A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 9 Formação de palavras I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 9 Formação de palavras I"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 9 Formação de palavras I

2 Leitura da tirinha – p. 136 Palavra – autoajuda

3 Processo de composição Associação entre dois radicais, cujo resultado é uma nova palavra (com sentido distinto das que lhe originam). Composição Justaposição Aglutinação

4 Composição por justaposição Combinação de dois radicais que não sofrem alteração em sua forma fonológica. (mantém os fonemas originais e o acento tônico). Ex: Girassol, passatempo e cachorro-quente. Composição por aglutinação Combinação de dois radicais que sofrem alteração em sua forma fonológica. (não mantém os fonemas originais e o acento tônico). Ex: Embora (em+boa+hora) e aguardente (água+ardente).

5 Outros processos de formação de palavras Redução ou abreviação Trata-se do processo de criação de uma nova palavra a partir da eliminação de parte de uma palavra existente. Ex: Pro (professora), foto (fotografia) e neura (neurose).

6 Criação de siglas (siglonimização) Trata-se de transformar determinadas sequências vocabulares em uma sigla. Ex: ONU (Organização das Nações Unidas) Onomatopeia São palavras criadas para representar determinado som dentro de um contexto. Ex: atchim, puf

7 Empréstimos lexicais (estrangeirismos) Trata-se da incorporação de palavras de outras línguas no português. Ex: Shopping, xerox e show. Neologismo Trata-se de palavras que são criadas pelos falantes para atender às necessidades de expressão em contextos específicos. Ex: Micreiros (aquele que faz uso/trabalha com micro computadores).

8 TAREFAS – P. 136; P. 141 e 142;


Carregar ppt "Capítulo 9 Formação de palavras I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google