de industrialização, Possui economia instável que passa por crises periódicas, além de ser muito dependente financeiramente.

9 Países do Norte e do Sul Os países desenvolvidos e subdesenvolvidos também são denominados, respectivamente, pelas expressões Norte e Sul. Essa denominação tem como critério a posição geográfica dos países: os ricos (exceto (Austrália e Nova Zelândia -Sul) estão no hemisfério Norte, enquanto os subdesenvolvidos situam-se ao Sul das nações desenvolvidas.

10

11 IDH – Índice de desenvolvimento Humano
•Analisar o nível de desenvolvimento de um país examinando os seus indicadores socioeconômicos de maneira isolada pode nos dar um conhecimento apenas superficial da realidade desse país. Para suprir essa deficiência e traçar um perfil mais preciso do nível de desenvolvimento dos países,a ONU (organização das Nações Unidas) elaborou um critério mais abrangente denominado IDH .

12 IDH Dessa forma, o IDH tem sido um dos critérios mais adequados para se avaliar o desenvolvimento dos países, pois o seu cálculo leva em consideração,ao mesmo tempo,os seguintes indicadores socio econômicos : Taxas de mortalidade infantil e expectativa de vida,que indicam as condições de saúde.

13 Taxas de analfabetismo e anos de escolaridade da população, que medem o grau de instrução.
Renda per capita e capacidade de compra da população,que indicam o nível de renda. A combinação de todos esses valores dá origem ao IDH,cujo valor varia de zero até um. Quanto mais próximo de um,melhores serão as condições socioeconômicas e,quanto mais próximo de zero, piores são as condições de vida da população.

14 Origem do subdesenvolvimentos – países
Historicamente ,sofreram um processo de exploração, ou seja, sua riqueza (ouro, prata, produtos agrícolas, etc.) foi apropriada por suas metrópoles européias; Na atual divisão internacional do trabalho, são países produtores de gêneros agrícolas e/ou matérias-primas ou foram industrializados recentemente pelas multinacionais. A qualidade de vida de suas populações é baixa, ou seja, o índice de Desenvolvimento Humano é baixo ou médio, já que a distribuição de renda é desigual, acarretando a falta de acesso de suas populações à saúde (alta mortalidade infantil, baixa expectativa de vida), à educação (analfabetismo e baixa escolaridade) e até à alimentação (subnutrição e fome).

15

16 Globalização

17 O que é globalização? Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre – “J. Willian Visentini” A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. “Eduardo de Freitas”

18 A globalização é a fase mais avançada do capitalismo
A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista se tornou predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.

19 Divisão Internacional do Trabalho
Países desenvolvidos: controlam a demanda mundial de matéria-prima, exportando produtos de alto valor agregado. Países em desenvolvimento: produzem matéria-prima e oferecem mão-de-obra e mercado consumidor.

20 Com o surgimento da transnacionais organizou-se uma nova divisão do trabalho.

21

22 A partir da observação da figura acima, podemos afirmar: I - Os mais importantes centros financeiros da economia globalizada estão localizados no hemisfério norte. II - As cidades de Londres e Nova Iorque estão situadas em fusos horários diferentes, mas suas Bolsas de Valores funcionam simultaneamente durante uma parte do dia. III - A praça financeira mundial permanece aberta durante 24 horas, porque a Bolsa de Valores que está terminando seu horário de funcionamento passa as cotações de suas ações para as outras Bolsas que se encontram abertas a oeste. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): (A) I. (B) II. (C) I e II. (D) II e III. (E) I, II e III.

23 A partir da década de 70, o modelo de desenvolvimento capitalista passa por grandes transformações. Assinale a alternativa que NÃO indica uma dessas transformações. (A) A competição internacional gera megafusões entre empresas. (B) As relações com os países periféricos são espacialmente seletivas. (C) As relações de trabalho são cada vez mais diversificadas e individualizadas. (D) As empresas se caracterizam por uma maior rigidez de gerenciamento. (E) O trabalho é consideravelmente enfraquecido na sua relação com o capital. (D) As empresas se caracterizam por uma maior rigidez de gerenciamento.      A única alternativa que não indica uma característica atual do modelo capitalista é a que afirma que as empresas são marcadas por uma rigidez administrativa. Ao contrário, o modelo é dito flexível exatamente por sua capacidade de criar novas soluções e ajustar-se às novas

24 A globalização procura expandir os mercados e portanto os lucros, que é o que de fato movimenta os fluxos de capital. Ela condiciona, hoje, a evolução da economia. Sobre a economia globalizada analise as seguintes afirmativas: I – A globalização acelerou e alargou, geograficamente, os fluxos de produtos e serviços. II – O comércio internacional tornou-se, nas últimas décadas, um dos indicadores mais representativos da economia globalizada. III – A abertura dos mercados e as estratégias mundiais das grandes corporações atestam a interdependência da economia mundial. IV – O petróleo, devido a seu valor estratégico, dá origem a intensos fluxos comerciais entre países produtores e consumidores. Assinale: (A)Se apenas as afirmativas II e III estão corretas. (B)Se apenas as afirmativas I e IV estão corretas. (C)Se apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. (D)Se apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. (E)Se todas as afirmativas estão corretas.  

25 Nos dias atuais, nenhum país ou região do mundo
está imune aos fluxos de capitais, mercadorias, pessoas e informações. Essa interdependência mundial é um dos aspectos mais visíveis da chamada “globalização”. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

26 01) A globalização é o resultado direto da política exterior do governo de George W. Bush que, de forma sistematicamente planejada, estabeleceu o domínio territorial dos EUA sobre o restante do mundo. 02) A globalização levou a uma intensificação das guerras de ocupação, pois, para garantir os lucros do capital internacional, tornou-se necessário o domínio direto dos territórios. Um dos principais exemplos desse tipo de guerra ocorreu entre a Sérvia e a Bósnia no final do século XX. 04) A agilidade e a eficiência dos sistemas de comunicações, de informações e de transportes são elementos extremamente importantes no processo de globalização. 08) Uma das principais características da globalização é a fusão das grandes indústrias aos bancos, dando origem ao capitalismo financeiro ou à fase imperialista do capitalismo. 16) Os avanços tecnológicos facilitam a integração em escala mundial. Não há tempo nem espaço separando aqueles que estão ligados à internet. Sua popularização ampliou o acesso de diferentes povos aos serviços e às informações.


Carregar ppt "subdesenvolvidos e IDH"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google