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O Gestor como comunicador. O seu papel Definir uma direcção Orientar e desenvolver Promover o bem-estar e a segurança da equipa Comunicar Praticar e promover.

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1 O Gestor como comunicador

2 O seu papel Definir uma direcção Orientar e desenvolver Promover o bem-estar e a segurança da equipa Comunicar Praticar e promover a conformidade Modelar a igualdade de sexos e a diversidade Normas de gestão da CARE

3 Agenda Rever expectativas para todos os gerentes em relação às comunicações Explicar como a CARE mede o nosso progresso nas comunicações de gestão deste ano Dar sugestões para considerar nas suas próprias situações de comunicação

4 Acções de gestão Comunicar Ser um veículo de informação atempado e eficaz Partilhar informação empresarial de natureza geral atempadamente Informar os subordinados directos sobre alterações organizacionais e como estas podem afectar o seu trabalho Encontrar oportunidades para comemorar sucessos e trocar conhecimentos Apoiar a comunicação bidireccional e procurar comentários

5 Partilha de informação Discussão de notícias da organização Partilha de actualizações de estratégia Revisão de princípios operacionais Explicação de rumores Informação sobre a CARE Um plano de MUDANÇA para

6 Atempadamente Actualidade Manter tópicos e acontecimentos vivos Promover discussões Envolver o pessoal numa conversa contínua NOTÍCIAS

7 Informar os subordinados directos Mudança ?? ?

8 Celebre os resultados Reconheça um bom trabalho e boas concretizações Partilhe comentários positivos Apoie a energia positiva e junte-se às celebrações Reconheça a excelência

9 Prémio Drumbeat of Excellence

10 Consolidação da comunicação bidireccional Como é que acha que nós (a equipa) nos estamos a sair? Como é que as nossas reuniões podem ser melhoradas? Com que regularidade devemos organizar sessões de informação para a equipa? O que posso fazer para ser mais útil para vocês ou para a equipa? Pedir respostas

11 Acções de Gestão Comunicar Ser um veículo de informação atempado e eficaz Partilhar informação empresarial de natureza geral atempadamente Informar os subordinados sobre alterações organizacionais directas e como estas podem afectar o seu trabalho Encontrar oportunidades para comemorar sucessos e trocar conhecimentos Apoiar a comunicação bidireccional e procurar comentários

12 Sugestões para se tornar num melhor comunicador 1.Conheça o seu público 2.Saiba qual é o seu propósito nesta interacção 3.Saiba quais são os seus pontos principais (fique-se por três) 4.Oiça

13 1.Conheça o seu público Orçamentos Prazos Notificação Requisitos Preocupações pessoais Descubra e fique ciente do que se passa na cabeça deles. Financiamento Qual é o meu papel?

14 2.Conheça o seu objectivo Porque é que está aqui O que espera atingir Comece a sua apresentação com:

15 Mantenha-se fiel aos seus pontos principais Porque está a falar disto, agora? Tenha uma agenda Seja realista sobre o que pode cobrir no tempo atribuído

16 3.Oiça enquanto fala Conheça o tema Concentre-se no(s) ouvinte(s) Repare nas reacções à medida que fala Faça uma pausa para ver as pessoas

17 Comunique para cima, para baixo e de volta

18 Lembre-se… Qual é o meu papel? Como me estou a sair? Alguém se importa? Como se está a sair a minha unidade? Para onde nos dirigimos? Como posso ajudar?

19 Normas de gestão Inquérito sobre comunicação 1.O meu gerente partilha regularmente connosco informação de natureza geral sobre os negócios da CARE. 2.Recebo informação acerca da organização atempadamente, no prazo de 3 semanas após a divulgação ou anúncio 3.Recebo informação do meu gestor relativamente a mudanças na organização antes de ficar a saber por outras fontes. 4.O meu gestor fala comigo sobre como as mudanças organizacionais podem afectar o meu trabalho. 5.O meu gestor cria oportunidades e fóruns para que possamos trocar conhecimentos e soluções para problemas entre nós. 6.O meu gestor reconhece e respeita o trabalho que faço. 7.O meu gestor dá-me o reconhecimento adequado pelo trabalho correctamente desempenhado. 8.O meu gestor pergunta-nos o que pode fazer para melhorar a comunicação no nosso grupo. 9.O meu gestor comunica de forma eficaz os meus pontos de vista aos escalões superiores de direcção. 10.O meu gestor pergunta e ouve as minhas ideias e pontos de vista a respeito dos problemas. Concordo totalmente Concordo NeutroDiscordo Discordo totalmente

20 O Gestor como comunicador

21 Recursos disponíveis para todos os trabalhadores da CARE Cursos de gestão de pessoal Séries de motivação: Liderar com uma visão Partilha de conhecimento Recompensar e corrigir Comunicação Motivação: Comunicar Escrita de negócios eficiente Comunicação de alto desempenho Resolução de conflitos Liderar uma reunião bem sucedida Etiqueta ao telefone Apresentação de negócios bem sucedida Academia da CARE

22 Próximas sessões TópicoData 24 de NovembroA análise de desempenho 23 de FevereiroAplicação do Código de Conduta 30 de MarçoO gestor como um treinador 27 de AbrilTecnologia da informação na CARE 25 de MaioEstratégia da CARE para igualdade entre sexos e diversidade


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