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REDAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS

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Apresentação em tema: "REDAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS"— Transcrição da apresentação:

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2 REDAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS
2° TEN BM RODOLFO KROEHLING DE MOURA 2° TEN BM MARIA ANGÉLICA TEREZINHA DE JESUS

3 GÊNEROS TEXTUAIS

4 TEXTOS TÉCNICOS

5 CONCEITOS Redação Oficial: “é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.” (Manual de Redação da Presidência da República) Texto Técnico: são aqueles utilizados no âmbito das atividades profissionais. Atas, relatórios, requerimentos, solicitações, avisos, ofícios, memorandos, resoluções, circulares, pareceres e outros.

6 NARRAÇÃO, DESCRIÇÃO E DISSERTAÇÃO
Narração: quando se conta alguma coisa (fato + onde/quando/quem/como); Descrição: quando se caracteriza algo/ alguém; Dissertação: refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema. TODOS ESTES TIPOS DE REDAÇÃO PODEM SER ENCONTRADOS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS.

7 Necessidade de se conhecer o interlocutor
TEXTOS TÉCNICOS Necessidade de se conhecer o interlocutor Prevalecimento da relação simétrica; Em alguns casos, haverá necessidade de maior ou menor detalhe nas informações; Exemplo…

8 REDAÇÃO TÉCNICA E LITERÁRIA
CARACTERÍSTICAS REDAÇÃO TÉCNICA REDAÇÃO LITERÁRIA Imparcial e comunicativa, exata e eficaz Elaboração artística das frases, permite subjetividade e ficção Objetivo: esclarecer, informar Objetivo: entreter Não se permite construções dúbias ou que permitam mais de um entendimento Ampla utilização de sentido figurado: frases podem permitir mais de um entendimento Uniformidade estrutural e terminológica Múltiplas estruturas, terminologias e estilos Linguagem denotativa Linguagem conotativa/poética

9 ELEMENTOS DA REDAÇÃO OFICIAL
O Corpo de Bombeiros Militar é um órgão da administração pública indireta do Estado de Minas Gerais e, como tal, utiliza a redação oficial para redigir atos normativos e comunicações que tanto podem ser dirigidos ao Poder Público, como aos particulares; “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”. (Art. 37 CF)

10 ELEMENTOS DA REDAÇÃO OFICIAL
Clareza Qualidade básica e essencial; Gera transparência; Possibilita endendimento imediato; Necessita de um conjunto de elementos para ser alcançada; “Não será possível atender a Vossa Senhoria devido ao momento peculiar pelo qual a Corporação passa.” (…?)

11 ELEMENTOS DA REDAÇÃO OFICIAL
Clareza Dicas: - Preferir a construção direta das frases, evitar inversões; Informo que a VTR estará estacionada no local combinado às 15:00h; Informo que, às 15:00h, no local combinado, estará estacionada a VTR; Evite períodos muito longos; Evite vocábulos de difícil compreensão: termos técnicos, estrangeirismos, arcaísmos, jargões e regionalismos

12 ELEMENTOS DA REDAÇÃO OFICIAL Clareza
EVITE CONSTRUÇÕES COM MAIS DE UM SENTIDO! E ao final de seu discurso, disse de forma efusiva o candidato: “Se for eleito, farei na vida pública, tudo aquilo que faço na privada!”

13 ELEMENTOS DA REDAÇÃO OFICIAL Clareza
EVITE CONSTRUÇÕES COM MAIS DE UM SENTIDO! Aquela velha senhora encontrou o garotinho em seu quarto.  - O garotinho estava no quarto dele ou da senhora?  Sentado na varanda, o menino avistou um mendigo.  - Quem estava sentado na varanda: o menino ou o mendigo?  Ele estava em minha companhia.  - Companhia de empresa ou de uma pessoa ? 

14 ELEMENTOS DA REDAÇÃO OFICIAL
Concisão Transmissão da informação com o mínimo de palavras; Objetividade; Evitar informações desnecessárias; Dica: reler o texto, reescrevendo-o eliminando-se os excessos. Exemplo: Através deste, venho solicitar-lhe que analise… Solicito-lhe que analise…

15 ELEMENTOS DA REDAÇÃO OFICIAL
Coesão Um texto bem redigido apresenta perfeita articulação de idéias, obtida através do encadeamento semântico e do desencadeamento sintático; Produto da conexão estabelecida entre as partes do discurso; Conectivos mais usados: primeiramente, neste sentido, assim sendo, da mesma forma, ou seja, em síntese, não obstante…

16 ELEMENTOS DA REDAÇÃO OFICIAL
Coerência Constitui-se como a relação das frases de um texto do ponto de vista das idéias que ele apresenta: se são lógicas, se não se contradizem, se estão adequadas à situação comunicativa etc. A coerência é representada pela coesão das idéias de um texto; Um texto pode ser coeso estruturalmente, porém incoerente; “As ruas estão molhadas porque o sol estava quente hoje.”

17 ELEMENTOS DA REDAÇÃO OFICIAL
Correção Respeito às normas e aos princípios do idioma, às regras gramaticais e ortográficas, assim como o uso do padrão culto da linguagem; “Uai, sô! Achei que ocê num vinha mais! Falou João ao avistar José.” (Literatura) Dica: evite cacofonias, assonâncias e ecos.

18 ELEMENTOS DA REDAÇÃO OFICIAL
Correção Exemplos de cacofonia: Vou me já! Ela tinha figuras por cada albúm. Uma mão lava a outra… Havia dado ciência, mas ele não me ouviu. Meu coração por ti gela.

19 ELEMENTOS DA REDAÇÃO OFICIAL
Correção Exemplos de assonância: "Sou Ana, da cama da cana, fulana, bacana Sou Ana de Amsterdam." (Chico Buarque) O cidadão foi encontrado sóbrio no sobrado de sua casa, embora averiguou-se que da garrafa de cachaça sobravam apenas um terço.

20 ELEMENTOS DA REDAÇÃO OFICIAL
Formalidade Uso da norma culta; “Quando ouvi aquilo, pensei que só podia estar me gozando, mas então vi que era sério.” “De ínício, imaginei que pudesse ser uma brincadeira, mas logo percebi que ele falava com seriedade.” Utilização de pronomes de tratamento e fechos; “Ow, resolvi aquele problema… Falow.. ” Os textos oficiais devem refletir a polidez e civilidade no trato com as pessoas;

21 ELEMENTOS DA REDAÇÃO OFICIAL
Padronização São os aspectos de organização textual e de formato que se repetirão nos documentos do mesmo tipo; Reflete unidade e integração entre os órgãos da Administração Pública; Vocativos, fechos, identificação de quem assina, cabeçalho; Cada tipo de documento tem um padrão; UTILIZE MODELOS!

22 ELEMENTOS DA REDAÇÃO OFICIAL
Impessoalidade Nos textos oficiais, a comunicação é feita por servidor que possua competência legal para “falar” em nome da Administração Pública, de assunto de interesse público; A quem se comunica, seja João ou José, este se caracteriza como público, ou mesmo outro órgão oficial; Todo o processo envolvido na comunicação do Estado é uma manifestação da Administração Pública dirigida à coletividade; Assim sendo, é essencial a ausência de impressões pessoais de quem comunica.

23 ELEMENTOS DA REDAÇÃO OFICIAL
Impessoalidade “Embora eu particularmente ache que devamos atender a solicitação, uma vez que também gosto de música sertaneja, não poderemos fazê-lo, pois como Comandante deste Batalhão devo levar em consideração as dificuldades existentes de efetivo e recursos...” Então nunca haverá pessoalidade nos documentos?

24 ELEMENTOS DA REDAÇÃO OFICIAL
Clareza, coesão, coerência, concisão, correção, padronização, formalidade e impessoalidade. PARA GRAVAR: ???

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