A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(adaptação de trecho do conto de Fiódor Dostoievsky)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(adaptação de trecho do conto de Fiódor Dostoievsky)"— Transcrição da apresentação:

1 (adaptação de trecho do conto de Fiódor Dostoievsky)
“NOITES BRANCAS” (adaptação de trecho do conto de Fiódor Dostoievsky) (OBS. :"Noites brancas" refere-se a um fenômeno famoso na cidade russa de São Petersburgo, quando, no verão, mesmo à noite, o sol não chega a se pôr completamente, causando, segundo muitos, uma atmosfera fantástica e propensa ao devaneio e à fantasia. Ali, debruçados sobre a ponte do Rio Neva, o herói fala de si à mulher amada.) (CLIQUE P/AVANÇAR)

2 Sabe, Nástienka, sou um sonhador...
Como acontece com todos os sonhadores, o sol que brilha para mim é diferente. Em minha casa levo uma vida diferente, uma mistura de algo fantástico, idealista e, ao mesmo tempo, muito simples e comum.

3 O sonhador não é propriamente um homem, pertence a um gênero peculiar
O sonhador não é propriamente um homem, pertence a um gênero peculiar. Aloja-se, na maior parte do tempo, num refúgio inacessível, como se pretendesse ocultar-se até da luz do dia, vivendo recolhido em seu canto, como um caracol, simultaneamente animal e casa.

4 Existe uma hora do dia que os sonhadores adoram:
O FINAL DO EXPEDIENTE, quando cessam todas as funções e obrigações, e em que toda a gente se apressa a voltar à casa para jantar ou descansar, ou imagina ainda outros motivos de alegria no decorrer da noite e no resto de liberdade que lhes sobra até o dia seguinte.

5 A essa hora, também o sonhador desvencilha-se de suas ocupações e segue os outros. A sensação de contentamento em seu rosto, porém, é um tanto estranha. Ele não permanece indiferente ao pôr do sol de São Petersburgo, mas não o contempla.

6 Tal como as pessoas cansadas e ocupadas levam o pensamento a coisas mais interessantes que um simples pôr do sol, o sonhador sente-se satisfeito porque interrompeu, até o dia seguinte, os fatigantes assuntos de trabalho, e sua alegria assemelha-se à de um colegial que corre livre para o recreio.

7 Agora é rico, rico na sua vida interior, enriqueceu de um momento para o outro e não foi em vão que brilhou tão radiosamente diante dele o derradeiro raio de sol , fazendo florescer no seu coração rejuvenescido um enxame de sensações.

8 Agora, a “deusa Fantasia” teceu com mão caprichosa sua trama de ouro e traçou diante de seus olhos os arabescos de uma vida maravilhosa, estranha, e talvez o tenha transportado ao sétimo céu, enquanto caminha sobre o granito em direção à sua casa.

9 Tente detê-lo, agora, pergunte-lhe bruscamente onde está neste momento; estou certo de que não se recordará de nada, nem onde esteve, nem onde está, pois a Fantasia obscureceu a realidade à volta com seu véu.

10 Assim, o excêntrico sonhador entra em seu quarto
Assim, o excêntrico sonhador entra em seu quarto. Subitamente percebe que está vazio e triste. Por um momento o sonho desmorona sem deixar rastro. Mas logo um novo desejo o seduz e furtivamente atrai um novo exército de seres fantásticos.

11 Um novo sonho! Nova felicidade!
Sua imaginação novamente ganha asas, e mais uma vez uma nova vida o vem fascinar. Um novo sonho! Nova felicidade! E volta a beber a poção embriagadora e deliciosa do sonho.

12 Repare nesses mágicos fantasmas que diante dele se formam:
Que importa a vida real? Repare nesses mágicos fantasmas que diante dele se formam: fascinantes, caprichosos, sem limites, num fantástico quadro animado onde se encontra no primeiro plano, como figura principal, ... ele próprio... Veja que aventuras variadas, que infinito turbilhão de sonhos exaltados! Perguntará talvez: com que sonha ele?

13 Com um pequeno refúgio onde, a seu lado, a mulher amada o escutasse com os lábio entreabertos, enquanto o fita com grandes olhos verdes abertos e atentos. Sim, enganamo-nos ao acreditar que apenas a paixão autêntica e real, atormenta a alma.

14 Existe algo de muito vivo e verdadeiro nos sonhos imateriais!
E assim, o amor avassala o seu peito com toda a sua inesgotável alegria, com todos os seus extenuantes tormentos...

15 RECEBER SLIDES FORMATAÇÃO: CLAUDIA VIRMOND MADEIRA
ENTRE NO SITE: TEXTO: FIÓDOR DOSTOIEVSKI ADAPTAÇÕES : TV - C/ DINA SFAT E FRANCISCO CUOCO (REDE GLOBO – 1973) CINEMA: C/ MARCELLO MASTROIANI E MARIA SCHELL (DIREÇÃO DE L. VISCONTI) IMAGENS: GOOGLE CONTO ORIGINAL NO LINK: SOM: “MELODIA DAS NOITES BRANCAS” DE ISAAC SCHVARTZ QUEM DESEJAR RECEBER S EM SUA CAIXA POSTAL ESCREVA PARA COLOCANDO EM ASSUNTO: RECEBER SLIDES


Carregar ppt "(adaptação de trecho do conto de Fiódor Dostoievsky)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google