A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programação – Quando é onde...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programação – Quando é onde..."— Transcrição da apresentação:

1 Programação – Quando é onde...
Curso de Difusão Cultural Programação – Quando é onde... José Chrispiniano

2 O que é Programação? Programação é maneira que os programas da rádio ou da TV se organizam nos horários dos dias e nos dias da semana.

3 Para que serve a programação?
Para organizar e adequar a recepção da rádio pelos ouvintes e criar hábitos. Ex: Um programa inapropriado para crianças, deve passar mais tarde. Ou “Nas noites de quarta-feira passa futebol na TV” Para organizar a produção da rádio: tal programa é semanal, este outro é diário. Este tem 1 hora. Tocamos música todas as tarde...

4 Ou seja? Uma boa programação é aquela onde adequamos nossa capacidade de produzir rádio, ao que queremos falar na rádio e ao que o público quer e precisa ouvir, na melhor hora para atingir o público que se deseja

5 Diferença de objetivos entre programação comercial e comunitária
Maior audiência possível, para ter o maior faturamento com publicidade Fatias específicas da população (crianças, mulheres, homens) ou com maior poder aquisitivo para se adequar aos grupos de consumidores dos produtos dos anunciantes

6 Comunitária: Maior audiência possível para desempenhar seu papel cultural e social na sociedade Dar voz a grupos, pontos de vista e causas relevantes que não tem espaço na mídia tradicional e levar informação importante e útil para a população em geral, mas também para grupos definidos por localidade (bairro), sexo (homens, mulheres), educacional (crianças) etc... Divertir (ainda que nem sempre possível, a diversão ao comunicar-se é importante)

7 Para definir a programação é importante:
Conhecer quem ouve a rádio, em cada horário e o que esta pessoa pensa e quer da rádio (não que seja obrigatório seguir isto, mas para entender “aonde” estamos e o que as pessoas esperam) Oferecer espaços para o ouvinte e receber as suas críticas e sugestões ( , carta, telefone...) Sempre refletir sobre o que se está fazendo- a crítica e a autocrítica são instrumentos para, a partir delas, pensar soluções e atitudes para uma rádio cada vez melhor, nunca perfeita 

8 Alguns bons princípios
"Queremos uma rádio que tenha a participação de todos, seja livre para a gente dizer o que pensa e dê transparência ao que se faz na comunidade. Antes de serem tomadas decisões que mexem com a gente, queremos que elas sejam apresentadas e discutidas na rádio, e que ela convide toda a comunidade a se manifestar.”

9 “Queremos uma rádio que não fira ninguém com nenhuma forma de discriminação, que ajude a nos prevenir contra a ameaça das drogas e da violência. Queremos uma programação escolhida democraticamente por todos nós, com muita música, que divulgue as bandas novas e o teatro que fazemos; que tenha notícia e que politize, mas sem ser chata.”

10 “Talvez, um slogan legal para a rádio que queremos seja este: os incomodados não se mudem, os incomodados que façam mudar!” Manifesto: O rádio que queremos! Feito por alunos da rede municipal de ensino fundamental (até 8ª série) da cidade de São Paulo

11 Pensar um programa O que queremos fazer? (humor, esportes, notícia, ficção, serviço, música – tudo isso?) Para quem queremos fazer? (Que região? Público em geral, masculino, feminino, infantil, jovem?) Quais os recursos que temos de equipe, tempo, idéias e assunto, para fazer o programa? (o rádio é um meio barato de se fazer comparado à TV) Qual a melhor periodicidade e horário? Todos os dias ou semanal? Manhã, tarde ou noite?

12 Pensar um conjunto de programas
Como um programa se relaciona com o outro? O que será que tem demais? O que seria importante a rádio ter que hoje ela não tem? lembrando que em uma rádio comunitária, o mais importante nem sempre é o que tem mais público. Ao mesmo tempo, para comunicar, (quase) sempre tem que ter alguém do outro lado


Carregar ppt "Programação – Quando é onde..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google