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CONCURSO BANCO DO BRASIL

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Apresentação em tema: "CONCURSO BANCO DO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 CONCURSO BANCO DO BRASIL
Língua Portuguesa Professora - Sandra Mary Foppa

2 Esclarecimentos iniciais
15 aulas; Exposição, discussão e mediação; Organização com base na lógica; Teoria e prática.

3 Programa de Língua Portuguesa
1 - Compreensão e interpretação de textos. 2 - Tipologia textual. 3 - Ortografia oficial. 4 - Acentuação gráfica. 5 - Emprego das classes de palavras. 6 - Emprego do sinal indicativo de crase.

4 7 - Sintaxe da oração e do período. 8 - Pontuação
7 - Sintaxe da oração e do período. 8 - Pontuação. 9 - Concordância nominal e verbal. 10 -Regência nominal e verbal Significação das palavras Redação de correspondências oficiais.

5 Como será composta a prova?
Das 70 questões de múltipla escolha que comporão a prova, 10 são de Língua Portuguesa, sendo 5 com valor de 1,0 ponto e 5 com valor de 2,0 pontos.

6 Compreensão e Interpretação de Textos

7 Enfim: decodificar, interpretar e inferir.
Leitor autônomo; Compreensão dos níveis estruturais; Lógica; Léxico internalizado; Análise do contexto; Confronto das partes; Apreensão das informações; Enfim: decodificar, interpretar e inferir.

8 Denotação - uso geral, comum, literal, finalidade prática, utilitária, objetiva, usual. Ex.: A corrente estava pendurada na porta. corrente- cadeira de metal, grilhão (dicionário /Aurélio) Conotação - uso expressivo, figurado, diferente daquele empregado no dia-a-dia, depende do contexto. Ex.:" A gente vai contra a corrente         Até não poder resistir." ( Chico Buarque) corrente- opinião da maioria

9 Como ler e entender bem um texto
Basicamente, deve-se alcançar a dois níveis de leitura: a informativa e de reconhecimento e a interpretativa. A primeira deve ser feita de maneira cautelosa por ser o primeiro contato com o novo texto. Dessa leitura, extraem-se informações sobre o conteúdo abordado e prepara-se o próximo nível de leitura.

10 Durante a interpretação propriamente dita, cabe destacar palavras-chave, passagens importantes, bem como usar uma palavra para resumir a ideia central de cada parágrafo. Este tipo de procedimento aguça a memória visual, favorecendo o entendimento. Não se pode desconsiderar que, embora a interpretação seja subjetiva, há limites. A preocupação deve ser a captação da essência do texto, a fim de responder às interpretações que a banca considerou como pertinentes.

11 No caso de textos literários, é preciso conhecer a ligação daquele texto com outras formas de cultura, outros textos e manifestações de arte da época em que o autor viveu. Se não houver esta visão global dos momentos literários e dos escritores, a interpretação pode ficar comprometida. Aqui não se podem dispensar as dicas que aparecem na referência bibliográfica da fonte e na identificação do autor. A última fase da interpretação concentra-se nas perguntas e opções de resposta.

12 Aqui são fundamentais marcações de palavras como não, exceto, errada, respectivamente etc., que fazem diferença na escolha adequada. Muitas vezes, em interpretação, trabalha-se com o conceito do mais adequado, isto é, o que responde melhor ao questionamento proposto. Por isso, uma resposta pode estar certa para responder à pergunta, mas não ser a adotada como gabarito pela banca examinadora por haver uma outra alternativa mais completa.

13 Ainda cabe ressaltar que algumas questões apresentam um fragmento do texto transcrito para ser a base de análise. Nunca deixe de retornar ao texto, mesmo que aparentemente pareça ser perda de tempo. A descontextualização de palavras ou frases, certas vezes, são também um recurso para instaurar a dúvida no candidato. Leia a frase anterior e a posterior para ter ideia do sentido global proposto pelo autor, dessa maneira a resposta será mais consciente e segura.

14 Elementos constitutivos
Texto Narrativo a. As personagens – protagonistas e coadjuvante; b. Enredo – sequência dos fatos; c. Espaço – onde acontece; d. Tempo – quando acontece; e. Narrador – presente ou onisciente; f. Foco narrativo – o ponto de vista em que a história será contada;

15 Forma de apresentação da fala das personagens
Discurso direto: reproduz fiel e literalmente algo dito por alguém. Um bom exemplo de discurso direto são as citações ou transcrições exatas da declaração de alguém. Exemplo... - “Não gosto disso” – disse a menina em tom zangado.

16 Discurso indireto: o narrador, usando suas próprias palavras, conta o que foi dito por outra pessoa.Temos então uma mistura de vozes, pois as falas dos personagens passam pela elaboração da fala do narrador. Exemplo... A menina disse em tom zangado, que não gostava daquilo.

17 Discurso indireto livre: É um discurso misto onde há uma maior liberdade, o narrador insere a fala do personagem de forma sutil, sem fazer uso das marcas do discurso direto. É necessário que se tenha atenção para não confundir a fala do narrador com a fala do personagem, pois esta surge de repente em meio a fala do narrador. Exemplo... A menina perambulava pela sala irritada e zangada. Eu não gosto disso! E parecia que ninguém a ouvia.

18 Texto Descritivo Há várias formas de descrição: Literária; De personagens; De paisagem; Do ambiente; Da cena; Técnica.

19 Texto Dissertativo Este texto tem características científicas, compromisso com a verdade... (ênfase na apostila p. 3). Divide-se em três partes: Introdução Desenvolvimento Conclusão


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